“Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão.” Amós 8:11,12
Introdução: O texto do profeta Amós é uma Palavra Profética a respeito do fim dos tempos. Em nossos dias muito se fala sobre o problema da fome e da miséria em que muitos povos enfrentam. Fala-se também da escassez de água potável. Mas o Senhor diz que haverá um tempo onde haverá uma grande fome e sede no coração das pessoas de ouvir as palavras do Senhor. E o pior desta profecia é que as pessoas correrão por toda parte procurando a Palavra do Senhor e não a acharão.
Em nossa igreja temos entendido pela Palavra do Senhor que a busca por um despertamento espiritual deve ser a nossa prioridade. E essa busca é representada pela fome e sede de Deus e por sua Palavra. Mas amados, o grande problema que eu encontro atualmente, é que esta fome e sede por Deus e por sua palavra não é de todos, pelo contrário: é de uma pequena parcela de nossos membros. A grande maioria dos cristãos se caracterizam pela ausência de fome e sede pela presença de Deus.
E é por isso que encontramos muitas pessoas fracas em sua fé.
É por isso que muitos são enganados e iludidos facilmente por todo vento de doutrinas.
E é por isso que não frutificamos para o Senhor. Não ganhamos almas para Cristo
É por isso que a nossa dedicação e compromisso com o Senhor são limitados a um domingo à noite
Quando a Bíblia fala sobre ter fome e sede por Deus é uma maneira de dizer que o nosso desejo por Deus e por Sua Palavra é tão vital para nós como o alimento e a água. “Nós somos movidos a desejos e paixões. Nada é tão determinante para o nosso progresso ou para o fracasso espiritual quanto à intensidade dos nossos desejos.” Na verdade, cada um de nós é o resultado da paixão que carrega. Que tipo de desejo move a sua vida? Que tipo de paixão você carrega no peito?
Como podemos aumentar a nossa fome e sede por Deus? Pedindo e buscando (Sl.27:4)
A necessidade de estar na intimidade com o Senhor é gerada por uma vida de busca por Ele, mas podemos nos perguntar; se não há fome e sede, como poderemos buscá-lo? Como isso é possível? Davi nos entrega uma maravilhosa receita de como iniciar este processo em nossas vidas…
(Sl.27:04) “Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.” Veja que Davi inicia dizendo, (uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei) a primeira coisa que devemos fazer é pedir ao Senhor, buscar nele aquilo que desejamos. (este buscar é dedicação, interesse..
(Sl.42:1,2) “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?”
Precisamos seguir o exemplo da Corça. Davi sentia que Deus estava distante. Ele expressou seu anseio profundo por Deus comparando-o à sede intensa de uma corça á procura de água durante um período de seca. Todos aqueles que pertencem a Deus passam por momentos em que o Senhor parece ausente principalmente quando passamos pelo deserto. A sede de Davi era comparada ao anseio de uma corça pela água.
Porque Davi usa esta metáfora da Corça para falar de nossa busca espiritual? Pelo mês por três motivos:
I- A CORÇA É UM ANIMAL QUE CORRE VELOZMENTE EM DIREÇÃO DAS NASCENTES (FONTES) DE ÁGUA.
Devemos correr desesperadamente ao encontro da única substância que pode matar nossa sede. Em apocalipse esta escrito: Cap. 22-17: “AQUELE QUE TEM SEDE VENHA, E QUEM QUIZER RECEBER DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA.
A súplica é urgente! O Senhor não esta cobrando um preço, a água é de graça, é só vir correndo rapidamente para a água da vida que flui direto do trono de Deus.
Precisamos pedir ao Senhor que faça os nossos pés como os da Corça.
“O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas”. Habacuque 3:19
Ter os pés como os da Corça nos fala de um senso urgência e intensidade. “A nossa vida pode ser uma correria, mas tudo será em vão se não corrermos em direção às águas da presença de Deus.”
Marta e Maria Lucas 10:38-42
“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.
II- A CORÇA É UM ANIMAL QUE NA SUA BUSCA POR ÁGUA SAI DO CONFINAMENTO. A corça é um animal que não suporta o confinamento. Devemos sair dos nossos confinamentos.
Estar confinado é sinônimo de restringir ou limitar. Queremos ficar em nossa zona de conforto. Não queremos fazer nada diferente, não queremos espaço, não queremos expandir...
Estar confinado é sinônimo de acomodação. é o mesmo que ficar isolado em casa,FICAR CONFINADO EM CASA!
Existem coisas que nos prendem e nos impedem de sairmos em busca de água fresca. Pode ser uma pessoa, um patrão, filho, a timidez, o medo..
III- A CORÇA É UM ANIMAL QUE NA SUA BUSCA POR ÁGUA NÃO ACEITA BEBER ÁGUA QUE NÃO SEJA BOA.
A Corça tem uma capacidade tremenda de farejar a água pura. Precisamos de olfato aguçado para ir à fonte certa, que é Jesus Cristo.
“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado”.João 7:38,39
A FONTE DE ÁGUA VIVA É O SENHOR E ÁGUA É O CONSOLADOR!!!
“aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. João 4:14
Existem fontes sem água.
Jeremias 2:13 “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” Existem pessoas bebendo em fontes de falsos mestres, que fazem promessas vazias, gerando expectativas frustradas,mas Jesus não, ele é fiel, Ele é á água geradora de vida.
Existem fontes poluídas.
Êxodo 15:22-26 “Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água. Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? Então, Moisés clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou, e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara”.
O que significa essa árvore que transformou a água amarga em água doce? A ação realizada por Moisés tem por base um significado profético muito profundo. Já naquele tempo muito remoto da história de Deus com a humanidade, a árvore foi uma forte referência àquele madeiro do Calvário, onde nosso Salvador nos tirou da miséria do pecado e da perdição. Para Israel, a árvore que Moisés lançou nas águas foi a salvação! Qualquer um que, em sua angústia e aflição, vier até a cruz, experimentará ajuda abundante.
CONCLUSÃO: Se você não tem sentido esta fome e sede por Deus e sua Palavra, peça a Ele que faça brotar este desejo em teu coração.
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração: 12/09/2010