quinta-feira, 21 de julho de 2011

QUEM É RESPONSÁVEL?



"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue. E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas". Romanos 10:14 e 15 

Conta-se que numa aldeia, cortada por um rio turbulento, surgiu um alvoroço.
- "Socorro um menino está morrendo no rio!..."
As mães correndo em direção à voz, cheias de temores, pensavam: - "Será meu filho?
Um rapaz, ótimo nadador, amarrou a corda na cintura e jogando a outra extremidade em direção a multidão, gritou: - "Vou buscá-lo. Segurem a corda"
Mergulhando nas águas revoltas do rio, nadou em direção à criança, que já desaparecia levada pela correnteza. O povo observava apavorado.
Quando, afinal, o jovem conseguiu agarrar a criança nos braços, houve um grande alivio por parte da multidão.
- "Puxem a corda". Gritou o herói exausto.
Para horror de todos, viram que ninguém havia segurado a corda. Cada um pensou que o outro iria fazê-lo. Resultado: duas vidas pereceram nas águas turbulentas daquele rio.
Esta pequena estória ilustra o fato de que a obra missionária se faz com a participação de todo povo de Deus. Todos nós somos responsáveis pela missão de Deus de salvar vidas ; e devemos fazê-la, orando, contribuindo e indo.  Aliás, na declaração de nossa missão lemos: “A Igreja Metodista em Catalão tem como finalidade: Proclamar Jesus Cristo como Senhor e Salvador, levando as pessoas a assumirem o discipulado como um estilo de vida. É fortalecida pela Palavra, Oração, Comunhão e Adoração. É enviada ao mundo em serviço para ser testemunha da graça de Cristo e fazer discípulos e discípulas segundo as ênfases do metodismo histórico e brasileiro.
No trabalho missionário de nossa igreja há aqueles que são enviados para os campos missionários. Estes missionários estão se dedicando integralmente na missão. Eles dependem de nosso apoio em oração e contribuição. Temos os missionários em vários níveis: local, distrital, regional , nacional e também transcultural. Mas todos nós somos responsáveis.
O missionário pode se jogar neste rio turbulento e se expor a perigos e dificuldades, mas se não houver quem segure a corda, o resgate dos perdidos será muito difícil. Não importa se estamos dentro do rio, ou se estamos segurando a corda, importa que façamos bem aquilo que fomos chamados a fazer.
A pergunta que eu quero deixar ao finalizar esta pastoral é: Temos assumido esta responsabilidade?

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PASTOR GILBERTO E MARGARETE: 25 ANOS DE UNIÃO!

No dia 1º de julho foi realizada na Igreja Metodista em Catalão-GO, a celebração de nossas bodas de prata. Meu irmão, rev. Germano Oliveira Rehder foi quem realizou esta linda celebração. No dia 28 de junho de 1986, Margarete e eu nos casamos na Igreja Bíblica de Araçatuba em cerimônia realizada pelo Pastor Geroge Harmom, pastor da Igreja Bíblica e pelo saudoso Rev. Rubens de Souza, então pastor da Igreja Metodista em Santo Amaro-SP.
Naquela ocasião, o coral masculino da Igreja Metodista em Santo Amaro e outros grupos da Igreja Bíblica, onde minha esposa congregava cantaram maravilhosamente.
Nestes 25 anos de casamento, podemos dizer que passamos por várias situações difíceis, mas ao mesmo tempo vitoriosas. Aprendemos que o amor precisa crescer, amadurecer e se manter a cada dia por meio de uma forte aliança. Por isso renovamos a nossa aliança no altar de Deus.

Agradecemos ao Senhor pelos dois filhos maravilhosos que nos deu, pela família que tem nos apoiado e aos irmãos da Igreja Metodista em Catalão que tem nos amado em nossa caminhada ministerial. 
A Deus seja a Glória! 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

quinta-feira, 7 de julho de 2011

EM CIMA DO MURO?


“Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha”.Mateus 12:30

Existem pessoas que acreditam que a melhor forma de se viver é agradar a todo mundo. Optam por viver uma vida tranqüila e segura. Com isso, nunca se posicionam e vivem no muro da indecisão. Os indecisos são aqueles que não querem se comprometer. No sentido espiritual são aqueles que não querem assumir de uma vez por todas uma aliança com Deus. Jesus não quer ser apenas o Salvador de nossas vidas, mas o Senhor; e nós não podemos ser apenas membros de igreja, mas discípulos. Jesus dizia a todos que queriam segui-lo: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro...” Mateus 6:24
A ilustração a seguir nos ensina muito bem que ficar em cima do muro não é a melhor decisão a ser tomada.
Havia um grande muro separando dois grandes grupos.
De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.
E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.
O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:
– “Ei, desce do muro agora… Vem pra cá!”
Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:
– “O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?”
Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:
- “É porque o muro é MEU”.
Não se esqueça: Não existe meio termo. O muro já tem dono.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

segunda-feira, 4 de julho de 2011

UM DIA PRA JESUS EM CATALÃO

 















No feriado do dia 23 de junho, aproximadamente 30 metodistas dedicaram o seu tempo para o Projeto “Um dia pra Jesus” no bairro da Vila União em Catalão-GO, onde a Igreja possui um Ponto Missionário. Tivemos várias ações para atender a comunidade local. 
 - Tivemos o bazar de roupas usadas,
- Mais de cem cortes de cabelos,
- Foram feitos duzentos exames de glicemia,
- Mais de 30 massagens anti-estress, 
- Aproximadamente  200 aferimentos de pressão arterial,
- 45 crianças foram atendidas por um dentista, onde passaram flúor e receberam escovas dentárias,
- Tivemos alguns atendimentos na área jurídica,
- Tivemos um pula- pula e um lanche especial para as crianças,
- Fizemos o evangelismo de rua, e nas casas com distribuição de folhetos evangelísticos,
- Culto ao ar livre, com a pregação da Palavra de Deus
Além dos metodistas presentes no projeto, tivemos várias parcerias:
- ADISGO: Associação dos Diabéticos do Sudoeste Goiano, realizando os exames.
- OAB: Ordem dos Advogados de Catalão, que mobilizou alguns advogados para o atendimento jurídico à população
- UFG: Universidade Federal de Goiás nos enviou os alunos do curso de enfermagem para realizar o  aferimento de pressão arterial
-ALCORPES: que realizou as massagens anti-estress, através de nossas irmãs Rosana, Helena e Bianca.
O evangelho foi proclamado por palavra e ações. Muitos foram tocados naquela ocasião, inclusive vários parceiros que nos ajudaram nesta missão. Agradecemos a Deus e também todos aqueles que de alguma forma contribuíram com este projeto.
Pr. Gilberto Oliveira Rehder