quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ACAMPAMENTO 2011






































 A cada acampamento há uma oportunidade de renovação e crescimento espiritual. Neste ano buscamos um avivamento que nos leve a sentir muito mais que "arrepios" ou "sensações". Queremos ser usados por Deus! Por isso o Tema: "EIS-ME AQUI" foi escolhido. Queremos ser uma geração que ganha almas para Cristo! Este com certeza é o sonho do Pai para nós!
Pr.Gilberto Oliveira Rehder


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MEUS SONHOS OU SONHOS DE DEUS?


"E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;" Atos 2:17 

Desde criança sempre fui um sonhador. Sempre que as pessoas faziam a mim aquela clássica pergunta: “O que você vai ser quando crescer” eu dizia: “vou ser desenhista”. Mas como a maioria das crianças muda de opinião, pensei em ser tantas outras coisas...  Naquela época havia um comercial de porquinhos conversando: "O que você vai ser quando crescer?” E um deles respondia: “Salsicha, ué! Mas só do Frigor Eder!”. Lembro-me de que naquela época eu e meu irmão também dizíamos em tom de brincadeira: ”Quando eu crescer vou ser salsicha!” Provavelmente a maioria de nós não conseguiu exatamente ser aquilo que imaginava quando criança. Nunca em minha vida pensei em ser pastor, mas creio firmemente que este era os sonhos de Deus para minha vida. Você pode estar se perguntando:
 
"Mas, como saber qual é o sonho de Deus para mim? Como saber qual é a vontade de Deus para a minha vida? Como saber se os meus sonhos são de Deus ou são só meus?"

Em primeiro lugar entendo que Deus nunca lhe dará sonhos que sejam contrários à Sua Palavra. Viver na contramão de Sua vontade é viver longe dos sonhos que Ele tem para nós. Quando isso acontece não somos felizes. Muitas pessoas seguem a vida dando cabeçada porque não conhecem a vontade de Deus para suas vidas, ou a conhecem e não a obedecem.  Não podemos esquecer que a vontade de Deus é revelada a nós em sua Palavra. E sua vontade é boa, agradável e perfeita! (Rom 12: 2)
Em segundo lugar, entendo que Deus lhe dará Sonhos para aumentar a sua fé e comunhão com Ele e a edificação de sua família. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. 1 João 5:4 Conheço pessoas que na busca de realização profissional deixaram para um segundo plano a sua fé e comunhão com Deus. Alguns chegaram a perder até mesmo o casamento. Tenho certeza de Deus não deseja que você seja um sucesso aos olhos do mundo e ao mesmo tempo um fracasso diante Dele e de sua família
Em terceiro lugar, os Sonhos de Deus vêm para Glorificar o Seu Nome e abençoar outras pessoas. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus”  (1Coríntios 10.31). Estamos vivendo para a glória de Deus? Ora, a Bíblia nos diz que este é o motivo de nossa existência! Creio que quando sonhamos os Sonhos de Deus nos tornamos mais servos e abençoadores. Sonhos de consumo, que nos tornam egoístas e alienados não podem vir de Deus. Deus abençoou Abraão para que ele fosse bênção para todas as famílias da terra (Gênesis 12).

Encerro esta pastoral com a citação de Jó “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” Jó 42:2 A vantagem de descobrir os sonhos de Deus para a nossa vida é que os sonhos (PLANOS) de Deus jamais serão frustrados. Por isso e só por isso, quero continuar a ser e fazer o que Deus sonhou para mim!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O TEMPO PASSA , O TEMPO VOA...


 “Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.” (Salmos 90:9)

 É... o tempo voa mesmo! Esta é uma expressão que usamos quando nos referimos a um período de tempo que passou e nem nos damos conta. Quem não se lembra daquela famosa música do comercial de banco: “O tempo passa, o tempo voa e a poupança...aquela poupança não existe mais”. Ainda nem gastamos o sapato novo que ganhamos de presente no último aniversário e já vem chegando novamente a data! As crianças cresceram tanto e quase nem nos demos conta! 
A Igreja cresceu se desenvolveu e nem percebemos. Neste mês comemoramos os 59 anos de nossa igreja, é dia de culto especial, pregador especial, é o terceiro domingo do mês de agosto; do ano que mal começou e... já está acabando! O tempo voa! Passa rápido e não pára! Por isso temos que valorizá-lo ao máximo! Na linguagem de Moisés; precisamos aprender a contar os nossos dias (Salmo 90:1,2). Essa orientação não pode ser encontrada em nenhuma outra escola. Só Deus pode nos ensinar a contar os nossos dias. Temos que pedir a ajuda de Deus para evitar o desperdício do tempo. Sabe por quê? 
Dias não contados referem-se aos dias não aproveitados, horas em que nada se fez ou não se aprendeu nada de valor. Dias não contados nos falam de uma vida sem a consciência da eternidade. Dias não contados se referem ao tempo em que gastamos muito suor e energia em coisas inúteis e sem importância. 
O homem que quer aprender a sabedoria de Deus deve avaliar e fazer tudo à luz da eternidade. O tempo é o tempo, do jeito que Deus o estabeleceu desde que chamou do nada à existência tudo o que há. Igual para todos, medido e determinado pelo ÚNICO que faz tudo esplendidamente bem! Tempo que vai. Tempo que vem. Tempo que leva. Tempo que traz. No dia certo, nem antes nem depois, Jesus Cristo voltará. Enquanto o dia não chega, aproveitemos bem o nosso tempo preparando Sua chegada, vivendo cada segundo para Ele, porque é fato: o tempo voa.                               
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PESCAR EM AQUÁRIOS ?


“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Marcos 16:15

Sempre me empolguei desde criança quando era convidado para fazer uma pescaria. Embora não me considere um pescador com “P” maiúsculo, já tive a felicidade de pegar grandes peixes. Mas nem sempre as pescarias que fiz foram maravilhosas. Já peguei muito enrosco, já me feri com anzol, já embaracei muitas linhas e já peguei muito, mas muito mesmo, sol na cabeça. As conversas sobre pescaria me animam bastante. Jesus e os seus discípulos gostavam de pescar e de comer um peixinho assado. O próprio Senhor quando chamou os seus discípulos pescadores para a missão de evangelizar disse-lhes: ” Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Mateus 4:19
Falarmos de Jesus para as pessoas, nem sempre é algo bem visto pelo mundo. A maioria dos não crentes acha muito chato ouvir a Palavra de Deus. Mesmo quando somos mal vistos,e até mesmo mal recebidos, a Bíblia nos lembra que devemos pregar, quer seja oportuno ou não (2 Timóteo 4:2).
Agora, duro mesmo não é nos depararmos com quem não quer nos ouvir, mas com os que só querem pescar em aquário. Esses ouviram dizer que seriam pescadores de homens, mas não prestaram atenção ao fato de que a atividade deveria ser exercida em mar aberto. A nossa missão não é arrebanhar pessoas de outras denominações cristãs. A nossa missão é pregar o evangelho aos perdidos e levá-los a ser um discípulo de Jesus. No entanto, o que temos visto?
São determinadas denominações evangélicas tentando converter ou arrebanhar pessoas de outras denominações evangélicas. Para se ajuntarem a eles, prometem o mundo inteiro. Cargos, lideranças, tentam demonstrar que em suas igrejas a galera é “mais animada”, o trabalho é mais “avivado”, mais interessante e acabam levando essas pessoas a abandonarem o ministério em que atuam, o grupo com quem congregava.
Eles não querem converter ninguém a Cristo, querem é converter à sua denominação e, especialmente, à sua igreja local; trazendo muitas vezes divisões e confusões para o Reino de Deus. O apóstolo Paulo já advertia a igreja no primeiro século sobre este assunto: “...não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro”. Efésios 4:14(NVI)
Encerro esta palavra citando uma frase de Oscar Cullmann, muito propícia para os nossos dias: “Os cristãos necessitam de três conversões: a primeira, do mundo para Cristo em arrependimento, a segunda, para a Igreja em compromisso; e a terceira, para o mundo, em testemunho”

Pr.Gilberto Oliveira Rehder

terça-feira, 9 de agosto de 2011

UMA IGREJA PARA CRISTO X UMA IGREJA PARA MIM


“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 16:18

Com certeza você já deve ter ouvido histórias de pessoas que vieram em nossa cidade com o objetivo de abrir um “novo ministério”. Até aí, nenhum problema; mas quando se trata de pessoas que foram motivo de escândalo ou divisões de outras denominações por puro capricho, insubmissão e disputas de poder, a coisa fica feia.
Um conhecido pastor encontrou na rua uma pessoa que não via há tempos. Perguntou-lhe o que viera fazer na cidade, pois se mudara há tempos. A resposta foi: “Vim construir uma igreja pra mim” Pela resposta do referido “pastor” Já notei que “igreja” se tornou uma franquia religiosa, que qualquer um pode organizar segundo padrões pessoais, sem se preocupar com conteúdo. Basta dar às pessoas o que elas querem ouvir, não fazer exigências, só promessas, e terá campo livre para manipulá-las. Ensinar a Bíblia? Firmar padrões bíblicos? Falar de disciplina? Falar de santidade? Falar de compromisso? Isto afasta a clientela.
“Construir uma igreja pra mim” não é o mesmo que “Construir uma Igreja para Cristo”
Construir uma igreja para mim ocorre quando se está motivado pela vaidade. Há muitas pessoas que buscam carreira e honras na igreja, querendo impor sua visão pessoal. Quando isso acontece vemos uma igreja esfacelada. A missão fica em segundo plano, pois se gasta muito tempo “apagando incêndio entre os irmãos”
Construir uma Igreja para Cristo só é possível quando somos motivados por humildade e pelo desejo de servir a Deus e também aos irmãos. A missão de pregar o evangelho e sinalizá-lo com obras é o nosso maior chamado. Este é o nosso foco. Não podemos nos desviar dele!
Construir uma Igreja para mim ocorre quando desprezamos os princípios mais importantes do evangelho, como: o amor, a misericórdia, o perdão e unidade. Devemos estar sempre prontos para ouvir e buscar sobre tudo a reconciliação. Este é o ministério de todos os crentes.
Construir uma Igreja para Cristo só é possível quando entendemos que a obedecer é melhor que sacrificar. Não somos uma igreja sem cabeça e sem liderança. A nossa obediência é, sobretudo ao Senhor da Igreja, Jesus e a Sua Palavra. O que eu sinto, penso e acho não é mais importante do que aquilo que a Palavra de Deus diz. O Cristão obediente valoriza relacionamentos saudáveis!
Construir uma Igreja para mim ocorre quando vemos nela um espaço para satisfação pessoal e não de engajamento e trabalho. Ela precisa de servos, e não de donos. De trabalhadores, não de manipuladores.
Construir uma Igreja para Cristo é buscar uma vida “Cristocêntrica” e não “Egocêntrica”. Não construímos uma igreja para nós. Nós devemos fazê-la, cada dia, para o Senhor Jesus. Ela é dele. Ele não disse “Edificarei uma igreja para vocês”, mas “Edificarei a minha igreja”.
Aos completarmos estes 59 anos de ministério em Catalão tenhamos sempre em nossa mente o desejo de construir uma Igreja para Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CONCÍLIO ENTRE OS DEMÔNIOS


Certa feita, todos os demônios se reuniram, como de costume em Concílio para prestarem contas à Satanás pelos seus feitos entre os homens e principalmente contra a igreja do Senhor.
O primeiro anjo do mal, um jovem ainda, começou dizendo:
- Eu estava em uma determinada cidade e os cristãos ali exerciam uma forte evangelização. Eu os persegui de tal maneira e incitei pessoas que os prendessem e os matassem.
O diabo maior, que a tudo ouvia atentamente, balançou, lentamente, a cabeça asquerosa, e bradou:
- Que estupidez! Os cristãos morrendo salvaram-se todos e já estão na presença do nosso inimigo. Até quando terei de ensinar que a morte dos justos em nada ajuda a nossa causa?
Por fim, tomou a palavra um demônio já velho, de cabelos grisalhos, experiente e com voz profunda:
- Durante o último ano – falou ele à meia voz – só me preocupei com um cristão. Não o matei, nem fiz com que seus negócios falissem; ao contrário, não o atrapalhei em nada, mas impregnei sua mente com um comodismo tal, a ponto de torná-lo o maior crítico sobre tudo e todos. Também o transformei no mais apático de todos. Ele hoje não vê mais graça na sua igreja, nem no seu cônjuge e até já considera a possibilidade de abandoná-lo. Ele perdeu a noção de família. Hoje, é um eterno visitante na igreja. Apesar de salvo, sua vida inexpressiva não produz nada pelo seu salvador.
Nesse momento todo o auditório, inclusive o presidente da assembléia, levantou-se e aplaudiu o velho anjo mau. O salão se encheu com um som quase ensurdecedor das palmas e assobios por todos.
É preciso tomar cuidado com as estratégias do maligno. As ciladas estão por toda a parte; às vezes, dentro da própria igreja. Hoje há mais cristãos amortecidos em sua fé do que se imagina. Quem sabe boa parte desses já não sucumbiu a essa estratégia?
Qual tem sido o seu envolvimento com o Reino de Deus? Qual a sua real participação na obra do Senhor? A resposta a essas perguntas dirá o quanto se é vitorioso, ou não, na luta contra as “hostes do mal”.
Pr. Samuel Costa – Adaptação: Pr. Gilberto Rehder