Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FAÇA SUA VIDA VALER A PENA


















"Porque, na verdade, tendo Davi, no seu tempo, servido conforme a vontade de Deus, dormiu, e foi posto junto de seus pais, e viu a corrupção".Atos 13.36

Introdução: Estamos encerrando mais um ano e breve transitaremos para mais um ano de desafios, projetos, sonhos, metas e expectativas.
Neste período, costumamos reavaliar tudo o que fizemos ou deixamos de fazer, semelhante ao homem que faz um balanço comercial ou industrial do seu negócio.

A vida é curta, então, precisamos fazer uma avaliação para realinhar as nossas prioridades, conforme um propósito maior, o propósito de Deus para cada um de nós.
O sucesso na vida do cristão depende exclusivamente dele estar em perfeita harmonia com o seu Senhor.

A vida é também cheia de contrastes: Nestes dias por exemplo encontramos pessoas extremamente felizes porque ganharam muitos presentes e realizaram os seus sonhos de consumo, por outro lado encontramos pessoas que choram porque não têm o que comer, ou onde morar ou porque perderam um ente-querido.

Talvez o seu sonho seja o de se tornar uma pessoa muita rica materialmente. Mas saiba que cada um de nós tem algo muito, muito, muito mais valioso do que riquezas. Temos um propósito.Temos um sentido pra viver!

Em Atos 13.22 Deus disse a respeito de Davi: "Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade".

O nosso propósito amados é fazer toda a vontade do Senhor! Eu só encontro sentido para a minha vida quando eu amo e sirvo ao Senhor de todo o meu coração.

Você pode servir a Deus de coração ou não. A bem da verdade, creio que uma boa parte dos cristãos o serve com um coração distante da absoluta vontade de Deus.

Davi foi alguém que o serviu de todo o coração, você também pode fazê-lo. Aproveite o novo ano, e renove seu propósito espiritual de servi-lo melhor, e melhorar também seu relacionamento com ele. Faça a sua vida valer a pena servindo ao Senhor de coração e fazendo a Sua vontade.

Algumas considerações são importantes para que eu e você façamos a nossa vida valer a pena!

I)- Para fazer que a sua vida valer a pena- Reconheça que Servir ao Senhor é um privilégio: 
"Davi serviu conforme a vontade de Deus..."

Estamos em todo o tempo servindo a alguém, se não ao Senhor, com certeza de alguma maneira, o fazemos ao diabo, ou à nós mesmos.
Não existe campo neutro nesta questão:Jesus disse: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas". Lucas 16.13  
Assim, quando servimos ao Senhor nos colocamos à sua disposição para que Ele nos encaminhe em direção ao propósito para o qual fomos criados.
- Jesus demonstrou ter clara consciência do propósito de sua vida. 
Lucas 4.18-19: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor.”
João 4.34 "Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra".
- Paulo encontrou o seu propósito específico: Atos  20.24 "Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus".
- João Batista tinha como propósito ser o precursor de Cristo. De preparar o caminho do Senhor. E para isso ele era apenas uma voz. Uma voz que clama no deserto. João 1.23   "Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías".

Tenho certeza de que apenas de lutas que estes homens de Deus tiveram, sempre encararam que servir ao Senhor é um grande privilégio.

II)- Para Fazer a Sua Vida Valer a Pena- Aproveite a oportunidade de Servir ao Senhor hoje mesmo: 
"tendo Davi servido no seu tempo (em sua geração)..."

Hoje é o momento para fazer algo significativo para sua vida, para seu Deus e para os outros.

Josué 24.15   "Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR".

Hoje é o tempo que temos para nos gastar no propósito de tornar nossa vida útil e significativa.

1 Pedro 4.10   "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus".

O dia de amanhã não nos pertence, só o hoje é que conta. Davi serviu ao propósito de Deus, em sua geração!

Do dia em que Davi foi ungido como futuro rei de Israel por Samuel até o dia em que ele se tornou rei tanto de Israel como de Judá se passaram aproximadamente 20 anos, todos eles de muitas lutas, perseguições, preparação e dedicação até ele atingir o seu propósito principal: reinado.

Davi não se tornou rei da noite para o dia, mas ele se tornou um servo antes de ser rei.


III)- Para Fazer a sua vida valer a pena, considere o fato de que a sua vida passa rapidamente:
"...Davi, no seu tempo, servido conforme a vontade de Deus, dormiu, e foi posto junto de seus pais, e viu a corrupção

Você se lembra de tudo o que aconteceu com você ontem? O que você comeu? Com quem você falou? Cada palavra que você disse? Provavelmente não.
Nós somos limitados. Nossa vida na terra tem uma manhã, um meio-dia e uma noite. Nós tendemos a não pensar nisso até cerca do meio-dia da vida. Então temos uma crise de meia idade!

Há um site na internet onde você coloca sua data de nascimento, se você fuma, sua saúde corporal e assim por diante. Ele lhe fará um cálculo de sua expectativa de vida. Em seguida, vc dá um clique na tela, aí aparece o dia da semana, do mês e o ano da sua morte e quantos segundos faltam.

Agora cá entre nós! Você confia num site que diz quantos dias vamos viver?. 

Todos nós sabemos que o dia de hoje pode ser o último. o Salmo 90.10   "Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos".

O que fazer então diante da brevidade da vida?
O Salmo 90.12 nos dá a resposta: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio".

- Contar seus dias significa tomar cada dia como um dom. Cada dia é muito precioso. Então, como você faz cada dia valer a pena?-  Você aprende com Deus sobre o que vale e o que não a pena gastar seu tempo.
A maioria das pessoas joga fora seu tempo, porque eles não conhecem o seu propósito de vida. O sucesso abençoado é impossível sem o foco adequado.
Faça um novo compromisso hoje, de usar o tempo pela frente para organizar a sua vida. Comece a contar os seus dias, resgate algumas coisas que estão perdidas e esquecidas e fazendo assim você também está se preparando para a eternidade.

- Davi morreu... "viu a corrupção".

Depois de morto, que diferença fará se você comeu bem, dormiu nos melhores colchões, se hospedou nos melhores hotéis, andou em veículos de última geração ou se vestiu com as roupas mais caras e finas? - NENHUMA DIFERENÇA fará, na eternidade se você experimentou o melhor desta terra!
Mas, na eternidade fará toda a diferença se você nesta terra gastou sua vida no compromisso de perpetuar o reino de Deus, alcançando aqueles que estavam fora dele.
"Bem aventurados aqueles que morrem no Senhor, diz o Espírito, sim, felizes aqueles que morrem no Senhor, pois descansarão de suas fadigas na terra e suas obras as acompanharão" (Apoc. 14:13).
Faça sua vida valer a pena no próximo ano, renovando seu propósito espiritual de servir a Deus de todo o seu coração.

Que a graça e a paz de Cristo te abençoe ricamente neste novo ano!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Pregação em 30.12.2013 - I.M.Catalão-GO

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PARA TER UM ANO NOVO ABENÇOADO!


O ano Novo esta chegando e então nos perguntamos o que fazer para que ele seja diferente e
abençoado? Afinal aquilo que ficou para trás ficou e queremos que tudo seja diferente. 
Segue abaixo algumas sugestões que podem nos ajudar a sermos vitoriosos no ano Novo :
1- Primeiramente sonde seu coração (Salmo 139), olhe para dentro de você e veja se existe mágoas, ressentimentos, falta de perdão, ódio, rancor ,pecados ocultos não confessados a Deus...Isso nos impede de seguirmos em frente e se constituem obstáculos em nossa caminhada.Limpemos nossos corações,coloquemos a luz de Deus todas trevas ocultas, liberemos o perdão, confessemos nossas faltas a Deus e peçamos para Ele nos perdoar , nos purificar e nos encher com sua presença, só assim podemos seguir na esperança de termos um ano diferente , abençoado.
2- Façamos um novo concerto com o Senhor, um novo pacto de fidelidade, de amor, de compromisso com a Sua obra, dediquemos a Ele nossas vidas, nosso ser, nossos corações!
3- Esqueçamos o que ficou para trás, aquilo que perdemos, aquilo que não alcançamos, aquilo que nos feriu, machucou, abateu-nos....Tudo isso não pode nos acompanhar, é preciso nos desligarmos desses fardos que nos impedem de andar, de prosseguir. Lembremo-nos das palavras do Apostolo Paulo: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim", Filipenses 3:13.
4- Trace planos para o futuro, tenha metas definidas, decida o que quer para então alcançar seus objetivos.  Coloque esses planos em um local , anote-os em algum lugar e lembre-se sempre de apresenta-los diante de Deus em oração. Visualize suas benção, seus sonhos sendo realizados..e esteja preparado para recebê-los !
5- Decida se a mudar, mudar seus pensamentos de negativismo, palavras de desânimos,  troque seu palavreado de derrotas por palavras de animo, fé e confiança; lembre-se que suas palavras regem seus atos ...renuncie seu mau humor, decida -se a viver uma vida de alegria e esperança.
6- Seja grato, agradeça a Deus pela vida, por estar respirando enquanto muitos já se foram, muitos estão em um quarto de um hospital sem poderem se mexer. Agradeça pelo Amor de Deus sobre sua vida, por Ele ter te dado a oportunidade de estar aqui...Verás que a gratidão ilumina as trevas da murmuração , da tristeza e do ódio.
7- Convide a Deus para o acompanha-lo nessa jornada, faça um pacto de companheirismo e parceria com o Todo Poderoso, com Ele do seu lado a vitória é certa. Ore e peça que Deus venha te ajudar e ser seu amigo fiel...Se você o deixou e resolveu seguir sozinho, ainda é hora de se arrepender e voltar para o caminho certo...No momento em que o chamares e se arrependeres de ter saído de sua presença ele estará contigo novamente, te ajudando a caminhar.

Desejo a todos um maravilhoso 2013, um novo ano abençoado!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O MELHOR DE TODOS OS PRESENTES


Quero refletir neste texto sobre um costume muito comum entre as pessoas; o de dar presentes. Em sua maioria o ato de dar um presente tem o objetivo de fazer o outro feliz. No entanto, as pessoas dão presentes também, quando se quer retribuir um favor, gentileza ou até mesmo como uma forma de pedir perdão. Alguns acreditam que quanto mais caro for o presente maior deverá ser o favor. Podemos até dizer que quando isso ocorre, não estamos sendo presenteados e sim comprados.
Um presente nem sempre é caro para ser importante, pois o valor do presente não é medido em termos financeiros e sim por amor. Eu, pessoalmente creio que o melhor presente é aquele que vem para suprir uma necessidade da pessoa. Sendo assim qual é o melhor presente que você já recebeu? Qual é a maior necessidade que você possui?
A Bíblia nos diz que dentre todos os presentes que uma pessoa possa sonhar em receber, existe um que se destaca. É um presente dado por Deus ao mundo. Claro que muitos presentes foram dados por Deus, porem um em especial preencheu a necessidade mais importante da humanidade. Deus nos deu o seu único filho como presente (João 3:16). Jesus Cristo é o melhor presente que o mundo pode receber, pois só ele pode preencher o vazio interno que temos e nos salvar do pecado e da morte eterna. No entanto, nem todos o recebem como um presente de Deus. Por isso, João disse: "Ele veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome." João 1:11,12
Você pode receber muitos presentes para esta vida. Todos eles com certeza terão um prazo de validade, mas, só em Jesus você receberá um presente para toda a eternidade. Foi Ele mesmo quem disse: "Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna". João 6.47  
Se você ainda não recebeu a Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal, peça hoje mesmo que Ele faça morada em seu coração. Com certeza sua vida não será a mesma!Receba o presente de Deus para toda a eternidade e um feliz natal!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O Povo do Coração aquecido em Oração

Margarete Rehder dirigindo a Reunião de Oração
"Orai sem cessar". 1 Tessalonicenses 5.17 

"Cerca das oito e quinze, enquanto ouvia a preleção sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado.
Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez,
sentia em meu coração". (John Wesley)

Como tem sido nestes últimos 5 anos, temos dedicado 40 dias de oração e jejum até o último dia do ano todas as manhãs em nosso templo. Em todos os anos temos experimentado um mover sobrenatural de Deus no que se refere à oração. É maravilhoso ver o povo de Deus todas as manhãs orando em unidade. Cada dia, um irmão ou irmã dirige a reunião e compartilha uma Palavra de edificação à todos os presentes. Depois, vem os momentos onde oramos especificamente por várias situações e já estamos colhendo alguns frutos de oração, Glória a Deus!

Queremos viver o sobrenatural de Deus assim como os apóstolos, John Wesley e outros homens e mulheres de Deus viveram. E para isso, precisamos mergulhar com todo o nosso ser no rio imenso e profundo da oração. Eu poderia continuar falando aqui muitas coisas sobre oração. Na realidade teríamos muitos pedidos à fazer, mas quero destacar três pedidos específicos que o povo do coração aquecido deve levar aos céus.
Em primeiro lugar, precisamos orar especificamente por nós mesmos; para que o Senhor mude os nossos corações, assim como fez John Wesley. Temos que orar por um coração sem culpa e sem mágoas; um coração puro e quebrantado diante do Senhor. Quando isso realmente acontecer estaremos preparados para sermos cheios do Espírito Santo e testificaremos a todos do que sentimos em  nossos corações.
Em segundo lugar precisamos orar especificamente pelo sonho de Jesus de uma igreja unida, assim como ele e pai também eram (João 17). Se não aprendemos a amar os nossos irmãos de todo o nosso coração estaremos maculando o nosso testemunho ao mundo. O maior objetivo do discipulado sem duvida alguma é a vivencia do amor de Cristo. "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros". João 13.35  
Em terceiro lugar,precisamos orar especificamente para que o Senhor levante mais  trabalhadores para a Sua seara (Lc 10:2). O Senhor da Seara; é o próprio Deus, que nos chama para esta missão “IDE”. Cada coração sem Jesus é um campo missionário; e cada coração com Jesus é um missionário. A Seara representa vidas sem Jesus que precisamos alcançar com a pregação do Evangelho. Sobre a missão de salvar vidas John Wesley dizia: "Vocês não tem nada a fazer, senão salvar almas. Portanto, gastem tempo e sejam gastos nessa obra. Devem ir sempre não apenas ao encontro dos que precisam de vocês, mas principalmente daqueles que mais necessitam de vocês."
Meu sincero desejo é que este movimento de oração nos impulsione para um maior compromisso com Deus e com a Sua obra. Em Cristo e Por Cristo!
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Momentos de Intercessão

Depois da oração um cafezinho!
De segunda a sábado estes irmãos estão em oração!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

10 Conselhos para Novos Convertidos (Parte 2)


6 – Procure ser uma luz e testemunha do Senhor onde estiver.
Mateus5.14   "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte"

Todo crente é chamado por Deus para ser uma testemunha de Jesus (Atos 1:8). Como uma vela acessa ilumina as trevas sem o menor esforço, assim devemos estar tranquilos no lugar que o Senhor nos colocou, iluminando ao nosso redor com a graça que Ele nos der.
Não se envergonhe do evangelho! Nunca se envergonhe de ser crente! Você pertence ao reino celestial: TENHA ORGULHO DISSO. O grande apóstolo Paulo, um dos mais sábios homens que já existiu sobre a terra, disse com orgulho:
Rm. 1:16 "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.


7 -Viva pela Fé e não por sentimentos.
A dúvida no coração é uma arma muito poderosa do diabo para minar a nossa fé. Por isso busque sabedoria e orientação de Deus. Em Tiago 1:5-7 a Palavra diz: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;"
Conheço muitos crentes que buscam uma experiência subjetiva com Deus e acabam confundindo a ação do Espírito Santo com emocionalismo. Tome todo o cuidado para que a sua fé não se baseie em emoções!


8- Viva cada dia e cada dia de sua vida na esperança da vinda de Jesus.
"Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!"Apocalipse 22:20
Esta palavra lhe servirá de encorajamento para aguardar a volta do Senhor Jesus. Viva hoje como se Jesus fosse voltar a qualquer momento. A palavra "Maranata" representa o desejo mais profundo da alma cristã, e que, portanto, ela represente a atmosfera na qual você respira: a atmosfera da certeza de que Jesus Cristo em breve Voltará!!!


9- Não deixe de Congregar sob hipótese alguma.
"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima". Hebreus 10.25   
Você é chamado para participar, não somente crer. Embora seu relacionamento com Cristo seja pessoal, Deus nunca quis que fosse particular. Não existe “cristão autônomo”. Seguir a Cristo inclui integrar, não apenas acreditar: somos membros do corpo de Cristo – a Igreja. Para o Apóstolo Paulo, ser “membro” da Igreja significava ser um órgão vital de um corpo vivo, parte indispensável e interconectada (Rm. 12.4,5 e 1 Co. 12.12-27). Somos como brasas vivas. Se você colocar uma brasa de lado logo ela vira carvão. A Igreja não salva, mas mantêm a chama da comunhão acesa.

10- Não perca o foco. O foco (alvo) é Jesus!
"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus". Hebreus 12.1-2  
Devemos ter sempre como nosso alvo o Abençoador JESUS e não a benção. Muitos tem ido á procura das bênçãos de Deus e não do Deus que pode abençoar. O foco tem sido aquilo que Ele tem pra oferecer e não aquilo que Ele é. Alguns irmãos por perderem este foco acabam se enfraquecendo ou desviando-se do caminho. Mas, "Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma". Hebreus10.39
O nosso alvo amados é  CRISTO. É em Cristo que eu sou mais que vencedor,é em Cristo que eu posso todas as coisas,é em Cristo que sou herdeiro de todas as promessas de Deus para minha vida e minha família,é em Cristo que sou fortalecido,é em Cristo que sou curado,é em Cristo que sou transformado a sua imagem e semelhança,é em Cristo que ando cima dos meus problemas.Eu tenho a vitória em Cristo.

CONCLUSÃO: Vale a pena seguir a Cristo e fazer parte de Sua família. Lembrem-se: O dia de seu batismo é muito especial, mas é apenas o início de uma longa jornada. Agora é preciso crescer na Graça e no conhecimento de Jesus!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

10 Conselhos aos novos convertidos (Parte 1)


II Pe. 3:18 "antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade".

Introdução:
Amados, hoje é uma noite muito especial. Pois hoje alguns irmãos receberão o santo batismo do Senhor. Depois que cremos em Jesus, e recebemos a certeza do perdão dos teus pecados, é necessário que vivamos  cada momento da tua vida em íntima comunhão com Deus, para que possamos crescer na graça e no conhecimento de Cristo.
Temos que entender que o batismo é apenas o início de uma nova jornada. Agora é tempo de crescer na graça e no conhecimento de Cristo. Quando nos convertemos a Cristo, precisamos entender algumas verdades para continuar crescendo na graça e no conhecimento do Senhor.
Quero destacar os 10 conselhos para os novos convertidos crescerem em Cristo Jesus.

1 – Estude bem a Bíblia.
Salmo 119.9   "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra".
Não há arma tão forte contra o tentador que a Palavra de Deus. Com ela o nosso Salvador pôs o Diabo em Fuga.A Palavra de Deus tem que ser o nosso alimento diário e a base para tomarmos todas as decisões daqui para frente.
2 – Ore sem cessar.
1Ts. 5.17 "Orai sem cessar."
O que o alimento é para o corpo, a Palavra e a oração são para o homem interior. Orar sem cessar é fazer da oração um estilo de vida. A oração é para o cristão como o ar que respiramos. A oração é a respiração do espírito.Lembre-se que a vida do cristão é uma vida sobrenatural. E você só vai experimentar isso se aprender a buscar a Deus.
3 – Não ajunte dívidas para com Deus.
1 João 1:9 "Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça."
Se a sua comunhão com Deus for quebrada por algum descuido, por pecado, ou por qualquer outra coisa, confesse tudo diante de teu Pai Celestial no mesmo momento, e peça que lhe dê outra vez a alegria da Sua salvação (Sl. 51). É somente quando confessamos os nossos pecados diante Dele que paramos de viver por nossas próprias forças limitadas e passamos a viver com a força que o Senhor nos concede pelo Seu doce Espírito em nossos corações. Assim, ele finalmente pode dizer com confiança: “Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!” (Samo 32:1,2). Quando deixamos de confessar os nossos pecados diante do Senhor, só atraímos mais culpa para nós mesmos. E além de tudo ganhamos mais um novo pecado para a lista: a mentira!
4 – Nunca entre em discussões.
2 Timóteo 2.24   "Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente."
Se alguém quiser contradizer a sua fé a sua conversão, é melhor ficar calado e tranquilo.  Procure orar a Deus pela pessoa do que defender-se e discutir; se ele for indiferente á verdade, diz-nos a Palavra de Deus saiba que não somos nós que convencemos. Esse papel cabe ao Espírito Santo. O importante é que você evite entrar em discussões, pois Deus não precisa de defensores, mas de pessoas que proclamem o seu evangelho.
5 – Se for possível vigie sua vida social com aqueles que não creem no Senhor, e vigie também sobre o seu viver com os cristãos hipócritas.
Se sua ocupação diária lhe obriga a estar em companhia de pessoas que não temem a Deus , viva tão perto de Jesus para influenciar sempre e jamais ser influenciado.
Sl. 1: 1 - 2 "Bem-aventurados o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite".
Mas lembre-se também que dentro da igreja instituição, existem pessoas que não se converteram realmente. Infelizmente existem "crentes" que não podemos ter uma convivência que edifique. Paulo chega até ser radical com aqueles que se dizem irmãos, mas que possuem um comportamento de ímpio. Procure irmãos na igreja que possuem caráter e frutos.
1 Coríntios 5.11   "Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais".

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Pregação: Igreja Metodista Catalão
Culto de Recepção de Novos Membros 02/12/2012

OBS: Na próxima postagem: mais cinco conselhos para os novos convertidos

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FUI BATIZADO... E AGORA?


"Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado". Atos 9.18
Não sei exatamente a data em que fui batizado, mas sei que em 1980 fui recebido como membro da Igreja Metodista em Santo Amaro-SP através do batismo realizado pelo rev. Omir de Andrade. Aquele dia foi inesquecível, pois em meu coração havia uma forte convicção de que Jesus não era apenas meu Salvador, mas sobretudo, Senhor absoluto de minha vida. Vários anos se passaram e hoje como pastor, tenho batizado muitas pessoas por onde passo e visto a real transformação que o Senhor tem operado em muitos corações. No entanto, tenho percebido também algumas confusões em torno deste assunto.
A primeira se refere ao batismo como um meio de salvação. Alguns chegam até ao extremo de dizer que a pessoa só pode ser salva se for batizada na "minha igreja". Com base na Palavra de Deus, posso afirmar sem medo algum que o batismo não salva a ninguém; pois é apenas um sinal visível de uma graça invisível. Somente quando nos arrependemos e recebemos a Jesus Cristo pela fé é que somos salvos (Ef.2:8-10).
O Ladrão na cruz creu, mas não batizou; e Jesus lhe disse: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”(Lucas 23:40 a 43).
Eu poderia falar aqui sobre tantas outras confusões sobre o batismo, que tenho visto no decorrer dos anos, mas o que mais me preocupa é quando as pessoas veem o batismo como o auge e o centro da vida cristã.
O batismo não é o auge e nem o centro da vida cristã. Na realidade o batismo é o início de uma longa jornada na vida cristã. Há muito o que aprender e desaprender. Existem alguns comportamentos que precisamos abandonar e outros que precisaremos agregar. A vida nova em Cristo será agora pautada e dirigida pela Palavra de Deus. O que eu acho, sinto ou penso não terá maior valor; e sim o que Deus diz.
Fui batizado, e agora?
Agora, será necessário crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. (2 Pd 3:18)
Agora, será preciso santificar a Cristo como o Senhor em meu coração, estando sempre preparado para responder a todo aquele que me pedir razão da esperança que há em mim. (1 Pd 3:15)
Agora, será preciso seguir a verdade em amor e crescer em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. (Efésios4.15)
Louvo ao Senhor porque Deus tem salvado vidas em nosso meio . A minha oração sincera é que estes novos irmãos que receberemos como membros da Igreja Metodista em Catalão não interrompam o seu crescimento rumo à maturidade em Cristo Jesus.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SEDE AGRADECIDOS!


"Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos". Colossenses 3.15   


Nesta semana fui convidado para levar uma palavra em uma Escola da rede pública de nossa cidade com o tema alusivo ao Dia Nacional de Ação de Graças. Fui informado que falaria a um grupo de 80 a 90 adolescentes e que teria mais ou menos uns quinze minutos para falar e cantar com eles. Confesso que fiquei preocupado e ansioso com o desafio, pois somos muito acostumados a falar somente para os "crentes" com todo o "evangeliquês"  que conhecemos.
Pedi ao Senhor sabedoria para me comunicar com eles em uma linguagem que entendessem a Palavra. Apesar de minhas dificuldades, consegui cantar com aquela turminha e falar do motivo maior de sermos gratos a Deus: O seu grande amor por nós!
Pude ver em alguns daqueles rostos uma carência real de amor. Disse a eles que as pessoas sofrem por falta de amor!  Por um amor não correspondido e por um amor que jamais sentiu ou se conheceu. Por isso as pessoas vivem na revolta e na ingratidão. Disse também, que o passado não podemos mudar, mas que o nosso futuro é uma página em branco. Em Cristo o nosso futuro pode ser melhor..Senti que o Espírito Santo estava ali falando aos corações e mostrando a eles que havia um grande motivo para serem gratos. Quando recebemos em Cristo Jesus o amor de Deus temos a oportunidade de recomeçar.
Amados, procuremos ser gratos a tudo e a todos. Temos que entender que tudo o que recebemos dos outros de bom ou de mau, sempre tem uma utilidade para nós.
Aqueles que nos dão o carinho, amizade, compreensão, bondade e o amor, nos dão a segurança, confiança e ânimo para prosseguirmos no nosso caminho.
Por outro lado, aqueles que nos ferem ou nos rejeitam, ao contrário do que pensamos, acabam da mesma forma nos fazendo um bem.  Esses que se apresentam como obstáculos em nossas vidas ensinam-nos a arte do perdão. Se não ficarmos lamentando a nossa sorte e alimentando a revolta aprenderemos a ser pacientes, tolerantes e fortes....
Sem essas pessoas difíceis em nossa jornada, jamais aprenderíamos a praticar as melhores virtudes. Não teríamos condições de crescermos e seguirmos rumo à maturidade.
Assim, devemos agradecer sempre, em tudo. Como disse o apóstolo Paulo: "Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." 1 Tessalonicenses 5.18 .Sejamos gratos, acima de tudo, ao nosso Pai Celestial, que jamais nos desampara e dedica um amor infinito a cada um de nós.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

HAJA ESTÔMAGO DE AVESTRUZ !



Talvez você não conheça esta expressão: "Haja estômago de avestruz". Então, explico. A avestruz é uma ave que come de tudo, sem selecionar nada, ainda que seu cardápio seja muito estranho. Ela não somente se alimenta de pequenos répteis, animais e pássaros, dentre outros, mas também possui um paladar, eu diria, bem exótico, pois também come pedrinhas, parafusos, pregos, pedacinhos de madeira, pequenos objetos etc. Fico até pensando: Como ela consegue comer tanta porcaria e ainda permanecer viva?
Entretanto, o que eu quero ressaltar neste texto é que existem muitos “crentes avestruzes” em nossas igrejas. São crentes que não “selecionam” aquilo que ouvem, encarando facilmente o primeiro “prato” que aparece pela frente como um maná do céu. São pessoas que perdem o senso critico e o bom senso quando estão diante das inovações dos "profetas" e "apóstolos" do mundo evangélico.
De tempos em tempos sempre surgem "coisas novas" em nosso meio; todas elas provenientes de uma "revelação profética" sem apoio na Palavra de Deus. E o pior é que tais "profetas" ou líderes não aceitam ser questionados; em nome da "autoridade espiritual" manipulam o rebanho através do medo.
Quem não se lembra da "unção" do leão? Um grupo musical orientado por seu "profeta" saia pelos quatro cantos de uma cidade ungindo e demarcando-a com a sua  urina para expulsar os poderes das trevas. A justificativa é que o felino demarca seu território também com a sua urina. Do mesmo grupo surgiu a moda de cantar de costas para o povo durante os cultos, na justificativa de ministrar voltados para o altar. Poderia aqui citar uma série de acontecimentos bizarros em nome de uma estranha "revelação" , mas "haja estômago de avestruz".
Em vez de inventar coisas, prefiro o evangelho puro e simples. O próprio apóstolo Paulo naqueles dias já enfrentava esta confusão. "Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo". 2 Coríntios 11.3  
O alimento simples do evangelho tem substância, alimenta bem e dá saúde. Para que inventar? A Palavra de Deus é suficiente, é dela que devemos extrair nosso alimento. Quem tem ouvidos  para ouvir, ouça...
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

AVIVADOS PELA PALAVRA



"A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra". Salmo 119.25

Nesta semana, precisamente no dia 31 de outubro, o povo cristão evangélico celebrou a reforma protestante do século XVI. Mas, o que foi a Reforma Protestante? O que ela significa? A Reforma não foi uma inovação na igreja, mas uma volta à doutrina dos apóstolos. Não foi um desvio de rota, mas uma volta às Escrituras. A Reforma colocou a igreja de volta nos trilhos da verdade. Lutero sintetizou a Reforma em cinco pilares : Sola Scriptura (Somente as Escrituras), Sola Gratia (Somente a Graça), Sola Fide (Somente a Fé), Solo Christus (Somente Cristo) e Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória).
Hoje, olhando para os rumos que a igreja tem levado, constatamos com tristeza que o zelo pelo estudo da Palavra e o ardor missionário tem desaparecido nas chamadas igrejas "evangélicas". Muitos crentes assistem por duas horas a um programa de televisão, ou uma novela, mas exasperam-se em ouvir um sermão de quarenta minutos; outros, não sabem o que é uma escola bíblica dominical.
A falta do conhecimento da Palavra tem como resultado uma geração sem discernimento, fácil de manipular e sem compromisso com a santidade. O evangelista Moody, referindo-se á Bíblia, dizia: “Este livro o afastará do pecado ou o pecado o afastará deste livro.” Quanto mais longe da Palavra, mais perto do pecado. Quanto mais perto da Palavra, mais longe do pecado.
No avivamento, a palavra tem que estar presente, assim como o arrependimento, a confissão de pecados, o poder do Espírito e o desejo de obedecer a Deus.
Precisamos ser novamente vivificados pela Palavra de Deus. Isso sim é avivamento! É recebermos a verdadeira vida que vem da boca de Deus. É ter a nossa vida totalmente norteada por ela.
Quero desafiar você meu amado irmão e irmã a buscar este avivamento pela Palavra de Deus. Com certeza você vai descobrir uma fonte inesgotável de vida.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

UM CORAÇÃO QUEBRANTADO!



“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra".Salmo 34.18,19

Nestes dias em nossa igreja, o Senhor tem nos motivado a buscar um coração quebrantado . Muitos crentes ainda não perceberam que o critério que Deus utiliza para medir as pessoas é totalmente diferente do que o ser humano pensa e utiliza.     O profeta Samuel ao usar o seu critério pessoal jamais pensou que Davi poderia ser o sucessor do trono de Saul. Em 1 Samuel 16.7 , confirma de forma clara que o critério de escolha de Deus começa pelo coração. “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração”. Mas que tipo de coração o Senhor procura? Certamente um coração quebrantado!
A palavra quebrantado tem haver com aquilo que foi quebrado. Normalmente não damos valor às coisas quebradas e algumas delas descartamos totalmente. Sabe por quê? Porque quando algo é quebrado o seu valor diminui ou desaparece completamente. Para que serviria um espelho ou um vaso quebrado? Entretanto, no mundo espiritual, Deus dá um grande valor às coisas quebradas. Nada move mais o coração de Deus que um coração quebrantado.
Ter um coração quebrantado é estar totalmente quebrado diante do Senhor; é a atitude de prostração diante do Senhor onde abrimos mão de fazer a nossa vontade para fazer a Sua vontade. O ser humano na busca da felicidade tem procurado satisfazer a todos os desejos de seu coração ainda que este desejo o afaste de Deus e o leve a pecar. Um dia desses, me deparei com uma frase de Bob Marley que reflete bem este pensamento: “Nada é errado se te faz feliz.” Grande engano do coração do homem! Ser feliz segundo a Bíblia é temer ao Senhor e ter prazer nos seus mandamentos. Salmo 112.1 “Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos.” Conheço várias pessoas que na busca de uma falsa felicidade, se puseram a satisfazer todos os seus desejos. O que não contaram é com as consequências desastrosas destas escolhas. “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” Prov.14.12
Ter um coração quebrantado é abrir mão de todo orgulho e soberba. Um coração endurecido pelo orgulho, pela vaidade intelectual, pelos valores deste mundo e pelo falso senso de justiça própria jamais chamará a atenção de Deus. Como é difícil para uma pessoa incrédula e orgulhosa admitir a necessidade de se quebrar diante de Deus e confessar: “Eu sou um pecador e careço da graça e misericórdia de Deus”.
Muitos ainda não se atinaram para o fato de que Deus sempre resistirá ao soberbo e abençoará o humilde.. É justamente isso que disse o apóstolo Tiago: “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” Tiago4.6.
Ter um coração quebrantado é viver na dependência de Deus. E viver na dependência de Deus é deixar que Ele dirija a nossa vida totalmente. Todas as nossas atitudes e decisões agora, são pautadas pela Sua Palavra e não pelos nossos sentimentos ou razão. Antes de conhecer o Senhor eu gostava de dizer: “Ninguém manda em mim” “Sou dono do meu nariz”; mas aprendi que um cristão é alguém onde Cristo vive. Sou de Jesus e não pertenço mais a mim mesmo ou a este mundo. Um dos primeiros textos que conheci em minha nova vida fala justamente sobre isso. “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2.20
Eu poderia seguir falando muitos mais sobre este tema. Mas, encerro este texto dizendo que ter um coração quebrantado pode ser doloroso, mas vale a pena. O quebrantamento nos levará a experimentar o melhor que Deus tem para nós. E o melhor que Deus tem para nós é estarmos no centro de Sua vontade. (Rom. 12:1,2)

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FINALIDADE!


Nesta semana no Grupo de Crescimento dos Intercessores, estivemos refletindo sobre as finalidades do cristão.Pudemos perceber que tudo o que existe tem uma finalidade; ou pelo menos deveria ter.                                                                                                                                           
Imagine uma piscina sem água. O que se faz com uma piscina sem água? - Absolutamente nada!Imagine uma lanterna sem pilhas, um avião sem asas, um carro sem rodas, um computador  sem a placa mãe...Para que servem? Para nada! Algo só tem sentido quando pode exercer o fim para o qual foi feito. Infelizmente nem todos os cristãos sabem para que foram salvos por  Cristo! Mutos também não sabem porque fazem parte de uma Igreja.                                                
Partindo da Bíblia que é  a nossa regra de fé e prática, em primeiro lugar, fomos salvos para as boas obras .  Em Efésios 2:8-10, o apóstolo Paulo diz: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas". As boas obras não é a causa da salvação, mas o efeito. Um cristão que não pratica as boas obras em relação ao seu semelhante está fora do propósito de Deus.                                              
Em segundo lugar ,fomos salvos também,  para dar frutos que permanecem. Foi para isso que fomos chamados por Jesus!"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda" João 15:16.Estes frutos são vidas que de alguma forma ajudamos a gerar para a vida eterna.   "Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.Porque de Deus  somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós" .1 Cor.3.8, 9                                                                                                                                                                    
Em terceiro lugar, fomos salvos para a comunhão. Em 1 João 1:7 diz: "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado". Conheço muitas pessoas que dizem amar a Deus, mas que evitam o seu povo a todo custo. As desculpas são as mais diversas. "Tem muita gente falsa na igreja", "A Igreja não salva", " Não concordo com os dízimos", "Não sou fanático" e por ai vai... Li uma frase esta semana que sintetiza bem esta incoerência: "Procurar perfeição dentro da Igreja,  é o mesmo que entrar dentro de um hospital e dizer: - Não admito ninguém doente  aqui!" A Bíblia denomina a igreja de o corpo de Cristo. Cada crente é parte desse corpo. É obvio que qualquer membro do corpo só poderá estar vivo e ativo se estiver ligado ao corpo; é indispensável estar conectado ao corpo. Por isso todo crente tem que estar ligado à igreja.                     
A igreja precisa de você e você precisa dela. Como diz a Bíblia:  "Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós ".1 Cor. 12.21  O que é que acontece quando uma parte é amputada do corpo? Ela logo morre e degenera. Se você disser ao corpo de Cristo:  Não preciso de você, posso passar muito bem sozinho ,logo sua alma se degenera. Para poder viver e crescer, você precisa ser uma parte integrada ao corpo.  Se não cumprirmos a finalidade estabelecida por Deus para a nossa vida, com certeza jamais vamos experimentar a alegria de sermos úteis. Pense nisto! Você tem cumprido a sua finalidade?     
Pr. Gilberto Oliveira Rehder           

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Uma mensagem para os Ganhadores de Almas! (2ª Parte)


"O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio".
Provérbios 11.30

Nestes dias tenho sentido em meu coração um profundo desejo de ser mais usado por Deus não apenas para pastorear o seu rebanho, mas para ser um ganhador de almas para Cristo. Creio que Deus nos desperta para isso. No texto anterior escrevi sobre algumas características de um ganhador de almas. Hoje vamos discorrer em mais algumas.
O ganhador de almas sabe que o pecado e suas consequências são realidades das quais ninguém pode fugir. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 3:23. Enganam-se aqueles que acham que a salvação em Cristo é somente para aqueles que são viciados,endemoninhados ou que têm uma vida bem torta. Até mesmo um homem "bom" aos olhos humanos é um pecador que precisa de salvação. "Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos". Tiago 2.10. Como disse bem o apóstolo Tiago, todos nós, "bons" ou "maus" somos culpados diante de Deus. Não existe pessoas que não precisem do Salvador.   
O ganhador de almas é alguém que conduz o pecador a Jesus Cristo. Ele chama a atenção para Cristo e não para si mesmo ou sua denominação religiosa. Como João Batista ele é sabe o seu lugar. “Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor. João 3.28. Qualquer pessoa ou denominação religiosa que roga para si mesmo o direito de mediação entre Deus e os homens tenha certeza de que é um falso profeta. Jesus Cristo é o único mediador. "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos”.1 Timóteo 2:5,6
O ganhador de almas valoriza as pessoas como Deus as valoriza. Em Marcos 8:36 disse Jesus: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Uma alma vale mais que o mundo inteiro! Será que temos consciência disso? Se valorizamos o ser humano, tudo faremos para que ele conheça a maravilhosa graça salvadora em Cristo Jesus. Construiremos pontes até estas pessoas, iremos servi-las e amá-las. Como Paulo diremos: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar  a salvar alguns”. 1 Cor. 9:22
Concluo esta palavra dizendo que nós testemunhamos por palavras, mas também por atitudes. Algumas pessoas nunca entrarão em uma igreja ou lerão uma bíblia. Você e eu somos a única Bíblia que a maioria das pessoas ira ler. “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade”. Tiago 2:12.  Cuide de seu testemunho e seja um ganhador de almas para Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder