sábado, 21 de janeiro de 2012

TUDO OU NADA!

“Tudo ou nada, pega ou larga de vez!
Quem lançar a mão no arado, não pode olhar pra trás, o trabalho é pesado, e será ainda mais. Quando for demais o fardo, há em Quem descansar: Cristo, sempre pronto e perto, vai ajudar a quem realmente assumir diante dele, e de todos, o compromisso de seguir seus passos fielmente, até o fim! “
Na década de 80 em minha adolescência cantávamos esta música lançada pelos Vencedores por Cristo, cujo LP era com este tema: TUDO OU NADA! Muitos anos se passaram, mas a verdade e o desafio deste tema continuam sendo atual para nós. A sensação que tenho é de que tem sido mais fácil largar de vez, deixar pra lá, desistir, abandonar, entregar os pontos, do que lutar, perseverar, não desanimar, ir adiante, sempre avante.
Por outro lado, há quem não larga de vez, mas, leva tudo no “banho Maria”. Evita-se assumir um compromisso real, constante e profundo com Deus e com o seu Reino. Muitos vivem a vida cristã cheia de altos e baixos que não se pode contar com elas para nenhum ministério na igreja ou desafio missionário. Então, me pergunto: Onde vamos parar? Como podemos mudar esta realidade? Podemos mudar esta realidade quando decidirmos lhe entregar o nosso TUDO.
Disse Jesus: “Assim pois, todo aquele que dentre vós não renunciar a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo”( Lucas 14:33). Aqui está o grande desafio:  “a tudo quanto tem”, isto não é apenas um pouquinho hoje e outro amanhã, isto sim e aquilo não, uma boa parte do que tenho, nem dar e tomar de volta, mas a tudo quanto tenho... Tudo... Tudo.
A palavra “tudo” deve ficar na nossa mente, e provocar alguma reação de incômodo. A Palavra de nosso Senhor Jesus exige tudo. Ao examinar o nosso íntimo verificarmos que ainda temos algo a renunciar dentro de nós.
Em Lucas 18: 28-30, Pedro diz: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Pedro deixou aquilo que estava lhe impedindo para seguir a Cristo. Deixar tudo é a primeira decisão. A segunda é seguir a Cristo. Seguir a Jesus é ter a disposição por deixar de estar, deixar de ter, deixar de ser em muitos momentos da vida.
Eu posso estar em muitos lugares bons e especiais, onde todos desejariam estar, mas se seguir a Cristo implica em não estar nesses lugares, eu tenho de aceitar não estar lá.
Eu posso ter tudo o que meu coração desejar ter, ou tudo o que os outros têm, mas se seguir a Cristo implica em não ter tudo o que gostaria de ter, eu tenho de aceitar não ter.
Eu posso ser tudo o que desejar ser e almejar assim ser alguém importante, ou alguém que desfruta de bons momentos, bons lugares e coisas boas e belas, até mesmo ser alguém famoso, mas se seguir a Cristo implicar em deixar de ser, eu tenho de aceitar assim ser.
É importante saber de que deixar tudo para seguir a Cristo não representa uma escravidão, mas sim, uma libertação da dependência das coisas e de pessoas, pois as coisas são passageiras e as pessoas decepcionam, elas nos abandonam em muitos momentos, mas Cristo nunca decepciona, ele está sempre presente, independente do momento, seja bom ou ruim, alegre ou triste, Cristo sempre se faz presente.
O nosso desafio é TUDO PARA SEGUIR!!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder.