quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NÃO QUERO SER SUPER HERÓI

Neste mês,tenho passado por um bom tempo difícil por conta de uma pneumonia. Febre intensa, calafrios, falta de ar e uma tosse incontrolável foram minhas "companheiras". Por conta disso, fui internado e a minha recuperação tem sido bem lenta. Foi ai então que me dei conta de como é difícil lidar com a minha humanidade, meus limites e minhas dores. Toda esta situação tem me levado a buscar mais o Senhor. Às vezes também questiono: "Porque está demorando?" "O que o Senhor quer me ensinar?"
Por alguns momentos pensei o quão bom seria se eu fosse um super herói; poder me recuperar rapidamente de uma ferida e ter poderes especiais. Quem nunca sonhou na infância em ser um super herói, em ter grandes poderes, derrotar grandes inimigos e poder voar? No entanto, com toda a sinceridade, este sonho de criança já se desfez em mim a muito tempo. Cheguei a conclusão: EU NÃO QUERO SER SUPER HERÓI!
Eu não quero ser um super herói; o que quero é ser aprovado por Deus quando sou provado pelo fogo das tribulações. Quero ser moldável como um vaso nas mãos do oleiro e amar a Deus, não pelo que Ele pode me dar, mas pelo que Ele é.
Eu não quero ser um super herói; o que quero é permanecer fiel a minha esposa, aos votos que fiz um dia no altar de amá-la, respeitá-la e ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença, na fartura ou na pobreza. Quero envelhecer com ela!
Eu não quero ser um super herói; o que quero é influenciar os meus filhos para servir e amar o Deus que eu amo. Não importa se meus filhos serão algum dia líderes ou pastores na igreja, o que me importa é que eles sejam cristãos sinceros e que façam diferença neste mundo cheio de enganos.
Eu não quero ser um super herói; o que eu quero é ser fiel em minha vocação de servir a Deus como um pastor, sendo um exemplo para as minhas ovelhas e não usando de minha autoridade para dominá-las. Quero amá-las e servi-las como Cristo.
Eu não quero ser um super herói; o que eu quero é ter poder para carregar a minha cruz, negar a mim mesmo e vencer o maior gigante que conheço; aquele que está dentro de mim; meus desejos, minha carne, meus impulsos. Quero mais do Espírito Santo para ter menos de mim mesmo.
Eu não quero ser super herói; o que eu quero é ser um discípulo de Cristo, ganhador de almas; porque antes mesmo de ser pastor, sou ovelha. Quero ganhar o maior número possível de pessoas para Cristo e conduzi-las a um discipulado consciente a fim de que se tornem também discípulos(as) engajados na missão.
Eu não quero ser super herói; o que eu quero é viver na GRAÇA de Deus. Minha consciência mais profunda a respeito de mim mesmo é de que sou profundamente amado por Jesus Cristo e não fiz nada para consegui-lo ou merecê-lo. Posso não ser o tipo de pessoa que gostaria, posso ter em minha vida tristezas e fracassos; posso ser simplesmente humano, rir a vontade, torcer pro meu time favorito, contar piadas e saber que não sou censurado pelo Pai que me ama,me aceita e até me usa. Tudo isso é por Sua Graça.

Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder



quinta-feira, 15 de agosto de 2013

É COMPLICADO!!

Quem nunca ouviu esta expressão? É complicado!!! Esta é uma exclamação bem conhecida quando se trata de algo difícil de se entender ou de uma situação que não se resolve com facilidade. Lembro-me de tê-la usado frequentemente quando adolescente no ginasial diante de uma matéria que para mim sempre foi complicada: a matemática. Tive que me esforçar muito para aprender alguma coisa desta matéria.
Descobri com o passar do tempo que existem tantas outras situações e circunstâncias muito mais complicadas que a matemática. Passar pelas tribulações é uma delas. Muitos de nós já enfrentamos uma tribulação tão grande que nos pareceu intransponível e insuportável de aguentar. Perda de emprego, morte de um ente querido, divórcio indesejado ou declínio da saúde; e esta lista pode ser bem maior...
O apóstolo Paulo quando estava em missão na Ásia, enfrentou um sofrimento quase insuportável a ponto de achar que não sobreviveria. Veja a intensidade de suas palavras: "Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida". (2 Coríntios 1.8)
Em momentos como esse, aprendemos que por mais que queiramos, não temos o controle de todas as circunstâncias da vida. Embora seja esse um momento complicado, Deus ainda é soberano e, com certeza, está no controle. Faz parte do Seu propósito usar a tribulação para produzir a perseverança em nós. Tiago escreve: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:2-3) A única saída é aceitarmos o fato de que somos incapazes de enfrentarmos as tribulações sozinhos; precisamos depender de Deus o tempo todo, reconhecendo a necessidade de Sua graça (2 Cor. 12:9) e procurarmos ser aprovados ou confirmados por Deus.
Outra questão complicada é o ser humano. Amados, como o ser humano é complicado! O profeta Jeremias chega até a dizer que: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jer. 17.9 Em outras palavras, podemos dizer que não conseguimos entender o ser humano em todas as suas complexidades. Paulo confirmou isto quando disse: "Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto." Romanos 7.15. Por conta destas complexidades é difícil satisfazer o ser humano e até mesmo dentro da igreja isso é uma realidade. Os pastores(as) que o digam! Não só a insatisfação, mas a inconstância tem sido a marca presente na vida de muitos. Como Pedro,um dia estamos no topo, dizendo que nunca abandonaremos a Cristo e outro dia, o estamos negamos diante dos homens; como Demas (2 Tm 2:4; Filemon 1:24), há os que cooperaram com a obra de Deus por um tempo, mas largam tudo por amor aos prazeres deste mundo;  e isso sem falar dos "Latoeiros" que além de deixar a igreja ainda cometem muitos males aos servos de Deus (2 Tm 4:4).
Apesar das complicações da vida e do ser humano, sigamos em frente, como disse o autor de Hebreus: "...desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:2)



Pr. Gilberto Oliveira Rehder

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Espinhos - Grupo Logos

Se você tem um espinho em sua vida e não compreende o momento que estás passando, ouça e veja este clip musical do Grupo Logos. Esta canção tem me acompanhado sempre em meus momentos difíceis. Por isso vejo o tema da GRAÇA um dos mais importantes para a nossa jornada na vida cristã. Vale a pena conferir!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PARA PENSAR...


"A maioria das pessoas preocupa-se com passagens da Bíblia que não entende, mas as que me preocupam são as que eu entendo."


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

HOJE É DIA DE FESTA!

Nós, o Povo do Coração aquecido, discípulos de Jesus, na Igreja Metodista em Catalão devemos ser um povo alegre e feliz , um povo que comemora cada dádiva de Deus ; que celebra as suas conquistas e bênçãos; o povo mais feliz da terra. Por isso mesmo, estamos em festa; celebrando neste final de semana o aniversário de nossa igreja. São sessenta e três anos levando a esta cidade a Palavra de Salvação em Jesus Cristo; mostrando às pessoas que em Cristo temos a possibilidade de uma vida nova e abundante.
A vida com Deus é comparada por Salomão, o rei autor dos provérbios, a uma festa. "Todos os dias do oprimido são infelizes, mas o coração bem disposto está sempre em festa." Prov. 15:15 (NVI). A festa que comemoramos não é uma festa qualquer, mas uma festa onde há grande alegria como fruto da presença do Espírito Santo em nós. Por isso Jesus disse: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". João 7:38. Assim é o coração daquele que crê em Jesus, pois em seu coração há um fluir do rio de Deus; da presença do Espírito Santo. É como disse um certo escritor: “O Criador de todas as coisas tinha tantos lugares para querer habitar, mas escolheu o coração dos homens.” É assim que Deus quer se relacionar conosco, fazendo em nós sua verdadeira morada. Por isso mesmo a festa do cristão é bem diferente! Não acaba em bebedeira e nem em desgraça.

A festa do cristão é celebração de vida. Conheço pessoas que ficam tristes em seus aniversários pois dizem "estou ficando mais velho". Mas, nós nos alegramos, porque sabemos que a cada dia que estamos vivos, mais uma vez as misericórdias do Senhor se renovaram sobre nós. "Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!" Lm 3:22-23 (NVI)
A festa do cristão é celebração da salvação. Como é maravilhoso quando vemos em nosso meio vidas sendo salvas e transformadas quando se rendem a Cristo. Há uma festa quando um pecado se arrepende. "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento". Lucas 15:7
A festa do cristão é celebração de vitória. Hoje, celebramos a vitória do crescimento e  expansão missionária desta igreja em nossa cidade. Lembramos dos momentos difíceis desta igreja, quando "quase" fechou as suas portas por falta de um pastor que quisesse vir a Catalão naqueles dias. O Senhor levantou pessoas aqui mesmo e a obra não cessou...Isso é vitória! Glórias a Deus!
Queremos continuar celebrando a festa e para isso contamos com o apoio e a fidelidade de cada discípulo desta igreja, incluindo os nossos irmãos da Congregação no Pontal Norte e Ponto Missionário na Vila União.
Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder