sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SETE CHAVES PARA A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

PRIMEIRA CHAVE:  A ENTREGA
"Entregue sua vida a Deus sem reservas"

Nesta semana começamos uma nova campanha em nossa igreja cujo tema é: Sete chaves para a Renovação Espiritual. Assim como você usa uma chave específica (para dar acesso) para entrar em sua casa, ou em seu carro, o Senhor nos disponibiliza em Sua Palavra chaves para que experimentemos uma RENOVAÇÃO ESPIRITUAL. Eu creio, que Jesus ao dizer “Eu te darei as chaves do reino dos Céus; tudo o que ligares na Terra, será ligado nos Céus e tudo o que desligares na Terra, será desligado nos Céus" (Mateus 16:19), ele estava literalmente disponibilizando as chaves espirituais para o Reino do Céu, ou seja, permitindo aos seus seguidores pleno acesso a todo poder de Deus. Sem esse poder, jamais conseguiremos viver segundo os ensinos de Jesus. Seremos como um defunto bem arrumado, de boa aparência, mas sem vida.
A Renovação que buscamos é aquela que é gerada em nós pelo Espírito Santo trazendo consigo vários significados: é “tornar novo”, mudar ou modificar para melhor; restaurar, reformar, melhorar em todos os aspectos; refazer, reparar, rejuvenescer, revigorar.
Uma figura importante desta renovação é a do vaso novo em Jeremias 18:4: "Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu".
Muitas vezes a nossa vida está estragada pelo pecado, pelas decisões erradas que tomamos e também pelas atitudes que deveríamos tomar e não tomamos. Por isso sofremos e gememos em nosso íntimo. No entanto o Senhor pode e quer nos renovar; aquilo se estraga normalmente jogamos fora, descartamos, mas o nosso Deus não age assim; daquilo que se estragou ele faz tudo novo, aleluia!
Para que isto aconteça, a primeira chave a ser usada é a CHAVE DA ENTREGA. Certamente quando estamos cansados e desanimados exclamamos: "Não sei por onde começar" - Que tal começar se entregando sem reservas ao Senhor? "Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará". Salmo 37:5.
Tenho que lhe entregar o meu coração, o meu tempo, meus problemas, meus questionamentos, minha ansiedade, meus bens, meus filhos, minha esposa, meus sonhos,... Como diz aquele “velho” hino: “Tudo entregarei, tudo deixarei...”
A nossa entrega ao Senhor não pode ser uma ferramenta de barganha que usamos para conseguir o que queremos de Deus. Entregar-se é dar-nos a Ele; não é tentar fazer um acordo com Deus.
Existem pessoas que dizem assim: “Se Deus me dar o que eu desejo, irei à igreja e doarei a metade dos meus bens para a caridade.” - Amados isso é barganha e manipulação!
A verdadeira entrega respeita as condições determinadas por Deus e não por nós. Por isso entendamos o que significa esta entrega:

- Entregar-se é confiar a nossa vida a Ele, para que ele a dirija e trace o rumo de sua vontade. “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho”. Salmo 32.8.

- Entregar-se é um compromisso de servir a Deus não se importando se arranjemos emprego ou não, se nossos filhos vivam ou morram; quer moremos numa casa alugada ou em uma mansão; quer tenhamos saúde ou não. “Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre”. Salmo 73:26; “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas”. Habacuque 3.17-19 

- Entregar-se não é um acontecimento único, que ocorre uma só vez. A entrega é um comportamento constante. “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”. Lucas 9.23.  

- Entregar-se é admitir que não podemos lidar com a vida sem Deus. Paramos de fingir ser Deus e renunciamos o trono da nossa vida permitindo que o SENHOR reine. “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. João 5.5.

- Entregar-se é humilhar-se diante de Deus e até dos homens. É abrir mão do direito de vingar-se. Por isso o orgulhoso tem muita dificuldade em entregar-se. “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente.”1 Pd 2.21-23
Entregue-se ao Senhor sem reservas e certamente o renovo virá para você.

Em Cristo e Por Cristo,

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

  




 




sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A PRIMAVERA DE DEUS JÁ CHEGOU!

"Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o SENHOR Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações". Isaias 61.11  

No dia 21 de setembro começou a mais linda estação do ano, a primavera. Esta é a estação do ano aonde os frios oceanos vão aos poucos se aquecendo, mantendo a temperatura amena ao longo da estação. Um período muito bonito e cheio de cores. Deus, na Sua sabedoria, estabeleceu as quatro estações, gerando um equilíbrio perfeito na natureza. Iniciando pelo verão, estação quente, passando pelo outono, momento em que a natureza inicia o processo de sono, com as folhas caindo, pelo inverno, quando a natureza parece que dorme por três meses, para renascer na primavera, sinal de nova vida, flores, frutos, pássaros se reproduzindo e cantando, para explodir com sinais de vida no verão, e daí, o ciclo iniciar-se novamente.
Em Gênesis 1.14, lemos: “Então disse Deus: que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, anos e estações”!  As estações foram estabelecidas antes da entrada do pecado na história da criação, assim, elas foram projetadas desde o ato criador de Deus.
Em Atos 14.17, Paulo, pregando em Listra, usa as estações como argumento da providência de Deus: “contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo os vossos corações de fartura e de alegria”.
Paulo, o apóstolo, relaciona o momento em que a natureza entra no seu ciclo produtivo, com a própria alegria da vida.
Se no inverno ficarmos mais encolhidos por causa do frio, na primavera, nos soltamos para experimentar o momento novo. Assim, a primavera pode ser utilizada como símbolo da nova vida em Cristo.
O missionário metodista Stanley Jones, no seu livro “O Cristo de Todos os Caminhos”, fazendo uma análise do Pentecoste, diz: “O que me pode fazer o inverno, se nas minhas veias corre o sangue da primavera de Deus!” Quando é que celebramos a primavera de Deus?
Celebramos a Primavera de Deus, quando experimentamos a nova vida em Jesus Cristo ( 2 Cor. 5:17),
Celebramos a Primavera de Deus, quando crescemos em amor, produzindo o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22,23),
Celebramos a Primavera de Deus, quando nos abrimos para as novidades de Deus, que sempre tem algo novo à nos ensinar (Isaías 43.19),
Celebramos a Primavera de Deus, quando permitimos que outros irmãos nos abençoem, assim como abelhas e aves, levam polens de uma planta para outra (Hebreus 11:20),
Celebramos a Primavera de Deus, quando deixamos para trás as “coisas” do inverno e partimos para as “coisas” da primavera que estão diante de nós (Fp. 3:13)
Celebramos a Primavera de Deus, quando aprendemos a aplicar em nossas vidas as  quatro estações, sabendo tirar de cada uma delas as lições preciosas que cada uma tem.
Além de darmos as boas vindas à primavera, vamos celebrar a primavera de Deus em nossas vidas!

Pr. Gilberto O.Rehder


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A DIFÍCIL ARTE DA CONVIVÊNCIA.

"Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam". Lucas 6:32

Nesta semana li uma interessante narrativa do pensador grego Epicuro quando o mesmo foi convidado a fazer uma palestra sobre educação. Na hora determinada, o filósofo chegou trazendo dois cães e dois coelhos.
Com as portas fechadas, Epicuro soltou o primeiro coelho. O animal ficou agitado correndo de um lado para outro até que se aquietou num canto. Então foi solto o primeiro cão. Este, rapidamente partiu em direção ao pequeno e indefeso animal. Em poucos instantes, o coelho estava completamente estraçalhado pelas garras e pelos dentes do cão, ante os olhos assustados dos espectadores da palestra. Epicuro, calmamente, afirmou: “Isto é um homem não educado”. Em seguida, prendeu o cão feroz e soltou o segundo coelho. Este também, após agitar-se de um lado para o outro, refugiou-se num canto da sala. O segundo cão foi solto; localizou o coelho, partiu para cima dele e ... começou a brincar com ele! O coelho parecia muito à vontade para subir no cão e até ficar mordiscando sua orelha! Todos na sala estavam admirados e curiosos para ouvir o que Epicuro tinha a dizer sobre aquilo. O velho mestre disse,então, calmamente: “Este é um homem educado. O homem educado aprendeu a conviver”.
Se há uma coisa que nós cristãos precisamos aprender é a arte da convivência. Aliás, Jesus nos ensinou que todos conhecerão que somos seus discípulos se tivermos amor uns aos outros (João 13.35). E o tipo de amor que nós cristãos devemos manifestar ao mundo, é o amor de Deus; o amor sacrificial e doador. Amar somente nossa família, somente aqueles nos tratam bem, aqueles que pensam como nós e aqueles nos agradam, é muito fácil e até normal, mas na verdade, é nossa obrigação. A verdade é que Jesus nos ensina a ir além da nossa obrigação. Por isso Jesus disse: "Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam." Lucas 6.27
Parece algo impraticável, eu sei. Talvez você chegue a pensar: “Isso já é demais pra mim". Quem poderá fazer algo assim? Somente verdadeiros discípulos fazem isso!. E eu digo uma coisa: Jamais esqueça que você tem o Deus do IMPOSSÍVEL habitando em você através do Espírito Santo. E o Espírito Santo nos dá o maior de todos os poderes: O PODER DE AMAR! (Romanos 5:5)
O filósofo Epicureu disse: "..O homem educado aprendeu a conviver”, mas nós podemos dizer a pessoa que nasceu de novo em Cristo aprenderá a amar e a perdoar.
Para convivermos melhor com todas as pessoas manifestando a GRAÇA e o AMOR de Deus, precisamos seguir o que nos ensina JESUS. Disse Jesus: "Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.." Lucas 6.37   A grande verdade é que achamos muito mais fácil observar os erros das outras pessoas e, com a mesma facilidade, sempre achamos um jeitinho de justificar os nossos. O Senhor está nos convocando a nos tornarmos pessoas melhores com mais compaixão, com mais amor e misericórdia.
Minha oração é que Deus nos ajude a ter paciência e que Seu Espírito nos ajude a contagiar as pessoas ao nosso redor com o Amor extraordinário de Deus.

Em Cristo e Por Cristo,


Pr. Gilberto Oliveira Rehder

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

VOCÊ PODE TER VIDA ABUNDANTE!

"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." João 10:10


Quero chamar a tua atenção para um assunto que cativou o meu coração nestes dias; trata-se da Vida em Abundância que temos em Cristo. Já li e ouvi muitas interpretações sobre este assunto e a maioria das mensagens se referem a Vida em Abundância como uma vida de prosperidade e riquezas.
Este conceito está tão arraigado em alguns redutos evangélicos, que certo dia ouvi um relato de um rapaz que fez uma campanha de oração em determinada igreja com a finalidade de comprar um carrinho e conseguiu. Depois, ele voltou a igreja para agradecer e pediu ao pastor que orasse para consagrar o seu carro ao Senhor. Este pastor então lhe perguntou: "Que carro você conseguiu?" - O rapaz então lhe respondeu todo feliz: "Um fusquinha, pastor". O "abençoado" pastor então lhe respondeu rispidamente: "O meu Deus não dá carro velho para os seus filhos, não vou nem orar..."
Não quero ser um estraga prazer, mas a Vida em Abundância não tem nada haver com o possuir casas luxuosas, carros caros, viajar em cruzeiros por todo o mundo ou ter mais dinheiro do que poderíamos usar. O Senhor Jesus nos deixou isso bem claro quando um rapaz pediu a ele para ordenar que seu irmão lhe repartisse a herança. O Senhor chega até ficar indignado com a situação. "Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui" Lucas 12.15 
Mas, então, o que vem a ser esta Vida em Abundancia que Jesus se refere?
Em primeiro lugar a Vida Abundante é a vida eterna, que se inicia no momento em que nos entregamos a Cristo como Salvador, e essa vida dura por toda a eternidade. "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17:3). Esta definição não menciona quantidade de dias, saúde, prosperidade, status ou ocupação. Na verdade, a única coisa que menciona é o conhecimento de Deus em Jesus Cristo, que é a chave para uma vida verdadeiramente abundante.
Em segundo lugar a Vida Abundante é ser Pleno ou Cheio do Espírito Santo. Plenitude significa completo, pleno ou cheio, é o estado daquilo que foi feito na totalidade, que atingiu a medida máxima. É viver de forma abundante no poder de Deus! "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito." Efésios 5:18.
Deus quer atuar em nosso interior e trabalhar dentro de nós. O desejo d’Ele é atuar com Seu poder, dentro de você e através de você, mas antes dele atuar através de você, Ele quer agir em você. E quando isto acontecer o nosso ser será totalmente controlado pela presença do Espírito. O medo dará lugar à coragem; a tristeza dará lugar à alegria; a ignorância dará lugar à sabedoria na Palavra; a carnalidade dará lugar à santidade; a murmuração dará lugar à adoração e o rancor dará lugar ao amor. E essa ação é o que a bíblia fala de ser cheio do Espírito Santo. Isso sim é vida em abundância.
Em último lugar, a Vida Abundante é Vida Transbordante. O Espírito Santo quer te encher de tal forma que você transborde. Ele não quer que estejamos apenas cheios, Ele que nos fazer transbordar!  Disse Jesus: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lc.6:38)
Medida transbordante é aquela que ultrapassa os limites da borda. É o equivalente ao cálice transbordante do Salmo 23. Tudo o que ultrapassa a borda, atinge o que estiver ao redor. Queremos medida transbordante para que possamos abençoar e alcançar para Cristo o maior número possível de pessoas. Quando nós não transbordamos para os outros a nossa vida se torna um desperdício.
Quando Jesus multiplicou os pães e peixes e alimentou uma multidão, após as pessoas se alimentarem ele ordenou aos seus discípulos que recolhessem as sobras. E os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram.
O que sobrou não foi jogado fora, quero que você note bem isso: Deus não quer o desperdício. Isto significa que todas as vezes que estamos desperdiçando algo como o tempo, as oportunidades, dons e talentos não estamos vivendo a vida em abundância ensinada por Jesus.
Você pode ter a vida em abundância! Escolha seguir a Jesus e permita que o Espírito Santo lhe encha de tal forma que você transborde.

Em Cristo e Por Cristo,

Pr. Gilberto Oliveira Rehder






quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cristão Light x Cristão Gordo

Nos dias atuais muito se fala em dieta light ( traduzida do inglês, por leve), como também, de outras formas de mantermos o nosso corpo em um peso ideal, “malhando” e “caminhando”. 
A indústria do light cresce a cada dia. Temos então, a coca light, o chocolate light, a gelatina light, a sopa light e outras tantas guloseimas light. Ter uma dieta light é consumir baixo teor de gordura, de açúcar, etc. Até ai, tudo bem! Mas o que você acha do “cristianismo light” onde a vida cristã é totalmente suave e sem maiores compromissos, fidelidade, participação, renúncia e amor pela causa do evangelho?
O cristão “light” é aquele que corre atrás das bênçãos e das manifestações sobrenaturais. Ele até “cai no Espírito”, mas quando se levanta, permanece o mesmo de antes: com o coração cheio de rancores, pecados e hipocrisia. Sabe por quê? Porque ele não se torna de fato um discípulo de Jesus, não permanece na Palavra e não frutifica (João 15).
Além do cristão light, há também o “cristão gordo”. Este não perde nenhuma reunião da igreja e se alimenta bastante; mas tudo o que ele aprende fica só para si mesmo e mais ninguém. O cristão “gordo” é um egoísta em potencial, pois só recebe e não dá nada; não colabora, não evangeliza , não se envolve e não ajuda em nada.
O “cristão gordo” tem algo em comum com o “cristão light”; ambos não frutificam. Preocupados com a falta de compromisso e apatia de muitos cristãos em nosso Brasil, estamos em busca uma renovação espiritual que nos leve a um maior compromisso com o Senhor e com a sua missão. Você faz parte deste chamado de Deus. Amado irmão, que tipo de cristão você quer ser? Espero com a graça de Deus você queira ser um fiel discípulo de Jesus Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder