segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ESTES HOMENS ESTIVERAM COM JESUS

Texto: Atos 4:13,14
4.13 “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus”.
4.14  “Vendo com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário”.

Introdução: O texto de nossa reflexão de hoje, nos remete a alguns dias após a ressurreição de Jesus. Pedro e João foram ao templo para adorar. Bem ao lado do templo tinha um mendigo, aleijado desde o nascimento. (Veja Atos 3:1,2). Esse homem era acostumado a ser carregado por alguns vizinhos ou amigos para a porta daquele Templo. Isso nos leva a entender que ele era totalmente dependente dos homens. Ele era também um peso para as pessoas ( Atos 4:22) diz o texto que ele tinha mais de 40 anos de idade). Ele também não tinha plena autonomia e liberdade de ir e vir. Um homem com uma grande limitação. Além disso, ele era acostumado a pedir esmolas. Ele vivia da mendicância!
Esse é um retrato de muitas pessoas que estão ao nosso redor. Limitadas não apenas no físico, mas também nas emoções e principalmente no espírito. Pessoas que vivem em miséria moral e espiritual.
Quando o mendigo viu Pedro e João se aproximando, não deu outra; lhes pediu esmolas. Pedro então respondeu firmemente:
3.6“Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”
3.7   “E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram”;
3.8  “de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus”.
3.9   “Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus”,

Entenda uma coisa amados!

Podemos e devemos fazer caridade às pessoas. Podemos ajudar àqueles que estão limitados pela vida e até mesmo àqueles que estão vivendo abaixo da linda da pobreza, dando alguma coisa. Mas ao “ajudar” um miserável a se manter na miséria, você não está ajudando o miserável; você estará ajudando a miséria. 

A melhor forma de ajudar o miserável a sair da miséria é levar JESUS CRISTO para ele. Podemos dar o pão, a cesta básica, promover cursos profissionalizantes gratuitos, mas tudo isso será em vão se ele não se entregar a JESUS CRISTO como o SALVADOR E O SENHOR DE SUA VIDA!

Nosso maior desafio como Igreja é mostrar que JESUS CRISTO é a SOLUÇÃO para as misérias da humanidade.

Pedro e João fizeram algo que nenhum daqueles que estavam acostumados a dar esmolas fizeram. Eles fixaram os seus olhos nele e disse: “Olha para nós”. É como se eles estivessem olhando para aquele homem com os olhos de Jesus!
Atos 3.5,6   “Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”

Aquele homem de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.
Imaginem isso! Aquele homem foi curado e começou a correr e a pular dentro do templo gritando: “Jesus me curou”
Pedro aproveitando a oportunidade pregou o evangelho a todos naquele lugar e no (cap. 4: vs 4) nos diz que “Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil.”

Mas nem tudo foi festa. Pedro e João foram presos e depois levados a júri.

E todas as autoridades religiosas de Jerusalém estavam presentes: "...reuniram-se...Anás, Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da linhagem do sumo sacerdote" (4:6). 
Esses elevados e poderosos homens perguntam aos discípulos: "Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?" (4:7) .Pedro Cheio pelo Espírito Santo. Ele responde aos líderes: "...o Seu nome é Jesus Cristo de Nazaré, o homem que vocês crucificaram poucas semanas atrás. Deus O levantou dos mortos. E agora Ele é o poder que curou este homem. “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (Atos 4:9-12).

Atos 4.13  “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.”

As Perguntas que eu quero fazer para aprofundar a nossa reflexão é:

1- As pessoas ao nosso redor reconhecem que estamos com Jesus?

2- Como somos reconhecidos pelas pessoas à nossa volta? Como Discípulos de Jesus ou Como pessoas meramente religiosas?

ATRAVÉS DESTE TEXTO NÓS VAMOS VER ALGUMAS MARCAS QUE DIFERENCIAM AQUELES QUE ESTÃO COM JESUS.

1ª MARCA: OS QUE ESTÃO COM JESUS SÃO OUSADOS NO PODER DO ESPÍRITO SANTO.
“Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus. ”Atos 4:13.
Quanto mais uma pessoa fica com Jesus, mais se torna como Cristo, em pureza, santidade e amor.
Por sua vez, seu caminhar puro produz nele grande ousadia para Deus. As escrituras dizem: "Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é intrépido como o leão" (Provérbios 28:1). 
A palavra intrépido nesse versículo significa seguro, confiante. É exatamente este tipo de intrepidez que os líderes da sinagoga viram em Pedro e João.

Deus quer levantar gente com um coração ousado. Essa ousadia não vem de nós, é dada a todos aqueles que aprofundam o seu relacionamento com Jesus.

Sempre que Deus quer realizar uma grande obra, Ele levanta pessoas com um coração firme e decidido naquilo que Ele quer realizar. “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” II Timóteo 1:7

Precisamos de uma intrepidez que não olha circunstâncias ou limitações humanas, mas que se lança no projeto de Deus.

Não deixe de ser ousado por medo de fracassar. Pedro em sua ousadia andou por sobre as águas, vacilou por um instante e começou a afundar, mas Jesus o resgatou. Pedro outrora negou a Jesus por medo, mas agora encarou todas as autoridades religiosas da época com ousadia no poder do Espírito Santo.

2ª MARCA: OS QUE ESTÃO COM JESUS FALAM DELE O TEMPO TODO.
4.16 dizendo: Que faremos com estes homens? Pois, na verdade, é manifesto a todos os habitantes de Jerusalém que um sinal notório foi feito por eles, e não o podemos negar;
4.17 mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, ameacemo-los para não mais falarem neste nome a quem quer que seja.
4.18 Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus.
4.19  Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus;
4.20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.

A Bíblia diz que as autoridades religiosas “ordenaram” que eles não falem nem ensinem no nome de Jesus. Que efeito essa ordem teria sobre você?

Você sabia que muitas pessoas que se dizem Crentes que nunca se quer falaram de Jesus para seus amigos?.
- Eles vão falar sobre esporte,
- Eles vão falar sobre política,
- Eles vão falar dos grandes filmes produzidos para o cinema,
- Eles vão falar sobre sua artrite ou sua sinusite,
- mas eles nem sequer mencionam o nome de Jesus!

NÃO PODEMOS DEIXAR DE FALAR DAS COISAS QUE VIMOS E OUVIMOS...

- Devemos encarar esta responsabilidade com paixão. 

1 Cor. 9.16  “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!

Ezequiel 3.18 “Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei”.

Sei que muitas vezes o nosso exemplo falará mais alto, no entanto isto não significa que posso me calar. As pessoas precisam conhecer as boas novas de Salvação em Cristo! IDE E PREGAI...


3ª MARCA: OS QUE ESTÃO COM JESUS NÃO DESISTEM MESMO QUANDO SOFREM PERSEGUIÇÃO.
Atos 4.21 “Depois, ameaçando-os mais ainda, os soltaram, não tendo achado como os castigar, por causa do povo, porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera”.

Muitos irmãos sofrem perseguição por sua fé em Cristo – possivelmente você já sofreu. Ela pode se manifestar de maneiras variadas,
- Através de zombaria
- Através da segregação
- Através agressão verbal ou física
- e até mesmo a morte.

Você sabia que a Bíblia sempre associa o ser cristão com o ser perseguido.

O primeiro a enfatizar esta verdade foi o próprio Jesus, quando chamou Seus discípulos.

João 15.18-20  “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”.

A grande verdade que a perseguição aos cristãos nos ensina é: O mundo ama o pecado e aborrece a justiça, e foi essa a causa de sua hostilidade para com Jesus. Todos quantos recusam Seu infinito amor, acharão o cristianismo um elemento perturbador.

O Apóstolo Paulo, quando orientou Timóteo, declarou a mesma ênfase: “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (II Timóteo 3:12).

A verdade é que se realmente estivermos com Jesus, obedecendo a Sua Palavra e vivendo como discípulos teremos a nossa vida afetada em várias áreas, como aconteceu também com os primeiros cristãos:

1. Ser cristão afetaria seu trabalho. O Cristão verdadeiro não aceitaria um trabalho desonesto ou que fosse contrário à sua fé em Cristo.

2. Ser cristão afetaria a sua vida social. No mundo antigo, a maior parte das festas eram celebradas no templo de algum deus. Eram raros os sacrifícios que se queimavam completamente o animal no altar. Muitas vezes eram queimadas pequenas partes do animal como um sacrifício simbólico. Os sacerdotes recebiam como oferendas de seu ofício parte da carne, e outra parte devolviam ao adorador. Com sua parte fazia uma festa para seus parentes e amigos. Um dos deuses mais populares era Serapis. Quando a festa era celebrada em seu Templo, os convites diziam assim: Convido-te a cear comigo, na mesa de nosso senhor Serapis.
Poderia um cristão participar de uma oferta oferecida em um templo pagão?

3. Ser cristão afetaria a sua vida familiar. Muitas vezes o membro da família era cristão e os demais não. Uma mulher poderia ser cristã e seu marido não. O mesmo poderia ser com um filho ou filha. Imediatamente surgia uma divisão na família. Muitas vezes as portas da casa eram fechadas para sempre para os que se tornavam cristãos.

A perseguição continua presente na vida de muitos cristãos, principalmente àqueles que pregam o evangelho em lugares onde o cristianismo não é bem quisto. Sei que no Brasil desfrutamos de uma grande liberdade; sei também que o que alguns cristãos chamam de perseguição na realidade não é.

O apóstolo Pedro chega até a dizer em sua primeira epístola que há pessoas que sofrem perseguição não porque são justas e honestas como cristãos, mas porque possuem atitudes totalmente contrárias ao que Jesus ensinou aos seus discípulos. Veja 1 Pedro 4:14-16.

4.14   Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.
4.15   Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem;
4.16   mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.

COMO REAGIR QUANDO SOMOS PERSEGUIDOS COMO CRISTÃOS VERDADEIROS?(Mt 5.38-47).

5.38   — Vocês ouviram o que foi dito: “Olho por olho, dente por dente.”
5.39   Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também.
5.40   Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa.
5.41   Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros.
5.42   Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.
5.43   — Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.”
5.44   Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês,
5.45   para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal.
5.46   Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam!
5.47   Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso

VEJA COMO REAGIRAM PEDRO, JOÃO E OS DEMAIS DISCÍPULOS NAQUELE DIA:

- ELES ORARAM:
4.24   Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há;
4.25   que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs?
4.26   Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido;
4.27 porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel,
4.28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram;
4.29   agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra,
4.30   enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus.

Infelizmente conheço alguns irmãos que se dizem cristãos e que desistem de seguir a Cristo por pouca coisa. Pergunto-me então: O que seria da igreja brasileira se acontecesse conosco uma real perseguição como acontece nos países mais difíceis de serem evangelizados?

CONCLUSÃO:

Os que estão com Cristo devem trazer estas três marcas: (1) São Ousados Espírito Santo (2) Falam de Cristo o tempo todo (3) Não desistem mesmo em meio a perseguição.
Diante desta Palavra podemos dizer que ESTAMOS COM CRISTO?

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração Culto: 26.01.2014

Igreja Metodista em Catalão-GO

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

TÁ NA HORA DE CRESCER!

“antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo...” Ef.4:15

Estamos num momento de desafio muito grande no ano de 2014. Ou passamos a viver uma fé cristã madura ou corremos o serio risco de ver nossa fé cair na superficialidade. 
O Espírito Santo tem nos confrontado a cada dia para sairmos de nosso comodismo para que experimentemos um crescimento. Recebemos uma ordem do Pai: “Cresçamos em tudo naquele que é a cabeça”. Em tudo significa em todas as dimensões da vida cristã. Precisamos crescer na graça, em santidade, no evangelismo, no discipulado, no conhecimento de Deus e de Sua Palavra.
Precisamos crescer no sentido de amadurecer. Talvez você conheça alguém que, sendo adulto, se comporta como criança, não na pureza, mas na infantilidade. Conheço pessoas que têm 50 anos e não cresceram; conheço outras de 17 anos, que já são capazes de pedir perdão quando erram, de assumir seus próprios erros e responsabilidades. Em todos os lugares por onde passei tenho percebido que um crente imaturo tem sido um verdadeiro problema para o crescimento da Igreja. Gastamos muito tempo e energia com pessoas que são infantis em suas atitudes. As suas características são: (1) Vivem alienados do equilíbrio espiritual: ou são 8 ou 80; (2) Se ofendem facilmente; (3) Estão sempre prontos a semear contenda se as coisas não acontecem como desejam; (4) Estão sempre prontos para produzir uma briga; (5) Não se submetem a autoridade espiritual; (Pastor ou liderança) e (6) Assumem indevidamente a função de fiscal de Deus dentro da igreja. Se estas características têm marcado sua vida, já passou da hora de crescer!
Precisamos crescer no sentido de expandir e avançar. “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3.13,14  
A vida cristã não é estática, ela é dinâmica, a bíblia fala sobre ser transformado de glória em glória, de conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor (Oséias 6:3).
Creio que uma das estratégias do diabo para frear o crescimento da igreja é nos fazer parar e desistir diante dos obstáculos; é fazer com a igreja não sonhe mais em crescer e expandir. Mas o Espírito de Deus nos diz: Avance! Isso significa não apenas o avanço espiritual, pessoal e profissional, mas também o avanço do evangelho; vidas conquistadas para Cristo e discipuladas, novos Pontos Missionários estabelecidos e Congregações que se tornam Igrejas autônomas...
Não podemos perder mais tempo olhando para trás ou agindo como meninos. A palavra de ordem já nos foi dada. Queridos que possamos prosseguir para o alvo em direção ao prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Hoje temos que ser melhores do que ontem e amanhã melhores do que hoje.
Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
I.M.Catalão-GO


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Amor à Vida!

“Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la...” 1 Pedro 3:11,12






Se você acha que vou falar da novela global “Amor à Vida” estás redondamente enganado! O que vou falar não tem nada a ver com traições, mentiras, golpes, assassinatos, maldades e outros temas tão controversos e difundidos pela novela; aliás, acho que o tema real da trama deveria ser “Amor à Morte”, porque a Bíblia é muito clara em dizer: "Porque o salário do pecado é a morte...” (Romanos 6:23).
O pecado pode ser atraente e até gostoso, mas o seu preço é muito alto; é preço de morte. Brincar com o pecado ou não ter uma clara percepção do seu  terrível poder destrutivo  é comparado a termos em nossos lares serpentes como animais de estimação! Então, eu pergunto: quantos de nós levaríamos uma serpente para que nossos filhos brinquem com ela? Quantos de nós dormiríamos seguros ao lado de uma cascavel? Ninguém em seu perfeito juízo diria sim a nenhuma destas perguntas! Creio que aqueles que se entregaram a Jesus Cristo como o Salvador de suas vidas, deveriam reconhecê-lo também como o Senhor. Isso implica em viver em obediência e submissão à Sua Palavra. 

O apóstolo Pedro no texto base de nossa reflexão nos traz alguns princípios da Palavra de Deus que se praticarmos, com certeza amaremos a Vida e veremos dias felizes. Vamos conhecê-los?

Em primeiro lugar: Cuidado com o que você fala! Pedro começa dizendo: “...refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente.” A língua é complicada, muitos problemas que enfrentamos é porque temos uma língua grande e ouvidos bem pequenos. Como cristãos deveríamos nos preocupar mais com o que falamos. Em Tiago 1:26 nos diz: “Se alguém supõe ser religioso e não refreia a sua língua, engana o seu coração, e a sua religião é vã”. Vamos usar nossa língua para abençoar e encorajar, não para amaldiçoar, prejudicar ou fofocar. Evite conversas ou brincadeiras tolas, onde há discriminações, insinuações, palavrões e tudo que possa ofender alguém.
Em segundo lugar: Afaste-se do mal. Tenho para mim que o mal é tudo aquilo que nos afasta de Deus. Afastar-se do mal parece simples, mas não é; pois em muitas situações o mal é chamado de bem. É justamente isso que diz o profeta Isaías no cap 5 verso 20 : “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” Conheço várias pessoas que estão relativizando as Escrituras para justificar um comportamento pecaminoso. Tomemos cuidado amados, a bíblia é clara: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6.7
Creio que devemos levar bem mais a sério esta advertência de nos afastarmos do mal. Paulo chega até a dizer em 1 Tess 5.22 “abstende-vos de toda aparência (ou forma) de mal”.
Em terceiro lugar: Pratique o que é bom. Acredito que apartar-se do mal não fará diferença alguma se não aprendermos a praticar o bem. Romanos 12.9b diz: “Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.” Mas se eu detesto o mal, preciso amar alguma coisa; não posso deixar um vácuo. Preciso substituir o mal pelo bem. Você sabe o que é fazer o bem? Em Tiago 4.17 está escrito: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Alguns acreditam que pecado é somente o de comissão, aquele que é praticado, feito, mas não. Há também o pecado de omissão; é aquilo  que deixamos de fazer. Ao querermos fazer o bem, devíamos começar pelos nossos irmãos na fé e depois, gradativamente alcançando outras pessoas mais distantes de nós.
Gálatas 6:10 “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”. A nossa postura cristã não pode se limitar apenas nos atos de cultuar e adorar a Deus, mas também de servir às pessoas.
Em quarto lugar: Busque a paz e empenhe-se por alcança-la. Para amar a vida e ver dias felizes é tão essencial ter a paz de Cristo no coração (João 14:27), como também saber viver em paz ou harmonia nos relacionamentos. Devemos buscar a paz, persegui-la e empenhar-nos em alcançá-la. A palavra buscar significa “correr atrás, esforçar ou desejar” Significa requerer algo como a uma necessidade vital, ansiar ou perseguir algo. Por isso Paulo disse: “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”. Romanos 12.18
Uma coisa é certa! A nossa capacidade de relacionar- se bem com alguém é o maior sinal de maturidade espiritual. Deus quer que a Sua família seja reconhecida pelo AMOR que reina dentro dela. As discussões e brigas trazem uma mensagem muito negativa para mundo que nos observa. “Costumo sempre dizer: “Não existem famílias ou igrejas perfeitas”, mas com certeza, existirá sempre uma família e igreja que se perdoa.”

CONCLUSÃO: Todos estes princípios de vida expostos pela Palavra estão inteiramente ligados à oração eficaz. Podemos ter a convicção de que os olhos do Senhor estarão fixos em nós e o canal de intimidade com Deus sempre aberto. “Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males”. : 1 Pd 3.12 


Pr. Gilberto O. Rehder
Ministração na I.M.Catalão
Culto de Libertação


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

NÃO SEJA UM CRISTÃO DODÓI

Reconhecer um crente “dodói” no meio da multidão é muito fácil. Ele é aquele tipo de pessoa que em uma festa fica sentado no canto com uns dois amigos ou até mesmo sozinho, queixando-se da decoração e do aniversariante. Não puxa assunto com ninguém, mas se alguém vier falar com ele, diz que é por interesse. Não me refiro às pessoas tímidas, porque esse grupo é amigável e quanto mais você se relaciona, mais nota o seu jeito agradável e bem-humorado.
O cristão “dodói” é aquele tipo pessoa que se você chega cansado no culto, ele não acha, mas tem certeza que você está de “cara” fechada para ele e, para completar vai contar para o pastor que você não gosta dele. É aquela pessoa que se não foi convidada para festa da prima, da amiga, da vizinha, acha que existe uma conspiração contra sua pessoa.
O culto está prestes a começar, e ele encontra o pastor no corredor da igreja. Começa a desabafar metade da vida e ai do pregador se pedir licença para dar início à reunião da noite; no outro dia deixa a congregação dizendo que não é amado pelos irmãos da igreja. O cristão dodói é sempre a vítima e todos os outros são os culpados. Todas as suas dores e mágoas são causadas pelos irmãos e segundo a sua ótica, sempre está sendo machucado por aqueles que não lhe dão atenção ou não se preocupam com seus sentimentos.
O crente “dodói” está em todas as igrejas, sente uma carência tão intensa que ninguém pode suprir, a não ser Jesus. Não quero eximir a igreja da culpa dela. É claro que existem muitas “panelinhas” e infelizmente, são poucos os cristãos que acolhem os novos convertidos, contudo, muitas vezes, as causas para ações tão imaturas realizadas por esse grupo se deva ao fato de existir uma lacuna no coração que apenas Jesus é capaz de completar.
Quando se é preenchido pelo amor de Deus e permite que o Senhor cure todas as feridas da alma relacionadas a rejeição, solidão, não há mais espaços para irritações com questões tão mínimas. Alguém cheio do amor de Deus permite que suas feridas da alma relacionadas à rejeição, solidão sejam curadas não deixando espaços para irritações com questões tão mínimas. E as coisas do alto ganham mais valor e sentido. Em vez  de se preocupar com quem não lhe cumprimentou, torna-se mais importante cuidar das pessoas que estão  chegando à igreja. Em vez de exigir atenção, dar-se amor e zelo pelo próximo.
Talvez você só precise ficar a sós com o Espírito Santo e deixar que Ele console seu coração de toda mágoa, carência e ausência. É necessário deixar que Ele faça de você uma pessoa curada para ser um canal de vida para muitos perdidos.

Érica Fernandes 
www.lagoinha.com


domingo, 12 de janeiro de 2014

LIVROS DA BÍBLIA NO ANTIGO TESTAMENTO



PENTATEUCO:

Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco. Para os judeus, esses livros são chamados de Torá. Neles encontramos desde a criação do mundo até a Lei de Deus dada por Moisés ao povo de Israel.
Todos os livros foram escritos por Moisés com datas que variam de 1445 a 1405 a.C.

GÊNESIS: Este livro, que mostra como era "no princípio", faz uma narrativa da criação, da relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.
ÊXODO: O nome Êxodo significa "saída". Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.
LEVÍTICO: O nome do livro se deriva do nome de uma das doze tribos de Israel. O livro registra todas as leis e regulamentos a respeito de rituais e cerimônias.
NÚMEROS: Os israelitas vagaram pelo deserto durante quarenta anos, antes de entrar em Canaã, "a terra prometida". O nome do livro se deriva dos censos promovidos durante esse tempo no deserto.
DEUTERONÔMIO: Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas. O nome do livro expressa essa "recapitulação" ou "segunda lei".


LIVROS HISTÓRICOS:

Os livros históricos narram a história do povo de Israel na conquista da palestina, a terra prometida. Histórias de grandes Reis como Davi e Salomão, as guerras entre o povo israelita e os povos inimigos de Deus, entre outros. O estudo desses livros é importante para termos uma melhor compreensão não só sobre os conflitos atuais entre Israel e Palestinos, bem como quem é Israel e o que ele representa para as demais nações do mundo.
JOSUÉ: Josué foi o líder dos exércitos israelitas em suas vitórias sobre seus inimigos, os cananeus. O livro termina descrevendo a divisão da terra entre as doze tribos de Israel.
JUÍZES: Os israelitas constantemente desobedeciam a Deus e caíam nas mãos de países opressores. Deus constituiu juízes para livrá-los da opressão.
RUTE: O amor e a dedicação de Rute à sua sogra, Noemi, são o tema deste livro.
1 SAMUEL: Samuel foi o líder de Israel no período compreendido entre os Juízes e Saul, o primeiro rei. Quando a liderança de Saul falhou, Samuel ungiu a Davi como rei.
2 SAMUEL: Sob o reinado de Davi, a nação se unificou e se fortaleceu. No entanto, depois dos pecados de Davi, adultério e assassinato, tanto a nação como a família do rei sofreram muito.
1 REIS: Este livro inicia com o reinado de Salomão em Israel. Depois de sua morte, o reino se dividiu em consequência da guerra civil entre o Norte e o Sul, resultando no surgimento de duas nações: Israel no Norte e Judá no Sul.
2 REIS: Israel foi conquistada pela Assíria em 721 a.C. Judá, pela Babilônia, em 586 a.C. Estes acontecimentos foram considerados como um castigo ao povo pela desobediência às leis de Deus.
1 CRÔNICAS: Este livro inicia com as genealogias de Adão até Davi e, em seguida, conta os acontecimentos do reinado de Davi.
2 CRÔNICAS: Este livro abrange o mesmo período que 2Reis, mas com ênfase em Judá, o reino do Sul, e seus governantes.
ESDRAS: Depois de estar cativo na Babilônia por algumas décadas, o povo de Deus retornou a Jerusalém. Um de seus líderes era Esdras. Este livro contém a admoestação que Esdras fez ao povo para que este seguisse e honrasse a lei de Deus.
NEEMIAS: Depois do templo, também foi reconstruída a muralha de Jerusalém. Neemias foi quem dirigiu esse empreendimento. Ele também colaborou com Esdras para restaurar o fervor religioso do povo.
ESTER: Este livro relata a história de uma rainha judia da Pérsia, que denunciou um complô que visava destruir seus compatriotas. Com isso ela evitou que todos fossem aniquilados.

LIVROS POÉTICOS:

O termo poético é devido ao gênero desses livros. São compostos por Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.
O livro de Jó traz um grande exemplo de paciência e esperança em Deus. Salmos é repleto de louvores que expressam a grandeza e a misericórdia de Deus. Provérbios e Eclesiastes são livros que contém ensinamentos e conselhos para nossa vida.
JÓ: A pergunta "Por que sofrem os inocentes?" é tratada nesta história bíblica.
SALMOS: Estas 150 orações foram usadas pelos hebreus para expressar sua relação com Deus. Abrangem todo o campo das emoções humanas, desde a alegria até o ódio, da esperança ao desespero.
PROVÉRBIOS: Este é um livro de máximas de sabedoria, de ensinamentos éticos e de senso comum acerca de como viver uma vida reta.
ECLESIASTES: Na sua busca por felicidade e pelo sentido da vida, este escritor, conhecido como "filósofo" ou "pregador", faz perguntas que continuam presentes na sociedade contemporânea.
CANTARES DE SALOMÃO: Este poema descreve o gozo e o êxtase do amor. Simbolicamente tem sido aplicado ao amor de Deus por Israel e ao amor de Cristo pela Igreja.

LIVROS PROFÉTICOS:

Há uma divisão dos livros proféticos em profetas maiores e profetas menores. Esta divisão é feita com base no tamanho da obra e não na relevância ou importância deles. Também não é levando em conta a importância da mensagem, já que todos foram inspirados pelo Espírito Santo, ocorre que os profetas maiores, profetizaram mais ou deixaram mais escritos sobre as suas profecias.
PROFETAS MAIORES:
ISAÍAS: O profeta Isaías trouxe a mensagem do juízo de Deus às nações, anunciou um rei futuro, à semelhança de Davi, e prometeu uma era de paz e tranquilidade.
JEREMIAS: Muito antes da destruição de Judá pela Babilônia, Jeremias predisse o justo juízo de Deus. Embora sua mensagem seja majoritariamente de destruição, Jeremias também falou do novo pacto com Deus.
LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS: Tal qual Jeremias havia predito, Jerusalém caiu cativa da Babilônia. Este livro registra cinco "lamentos" pela cidade caída.
EZEQUIEL: A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia. Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.
DANIEL: Daniel se manteve fiel a Deus, mesmo enfrentando muitas pressões quando cativo na Babilônia. Este livro inclui as visões proféticas de Daniel.
PROFETAS MENORES:
OSÉIAS: Oséias se vale de sua experiência conjugal, em que ele era dedicado à sua esposa, mesmo sabendo que ela lhe era infiel, para ilustrar o adultério que Israel tinha cometido contra Deus e para mostrar como o fiel amor de Deus pelo seu povo nunca muda.
JOEL: Depois de uma praga de gafanhotos, Joel admoesta o povo para que se arrependa.
AMÓS: Durante um tempo de prosperidade, este profeta de Judá pregou aos ricos líderes de Israel sobre o juízo de Deus; insistia em que pensassem nos pobres e oprimidos, antes de pensarem em sua própria satisfação.
OBADIAS: Obadias profetizou o juízo sobre Edom, um país vizinho de Israel.
JONAS: Jonas não queria pregar para a gente de Nínive, que era inimiga de seu próprio país. Quando, finalmente, levou a mensagem enviada por Deus, seus habitantes se arrependeram.
MIQUÉIAS: A mensagem de Miquéias para Judá era de juízo, em vez de perdão, esperança e restauração. Especialmente notável é um versículo em que resume o que Deus requer de nós (6.8).
NAUM: Naum anunciou que Deus destruiria o povo de Nínive por sua crueldade na guerra.
HABACUQUE: Este livro apresenta um diálogo entre Deus e Habacuque sobre a justiça e o sofrimento.
SOFONIAS: Este profeta anunciou o Dia do Senhor, que traria juízo a Judá e às nações vizinhas. Esse dia, que haveria de vir, seria de destruição para muitos, mas um pequeno remanescente, sempre fiel a Deus, sobreviveria para abençoar o mundo inteiro.
AGEU: Depois que o povo voltou do exílio, Ageu o admoestou para que dessem prioridade a Deus e reconstruíssem em primeiro lugar o templo, mesmo antes de reconstruírem suas casas.
ZACARIAS: Como Ageu, Zacarias instou o povo a reconstruir o templo, assegurando-lhes a ajuda e bênçãos de Deus. Suas visões apontavam para um futuro brilhante.

MALAQUIAS: Após o retorno do exílio, o povo voltou a descuidar de sua vida religiosa. Malaquias passou a inspirá-los novamente, falando-lhes do "Dia do Senhor".

Este estudo foi ministrado na Igreja Metodista em Catalão-GO em 12.01.2014
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A maneira mais sábia de se viver!

TEXTO: EFÉSIOS 5:15-17.
 5.15 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios”,
5.16  “remindo o tempo, porque os dias são maus”.
5.17 “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor”.

INTRODUÇÃO: Irmãos, Graça e Paz! Toda vez que penso sobre a maneira mais sábia de se viver, é importante entendermos que sabedoria é diferente de conhecimento. Para ilustrar esta diferença compartilho esta história interessante: 

 Dois discípulos procuraram o mestre para saber a diferença entre Conhecimento e Sabedoria.
O mestre disse-lhes:
- Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos vinte grãos de feijão, dez em cada pé. Subam, em seguida, a montanha que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos.
- No dia seguinte os jovens discípulos começaram a subir o monte. Lá pela metade um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito. O outro subia naturalmente a montanha.
- Quando chegaram ao topo, um estava com o semblante marcado pela dor; o outro, sorridente.
- Então, o que mais sofreu durante a subida perguntou ao colega:
- Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?
O companheiro respondeu:
Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os vinte grãos de feijão.

Entenda uma coisa:
O Conhecimento pode lhe dar informações preciosas e concretas, compreensão e cultura apurada. O conhecimento, porém, tem seus limites, pois ele por si só não ensina a lidar com as complexidades da vida.

A Sabedoria segundo um dicionário, significa “conhecimento do que é certo ou verdadeiro, aliado ao juízo de valor quanto à ação”. Uma coisa é ter conhecimento e outra bem diferente é saber usá-lo e aplicá-lo no trato de questões e decisões do cotidiano.

É por isso que a verdadeira sabedoria tem origem em Deus. A verdadeira sabedoria não é encontrada nos livros de auto-ajuda ou em seminários dirigidos por oradores famosos.

A melhor definição: Sabedoria é ver e viver a vida do ponto de vista de Deus.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Provérbios 9.10).

Paulo nesta passagem ( Efésios 5:15-17) nos ensina que uma das características da sabedoria cristã é a maneira responsável de viver.
Como devemos lidar com a vida? Devemos lidar com a vida com a sabedoria de quem conhece Deus e sua verdade.

Como podemos viver de maneira sábia?

1- O QUE VIVE COM SABEDORIA É PRUDENTE.
Efésios 5.15 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios”
O que significa a palavra prudência? Segundo o Aurélio, “prudência é qualidade de quem age com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano”.

O que não é prudência.
a- Falta de ousadia: Rousseau: “Desprezo tanto aquele que procura um perigo inútil, como aquele que foge do perigo que deve enfrentar”.
b- Não significa deixar de crer em milagres.
c- Não significa indecisão. 

Falando em termos mais abrangentes a partir da perspectiva cristã, a prudência, significa pensar antes de agir de modo a chegar à convicção se o que se pretende fazer glorificará o nome de Deus.
 Irmãos, grande parte dos nossos problemas tem a ver com a forma pouco prudente com que vivemos.
- Falar o que der na cabeça. (Provérbios 16.21) “O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução”
- Gastar mais do que tem.
- Achar que é forte o bastante para a tentação.
- Viver pela “fé” para justificar irresponsabilidade
- Crer em tudo que as pessoas nos dizem.

Viva prudentemente. Viva a vida cristã de maneira cuidadosa.

Guarde com atenção a advertência do livro de Provérbios 22:3
“O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena”.

2- O QUE VIVE COM SABEDORIA PROCURA USAR BEM O TEMPO.
Efésios 5.16  “remindo o tempo, porque os dias são maus”.

O que significa remir o tempo? Significa tirar maior proveito do tempo aproveitando a cada oportunidade que nos apresenta.
Quando penso em remir o tempo eu devo considerar 4 fatores:

1- PRIMEIRO: A VIDA É CURTA. O Salmo 90.9;10 diz:   “Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”.

2- SEGUNDO: NUNCA MAIS VIVEREMOS ESTA VIDA. Hebreus 9.27  “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”

3- TERCEIRO: O TEMPO É UMA DÁDIVA DE DEUS QUE NOS COLOCA DIANTE DE INÚMERAS OPORTUNIDADES. Colossenses 4.5b “...aproveitai as oportunidades”.
É preciso enxergar e aproveitar as oportunidades. Elas são criadas e montadas por Deus para fazermos alguma coisa, para criarmos algo novo, para escaparmos de alguma situação difícil.
Paulo afirma que os dias são tão difíceis que precisamos ser sábios para aproveitar as oportunidades que Deus pela sua graça nos concede em meio ao caos desta presente era. Que oportunidades Deus costuma nos dar?
-Oportunidade de falarmos de Jesus.
- Oportunidade de buscarmos reconciliação com alguém a quem ferimos.
- Oportunidade de prosperarmos.
- Oportunidade de buscarmos a Sua face.
- Oportunidade de o encontrarmos na vida.
Alguém já disse que a oportunidade bate, mas você tem de abrir a porta.

 VOCÊ SABIA QUE HOJE ESTAMOS VIVENDO A PLENITUDE DA OPORTUNIDADE? A plenitude da oportunidade é agora, quando a porta da salvação ainda está aberta, quando Deus ainda aceita os pecadores que a Ele se dirigem por meio daquele que é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). Hoje é o dia da salvação, o dia da graça, e não o dia da condenação, o dia do juízo. O dia da ira começa quando termina o dia da graça. É por esta razão que o apóstolo declara: “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno; eis, agora, o dia da salvação” (2 Co 6.2).

4- QUARTO: O TEMPO É IRRECUPERÁVEL.
Napoleão Bonaparte: "O tempo é o único bem totalmente irrecuperável. Recupera - se uma posição, um exército e até um país, mas o tempo perdido, jamais."

Muitas pessoas perdem grandes bênçãos, porque não entendem que as oportunidades concedidas por Deus acontecem para gerar conquistas e vitórias.

Elas precisam refletir um pouco mais no que disse Jesus em João 9.4: “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou enquanto é dia”.

Romanos 13.11 “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos”.




3- O QUE VIVE COM SABEDORIA PROCURA SABER QUAL A VONTADE DE DEUS.
Efésios 5.17 “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor”.

Costuma-se dizer que Deus tem duas espécies de vontade para as nossas vidas.
Primeira é chamada de vontade geral (soberana), que diz respeito aquilo que Ele deseja que o Seu povo seja e faça. Esta vontade pode ser conhecida através da Bíblia, que é a Sua palavra. Faz parte desta vontade viver para a glória do Seu nome, amá-lo com todo o ser, amar o próximo como a si mesmo etc.

A segunda é chamada de vontade específica, que tem a ver com o plano individual que Ele tem para cada um de nós. Por exemplo, creio sinceramente que Deus me chamou para ser pastor, mas nem todos receberam este chamado. Esta vontade tem a ver com a escolha da profissão, do cônjuge, do ministério na igreja, com a cidade onde vamos morar. Esta vontade não é encontrada na Bíblia. O que a Bíblia faz é nos dar os parâmetros para as nossas escolhas.

A verdade é que há vantagens de conhecer a vontade de Deus e a ela se submeter. (Podemos listar algumas delas)
a- Traz paz.
b- É o lugar mais seguro da face da terra.
c- Ajuda-nos a lidar melhor com o sofrimento.

CONCLUSÃO.

Seja prudente, aproveite bem o tempo, procure saber qual a vontade de Deus para sua vida.

Tiago 3.17   “A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente (tolerante), tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração 1º Domingo de Janeiro 2014
I.M.Catalão