quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SEPARADOS!

“...vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” 1 João 5:19

Estamos chegando a mais um carnaval, e o brasileiro em geral, apesar de tanta corrupção, violência e injustiças não vai perder a festa; aliás, somos conhecidos como o país do carnaval e do futebol.
Durante a época do carnaval, nós, cristãos evangélicos, costumamos aproveitar esse período de recesso para fazermos retiros espirituais, retiros estes que são feitos na sua maioria das vezes em chácaras, sítios, como objetivo de buscar a Deus, orando a Ele, louvando-o com cânticos, estudando a sua Palavra, mas também nos beneficiando desse tempo para nos divertirmos jogando futebol e participando de brincadeiras saudáveis. Também confraternizamos com nossos irmãos em Cristo, fazendo um churrasco, um almoço ou uma janta, enfim, aproveitamos essa época para termos comunhão, estreitarmos a nossa amizade com Deus e com as pessoas.
A verdade amados é que nós não participamos do carnaval por entendermos que somos um povo separado por Deus e para Deus.
Não participamos do Carnaval porque estar nessa festa é estar no mundo, e a Palavra de Deus nos mostra que aquele que tem amizade com o mundo se faz inimigo de Deus. Talvez você me ache radical, mas pense comigo: O que acontece durante este período?
As pessoas durante o carnaval se embebedam, se drogam, se prostituem, pensando que estão se alegrando, mas a alegria do mundo, essa falsa alegria, é passageira, dura só esse momento. Nós devemos buscar a Deus, pois a verdadeira alegria vem só dele, pois “a alegria do SENHOR é a vossa força” (Neemias 8:10).
Não participamos do carnaval porque ele é uma expressão deste mundo, que exclui a Deus e que é dominado pelo Maligno.  Diz o apóstolo João: “O mundo inteiro jaz no Maligno”. Temos aqui a menção do sistema mundano. A Bíblia nos diz que o diabo é o deus deste século. “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos…” (2Co 4. 4). João tem em vista aqui a sociedade [sem Deus] dominada pelo diabo e pelo pecado. É uma constatação. Todo o nosso mundo, quando não tem Deus como guia, está entregue nas mãos do diabo e sob o domínio de seu mal.
A minha oração nestes dias é para que você não venha ceder a este sistema. Busque a santificação e seja sal desta terra e luz para este mundo.

Em Cristo e Por Cristo,

Pr. Gilberto Oliveira Rehder


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

VOCÊ ESTÁ FIRME EM JESUS?


"Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão." Gálatas 5:1
               
 “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças”. Colossenses 2.6,7.

Introdução:

Quando entregamos a nossa vida Jesus uma das grandes bênçãos que experimentamos foi a bênção de sermos libertos. O Senhor Jesus nos deu um chamado para a liberdade.

Ele nos chamou para a liberdade de Deus. A decisão de permanecer livre está em nossas mãos, Cristo nos libertou e quem decide permanecer livre da escravidão do pecado somos nós.

A verdade amados, é que a possibilidade de nos submeter de novo a um jugo de escravidão e sermos vencidos pelo pecado são uma realidade para todos nós. (Veja 2 Pedro 2:20-21).

2.20   Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro.
2.21   Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.
2.22   Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.


O que preciso fazer para permanecer firme em Jesus? ( Colossenses 2:6,7)

1. ANDAR NELE.
“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele...”

Toda pessoa que aceita Jesus tem um novo caminho a seguir, tem um novo modo de viver, um novo modo de pensar e um novo modo de agir. O modelo de todo o crente é Jesus. Andemos por Ele. Sigamos os seus passos.

1 JO 2:6 – “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”.


2. SE ARRAIGAR NELE
“...nele radicados..”

O que sustenta uma árvore são suas raízes. As raízes crescem para baixo.

Quando plantamos uma árvore, ela vai fincando suas raízes no solo, vai penetrando e ficando mais profunda a cada dia.

Quando ela está bem firme no solo, sopram ventos, correm águas pesadas, mas, ela não cai, pois está segura em suas raízes. Por isso, muitos crentes caem: por não terem raízes profundas em Cristo, são superficiais. 

Por isso também, que há crentes, que haja o que houver, jamais caem, pois estão bem enraizados em Cristo, assim, nada os poderá separar de Cristo Jesus.

JO 15: 4   “..permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim".

3. SE EDIFICAR NELE
“..e edificados..”

Diferente das raízes, que crescem para baixo, a edificação (prédio, edifício ), cresce para cima.

Mas toda edificação precisa de uma base sólida pra ser segura. Há tolos que constroem suas edificações na areia, no monturo, onde o solo não é firme. O sábio porém, edifica sua casa na rocha.

A rocha é Jesus, sua fé deve estar Nele. Todo crente que se edifica em Cristo, jamais tomba. Pois está edificado na Rocha.

MT 16:15 - Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
MT 16:16 - E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
MT 16:17 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
MT 16:18 - e sobre esta pedra edificarei a minha igreja ...

AT 4:10 – 12 - Ele é a pedra que foi rejeitada por vós ...

4. SE CONFIRMAR NELE
“...e confirmados na fé...”

A cada dia o crente precisa ser confirmado na fé em Cristo.

Ser confirmado é o mesmo que ser aprovado pelo Senhor tanto nas provações como nas tentações:

Qual você acha que é a principal diferença entre tentação e provação?

Tentação é algo maligno que vem sobre as nossas vidas para nos tirar do centro da vontade de Deus e acabar com nossa vida, nossos relacionamentos ( quer seja com pessoas, quer seja com Deus)

Tiago 1.13-15 “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”

O que aprendemos nestes versos nos ensinam sobre tentação? 

A tentação é algo que quer nos levar a destruição de nossas vidas, portanto Deus NÃO TENTA NINGUÉM, nós somos tentados pelo próprio desejo mal que há nosso coração, nosso desejo de fazer coisas erradas, de fazer aquilo que não deve ser feito.
A Provação são lutas que enfrentamos no dia a dia, provenientes do mundo em que vivemos: desemprego, enfermidades entre outras, são situações difíceis pelas quais passamos, mas que podemos superar e ainda aprender grandes lições com elas.

Tiago 1.2,4   “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.

De acordo com Tiago, qual deveria ser a atitude de uma pessoa Cristã diante das provações da vida? 

As provações devem ser momentos de aprendizado e de colocarmos nossa fé em prática. De nada adianta ficarmos irados, deprimidos, desesperados. São nos momentos de provações que somos conduzidos a orar mais, depender mais de Deus, ser tratado em nossas emoções e “manias” pelo Senhor. 

No meio das provações alegre-se, não pela  provação, mas porque Deus está APERFEIÇOANDO VOCÊ, para que você seja um grande homem/mulher de Deus

A tentação vem dos desejos existentes em nós (Tg 1:12-16),

A provação vem do Senhor e tem um propósito específico a cumprir.

A tentação almeja afastar-nos do padrão de vida moral estabelecido por Deus. É por isso que ela utiliza os sonhos, as fantasias e os desejos; tem princípios humanos, e a nossa carne é o seu campo de ação; é uma ação do inimigo para que duvidemos do amor, do perdão e da justiça de Deus. As tentações podem ser usadas pelo inimigo para estimular o que há de pior em nós.

A provação é diferente. É uma situação permitida por Deus. Diria que faz parte da Pedagogia de Deus. As provações são usadas pelo Espírito Santo para extrair o que há de melhor em nós.


5. CRESCER EM AÇÃO DE GRAÇAS
“...crescendo em ações de graças”.

Crescer em ações de graças é reconhecer sempre a bondade e as misericórdias do Senhor em nossa vida. A gratidão nos faz permanecer vivos na presença do Senhor.

O crente que se esquece dos benefícios do Senhor na sua vida acaba se distanciando de Jesus. Jesus vai perdendo a importância para ele. Por essa razão, Davi conversava com seu coração e dizia: Bendize ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.

1TS 5:18 - Em tudo dai graças...

CONCLUSÃO: Não se esforce para receber bênçãos, mas se esforce para permanecer em Jesus e firmar-se a cada dia mais Nele.

“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão”. Hebreus 4.14.  

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração na I.M.Catalão
23/02/2014

   

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

COMO DAR O SEU TESTEMUNHO PESSOAL

“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Atos 1:8

Em nossa Escola de Líderes, além de aprendermos nestes dias sobre como evangelizar de uma forma clara e objetiva, esclarecendo às pessoas o plano de salvação em Cristo, estamos também aprendendo a dar o nosso testemunho pessoal de conversão.
Em primeiro lugar, é preciso encarar o testemunho como um estilo de vida. Isso implica que o nosso testemunho deve ser: (1) Contínuo e espontâneo; (2) Relacional e prático e (3) Sensível e intencional.
Devemos sempre levar em conta que algumas pessoas nunca entrarão em uma igreja para ouvir a Palavra de Deus. A única bíblia que estas pessoas irão ler será a nossa própria vida. O testemunho como estilo de vida exalta a vivência dos valores do evangelho do reino: a justiça, a paz, a misericórdia, santidade... No entanto ao darmos o nosso testemunho com a nossa vida, isso não nos isenta da responsabilidade de falarmos também.
É justamente isso que At. 4:20  nos diz- "pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos..”
Em segundo lugar, o nosso testemunho deve ser objetivo, claro e enfatizando três momentos importantes de nossa vida:
(1) Como era a nossa vida antes de conhecer Jesus? (2) Como foi sua entrega a Cristo? (3) Como é sua vida agora, andando com Jesus?
Um bom exemplo é o testemunho de Paulo, em Atos, capítulos 22 e 26:
- A vida ANTES de Cristo: At. 22:3-5 e 19-20; At 26:4-11
- A conversão: At. 22:6-16; At.26:12-16
- A vida DEPOIS de tornar-se cristão: At. 22:21; At. 26:19-20.
Ao dar o seu testemunho, seja positivo. Não dê muitos detalhes de seu passado; enfatize o que Cristo fez por você e em você.
Em terceiro lugar, devemos enfrentar o medo e a timidez ao testemunhar sabendo que é o Espírito Santo que convence as pessoas de seus pecados e não nós (veja João 16:8).
A Bíblia nos diz em 2 Timóteo 1.7   “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. Além disso, podemos ter a convicção que se estivermos na dependência do Espírito Santo, Ele nos dará até mesmo as palavras certas como disse Jesus: "por minha causa sereis levados à presença de governadores e reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós." (Mt 10:18-20).
Como já disse anteriormente, um testemunho bem elaborado, vale mais que mil sermões! Aproveite as oportunidades, ore por mais ousadia e deixe que o Espírito Santo faça a obra de convencer as pessoas da necessidade de Jesus Cristo.

Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão





segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DEUS QUER QUEBRAR OS PARADIGMAS DA SUA VIDA!

Texto: ATOS 10:9-16
9 No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar.
10 Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase;
11 então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas,
12 contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu.
13 E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come.
14 Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.
15 Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum.
16 Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.


INTROD: Você aceita quebrar os seus paradigmas? Mas o que é um paradigma pastor?

PARADIGMA: A palavra paradigma significa padrão, mas assumiu uma conotação diferente após estudos realizados por diversos cientistas sociais. Paradigmas, são todas aquelas verdades ou conceitos de vida em que você acha que é que é certo ou errado, do que você é a favor e que é contra. São as certezas os “achômetros” que trazemos.

No texto em que acabamos de ler vemos um exemplo claro de um paradigma.

Pedro recebe uma visão de Deus. Qual a visão? R: um grande lençol, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ele ouviu uma voz que se dirigia a ele: “Levanta-te, Pedro! Mata e come. – mas, Pedro disse: De jeito nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.”

Ao recebermos uma visão da parte de Deus podemos ser resistentes ou recebê-la no espírito, como é a vontade de Deus que a recebamos. Porém, a escolha é sempre nossa. E a partir de nossa escolha teremos êxito ou não...

Como Pedro ainda dizemos para Deus – “ Eu não”
Pedro naquele momento disse não para Deus, porque o seu sistema de crença não permitiu que ele aceitasse a visão de Deus para ele. Colocou barreiras e fronteiras para não entender a dimensão da visão de Deus.
Deus deu a visão a Pedro, mas ele deixou que Simão respondesse.

Precisamos compreender quem é Pedro e quem é Simão.

O nome Simão significa inconstante, trôpego, infiel, vacilante. A visão veio para Pedro. Pedro significa rocha, firme, constante. 

Deus fala com Pedro, mas ele age como um Simão, um inconstante. Deus libera a visão para um Pedro, para o homem firme como a rocha, mas Pedro vive ainda sob um antigo paradigma.

Deus mandava Pedro comer o que estava vendo, porque a sua fome não era física e sim espiritual. O Senhor estava dizendo que era para Pedro se alimentar daquela visão, porque um sonho estava sendo dado: uma visão para ganhar as nações estava sendo transmitida. Porém, Pedro respondeu que não aceitava tal visão.

Deus estava naquele momento quebrando os seus paradigmas.

Eu quero destacar nesta noite, algumas lições que considero relevantes para se quebrar paradigmas.

1- NOSSOS PARADIGMAS LIMITAM NOSSA PERCEPÇÃO DA AÇÃO DE DEUS.

Um paradigma pode ser benção ou maldição em nossa vida.     
Porque um paradigma errado pode influenciar negativamente a nossa visão do mundo da igreja e de Deus.

Achamos que Deus age em nossa vida ou na história, segundo o nosso padrão de pensamento.

Naamã o comandante do exército do Rei da Síria idealizou a sua cura de um jeito, mas só foi curado quando abriu mão de seu paradigma mergulhando no jordão por sete vezes. (veja 2 Reis cap.5)

Quantas pessoas chegam em nossos Grupos de discipulado com conceitos que trouxeram de sua religiosidade e que não condizem com as verdades de Deus.


É por isso que Deus quer quebrar os nossos paradigmas para colocar as suas verdades.

João 8:32  “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”
.
Nós devemos nos preocupar com o que Deus acha, com o que Deus pensa, com o que Ele fala, com o que Deus concorda e o que Ele não concorda.

Isaías 55: 8,9 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.

2- NOSSOS PARADIGMAS NOS IMPEDEM DE APROVEITAR AS OPORTUNIDADES E DE EXPERIMENTAR O NOVO DE DEUS.

Quando o Senhor deu a visão a Pedro ele estava dizendo “Você tem a oportunidade de ser usado para levar a minha palavra a um povo que não me conhece.”

Paradigmas podem ser tanto coletivos como individuais.

Quem aqui é do tempo que não pode Tomar manga com leite?
Quem aqui é to tempo que não pode tomar banho após o almoço?

Alguns dados interessantes:

- Em 1902 um famoso astrônomo disse que voar através de máquinas mais pesadas que o ar é impossível e insignificante.
- 1977 o presidente da Digtal Equipament disse: não existe nenhuma razão para que uma pessoa tenha computador em casa.
- Galileu Galilei (1564-1642) apresentou a ideia de que a terra girava em torno do sol e não o contrário como se acreditava naquela época. Teve de se retratar sob pena de ser executado. Anos depois seus conceitos foram aceitos e permitiu um grande avanço nas ciências.
- Até o final da década de 60 os relógios funcionavam por um sistema de molas, e todos tinham de “dar corda” nos relógios periodicamente. A Suíça detinha 70% do mercado de relógios mundiais, e recebeu uma oferta para mudar o sistema de molas para o sistema de quartzo, nova invenção da época.  Rejeitou a invenção, e com isto, pouco anos depois perdeu o mercado mundial para os japoneses.

São inúmeros os exemplos históricos sobre como o efeito paradigma impediu pessoas e organizações de aproveitarem oportunidades.

Mas a maior oportunidade que as pessoas deixam passar é a oportunidade de salvação. Quantas vezes dizemos que ainda não chegou a nossa hora.

2 Croríntios 6: 2 “(porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação);”


3- NOSSOS PARADIGMAS PROVOCAM DISTORÇÃO E CONFUSÃO DA REALIDADE.

Quantas “verdades” alguns crentes andam espalhando por ai, e Deus está ouvindo e vendo e fechando os ouvidos e dizendo eu preciso corrigir isso na vida de meu filho!

Efésios 4:14  “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro”.

Nós precisamos ter humildade e buscar a sabedoria divina para nortear a nossa vida. Precisamos abrir a nossa mente ao Espírito Santo e ao compromisso de conhecer a verdade da Palavra de Deus.

- Por que será que muitos crentes continuam vivendo com antigos paradigmas mesmo depois de ter conhecido Jesus?
- Porque será que a conversão ainda não mudou a mentalidade de alguns?
- Porque será que Jesus passou a fazer parte da vida de alguns, mas ainda não influenciou as decisões nem a visão de mundo que a pessoa tem.

Para que a nova mentalidade tenha força e vigor eu preciso abandonar a velha forma de ver e viver.

Romanos 12:1,2“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Tem muita gente batendo de frente com Deus e acaba se machucando porque Deus está colocando a sua visão e a Sua forma. Na realidade o Senhor está quebrando  estes antigos paradigmas.
Quando nos entregamos a Cristo nós somos obrigados a jogar várias verdades que nós tínhamos.

Jesus não tem nada a ver com as verdades do mundo.

- No mundo o que vale é a aparência, mas pra Jesus o que conta é o ser interior da pessoa.
- O paradigma do A.Testamento é a vingança – O N.T é o Perdão
- O paradigma do A.T Deus habitava no Templo – O N.T Deus habita no coração
- No A.T a obediência é por causado medo – No N.T obediência por causa do amor.

Estamos no paradigma da Graça e do Amor. Quantas vezes o meu eu vai contra a mentalidade do evangelho.

Jesus inaugurou uma nova maneira de enxergar o mundo, as pessoas. Temos que enxergar o mundo com os olhos de Cristo.

É necessário que o Povo de Deus esteja se quebrantando. Quando lemos a Palavra somos confrontados. Não é do meu jeito é do jeito do Senhor.

Assassinos das mudanças:
O Tradicionalismo – Tentar manter o passado a qualquer custo. Só porque o passado deu certo. Isto é emperrar as coisas de Deus. O verdadeiro Cristo tem que estar disposto a mudanças.
A Religiosidade: é se manter num sistema religioso falso e sem vida por causa de uma herança familiar.
Mente Fechada
O Medo de pensar e falar diferente.

CONCLUSÃO:

1- Após a sua conversão a sua maneira de pensar mudou?
2- Você continua o mesmo ou Deus te deu uma nova mentalidade?

Pedro tinha o seu paradigma: Eu não como carne de porco, caranguejo. Como Pedro ainda dizemos para Deus – “ Eu não”

Mais adiante Pedro entendeu a visão e passou a viver sob o paradigma divino e você?

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração na I.M.Catalão
Dia 16/02/2014

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

FALAR OU CALAR?

“Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales.” Atos 18.9.




No texto bíblico que acabamos de ler, o apóstolo Paulo estava em uma viagem missionária, testemunhando e pregando a respeito de Jesus. No entanto, ele enfrentou resistência e oposição. Quando tomamos a decisão de falar de Jesus às pessoas ao nosso redor e de sermos ganhadores de almas para Cristo, estamos entrando em uma verdadeira batalha espiritual. Satanás e seus demônios se levantam para nos intimidar a fim de nos calar para que vidas não sejam resgatadas de seu domínio.

NÃO TEMAS...

Assim como Jesus disse a Paulo “Não Temas”, nós também não precisamos temer a nada; temos que continuar na certeza de que  “..maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”. 1 João 4:4b. Os ganhadores de almas precisam ser ousados para serem usados. Nada pode nos paralisar!

PELO CONTRÁRIO, FALA...

Fale do que Cristo tem feito em sua vida; fale das mudanças que Ele fez em você. Fale do sentido que a sua vida tem por causa de Jesus; fale do socorro que você tem achado nele. Fale da paz que existe para quem confia Nele; fale da vida eterna que está preparada. Fale do amor de Jesus a todos sem distinção; fale em nome de Jesus!   

E NÃO TE CALES

Vergonha, timidez ou medo de não falar direito não podem nos impedir de falar de Cristo! Você não precisa ser um bacharel ou doutor em teologia para falar de Jesus. Seja simples, objetivo e não perca tempo com discussões. Aprenda a falar o que Cristo fez em sua vida. Um testemunho bem elaborado vale mais que mil sermões. Fale como o cego de nascença que ao ser curado falou de Jesus nestes termos: “...uma coisa sei: eu era cego e agora vejo”. João 9:25b.

Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder


.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

HOJE É DIA DE BOAS NOVAS!

Texto: 2 Reis 7:9
“Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei”.




Introdução: O texto que acabamos de ler com certeza irá nos desafiar a cremos que no meio do caos, no meio da crise e até mesmo da tragédia, podemos ter esperança; mas podemos também ser mensageiros de boas novas.

Neste capítulo 7 de 2 Reis, no tempo em que Eliseu profetizou sobre Israel, houve uma grande fome em Samaria. A situação era a seguinte:

a- O rei da Síria, Ben-Hadade, juntou todo o seu exército para cercar Samaria.
b- Ninguém entrava ou saia da cidade, que se mantinha com suas portas fechadas e fortemente guardadas.
c- Por esta razão, houve uma grande fome em Samaria, porque ninguém podia sair da cidade para comprar alimentos, ou colher suas safras e nem os comerciantes podiam entrar pelas portas da cidade para vender seus produtos aos samaritanos.
d- A coisa ficou feia por lá, a ponto de se vender uma cabeça de jumento por oitenta peças de prata e até esterco de pombas era vendido a peso de ouro.
e- Mas o pior amados é que neste desespero, algumas mães começaram a comer os seus próprios filhos por conta da fome. (2 Reis 6:28,29)
f- A Bíblia diz em 2 Reis 6:30-33 que o Rei ficou tão revoltado com esta situação que culpou ao profeta Eliseu. A revolta do rei de Israel era em razão de Eliseu não o ter deixado matar alguns homens do exército sírio que caíram nas mãos do rei. Agora o exército sírio cercava Samaria e por isso, a fome assolava os moradores da cidade. (2 Reis 6:21-24)

IMAGINEM ISSO AMADOS! ISRAEL DEMONSTROU BENEVOLÊNCIA E MISERICÓRDIA ÀQUELES SOLDADOS SÍRIOS, MAS LOGO EM SEGUIDA OS MESMOS SOLDADOS SOB O COMANDO DE BEM-HADADE SITIOU SAMARIA!

Quando o rei de Israel partiu para aprisionar Eliseu e lhe tirar a cabeça....

Eliseu profetizou que no dia seguinte, naquela mesma hora haveria grande abundância em Samaria e se compraria duas medidas de cevada por um ciclo (que era a moeda da época).


No meio dessa história, surgem então, 4 personagens  mais improváveis de se resolver qualquer crise. Digo improváveis, pois eram leprosos, e os leprosos nesse momento eram pessoas que deviam manter distância, eles viviam isolados. 

Quando eles entravam nas cidades vinham amarrados a sinos e gritando: “leproso” para que todos tivessem a oportunidade de manterem-se longe deles. Resumindo, eram excluídos do convívio social.

A Bíblia diz no vs. 3  ( que esses “heróis improváveis ” estavam “a porta da cidade”)

Através destes 4 leprosos vamos aprender algumas lições precisas sobre o nosso compromisso de pregar o evangelho (Boas Novas)

1. O EVANGELHO EXIGE DE NÓS UMA SAÍDA DE NOSSO COMODISMO.

O texto nos fala que esses homens estavam com fome, mas ao mesmo tempo, acomodados na porta da cidade.

Amados, nós temos a tendência de nos acomodarmos a tudo, até as coisas que de princípio nos são repulsivas. Desde um simples mau cheiro até situações de pecado. O problema é que mais cedo ou mais tarde, acabamos nos acostumando e acomodando.

Quando Jesus pergunta ao cego se ele queria ver, ou ao aleijado no tanque de Betesda se queria ser curado, a princípio nos parecem perguntas sem nenhum sentido, mas a questão é que a doença deles já perdurava por longos anos e, dentro dos costumes judaicos, havia se tornado um “ganha pão” para eles, já que os judeus se sentiam na obrigação de ajudar com esmolas aqueles que estavam sendo “castigados” por Deus com enfermidades.

Por isso, a pergunta é se eles realmente tinham interesse em sair daquela posição (na qual já poderiam estar acomodados) e viver uma vida bem diferente daquela em que estavam vivendo a anos.

Infelizmente existem pessoas acomodadas com em seus pecados, aponto de não sentirem mais incômodo com tais práticas.

Mas existem também Cristãos que estão conformados com uma vida cristã medíocre, sem unção, sem frutos, sem o novo de Deus a cada dia.

A VERDADE É QUE aqueles 4 homens chegaram a uma conclusão que eu e você precisamos chegar também.

“ Eles disseram se nós ficarmos aqui, morreremos (vers. 3b). Essa é uma verdade a ser absorvida! Se continuarmos acomodados, acostumados com coisas e situações que desagradam a Deus, vamos morrer!

Se acostumarmos com a nossa vida Cristã medíocre e passarmos mais um ano infrutíferos e sem ganhar ao menos uma alma para Jesus será o fim...

Quantos casamentos, chamados, ministérios, sonhos, projetos mortos mediante nossa acomodação...

O Evangelho é para pessoas que decidem sair de suas zonas de conforto, renunciar a estilos de vida que ainda que sacie a carne, cotrariam a vontade de Deus.

As Boas Novas dizem para nós que a cada dia temos que negar a nós mesmos e tomarmos nossa cruz! Isso nada tem a ver com acomodação.

2. O EVANGELHO NOS TRAZ RISCOS.
“...Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos? Se dissermos: entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão-somente morreremos.” (2 Reis 7: 3b,4)

Outra conclusão que chegaram nossos quatro heróis leprosos é que indo ao encontro da comida poderiam morrer. Eles eram leprosos, mas não doidos... Consideravam os riscos.

Embora Evangelho signifique boas notícias, dentro delas, das boas notícias não há um slogan “pare de sofrer” ou ainda “garantimos sombra e água fresca”. Veja a fala de Jesus: “ No mundo tereis aflições, mas...”

Sofremos o risco de sermos tachados como quadrados, alienados, e outras coisas quando defendemos valores bíblicos que o mundo diz serem ultrapassados.

Quantas histórias conhecemos de pessoas que foram colocadas para fora de casa ao anunciarem sua conversão. Ou ainda pessoas mandadas embora do serviço por não aceitarem entrarem em “esquemas” sórdidos ou mesmo sustentarem mentiras de seus superiores.

O Evangelho nos expõe sim a riscos, seja de ser visto como um alienado, atrasado e até mesmo nos impedir de sermos aceitos em alguns meios sociais...

3. O EVANGELHO É PODER!
7.5   Levantaram-se ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros; e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém.
7.6   Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e de cavalos e o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.
7.7   Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas, os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava; e fugiram para salvar a sua vida.

A cena descrita nos versos 6 e 7 é no mínimo hilária.

O poderoso exército sírio ouve sons como de um grande exército com carros e cavalos, temem e fogem desesperadamente. No verso 8, outro “poderoso exército” composto por quatro leprosos, quem sabe até sem algumas partes do corpo devido a lepra, invade o arraial sírio!

Paulo disse algo tremendo: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.” Rm. 1:16

O Evangelho é o improvável, o fora do comum, o sobrenatural, o inesperado, o inexplicável chegando à minha e na sua vida! É alguém destruído pelas drogas ter uma vida transformada, é alguém sem razão nenhuma de existir se tornar a pessoa mais feliz, é o casamento destruído ser restaurado, e família deixar de viver um inferno e fazer do lar um pedaço do céu, Evangelho é poder!

4. EVANGELHO É PARA SER COMPARTILHADO.
7.8   "Chegando, pois, aqueles leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, e beberam, e tomaram dali prata, e ouro, e vestes, e se foram, e os esconderam; voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa, e a esconderam".

Depois da entrada triunfal de nossos heróis, algo triste acontece... Por duas vezes o texto bíblico diz que eles comeram e escondem o que encontraram naquele local. Enquanto o povo padecia de fome, eles enchiam a barriga e escondiam o resto ignorando o desespero dos demais.

É inadmissível o que eles fizeram. Imagine que na sua casa você, seus filhos, seu cônjuge estejam passando fome, enquanto seu vizinho joga fora os alimentos de tanto que estragam!

Pois é isso que fazemos. Nesse momento vizinhos nossos estão famintos. Talvez não de pão, mas de esperança, de paz, de consolo, de força... E nós, domingo após domingo, comemos, comemos e ao sair do culto, escondemos tudo.

Chegou então um momento em que eles caíram em si e disseram:

7.9   "Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei".

Os leprosos voltaram às portas de Samaria e gritaram para os porteiros o que eles viram no arraial sírio e os porteiros se apressaram em anunciar ao rei.

O Rei naquele momento ficou desconfiado de mais uma emboscada dos Sírios.

Um dos servos do rei sugeriu que ele mandasse apenas alguns homens para averiguar a real situação no arraial sírio e então os homens voltariam para contar o que estava acontecendo.

Dito e feito. Os mensageiros do rei foram até o Rio Jordão e por todo o caminho encontraram roupas, armas, pertences dos sírios. Na pressa de fugir, os soldados iam deixando pelo caminho qualquer coisa que estivessem pesando, para facilitar a fuga.

Logo os mensageiros voltaram para dar as boas notícias ao rei de Israel, Deus, sozinho, havia desbaratado o exército sírio. Na mesma noite o povo saiu e saqueou o arraial sírio e tal como disse o profeta Eliseu, no dia seguinte se comprava duas medidas de cevada por um siclo.

CONCLUSÃO: Não há coisa que não possa ser feita por nosso Deus, não há ninguém que Ele não possa usar para cumprir Seus planos na vida do Seu povo.  Ainda que você ache que seu problema é insolúvel, que nem que Deus abrisse janelas no céu poderia resolvê-lo, saiba que não há impossível para Deus e Ele vai usar coisas comuns e incomuns, coerentes e absolutamente loucas, mas vai cumprir cada palavra prometida a você. Deus não se engana e não engana ninguém, o que Ele promete, cumpre, haja o que houver!

Ministração no Culto da I.M.Catalão 
09/02/2014
Pr. Gilberto Oliveira Rehder


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

NA CONTRAMÃO DO MUNDO

“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.”     1 João 2.15




 Quem já teve a oportunidade de andar na contramão de uma rua? Certamente foi um sufoco! Estar na contramão não é confortável. A contramão é um lugar perigoso com grandes possibilidades de se machucar. Pode haver colisões frontais. Quando andamos na contramão certamente nos encontraremos com aqueles que vêm no sentido contrário. É necessária muita coragem para estar nesta posição. Além das inúmeras críticas, gritos e buzinas.
É muito mais fácil andar na direção onde todos estão indo, mas não se engane o seu  destino é fatal: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”. Prov. 14.12.
O caminho do cristão é o caminho de santidade. A bíblia diz: “E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco”. Isaías 35.8.
O cristão em sua busca de santidade não permite que outras pessoas façam a sua cabeça. Ele pensa como Cristo e não se conforma com este mundo. “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
Não se conformar é não ter a mesma forma, em outras palavras é não estar na mesma direção. Ser cristão é andar na CONTRAMÃO DO MUNDO.
Todo cristão precisa andar no caminho de Deus e este é a contramão do mundo. Na prática funciona assim:
A Mão do mundo diz: sexo livre. A contramão diz: sexo apenas no casamento.
A Mão do mundo diz: pornografia. A contramão diz: pureza da mente.
A Mão do mundo diz: perca tempo com futilidades. A contramão diz: Dedique mais tempo à Bíblia e oração.
A Mão do mundo diz: desrespeite os pais. A contramão diz: honra teu pai e tua mãe.
A Mão do mundo diz: vou fazer a minha vontade; A contramão diz: vou fazer a vontade de Deus.
Ser cristão não é fácil. É preciso ter coragem, força e ousadia para seguir no caminho estreito proposto por Jesus. A nossa recompensa está na eternidade. Enquanto isso não acontece temos que perseverar, lutar e buscar fidelidade a Jesus.
Não existe fórmula mágica para a fidelidade. A permanência em Jesus pode nos dar forças para resistirmos às ondas deste mundo. Somente Cristo é o caminho. “Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: "Este é o caminho; siga-o". Isaías 30:21

Autor: Fábio Brito Praxedes

Adaptação: Pr. Gilberto Oliveira Rehder