sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DÍVIDAS E DÍVIDA

“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” Romanos 13:8

Antes mesmo de me converter aprendi que uma pessoa justa e correta não deve deixar de pagar suas dívidas. E quando conheci a Jesus e me tornei um cristão, esta questão se tornou ainda mais importante para mim, pois temos que dar um bom testemunho ao mundo de nossa integridade e caráter.
Hoje estamos vivendo dias complicados, onde fazer a diferença tem sido muito difícil para aquele que se diz seguidor de Jesus. Ora, como discípulos de Cristo, temos por obrigação honrarmos os nossos compromissos.
No versículo 8, lemos: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma...”. Significa que, se tomamos algo emprestado, ou se compramos a crédito algum objeto, ou se contratamos um serviço com alguém, não devemos faltar com a nossa obrigação de honrar a nossa palavra, devolvendo o objeto no prazo prometido e, pagando as contas nas datas do vencimento. Crente inadimplente é coisa séria! É por isto que devemos ter bastante cuidado em só adquirir alguma coisa se tivermos condições financeiras de honrar o pagamento. A ordem do Senhor através do Apóstolo Paulo é: “Pagai a todos o que lhes é devido...”(vs7). É importante salientar que o pagamento não se refere apenas à parte monetária, ou devolução de algum objeto ou dinheiro que se pediu emprestado. Devemos também fazer o “pagamento” dando respeito a quem deve ser respeitado e honra a quem deve ser honrado.
A única dívida que o cristão possui e jamais conseguirá pagar, é a dívida do amor. Jamais chegará um momento em nossas vidas que já teremos dado amor suficiente a alguém. Se houvesse uma moeda do amor, não existiria calculadora no mundo que fosse capaz de calcular as dívidas de amor e os pagamentos de amor. Não haveria números suficientes que mostrassem o quanto precisamos receber amor e o quanto precisamos dar amor!
Além disso, diferente de nossa moeda comum, o amor não se dá apenas quando se recebe amor. O amor deve ser dado em qualquer situação. O problema é que na maioria das vezes cobramos o amor das pessoas em forma de atenção, afeto e cuidado, mas não estamos dispostos a fazer o mesmo com elas. Somos bons para cobrar das pessoas o que não estamos dispostos fazer. Pensemos nas palavras de Jesus e pratiquemos o amor verdadeiro de uns para com os outros. “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” Lucas 6.31. 
O amor é a única dívida que uma vez reconhecida, irá gerar créditos neste mundo e no vindouro. 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

NÃO CAIA NAS ASTUTAS CILADAS DO DIABO! 2ª Parte

"Tomai pois toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" Efésios 6.11





Introdução: No domingo passado começamos uma série de ministrações sobre as astutas ciladas do diabo.

Só para lembrarmos, aprendemos que: Uma cilada é uma armadilha bem planejada com a finalidade de nos fazer errar, cair, perecer.

Aprendemos que Satanás é um perito em preparar ciladas para o povo de Deus. Se nós não estivermos vigilantes e em oração cairemos em suas armadilhas.

A primeira cilada que satanás utiliza para nos fazer cair é a CILADA DA PRECIPITAÇÃO.

Aprendemos que a palavra precipitação vem do termo:  precipício que significa: abismo, perdição, ruína.

- A precipitação é o sinônimo de pressa que significa: velocidade, ligeireza, rapidez. Necessidade intensa de atingir um objetivo, de apressar-se.

- A precipitação é uma pressa irrefletida. Reagir sem a devida reflexão ou cautela.

Aprendemos também que para não cairmos nas ciladas da precipitação precisamos:

1-Descansar em Deus.
2-Deixar o Espírito Santo guiar a nossa vida.
3-Buscar conselhos.
4-Não agir sobre pressão.


Hoje vamos refletir sobre a segunda cilada que Satanás usa para nos fazer cair.

 (Tiago 1:5-8)
1.5 “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”.
1.6 “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento”.
1.7 “Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa”;
1.8  “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”.

Introdução: O apóstolo Tiago nesta epístola tem como tema principal, o Cristianismo Prático. E no texto que acabamos de ler, somos desafiados a pedir sabedoria a Deus e crermos sem sombra de dúvida que Ele nos dará.
É importante entendermos aqui que sabedoria é bem diferente do conhecimento.
Conhecimento tem haver com a informação, enquanto que a sabedoria tem haver com a vivência.
Sabedoria é você viver a vida de acordo com a vontade de Deus.

Entenda uma coisa amados! Satanás fará de tudo o que for possível para te levar bem longe do centro da vontade de Deus para a sua vida. E uma das ciladas que ele usará para te afastar dos planos de Deus para você é a DUPLICIDADE.

A segunda cilada preparada para nos fazer cair é a:

2º CILADA DA DUPLICIDADE.

Falando sobre duplicidade, o apóstolo Tiago no vs.7 e 8 faz referência a uma pessoa de ânimo dobre. “Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa”; “homem de ânimo dobre, (duplo ânimo) inconstante em todos os seus caminhos”.

Ânimo dobre: Disposição para agir de duas maneiras, em se tratando das Escrituras (BÍBLIA), é agir como espiritual e ao mesmo tempo como carnal.

Duplicidade: De duplo ânimo, hipocrisia, falsidade.

Duplicidade: Significa não escolher um "lado".  Uma pessoa indecisa, que prefere não se manifestar a respeito de determinada situação. Ficar em cima do muro significa não ter opinião, não querer se comprometer, tentar agradar todo mundo.

A duplicidade é uma criatividade mundana, uma maneira de querer adulterar as leis naturais de Deus. Querer estabelecer o falso no lugar do verdadeiro. Portanto, a duplicidade não é recomendada em nenhum aspecto da vida.  Vamos tomar como exemplo a lei da semeadura:

Deuteronômio 22.9 diz: “Não semearás a tua vinha com duas espécies de semente, para que não degenere o fruto da semente que semeaste e a messe da vinha”.

Se usarmos de sinceridade este é um dos desafios mais difíceis da vida: “não semear duas espécies de sementes”.

Na prática, como se pegássemos sementes de soja, milho, feijão, abóbora e semeássemos todas na mesma cova. Qual dessas sementes sobreviveria? R: Provavelmente nenhuma delas.

É o que muitas pessoas fazem com suas vidas.  Semeiam muitas coisas na vida, algumas desnecessárias, outras falsas, ocupando o lugar daquelas que são necessárias e verdadeiras.

A duplicidade se manifesta de diversas maneiras:



A- A DUPLICIDADE SE MANIFESTA NA MENTE.

Tiago 4.8 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração”. (R.A)

“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração”. (NVI)

Este texto bíblico nos promete que se nos aproximarmos de Deus, Ele se aproximará de nós. Você quer ser mais próximo a Deus?

- Quem define a proximidade entre você e Deus é você. Se você está longe de Deus, hoje, é porque você não O busca como deveria. Porém, para estreitar seu relacionamento com Deus é preciso ter duas atitudes.

1ª O que significa Limpar as mãos?  Princípio de santidade.

2ª O que significa ter “a mente dividida”?  Se você comparar este texto com outras traduções das Escrituras ficará um pouco mais fácil de entender. A expressão “mente dividida” é também traduzida por “espírito vacilante”, “ânimo dobre” e “duplo ânimo”.  Tudo isto para descrever uma pessoa inconstante: uma hora quer, outra não; um dia busca, outro deixa; um dia crê, noutro desacredita. Se você quer realmente se aproximar de Deus é preciso eliminar do seu coração toda inconstância.

(Época de Elias) Na época do profeta Elias o povo de Israel estava dividido devido à influência de Jezabel e Acabe. Eles  se envolveram numa mistura entre o culto a Baal e o culto a Jeová, eles não escolheram um deles claramente, mas misturavam o culto a ambos, foi por isso que o profeta Elias foi levado por Deus a confronta-los e exigir-lhes uma decisão.

1 Reis 18:21 “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”.

A pergunta feita por Elias se faz presente no lar, na sociedade e na igreja. Quem ainda não ouviu ou fez esta pergunta:
- “Até quando?”. A mesma foi feita por Elias num momento de decadência espiritual do povo de Deus

“Coxeando entre dois pensamentos” Coxear aqui significa não andar direito nem para um lado nem para o outro. É andar “mancando” ora em direção ao mundo, ora em direção a Deus.

COXEAR Significa mancar como um coxo, capengar. Quem coxeia dá um passo e se inclina para a direita e no próximo passo se inclina para a esquerda. É por isso que "coxear" tem um sentido figurado de hesitar, vacilar.

Por parte do povo ainda havia UM SILÊNCIO COMPROMETEDOR

A BÍBLIA DIZ: Porém o povo nada lhe respondeu....
Quem cala, consente. O silêncio tem o seu valor. O povo de Deus não quis romper com o silêncio. Se acomodou, não reagiu. Ficou comprometido com quem não deveria ficar.

B- DUPLICIDADE SE MANIFESTA NAS PALAVRAS.

Provérbios 17.20   “O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal”.

Todos nós sabemos que é errado mentir. Se é pecado mentir, torna-se óbvio que devemos cumprir a nossa palavra. É importante sermos pessoas honestas, conhecidas pela seriedade e determinação de cumprir a nossa palavra.

Quando assumimos uma dívida ou assinamos um cheque, devemos pagar o valor devido. Quando assinamos um contrato, devemos cumpri-lo. Quando marcamos um compromisso, devemos aparecer na hora marcada. A nossa palavra deve ser confiável.

Mateus 5.37  “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno”.

Antigamente, a "palavra de alguém" significava tudo para as pessoas, ela era usada como a principal fonte de credibilidade, ou seja, de confiança, para negócios, para dar a mão da filha em casamento. Somente uma frase: "Eu dou a minha palavra!" era o suficiente para se estabelecer um relacionamento baseado na confiança mútua.

Outro aspecto importante de nossas palavras são os votos que fazemos para Deus.

Eclesiastes 5:4,5 - “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras”.

O mundo ímpio, promete, promete, e quantas promessas ficam sem ser cumpridas. Nas campanhas políticas, ouvimos os homens assumirem compromissos publicamente e quando eleitos, grande parte daquilo que falaram, nunca farão.

O que dizer dos votos feitos a Deus que logo caem no esquecimento?


C- DUPLICIDADE SE MANIFESTA NO PROCEDIMENTO
Mateus 6.24   “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

O Senhor declarara a existência de dois senhores, sendo impossível servir aos dois ao mesmo tempo.

- Mas que senhores são esses e como operam em nossa vida?

Primeiramente Cristo refere-se ao Senhor Deus e Pai, Deus forte, Poderoso, infinitamente misericordioso, íntegro, santo, puro, o qual não nos deixa desamparado na angústia, e pelo seu infinito amor ao homem deu Unigênito a morrer em sacrifício na cruz, para todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.

Jesus fala também de outro senhor, - mamon que é o príncipe deste mundo e “senhor” da avareza, luxúria e dos prazeres deste mundo. Esse “deus” inspira o homem a ambição e avareza, e direciona o seu apenas para as coisas materiais, terrenas e malignas, as quais Deus abomina.

A primeira carta a Timóteo 6:9-19, afirma que: “os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muita concupiscência loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e na ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores”.

Devemos viver como o Salmista no Salmo 119.113.

“Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei”.

1 Pedro 1.15   “...segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento”

A santificação cristã está no plano do total e absoluto e não do parcial e relativo.

Não é possível ser meio santo. (leia Apocalipse 22:10-12)

22.10   “Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo”.
22.11   “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se”.
22.12   “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”.

CONCLUSÃO:

Se você não quer cair na cilada da duplicidade é preciso buscar uma mudança profunda, constante e comprometida com os valores do Reino de Deus. É preciso sair do muro da neutralidade.

Ilustração: Saia de cima do muro!

Havia um grande muro separando dois grandes grupos.

1) De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus.

2) Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.

3) E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.

O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:

- Ei, desce do muro agora… Vem pra cá!

Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:

- Ei Satanás, o grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?

Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:


- É porque o muro é MEU……

Pr Gilberto Oliveira Rehder
Ministração na Igreja Metodista em Catalão
Culto de Celebração da Ceia do Senhor

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

NÃO CAIA NAS ASTUTAS CILADAS DO DIABO!

"Tomai pois toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" Efésios 6.11




INTRODUÇÃO: O texto que acabamos de ler trás a todo filho de Deus um alerta que não pode ser ignorado: é muito importante que saibamos que diariamente somos expostos às astutas ciladas do maligno. Não há um só momento em que satanás não planeje algo contra o crente. Não ignore isto!

O que é uma Cilada?  É uma tática, uma armadilha bem planejada com a finalidade de nos fazer errar, cair, perecer.

Isso significa amados que o nosso inimigo espiritual é um ser inteligentíssimo, dotado de sabedoria e com grande poder de persuasão, ilusão e domínio.

É por isso que Jesus disse: (Marcos 14.38)  “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

- o diabo trabalha na carne que significa a natureza humana (esta é fraca)

Paulo escrevendo à Igreja de Corinto disse:

(1 Cor. 10.12)   “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.”

- o diabo trabalha também no orgulho humano. (pensa estar em pé)

Creio amados que para não cairmos nas astutas ciladas do diabo é muito importante que as identifiquemos.

Por isso gostaria de falar contigo nesta noite sobre a primeira cilada:

 1ª A CILADA DA PRECIPITAÇÃO

(Provérbios 19:2) “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado”.

O que é precipitação?
A palavra precipitação vem de precipício que significa: abismo, perdição, ruína.
- A precipitação é o sinônimo de pressa que significa: velocidade, ligeireza, rapidez. Necessidade intensa de atingir um objetivo, de apressar-se.
- A precipitação é uma pressa irrefletida. Reagir sem a devida reflexão ou cautela.
A precipitação é muitas vezes uma cilada do Diabo para nos fazer agir rápido demais e pegar-nos num momento de descuido, sem oração.

Existem vários tipos de precipitação:

A precipitação do descontrole emocional – “Como a cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito”. (domínio próprio)  Pv 25:28

A precipitação das Palavras-  “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo (insensato) do que para ele”. Pv 29:20

A precipitação nas decisões mais importantes da vida:

Nunca convém decidir coisa alguma antes de falar com Deus sobre o assunto em oração. Precipitar significa não respeitar o tempo, o momento e a condição para uma decisão.


O QUE DEVEMOS FAZER PARA NÃO CAÍRMOS NA CILADA DA PRECIPITAÇÃO?

1- APRENDA A DESCANSAR EM DEUS.
(Salmo 37:7,8)
37.7   Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.
37.8   Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.

Uma das coisas que mais leva uma pessoa a agir precipitadamente é a emergência. Quando acontece algo emergencial na nossa vida não pensamos direito e tomamos decisões precipitadas.

A melhor coisa a fazer quando surgir uma emergência, quando você precisar tomar uma decisão e confiar em Deus, descansar nele.

Sabe por que? “A maioria das coisas que são urgentes não são importantes e a maioria das coisas que são importantes não são urgentes”.

Ao invés de agir com precipitação devemos entregar a Deus os nossos sentimentos, ansiedades e preocupações a Deus.
Fazemos isto através de nossas orações confiando que ele vai nos atender da melhor maneira possível. Veja o que disse o apostolo Paulo:

- “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. Fp 4:6.

Ei! Deixe de lado a precipitação! Deixe Deus tomar posse dos seus sentimentos e transformá-los em bênçãos.


2 DEIXE O ESPÍRITO SANTO GUIAR A SUA VIDA.
(Romanos 8.14)   “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”.

A precipitação na nossa vida muitas vezes mostra por quem nos somos guiados.
Se você é guiado pela carne e não pelo Espírito Santo de Deus, com certeza as suas atitudes serão precipitadas.
Diga como o salmista Davi:
- O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma. Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome. Sl 23:1-3.

Quem conhece a Jesus não deve agir com precipitação, por que segue a Jesus o bom pastor.

-Eu sou o bom Pastor; eu conheço as Minhas ovelhas, e as Minhas Me conhecem.

- As minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem. Jo 10: 14,27.

3- BUSQUE CONSELHO.
Quantas atitudes erradas e precipitadas tomamos na nossa vida, por falta de ouvir o conselho: dos pais, de um amigo, de alguém mais velho, do pastor da igreja...

(Pv  11:14 ) diz: - Não havendo sábia direção o povo cai, mas na multidão de conselheiros há segurança.

(Pv 15:22)“Onde não há conselho frustram-se os projetos, mas com a multidão de conselheiros eles se estabelecem.”

É claro que como crentes em Cristo Jesus não podemos seguir o conselho de qualquer um.

Não peça conselho para pessoas mundanas que não tem temor de Deus.
Nem siga os conselhos dos artistas da TV, que vivem no mundo imoralidade.
Mas, existem pessoas ungidas e preparadas que podem nos ajudar aconselhando para nos não agirmos precipitadamente.

4- NÃO AJA SOBRE PRESSÃO.
Isaías 50.10   “Quem há entre vós que tema ao SENHOR e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, sem nenhuma luz, confie em o nome do SENHOR e se firme sobre o seu Deus”.

Na nossa vida sofremos pressão de todo tipo e por todos os lados.
Somos pressionados pelo patrão, somos pressionados pela mídia, somos pressionados por pessoas que convivem ao nosso lado.
E quando agimos sob pressão corremos o risco de agir com precipitação.

Como Josafá reagiu sob pressão. ( 2 Crônicas 20)

20.2   Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
20.3   Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.
20.4   Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR.

Veja a resposta de Deus:

20.16   Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel.
20.17   Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.


Conclusão:
- A precipitação é algo que sempre esta rondando a nossa vida, agora depende somente de nos tomarmos à decisão de não precipitar. Precisamos estar atentos
- Quando você está contrariado a decisão precipitada é se isolar, ficar sozinho: mas as a melhor decisão é conversar com alguém.
- Quando você se sentir ameaçado a decisão precipitada é fugir: mas às vezes a melhor decisão é enfrentar.
- Quando você se sentir ofendido, traído a decisão precipitada e ficar com raiva, magoado: mas às vezes a melhor decisão é perdoar.
- Quando você se sentir injustiçado a decisão precipitada é vingar-se: mas às vezes a melhor decisão é entregar nas mãos de Deus.

Existem milhares de pessoas sofrendo por terem tomado decisões precipitadas.
Mas nos aprendemos hoje através da palavra de Deus varias atitudes para não cairmos nas ciladas da precipitação:
1-Descansar em Deus.
2-Deixar o Espírito Santo guiar a nossa vida.
3- Buscar conselhos.
4- Não agir sobre pressão.

Quando você tiver que tomar uma decisão coloque em pratica estas atitudes, peça sabedoria para Deus e nunca faça nada precipitadamente.

Que Deus te abençoe em Cristo Jesus!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração: Igreja Metodista em Catalão