Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

NÃO RECORREU AO SENHOR, MAS CONFIOU NOS MÉDICOS.


"No trigésimo nono ano do seu reinado, caiu Asa doente dos pés; a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade não recorreu ao SENHOR, mas confiou nos médicos" (2 Crônicas 16:12)

A primeira vez que li este texto fiquei chocado. Quem conhece a trajetória do rei Asa, sabe que ele começou bem o seu reinado. Buscando e confiando no Senhor ele promoveu uma grande reforma espiritual que resultou em um período de paz. (ver capítulos 14 e 15 de 2 Crônicas). No entanto esta atitude durou apenas por um tempo; como boa parte dos seres humanos, ele não prosseguiu recorrendo a Deus.
O período de paz que experimentou em seu reinado não foi suficiente para mantê-lo confiando em Deus. Como consequência de desprezar a direção de Deus em sua vida, ele passou a cometer uma sucessão de erros que lhe custaram muito caro a ele e a toda a nação.
Agora, o rei está com uma doença extremamente grave; o texto não diz qual, mas diz que era em seus pés. O seu sofrimento, porém, não amoleceu o seu coração, não foi suficiente para leva-lo a buscar a Deus; antes como diz a bíblia: “na sua enfermidade não recorreu ao SENHOR, mas confiou nos médicos" (2 Crônicas 16:12)
Talvez você pergunte: Será que Deus o censurou por ter buscado a ajuda dos médicos? Será que é errado recorrermos à medicina para tratamento de nossas enfermidades?  É claro que não amados! O que ocorreu com o rei Asa é que ele excluiu a Deus totalmente de sua vida. Em um momento difícil como este que estava passando seria “natural” que ele se voltasse para Deus, mas isso não aconteceu.
A Bíblia de maneira alguma nos proíbe de buscar tratamento médico para sararmos das enfermidades. Há vários versículos que falam de usar “tratamentos médicos” (Isaías 1:6; Lucas 10:34; Ezequiel 47:12; 1 Timóteo 5:23; Jeremias 8:22). O que precisamos entender é que Deus espera que confiemos Nele o tempo todo, como diz o Salmo 62:8. Deus tem poder para nos curar, tanto pelo milagre da medicina, como por seu poder direto. O caminho por onde vem a nossa cura pertence tão somente a Ele (Isaías 55:9)
O que precisa ficar claro para nós é que quando estamos doentes, sempre precisamos buscar em primeiro lugar a Deus, sem dispensar irresponsavelmente os profissionais da saúde. Como doentes, não podemos nos apegar aos profissionais da saúde como única solução e dispensar a Deus. O rei simplesmente dispensou a Deus por causa da dureza de seu coração.
Os médicos podem ser vistos como presentes de Deus para nós; um meio pelo qual Deus nos traz cura e recuperação. Ao mesmo tempo, a nossa fé e confiança devem estar em Deus. Não sei qual o problema que você pode estar enfrentando hoje; seja ele grave ou não; confie sempre o Senhor!

Em Cristo e Por Cristo!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O que significa confiar em carros e cavalos?


“Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus”. Salmos 20:7

Um dos Salmos de que mais gosto e que tem muito a nos ensinar sobre confiança em Deus é o Salmo 20. Como grande parte dos Salmos, este também foi escrito por Davi em um contexto de tribulação e guerra.
Davi era um homem acostumado a guerra e vencedor nas batalhas como podemos ver em 1 Samuel 29:5 “Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros respondiam nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?
Naquele tempo os grandes exércitos eram compostos por carros (carroças) puxados por cavalos totalmente adestrados para as batalhas. Elas serviam tanto para levar homens à guerra, como também mantimentos aos soldados na batalha; isso possibilitava que tais exércitos fossem recompostos mais rapidamente e que os soldados não desanimassem por falta de mantimento.
Os reis e generais que possuíam esses exércitos confiavam sobremaneira em sua força, pois, facilmente subjugavam outros exércitos que simplesmente não possuíam este aparato militar. Confiar em carros e cavalos em nossos dias significa tão somente confiar na sua própria força, sabedoria e habilidades deixando de depender e atribuir a Deus a razão de nossas conquistas.
Davi também tinha sob seu comando um bom exército; porém não tinha todos esses aparatos militares, mas, a sua confiança não estava no número, nem na força de seus soldados, mas no Senhor. Algo que deve ser comum na vida de todos os que confiam no Senhor, é atribuir a Deus todas as suas vitórias e conquistas como fez Davi. No versículo 6 ele declara: “Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra”.
A cada dia travamos uma batalha pessoal. Lutamos para vencer o desânimo, o pecado e a enfermidade; lutamos contra o diabo e as forças espirituais do mal; lutamos pela nossa família e por nossos irmãos em Cristo.
Nesta luta não estamos sozinhos; como disse Davi no Salmo 18:29: “Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas”.
Concluo esta palavra dizendo que vale a pena confiar em Deus e esperar por Ele. Se o medo rondar o teu coração busque ao Senhor e diga como Davi: “Em me vindo o temor, hei de confiar em ti”. Salmo 56:3.

Em Cristo e Por Cristo!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

ATÉ ONDE VAI A SUA CONFIANÇA EM DEUS?


“Escutem, vocês que temem o SENHOR e obedecem às ordens do seu servo: se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no SENHOR, ponham a sua esperança no seu Deus”. Isaías 50:10

Nesta semana começamos uma nova campanha de oração cujo tema é: “É Tempo de Confiar em Deus”. Embora as previsões para o Brasil sejam sombrias e enfrentemos lutas e adversidades por todos os lados, Deus nos desafia a confiar e colocar a nossa esperança Nele.
Confiar em Deus nestas circunstâncias significa não desistir da caminhada; mesmo sem nenhuma luz, nenhum sinal; ou seja, caminhar tão somente por fé.
Quantas vezes pedimos ao Senhor: “Senhor me dá um sinal” “fala comigo” e Ele parece distante, inerte e indiferente a nossa dor. Queremos estar no controle das circunstâncias, mas não conseguimos. E a única coisa que Deus nos diz é Confia em mim!
A Confiança em Deus ultrapassa todos os limites da lógica. E é aí que entra o agir sobrenatural de Deus em nossa vida.
A lógica diz que é impossível uma pessoa morta ressuscitar, no entanto Cristo ressuscitou a Lázaro já com quatro dias de morto, e Ele também ressuscitou ao terceiro dia. 
A lógica diz que uma pessoa que é lançada no fogo, com certeza se queima e morre. A confiança em Deus fez com que Sadraque, Mesaque e Abedenego escapassem da fornalha sem ter sido queimado, sequer, um único fio dos seus cabelos.
A lógica diz que uma pessoa que é lançada na cova de leões famintos, jamais sairá com vida. Mas a confiança em Deus fez com que Daniel saísse isento da cova sem sofrer um arranhão.
Portanto, se você conhece a Palavra de Deus, rejeite a lógica humana, e ande de fé em fé e tu verás que os que confiam no Senhor jamais serão envergonhados nem confundidos. O justo viverá pela sua fé!

Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista em Catalão