Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

GRATIDÃO OU MURMURAÇÃO?



”Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo
Jesus para convosco”. 1 Tess. 5:18

Todos os dias somos bombardeados por notícias negativas, quer sejam por pessoas a nossa volta ou pelos meios de comunicação. O problema maior que vejo é que estas podem interferir no modo como olhamos para as circunstâncias da vida e relacionamentos.  Nesta semana ouvi uma frase que reflete bem isso:  “É possível que 5% de aspectos negativos superem 95% das concepções positivas nas diversas situações em nossa volta”.
Você já percebeu que as questões negativas na maioria das vezes pesam mais que as positivas? Sem percebermos, tornamo-nos gradativamente murmuradores. A murmuração, aliás, foi um dos pecados que mais o povo de Israel praticou contra o Senhor no deserto. Ele enviava o maná todos os dias, mas o povo não agradecia; pelo contrário, reclamava até das bênçãos de Deus.
Não estou dizendo que devemos menosprezar os nossos problemas e dizer por aí que está tudo bem, mesmo quando não está; mas temos que ter maturidade suficiente para lidar com eles, não permitindo que o nosso coração se torne amargo e contaminado pela ingratidão e constante insatisfação.
Creio que a exortação de Paulo em 1 Tessalonicenses 5:18 é um grande desafio para todos nós. O texto diz: “Em tudo dai graças..” Em tudo envolve amplamente a vida, em toda e qualquer situação. A gratidão não pode ser encarada como uma reação ocasional a uma experiência positiva apenas, mas uma conduta cristã permanente.
Diante de nós temos a escolha: Gratidão ou Murmuração? Nestes dias recebi uma reflexão bem interessante que nos leva a imaginar se Deus realizasse tudo o que nos dizemos. Ela dizia assim:
Pense que a partir de hoje, tudo o que você murmurar e reclamar sejam tirados de sua vida:
- “Ai! Eu não aguento minha mãe!” Pronto, morreu!
- “Ai! Meu cabelo é horrível!” Pronto careca!
- “Não dá pra engolir meu emprego!” Pronto desempregado!
- “Meu marido é uma praga!” Pronto, viúva!
- “Não suporto mais este calor!” Pronto, à partir de agora, só neve e frio!
Como seria assustador se isso fosse assim. A verdade é irmãos que precisamos como cristãos que somos agradecer a Deus o tempo todo, dar valor as pessoas ao nosso redor e amar mais.
Não podemos mudar as circunstâncias ao nosso redor, mas podemos mudar a nossa maneira de reagir a elas. Sejamos agradecidos!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja metodista em Catalão-GO



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O SOFRIMENTO DO CRENTE FIEL


“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. Fp 4:11-13

Um dos maiores enganos de Satanás é fazer as pessoas acreditarem que se servirem a Deus nunca mais passarão por sofrimentos ou jamais terão qualquer tipo de adversidade. Isso é uma grande mentira! E muitos não terminam sua jornada firmes na fé por que entram em conflito quando se deparam com o sofrimento.
A grande verdade da Palavra é que temos que estar preparados para todo e qualquer tipo de situação em que venhamos a ser provados.
O testemunho do apóstolo Paulo é de que ele aprendeu a viver contente em qualquer circunstância, na necessidade e na abundância!
Muitos usam a sua afirmação “Tudo posso naquele que me fortalece” como uma garantia de que podemos “conquistar tudo”, mas o contexto da afirmação de Paulo revela que ele podia “suportar tudo”.
Paulo relata também que sofria com “espinho na carne” que o afligia em todo tempo. Não se pode afirmar com certeza o que era o “espinho na carne”, se era uma enfermidade, um problema de visão, perseguições ou algum tipo de tentação que ele tinha que suportar. Há muitas especulações sobre isso, mas é certo que era algo que lhe impunha um grande sofrimento.
No seu próprio entendimento, este sofrimento tinha o propósito de conservá-lo em uma postura de humildade diante da obra grandiosa que Deus fazia em sua vida e da forma como o usava.  “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”. 2 Coríntios 12:7
Fato é irmãos que a maioria dos crentes priorizam a prosperidade e o conforto, enquanto que Deus priorizará sempre a nossa fidelidade e a vida eterna! Afinal, Ele nos quer parecidos com Jesus e vivendo eternamente com Ele, ainda que isso custe momentaneamente a perda do nosso conforto e tranquilidade!
Não defendo a tese de que o cristão precisa buscar o sofrimento, mas sim de que deve estar pronto para ele! Pessoalmente creio que estamos bem próximo do arrebatamento da igreja (veja: I Coríntios 15:50-54I Tessalonicenses 4:16-17) e que ele se dará antes da grande tribulação. Mas há quem acredite que passaremos por parte desta tribulação; pelo menos a metade dos sete anos.
A minha pergunta então é: Se passarmos pela tribulação, quantos suportarão? Quantos sustentarão a profissão de sua fé?
Temos visto, já nos nossos dias, irmãos nossos sendo executados, decapitados, queimados vivos por declararem sua fé em Jesus!
Em contrapartida vemos outros tantos negarem a fé e abandonarem a Igreja por coisas tão pequenas! Pulam do barco porque não gostou do jeito que o pastor falou; porque não concorda com isso ou com aquilo; porque não gosta do irmão tal; porque a bênção que esperava não veio...O que acontecerá quando a provação vier pra valer?
Que nossa decisão seja a de permanecermos fiéis até as últimas consequências!  

“...Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Apocalipse 2:10


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

CHEGOU O TEMPO!


“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Rom. 13:11-14)

Introdução: Sempre ouvimos dizer que “o tempo de Deus não é o nosso tempo”. Essa afirmação popular tem fundamento bíblico. Na Bíblia, há dois conceitos de tempo: chronos e kairos.

(1) O chronos (do qual derivam cronologia e cronômetro) é o tempo marcado pelas divisões do relógio: minutos, dias, décadas, séculos; compreende passado, presente e futuro. Chronos é o tempo comum.

(2) O kairos é o tempo como substância, é indivisível e não-sequencial; é a categoria do tempo segundo Deus. O Kairós de Deus é não é um tempo comum, como o Chronos; o Kairós de Deus é um tempo oportuno, uma ocasião especial, um tempo em que grandes coisas podem acontecer!

Neste texto de Romanos, Paulo faz uma afirmação de grande importância para os cristãos: “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo...”

A igreja, o povo de Deus, precisa conhecer e discernir o tempo.
O Apostolo Paulo diz no v. 11 “...a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando no princípio cremos”.

Creio que esta é uma das necessidades mais importantes da igreja, hoje ela precisa ter discernimento da hora em que vivemos. Há uma Palavra de Cristo neste sentido: "Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?" (Mt 16.31.)

Que tempo é esse que estamos vendo no mundo hoje?

(a) Tempos difíceis: “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias virão tempos difíceis; pois os homens serão amantes de si mesmos, avarentos, pretenciosos, soberbos, maldizentes, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, insolentes, presunçosos, amando mais os prazeres do que a Deus, tendo a aparência de piedade, porém negando o poder dela. Foge também destes homens”. 2 Timóteo 3:1-5

b) Tempo de Salvação: "Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação."  (II Corintios 6:2)

Nestes tempos difíceis a salvação que é um presente de Deus está disponível para todo aquele que aceitar a Cristo (por isso é chamado de tempo aceitável)

Se temos a oportunidade de receber um excelente presente hoje, dificilmente iremos adiar para amanhã ou para o próximo mês ou ano, dizendo que ainda não é o melhor momento de recebê-lo.

Por isso a Palavra diz: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55:6)

Há uma outra verdade sobre o tempo de Deus que não podemos ignorar: O tempo de Deus é um tempo da Salvação (conhecido também como o tempo da graça) está se esgotando.

Jesus disse:
Lucas 21:7-13;25-28
7 Perguntaram-lhe: Mestre, quando sucederá isto? E que sinal haverá de quando estas coisas estiverem para se cumprir?
8 Respondeu ele: Vede que não sejais enganados; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu! E também: Chegou a hora! Não os sigais.
9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam estas coisas, mas o fim não será logo.
10 Então, lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino, contra reino;
11 haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu.
12 Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome;
13 e isto vos acontecerá para que deis testemunho.
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas;
26 haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados.
27 Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.
28 Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.

COMO DEVEMOS VIVER DIANTE DESTE TEMPO DE DEUS?

Diante do Kairós de Deus nós precisamos:

1. PRECISAMOS ACORDAR PARA DEUS
Diz a Bíblia no v.11: "Chegou a hora de vocês despertarem do sono"

1) A Bíblia de Jerusalém traduz: "Já chegou a hora de acordar." Despertar ou acordar é a palavra de ordem de Jesus para a sua igreja. Através da história da igreja nestes vinte séculos de sua existência, ela tem tido longos períodos de sono profundo.

Exemplo: Um exemplo disso é a igreja protestante na Europa. O relativismo e o liberalismo entraram na igreja trazendo a apostasia de tal maneira que muitos templos foram se esvaziando! Hoje a Europa é maioria muçulmana e os templos protestantes que não se tornaram em mesquitas foram transformados em casas de shows. 

A Igreja precisa acordar para a pregação fiel da Palavra de Deus!

2 Timóteo 4:1-5
1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

O que mais estamos vendo como pregação na igreja  é: “busque sua felicidade”, e não a de Jesus e do Seu reino!

A igreja precisa acordar para o combate ao pecado em seu meio!

Hebreus 3:12,13
12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;
13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.

A Igreja precisa acordar para a pregação da mensagem do evangelho de salvação em Cristo!

Romanos 1:16 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.”

Temos a mensagem mais importante que existe nesses últimos dias e essa mensagem é poderosa para salvar a todos os seres humanos, não importa o quão longe eles tenham ido em sua rebelião contra o Deus do céu, pela graça todos podem voltar ao Senhor.

Porém, a Palavra de Deus diz que estamos dormindo na hora em que deveríamos estar acordados. É como se tivéssemos em nossas mãos uma carta que pudesse salvar o mundo da destruição, mas estamos dormindo enquanto essa carta enfeita a cabeceira da cama.

É muito difícil acordar uma pessoa que não quer ser despertada. Mas quando a pessoa sabe que precisa levantar apenas um toque é necessário para isso.

Você precisa acordar para Deus.

Diante do Kairós de Deus nós precisamos:

2. PRECISAMOS DEIXAR AS OBRAS DAS TREVAS!
V.12: " Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. ".

A luz e as trevas são um contraste interessante que decorre ao longo de toda a Bíblia.

O que são as obras que são trevas?

As trevas correspondem à vida sem Deus, e esta vida sem Deus está associada com o príncipe das trevas deste mundo-sistema, e as obras da vida pecaminosa.

Veja que Paulo descreve quais as obras das trevas que devemos deixar:

Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;

(N.T.L.H) Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes.

Jesus veio a este mundo para nos libertar do império das trevas:

“ELE NOS LIBERTOU DO IMPÉRIO DAS TREVAS E NOS TRANSPORTOU PARA O REINO DO FILHO DO SEU AMOR,” (Colossenses 1.13)

João 3:19-21 –“E o julgamento é este: A LUZ VEIO AO MUNDO, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus”.

3- PRECISAMOS NOS REVESTIR DAS ARMAS DA LUZ!
“Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz”.

Precisamos entender que o fim dos tempos é caracterizado por uma intensa luta espiritual. E quanto mais próxima é a volta de Jesus, mas ferrenha é esta luta!

(Apocalipse 12:12) “...Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta”

Satanás declarou guerra implacável contra a igreja de Deus. Mas ele tem um limite de tempo para completar sua obra: “...sabendo que pouco tempo lhe resta”

Ele se opõe à Igreja não apenas através da perseguição, mas a todo tempo, ele nos tenta para cairmos no pecado e desviarmos do nosso foco se pregarmos o evangelho da salvação.

Assim como Deus tem um Plano de Salvação para o homem, o Diabo também tem um plano para o ser humano; não um plano de salvação, como Deus apresenta, mas um plano de PERDIÇÃO.

O diabo sabe que para ele e seus demônios não existe salvação, pois estão condenados ao fogo eterno. Por isso o que lhe resta é a possibilidade de enganar as pessoas e levá-las consigo para o sofrimento eterno.

E é exatamente isso que o Diabo faz, pois sabe que pouco tempo lhe resta.

POR ISSO AMADOS! PRECISAMOS USAR AS ARMAS DA LUZ! Estas armas estão descritas em Efésios 6:13-17

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estais, pois, firmes tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando sobretudo o escudo da, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus."

Diante do Kairós de Deus nós precisamos:

4. PRECISAMOS NOS REVESTIR DE JESUS CRISTO.
“mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.”

1) Neste trecho bíblico o apóstolo emprega duas vezes o verbo revestir. No v. 12 ele diz: "Revestimo-nos das armas da luz", e agora no v. 14: "Revestidos do Senhor Jesus Cristo."

O que significa revestir-se de Jesus Cristo? Eu entendo aqui que revestir-se de JESUS é permitir que Cristo viva a sua vida em nós. Nos escritos de Paulo, por repetidas vezes vamos encontrar a expressão: em Cristo.

(Gálatas 2.19-20) "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim."

Revestir-se de Cristo é expressar em palavras, atos e pensamentos atitudes da pessoa de Jesus. É quando tudo em nós traduz, interpreta e comunica a vida de Cristo. É quando ele fala, pensa, vê, sente, caminha, ama, serve, através de nós.

CONCLUSÃO:

Neste tempo estejamos preparados para a Volta do Senhora qualquer momento. Não há mais tempo a perder! Aproveitemos todas as oportunidades possíveis para proclamarmos a mensagem de salvação a este mundo, remindo o tempo porque, os dias são maus!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
Culto da Família: 15 de novembro de 2015