Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O MILAGRE DA LIBERTAÇÃO NA FAMÍLIA


TEXTO: Marcos 5:1-20
1 Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos.
2 Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo,
3 o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo;
4 porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo.
5 Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras.
6 Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou,
7 exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!
8 Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem!
9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10 E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país.
11 Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos.
12 E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.
13 Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram.
14 Os porqueiros fugiram e o anunciaram na cidade e pelos campos. Então, saiu o povo para ver o que sucedera.
15 Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram.
16 Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos.
17 E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles.
18 Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.
19 Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti.
20 Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.

Introdução: Durante algumas semanas temos aprendido que Deus realiza diversos tipos de Milagres no contexto familiar. Aprendemos que Ele realiza o (1) Milagre de Salvação, (2) O Milagre de Transformação (3) o Milagre de Provisão, (4) o Milagre de Proteção (5) e o Milagre de Cura!

Hoje vamos aprendemos sobre o Milagre de Libertação que Deus quer operar na Família.

O texto de nossa ministração de hoje nos mostra a história de um homem está sob uma condição de escravidão espiritual e de maneira específica: uma possessão demoníaca.
                                           
Diferentemente da opressão demoníaca (que é quando o demônio oprime uma pessoa em sua mente, mas não está dentro dela) quando uma pessoa está possessa (ou endemoninhada), ela perde o controle total de si mesma. Ela muda totalmente a sua personalidade;

Esse texto traz uma verdade que nem sempre nem sempre discernimos: A verdade de que nem todos os problemas que atravessamos são de origem humana.

Existem problemas que são de origem espiritual. Para esses problemas não há remédio, não há médico, não há psicólogo..., não há especialista no mundo habilitado para promover alguma solução.

No caso deste endemoninhado a ação dos demônios lhe causaram os seguintes danos:

Eles Destruíram a sua família – Esse homem não vivia mais em casa. Diz o texto que ele andava pelos sepulcros (v. 2). Sepulcro é caminho de morte. O homem que anda sem Deus caminha em direção à morte. Ele não tinha mais uma família. É por isso que o primeiro alvo do diabo é destruir sua família.

Eles Destruíram seus relacionamentos sociais – Esse homem já não tinha mais amigos. Sua condição de endemoninhado era tão grave que ele já não era mais aceito em nenhum segmento da sociedade. Esse homem tornou-se um ser solitário. Sua única companhia eram os demônios. Essa é também uma arma poderosa do diabo- minar seus relacionamentos, isolar você. A solidão não é uma boa companhia.

Eles destruíram sua saúde física e mental – Esse homem se auto-flagelava (v. 5). Diz o texto que ele “feria-se com pedras”. Certamente ele havia machucado também outras pessoas, mas, agora passou a ferir-se a si mesmo. (v. 4 – “ninguém podia subjugá-lo”) Ele havia se tornado um homem violento e incontrolável (tentaram amarrá-lo com correntes, mas ele as quebrava) e seu comportamento era de uma pessoa insana. O evangelista Lucas registra que ele havia perdido completamente o pudor, pois andava nu (Lc 8:27).

4) Esse homem não dormia mais (v. 5). Diz a bíblia que “andava sempre de dia e de noite, clamando por entre os sepulcros e pelos montes”. Era alguém atormentado. Não havia descanso nem para sua mente nem para a sua alma. Era um perturbado. A própria fisionomia daquele homem denunciava o seu estado.

Jesus quando confronta com aquele homem possesso ele pergunta: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.

A verdade é que esse homem não estava totalmente escravizado por um simples demônio, mas de uma legião de demônios.

A palavra legião é a designação da maior divisão de invasão do exército romano, com aproximadamente 6.000 soldados de infantaria e 120 soldados de cavalaria e ainda de tropas auxiliares para serviços especiais.

Dentro daquele homem haviam precisamente 6 mil entidades.

Sua ação era marcada pela crueldade e destruição. Por onde uma legião passava, deixava atrás de si um rastro de morte e destruição. Havia um exército de Satanás alojado em uma só pessoa.

Aquele homem havia se tornado uma marionete de do diabo.

O diabo transformou esse homem num morto-vivo, morando num cemitério, sem esperança e sem perspectiva.

Qual o valor de uma vida para satanás? Para satanás a vida não tem valor algum. A vida deve ser destruída. O homem deve viver subjugado e escravizado.

Diante da situação deste homem nem a sua família e nem a sociedade podiam fazer qualquer coisa por ele.

Pelo contrário, a bíblia diz as pessoas acorrentaram esse homem. A prisão foi o melhor remédio que encontraram para esse homem.

Mas, nem mesmo a prisão pôde detê-lo.

COMO ESSE HOMEM ENTÃO EXPERIMENTOU O MILAGRE DE LIBERTAÇÃO EM SUA VIDA?

E COMO PODEMOS EXPERIMENTAR ESTE MESMO MILAGRE EM NOSSAS FAMÍLIAS? (Abra a sua bíblia em Mateus 12:43-45)

“Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa”. Mateus 12 :43-45.

Quando se fala em libertação, temos a tendência a associarmos libertação com exorcismo. Expulsar demônios pode em alguns casos fazer parte do processo de libertação, mas a libertação em si, somente ocorre, quando a casa que é a nossa própria vida (corpo, alma e espírito) além de limpa ela precisa se tornar realmente habitação do Espírito Santo.

Isso só irá acontecer quando a pessoa se entregar realmente a Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador. Por isso não adianta fazer um “exorcismo” sem levar a pessoa a conhecer a verdade que liberta em JESUS. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32; “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. João 8:36.

Quero destacar três atitudes que considero essenciais para a plena libertação.


I- PRIMEIRA ATITUDE: CONFESSAR A CRISTO.

Uma verdade que precisamos aprender: NÃO HÁ LIBERTAÇÃO SEM ANTES HAVER SALVAÇÃO! Aquele homem encontrou-se com Jesus e foi liberto!

Na bíblia, em Romanos 10.9,10 está escrito assim: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Ao Confessarmos a Jesus nos tornamos também habitação do Espírito Santo!

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”. Rom 8:9 .

E essa é a única forma de encontrarmos real libertação!

Os demônios precisam de corpos para habitar. Quando Jesus ordena que aquela legião vá para aquela manada de porcos ele está afastando daquele homem toda a possibilidade de retorno àquele corpo.

Lembre-se que naquela época o Espírito Santo ainda não havia descido sobre a igreja.

Hoje você e eu temos o privilégio de sermos habitados pelo Espírito de Deus!

1 Cor. 6:19,20 “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

A casa da nossa vida agora está limpa e ocupada pelo Espirito Santo amém!

Quantas pessoas estão sempre caindo em possessões malignas que talvez você conheça! Sabe por que isso acontece? – É porque de fato ainda não reconheceram a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas!


II- SEGUNDA ATITUDE: ABANDONAR SEUS PECADOS.

Através do pecado que cometemos os demônios têm acesso à nossa alma. Isso não significa que estamos endemoninhados, mas muitas vezes podemos estar oprimidos.

É por isso que a Palavra de Deus diz em Efésios 4:25-27: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo”.

Não dar lugar ao diabo falando a mentira, não dar lugar ao diabo guardando ira e ressentimento no coração...

O lugar que damos ao diabo se chama brecha- Brecha é o mesmo que fenda ou uma pequena por onde o inimigo pode entrar para causar um dano ou prejuízo a nós.

No aspecto espiritual uma brecha representa, uma área vulnerável da nossa personalidade que o inimigo, o Diabo, se utiliza através de nosso pecado para nos destruir.

Assim como existem as brecha da mentira, da Ira, existem também as brechas do ressentimento, do medo, da ansiedade, da culpa, da maledicência, da murmuração, da prostituição, do ocultismo, do espiritismo e etc...

Segundo alguns comentaristas, possivelmente aquele homem endemoninhado tivera algum problema relacionado à sua família. E esse problema foi crescendo de tal maneira que se tornou uma brecha para a ação dos demônios na sua vida. Poderia ser um grande ódio ou mágoa relacionado com pessoas de sua casa.

É por isso que quando Jesus liberta aquele homem, não o permite seguir viagem com ele, antes, o envia a sua família dizendo: “Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti”.

Nós amados como filhos de Deus devemos nos sujeitar a Deus e resistir ao diabo.

Tiago 4.7: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.

Para abandonar o pecado precisamos (1) Confissão (2) e Arrependimento

Como diz em 1 João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Prov. 28: 13 “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.

III- TERCEIRA ATITUDE: ASSUMIR UMA NOVA VIDA EM CRISTO.

15 Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram.

A- Aquele que antes andava correndo angustiadamente, agora está sentado;

B- Aquele que antes andava gritando e clamando dia e noite, agora está em silêncio;

C- Aquele que escandalizava a todos andando em plena nudez, agora está vestido;

D- Aquele que tinha comportamentos insanos agora está em perfeito juízo;

E- Aquele que se mostrava violento e representava uma ameaça à paz coletiva, agora é uma pessoa dócil e sociável;

F- Aquele que pediu para que Jesus se afastasse dele agora deseja seguir Jesus.

H- Aquele que antes estava preso por Satanás e perdido em seus pecados se torna um missionário em sua cidade.

20 Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.

CONCLUSÃO:

Enquanto a sociedade valorizou os porcos, pelo prejuízo financeiro que seus criadores tiveram, Jesus valorizou aquele homem. Jesus atravessou um trajeto perigoso para salvar um único homem.

O Mestre enfrentou uma tempestade para chegar aquele lugar. Vai à Gadara por causa de uma só pessoa.

Gadara era uma cidade gentílica. Uma cidade de pecadores. Além disso, era considerada pelos judeus como uma cidade imunda. Isso se deve porque eram terras destinadas à criação de porcos.

Os porcos eram tidos como animais imundos pela religião judaica. Assim sendo, um judeu jamais pisaria naquela cidade. Jesus muda seu itinerário, quebra com o tradicionalismo e rompe com as estruturas sociais para salvar um homem. Porque para Deus a vida de um homem é mais importante do que o mundo inteiro.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
Ministração na Campanha: Milagres para a Família





quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O MILAGRE DE CURA PARA A SUA FAMÍLIA


TEXTO: 2 Reis 5:1-19

INTRODUÇÃO: O texto que acabamos de ler, nos fala de um fascinante milagre de cura que ocorreu com Naamã, um comandante do exército da Síria.

Mas talvez você me pergunte: O que tem haver a cura deste comandante com a Cura da família?

Resposta: Tem tudo haver, pois certamente a lepra que Naamã tinha, poderia destruir a sua vida e também definitivamente a relação com sua família.

A- A DOENÇA DE NAAMÃ
É importante que saibamos que a lepra era uma doença viral e sem cura naqueles dias.

Com o avanço da lepra em Naamã, seria necessário que ele viesse a se separar da família, até por que isto era lei em quase todas as nações.

Em Israel, por exemplo, os leprosos viviam fora da cidade; eles eram privados do convívio social.

Certamente Naamã estava vivendo um dilema dentro do seu lar.

Imagino eu que a sua intimidade com sua esposa já estava afetada; e se ele tivesse um(a) filho(a) não poderia mais abraçá-lo.

Agora era apenas uma questão de tempo! E Naamã teria de deixar o seu lar!

B- A VIDA DUPLA DE NAAMÃ

Outro detalhe que eu quero levantar aqui é que Naamã por conta de sua enfermidade estava vivendo uma vida dupla.

Quem era Naamã?  Ele era um comandante vencedor, rico e respeitado. Porém diz a Bíblia ele era leproso. Quem o via pelas ruas não imaginavam que ele era leproso.

Creio que para esconder a sua lepra Naamã passou a viver de aparências.

Porém os que conviviam de perto com ele conheciam a sua situação!

Inclusive aquela menina hebreia que era escrava em sua casa.  E apesar de estar longe de sua casa aquela menina cumpre um papel missionário e diz à esposa de Naamã no versículo 3 “Se o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”.

Naamã depois de saber da possibilidade de sua cura, parte para Samaria onde estava o profeta Eliseu.

E na busca de sua cura podemos aprender algumas lições para que nós e nossa casa encontremos também a cura do Senhor!

1ª Lição:
PARA SERMOS CURADOS PRECISAMOS IR À PESSOA CERTA.

A Bíblia diz que Naamã foi até Samaria, autorizado pelo seu rei e com uma carta nas mãos, procurou o rei de Israel.

Ao se apresentar ao rei, Naamã disse mais ou menos assim: “Senhor rei de Israel, eu sou ministro de segurança do meu pais, eu venho com carta de apresentação do meu rei a essa nação para receber uma unção de cura divina”.

Sabe o que aconteceu?

O rei rasgou a suas vestes diante de Naamã e disse: “Acaso sou eu Deus para cura-lo da sua lepra”. “Vejo que busca ocasião para me desafiar”

As relações diplomáticas estavam ruins.
                                                               
Naamã ficou então decepcionado na porta do rei.

Sabe por que ele foi decepcionado na porta do rei?

Porque a menina havia lhe dito para procurar o profeta e não o rei.

8 “Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel”.

Escute: A nossa cura (ou vitória) não esta no palácio do rei – Ela está na casa do profeta! E Jesus Cristo é este profeta messias poderoso. “Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo” (Lc 24.19).

Bater no palácio do rei = esperar dos homens

Bater na casa do profeta = esperar do Senhor!!!!

Salmo 146:3-8

3 Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.
4 Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.
5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,
6 que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade.
7 Que faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome. O SENHOR liberta os encarcerados.
8 O SENHOR abre os olhos aos cegos, o SENHOR levanta os abatidos, o SENHOR ama os justos.
.
A nossa vitória esta na casa do profeta Jesus Cristo!


2ª Lição:
PARA SERMOS CURADOS PRECISAMOS APRENDER QUE É DEUS QUEM DETERMINA A FORMA DE COMOS SEREMOS CURADOS.

9  “Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu”.
10 “Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo”.

Em sua busca pelo milagre de cura Naamã cometeu um erro que muitas pessoas também cometem:

O erro de achar que Deus tem que te curar do jeito que você quer; do jeito que você idealizou!

11 “Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso”.

Ele estava tentando enquadrar a Deus na sua caixinha de fé!

Deus o Senhor vai ter que fazer assim . . . Se o Senhor não fizer assim, eu vou . . .

Romanos 9:20  “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?”

3ª Lição:
PARA SERMOS CURADOS PRECISAMOS NOS HUMILHAR
DIANTE DO SENHOR.

12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.
13 Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.
14 Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.

Sabe o que eu aprendo com a cura de Naamã?

Naamã não precisava ser curado somente da lepra, pois ele tinha uma ferida muito maior e muito mais difícil de ser curada: o orgulho.

Em toda esta história vemos Deus quebrando o orgulho de Naamã:

Quando ele não é atendido pessoalmente com honra pelo profeta: Naamã foi ao encontro de Eliseu e, quando chegou à porta da casa do profeta, sequer foi atendido por ele. Eliseu mandou um mensageiro falar com ele.

Naamã ficou inconformado, pois como aquele "profetazinho" se atrevia a não atendê-lo pessoalmente? Como ele não quis atender O CAPITÃO DO EXÉRCITO DA SÍRIA? Isso era inadmissível para Naamã.

2º Quando ele recebe a ordem de mergulhar 7 vezes no Jordão:
Naamã passa também a comparar o rio barrento do Jordão com os rios límpidos de Damasco e Farfar.

O que Naamã não contava é que Deus queria lhe dar algo mais!

Do contrário, por que Deus lhe pediu para dar sete mergulhos? Por que exatamente o rio Jordão?

Sete é um número profético ligado à restauração.

Se estivermos dispostos a sermos “curados” devemos estar prontos primeiro a sermos tratados por Deus.

E neste tratamento o mais difícil devia acontecer: EXPOR A SUA LEPRA (nudez) diante de todos da sua comitiva e depois mergulhar por 7 vezes no Jordão.

Cada um daqueles mergulhos tinha como propósito curá-lo de seu orgulho!

Se Naamã tivesse dado ouvido ao seu orgulho não teria sido curado.

Que benção foi para ele foi ouvir os conselhos de seus oficiais: “Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.” (2 Reis 5: 13)

A cura não estava nas águas do Jordão ou quantidade de mergulhos , mas na humildade que o levou a obediência  “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.” (2 Reis 5: 14)

O orgulho retarda as bênçãos. Não foi somente da lepra que Naamã foi curado. Os 7 mergulhos limparam  seu coração de seu orgulho, arrogância e vaidade.  Ao mergulhar ele testemunhou aos seus oficiais a sua submissão à vontade divina.

CONCLUSÃO:

1- A Cura de Naamã foi física. 14  “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo”

 2- A Cura de Naamã foi na alma- Os sentimentos de orgulho e soberba desapareceram naquele dia.

3- A Cura de Naamã foi no seu espírito: Ele era devoto de um deus chamado Rimon. Ele reconhece que em toda a terra não há Deus, senão em Israel.

15 Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo.

Em Lucas 4::27 entendemos que na época que vivia ele foi o único leproso curado. “E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
Ministração- Campanha: 
Sua Família Precisa de um Milagre 
que Só Jesus pode Realizar!

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O MILAGRE DA PROVISÃO PARA A FAMÍLIA


TEXTO: 1 Reis 17.8-16.

8 - Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
9 - Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
10 - Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba.
11 - E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão.
12 - Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.
13 - E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-me para fora; depois, farás para ti e para teu filho.
14 - Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
15 - E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
16 - Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.

INTRODUÇÃO: O texto que acabamos de ler nos revela o cuidado de Deus para com os que se dispõem a fazer sua vontade. Não importa onde estejam, Deus cuida de cada um de seus filhos.

O Profeta Elias e uma viúva anônima da terra de Sarepta com o seu filho são os personagens principais deste milagre de provisão.

Em Lucas 4:25,26 Jesus cita este episódio nos mostrando que ele ocorreu em um contexto de apostasia e fome.

“Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva” (Lc 4.25,26).

Alguns destaques eu quero fazer desta palavra de Jesus:

Elias foi o agente de Deus para confrontar a apostasia no reino do Norte. Ele confronta o Rei Acabe pelos seus pecados de idolatria e culto a Baal e profetiza como juízo de Deus um longo período de seca. ( 3 anos e seis meses) Por conta disso, Elias havia se tornado uma persona non grata no reinado de Acabe.

Imaginem os danos na economia, na agricultura, toda a infraestrutura da nação se enfraqueceria, pois haveria fome, os animais morreriam, os alimentos seriam escassos, os preços iriam subir absurdamente, pessoas morreriam de fome.

E você sabe o que a nação fez? Oraram a Baal, pediram também para Asera, outro ídolo, e nada, nenhuma gota d'água.

Apesar de tudo nação não se arrependeu, não se voltou para Deus, preferiram a Baal do que a Deus, e o resultado da desobediência nós já conhecemos.

Por conta disso, Elias precisava sair de cena por um tempo. Deus escolhe então, as situações mais improváveis para trazer a Elias refúgio e proteção:

Em primeiro Lugar: Seguindo a orientação divina, ele refugia-se primeiramente próximo à fonte de Querite. (Querite significa lugar de corte, de molde).  

Ali, Elias estaria a sós onde seria moldado e sustendo por Deus! Enquanto Elias bebia da fonte, DEUS enviava os corvos que lhe traziam no bico pão e carne pela manhã e ao anoitecer, até o dia em que a fonte secou.
   
Em segundo Lugar: Elias sob a direção o Senhor, afasta-se de seu povo e de sua terra, indo refugiar-se em Serepta, um território fenício (1 Rs 17.9). Aquela região era governada por Etbaal, pai de Jezabel.

Serepta- Lugar de Fundição (Refinamento).

É interessante notarmos irmãos que quando passamos por lutas e provas principalmente nas questões materiais, como Elias passou, somos moldados (Como em Querite) e refinados por Deus (Como em Serepta).

Conforme a Palavra de Jesus muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.

Através deste texto vamos aprender algumas verdades sobre a Provisão de Deus para a nossa família.

1- A PROVISÃO DE DEUS NUNCA FALTA 
PARA AQUELES QUE OBEDECEM AO SENHOR.
8 - Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
9 - Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

A pessoa designada para hospedá-lo não é nenhum dos ricos mercadores ou dos grandes homens de Israel ou Sidom, mas é ordenado a uma pobre viúva desamparada e solitária, que o sustente.

Deus não segue a lógica humana. Aquela mulher não tinha um perfil adequado para acolher o Profeta.

- Ela não tinha um provedor (Seu Marido havia morrido)
- Não se sabe quanto tempo ela estava viúva.
- E também passava por necessidade.

Elias estava aprendendo a depender de Deus a cada dia para o seu sustento.

Por isso, ele não questiona as ordens de Deus! Ele a obedece!

A viúva por sua vez ainda que relutante, também obedece a ordem dada pelo Profeta:

Elias dá uma ordem a esta viúva que me intriga!  “faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-me para fora; depois, farás para ti e para teu filho”.

Irmãos, esta pobre viúva tinha apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite para fazer um bolo que só dava para ela e para seu filho comerem e, depois, morrerem!

Elias poderia ter pensado: “Como esta mulher irá me sustentar, se não tem sequer para si”?

Mas ele não pensou assim, porque ele havia aprendido a confiar em Deus na sequidão!

Era pouco, mas ela possuía! Deus queria operar o milagre a partir do que a viúva tinha.

“A suficiência divina se revela na escassez humana. O pouco com Deus torna-se muito!”

E ele sabia que a obediência daquela viúva resultaria em provisão sobre a sua vida!

15 - E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.

O profeta entrega à viúva de Sarepta a chave do milagre quando lhe diz: “porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho” (1 Rs 17.13), O profeta era um agente de Deus, e atendê-lo primeiro significava colocar a Deus em primeiro lugar.

Eu creio que o maior desafio de nossos dias é obedecer a Deus na escassez! “Buscai em primeiro lugar o seu Reino...”

Salmo 84:11  “Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente”.

2- A PROVISÃO DO SENHOR NUNCA FALTA 
PARA AQUELES QUE TÊM UMA FÉ OUSADA NA PALAVRA DE DEUS!

(VS. 13ª) “E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra.”  

Se quisermos obedecer a Deus para ter a Sua Provisão em nossas vidas precisamos lançar fora o medo!

Principalmente o medo de que aquilo que damos para Deus ou para as pessoas necessitadas venha nos faltar!

Imaginem se a viúva se agarrasse àquele pouco de farinha e azeite, como sobreviveria nos próximos três anos?

Ela acabaria morrendo de fome e seu filho também!

Não tenha medo. Nenhuma semente que você planta no solo do reino de Deus o deixará de mãos vazias.

Talvez você duvide: “Se eu plantar uma semente na casa de Deus, quem vai garantir que irei colhê-la?”.

R: A Palavra de Deus!       

Em 2 Coríntios, capítulo 9, versículo 6, diz: “E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará.”

ENTENDA ALGO TREMENDO PARA A SUA VIDA!

Pão é dado para alimento, e Deus nos dá para que dele comamos.

Semente é projeto de fé, não deve ser comida, mas deve ser jogada ao solo.

Tem muita gente comendo a semente que Deus tem dado para semeadura, porque não crê na provisão e nas promessas da palavra de Deus.

Hebreus 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Precisamos ter fé na Palavra de Deus! Há uma equação que precisamos aprender: OBEDIENCIA + FÉ = PROVISÃO

O Profeta disse à viúva: 14 - Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
15 - E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.


2- A PROVISÃO DO SENHOR NUNCA FALTA 
PARA AQUELES QUE VIVEM A DINÂMICA DA GENEROSIDADE.

(verso 15b) “....e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias”.

Aquela viúva recebeu o Profeta Elias em sua casa por muitos dias. Não foi apenas um fim de semana.

“Não julgueis e não sereis julgados: não condeneis e não sereis condenados: perdoai e sereis perdoados: Daí e dar-se-vos-á, boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão: porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6.37-38)

Jesus diz que seremos medidos de acordo com o critério que avaliamos outros:

1. Generosidade tem o poder de retornar em beneficio da nossa vida “dai, e dar-se-vos-á”. Gente generosa é avaliada pela generosidade, assim como pessoas mesquinhas e avarentas são avaliadas da mesma forma. Não é este o critério da Palavra? “dá e dar-se-vos-á?” Mesquinhez e avareza nos privam de bênçãos.

2. Generosidade nos livra da idolatria do dinheiro – Dar é um exercício que precisamos praticar; porque gente que dá, livra-se da obsessão escravizante do dinheiro.

Veja como é fácil gastar 150 reais num tênis, mas difícil dar a mesma quantia para a igreja. ”Se Cristo não é Senhor do seu dinheiro, então ele não é seu Senhor! O Senhor deixou bem claro que onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração. Eu nunca vi um cristão maduro, que também não seja um servo generoso”.

3. Generosidade traz contentamento interior. Jesus afirmou que “mais bem aventurado é dar do que receber” (At 20.35).

“Muitas pessoas estão procurando encontrar alegria em ter mais, quando a verdadeira alegria deveria ser encontrada em dar mais”.

CONCLUSÃO: Eu não tenho medo de obedecer a Palavra de Deus na prática dos dízimos e das ofertas!  Eu tenho medo de não obedecer!

“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado”. Pv. 11:24-25.

“Quando somos fiéis, transferimos para Deus a responsabilidade dele nos sustentar, isto não é mais nossa atribuição”.


“Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
3ª Ministração da Campanha: Milagres Para a Sua Família