Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2019

A IGREJA QUE PREVALECE 1ª PARTE



Mateus 16:13-19
13 Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?
14 E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.
15 Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?
16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.
18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.

Introdução: Graça e Paz irmãos e irmãs! Eu gostaria de compartilhar com vocês uma Palavra da parte de Deus que nos consola e ao mesmo tempo nos motiva a continuarmos firmes como Igreja do Senhor em um mundo no qual a cada dia mais se deteriora em todos os sentidos.

Em seu livro: “Avisos para a Igreja”, o bispo anglicano de Liverpool John Charles Ryle, disse algo que nos faz pensar sobre os dias em que estamos vivendo:

“Vivemos em um mundo no qual todas as coisas estão perecendo. Reinos, impérios, cidades, instituições, famílias, tudo é passível de mudanças e corrupção. Uma lei universal parece prevalecer em todo lugar. Há uma tendência, em todas as coisas criadas, a uma deterioração”.

Ele disse isso em 1858. De lá para cá muitas coisas já mudaram e realmente vemos diante de nossos olhos a deterioração da humanidade.

A banalização da vida, as guerras, os conflitos étnicos, a agressão ao nosso eco sistema, a inversão e perda dos valores absolutos, a violência, a onda de suicídios estão aí para nos mostrar pra nós esta deterioração.

- Mas o que isto tem haver com esta palavra de Jesus registrada aqui em Mateus 16:13-19?

- Tem tudo haver meus irmãos! 

Antes de partir para Jerusalém e ir para a cruz Jesus desejava saber se os seus discípulos sabiam quem Ele é.

Ele não formulou a pergunta de uma forma direta, mas conduziu-os para ela. Começou perguntando o que diziam as pessoas sobre Ele, e quem acreditavam que era.

E no vers. 14 eles responderam: “Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas”.

Pedro, então se levanta entre todos e diz: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Aí Jesus diz a Pedro:

Vers. 17 “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus”.

“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

A partir desta palavra de Jesus a Pedro eu quero apresentar a você as características da Igreja que prevalece.

1) A IGREJA QUE PREVALECE SÃO PESSOAS EDIFICADAS POR JESUS

O termo Igreja vem do termo grego “Ekklesia”, que significa literalmente: “os chamados para fora”, se referindo as pessoas que confessam a JESUS CRISTO como Senhor e Salvador. 

Foi exatamente isso que Pedro fez naquela hora quando disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”  

Pedro reconheceu que Jesus não era apenas um profeta poderoso como foi Elias ou Jeremias. E nem tão pouco um profeta com uma mensagem dura como foi João Batista!

- Jesus é o Cristo: Ele é chamado de Cristo na Bíblia porque ele é o salvador prometido por Deus. Cristo não era o nome próprio de Jesus; era uma indicação de sua função, sua missão. Cristo significa “ungido”.

Cristo é a versão grega da palavra hebraica “Messias” (João 1:41). O Messias no Antigo Testamento era o salvador do mundo, ungido por Deus.
Os judeus aguardavam com esperança a vinda do Messias. Quando Jesus veio ao mundo, ele foi reconhecido como o Cristo.

- Jesus é o Filho do Deus Vivo! Jesus é Filho de Deus no sentido que Ele é Deus manifestado em forma humana.

Esta afirmação de Jesus mais tarde foi considerada como blasfêmia diante do sinédrio e digno de uma sentença de morte. Os líderes judeus entenderam exatamente o que Jesus quis dizer com a expressão “Filho de Deus”. Ser “Filho de Deus” é ser da mesma natureza de Deus.

Entenda de uma vez por todas!

A Igreja que Jesus se refere aqui não é templo, nem instituição ou denominação religiosa. A Igreja como instituição surgiu apenas no IV século da era cristã. 

A Igreja que Jesus está edificando são aqueles que o reconhecem como o seu Salvador e Senhor pessoal, amém?

2- A IGREJA QUE PREVALECE SÃO AQUELES QUE SE
OPÕE ÀS PORTAS DO INFERNO

Prevalecer segundo o dicionário tem a ideia de vencer, triunfar, também sugere a ideia de permanecer, resistir.

Em outras palavras o Senhor está nos dizendo nesta noite! Aconteça com este mundo o que tiver que acontecer, se Eu sou o Senhor de sua vida, não há nada, absolutamente nada que vai prevalecer sobre ti.

Você deve estar atento, vigiando e orando. Continue firme em Jesus e permaneça Nele e você e nada pode prevalecer contra ti.

Jesus disse que as Portas do Inferno jamais prevalecerão contra a Sua Igreja!

– A expressão “Portas do Inferno” traz para nós várias interpretações teológicas:

Para alguns as “Portas do Inferno” significa o poder da morte. Para outros, as “Portas do Inferno” representam Satanás e a totalidade do mal no mundo, lutando para destruir a igreja de Jesus Cristo. (Bíblia de Estudo Pentecostal)

A ideia principal é que a igreja terá de oposição e vitória.

As portas do inferno podem e vão se opor a nós! Estamos em uma luta espiritual sim! Mas, a igreja nunca será destruída por qualquer poder, nem mesmo pela morte ou pelo resultado da morte, nem pelo reino do mal.

“A igreja é eterna; a morte, ou qualquer outro poder oculto e perverso, jamais poderão ser vitoriosos sobre ela…” (O Novo Testamento interpretado versículo por versículo, v.1, p.447).

Jesus se refere aqui também a Sua morte iminente. Embora ele fosse crucificado e sepultado, Ele ressuscitaria dos mortos e edificaria a Sua igreja.

Da mesma forma a morte também não pode deter a igreja!

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá.” João 11:25

Romanos 8:38,39 diz: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Quando Cristo vier buscar a Sua igreja, os mortos ressuscitarão e, unidos com os vivos transformados, viverão eternamente com Ele. Então "Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?… Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Coríntios 15:54,55,57). 

3- A IGREJA QUE PREVALECE SÃO AQUELES
QUE ESTÃO FIRMADOS NA ROCHA QUE É CRISTO.

18 “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

O que quis dizer o Senhor Jesus Cristo quando ele falou deste fundamento?

Referia-se ele ao apóstolo Pedro com quem estava falando?

Queridos, eu não consigo entender aqui que Jesus estava edificando a Sua igreja sobre Pedro.

Pedro mentiu, traiu, cortou a orelha do outro, fez muitas coisas reprováveis.
Quando lhe perguntaram se ele andava com o Mestre, ele disse que não, disse que nem o conhecia.

Como é que eu posso ter uma vida fundamentada sobre Pedro ou em qualquer outro líder humano?

Entenda algo importante sobre este texto:

- Pedro no original grego é (petros) "pedra" como as que se usam nas construções.

Jesus disse: Tu és uma pequena pedra Pedro. Mas sobre esta Pedra, agora ele usa ou termo no grego “rocha" (petra), referindo-se a si mesmo.

A matéria prima da construção dessa casa espiritual consiste de todas as pessoas que foram salvas pela graça mediante a fé na obra redentora de Cristo, e elas são as "pedras vivas".

Pedro foi uma destas “pedras vivas”. Veja o que ele mesmo disse em sua primeira epístola no cap. 2:4-7.

4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
6 Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
7 Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular

Em Efésios 2:19-22 Paulo compara a igreja a um edifício onde Jesus Cristo é a pedra fundamental e os apóstolos (inclusive Pedro) e os profetas são o alicerce.

“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo”, I Coríntios 3:11.

Nós não estamos construindo nossa casa espiritual sobre areia ou barro, o nosso Fundamento está sobre a verdadeira Rocha Eterna, Jesus Cristo.

O diabo quer entremos em uma situação desesperadora em nossa mente e em nossas emoções. Ele quer que pensemos que estamos sendo massacrados por ele. Isso é uma grande mentira! Por mais que situação pareça desesperadora, nós temos Um Fundamento Real e Insubstituível.

Finca os teus pés na Rocha e não olhe para trás!!

CONCLUSÃO:

No próximo domingo vamos continuar nesta mesma palavra onde veremos outras três características da igreja que prevalece!

Ao sairmos daqui nesta noite leve em teu coração esta mensagem de vitória, mas não afrouxe o teu compromisso com o Senhor! O diabo não brinca de ser diabo e nós não devemos brincar de sermos igreja.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

segunda-feira, 18 de março de 2019

HÁ PROVISÃO DE DEUS PARA VOCÊ



TEXTO: 1 Reis 17.8-16.

8 - Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
9 - Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
10 - Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba.
11 - E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão.
12 - Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.
13 - E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-me para fora; depois, farás para ti e para teu filho.
14 - Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
15 - E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
16 - Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.

INTRODUÇÃO: O texto que acabamos de ler nos revela o cuidado de Deus para com os que se dispõem a fazer sua vontade. Não importa onde e como estão Deus cuida de cada um de seus filhos. Há provisão de Deus pra você!

O Profeta Elias e uma viúva anônima da terra de Sarepta com o seu filho são os personagens principais deste milagre de provisão.

Em Lucas 4:25,26 Jesus cita este episódio nos mostrando que ele ocorreu em um contexto de apostasia e fome.

“Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva” (Lc 4.25,26).

Alguns destaques eu quero fazer desta palavra de Jesus:

Elias foi o agente de Deus para confrontar a apostasia no reino do Norte. Ele confronta o Rei Acabe pelos seus pecados de idolatria e culto a Baal e profetiza como juízo de Deus um longo período de seca. ( 3 anos e seis meses) Por conta disso, Elias havia se tornado uma persona non grata no reinado de Acabe.

Imaginem os danos na economia, na agricultura, toda a infraestrutura da nação se enfraqueceria, pois haveria fome, os animais morreriam, os alimentos seriam escassos, os preços iriam subir absurdamente, pessoas morreriam de fome.

E você sabe o que a nação fez? Oraram a Baal, pediram também para Asera, outro ídolo, e nada, nenhuma gota d'água.

Apesar de tudo nação não se arrependeu, não se voltou para Deus, preferiram a Baal do que a Deus, e o resultado da desobediência nós já conhecemos.

Por conta disso, Elias precisava sair de cena por um tempo. Deus escolhe então, as situações mais improváveis para trazer a Elias refúgio e proteção:

Em primeiro Lugar: Seguindo a orientação divina, ele refugia-se primeiramente próximo à fonte de Querite. (Querite significa lugar de corte, de molde).  

Ali, Elias estaria a sós onde seria moldado e sustendo por Deus! Enquanto Elias bebia da fonte, DEUS enviava os corvos que lhe traziam no bico pão e carne pela manhã e ao anoitecer, até o dia em que a fonte secou.
   
Em segundo Lugar: Elias sob a direção o Senhor, afasta-se de seu povo e de sua terra, indo refugiar-se em Serepta, um território fenício (1 Rs 17.9). Aquela região era governada por Etbaal, pai de Jezabel.

Serepta- Lugar de Fundição (Refinamento).

É interessante notarmos irmãos que quando passamos por lutas e provas principalmente nas questões materiais, como Elias passou, somos moldados (Como em Querite) e refinados por Deus (Como em Serepta).

Conforme a Palavra de Jesus muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.

Através deste texto vamos aprender algumas verdades sobre a Provisão de Deus para nós.

1- A PROVISÃO DE DEUS NUNCA FALTA PARA AQUELES
QUE OBEDECEM DO SENHOR.
8 - Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
9 - Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

A pessoa designada para hospedá-lo não é nenhum dos ricos mercadores ou dos grandes homens de Israel ou Sidom, mas é ordenado a uma pobre viúva desamparada e solitária, que o sustente.

Deus não segue a lógica humana. Aquela mulher não tinha um perfil adequado para acolher o Profeta.

- Ela não tinha um provedor (Seu Marido havia morrido)
- Não se sabe quanto tempo ela estava viúva.
- E também passava por necessidade.

Elias estava aprendendo a depender de Deus a cada dia para o seu sustento.

Por isso, ele não questiona as ordens de Deus! Ele a obedece!

A viúva por sua vez ainda que relutante, também obedece a ordem dada pelo Profeta:

Elias dá uma ordem a esta viúva que me intriga!  “faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-me para fora; depois, farás para ti e para teu filho”.

Irmãos, esta pobre viúva tinha apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite para fazer um bolo que só dava para ela e para seu filho comerem e, depois, morrerem!

Elias poderia ter pensado: “Como esta mulher irá me sustentar, se não tem sequer para si”?

Mas ele não pensou assim, porque ele havia aprendido a confiar em Deus na sequidão!

Era pouco, mas ela possuía! Deus queria operar o milagre a partir do que a viúva tinha.

“A suficiência divina se revela na escassez humana. O pouco com Deus torna-se muito!”

E ele sabia que a obediência daquela viúva resultaria em provisão sobre a sua vida!

15 - E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.

O profeta entrega à viúva de Sarepta a chave do milagre quando lhe diz: “porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho” (1 Rs 17.13), O profeta era um agente de Deus, e atendê-lo primeiro significava colocar a Deus em primeiro lugar.

Eu creio que o maior desafio de nossos dias é obedecer a Deus na escassez! “Buscai em primeiro lugar o seu Reino...”

Salmo 84:11  “Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente”.

2- A PROVISÃO DO SENHOR NUNCA FALTA PARA AQUELES QUE TÊM UMA FÉ OUSADA NA PALAVRA DE DEUS!

(VS. 13ª) “E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra.”  

Se quisermos obedecer a Deus para ter a Sua Provisão em nossas vidas precisamos lançar fora o medo!

Principalmente o medo de que aquilo que damos para Deus ou para as pessoas necessitadas venha nos vá faltar!

Imaginem se a viúva se agarrasse àquele pouco de farinha e azeite, como sobreviveria nos próximos três anos?

Ela acabaria morrendo de fome e seu filho também!

Não tenha medo. Nenhuma semente que você planta no solo do reino de Deus o deixará de mãos vazias.

Talvez você duvide: “Se eu plantar uma semente na casa de Deus, quem vai garantir que irei colhê-la?”.

R: A Palavra de Deus!       

Em 2 Coríntios, capítulo 9, versículo 6, diz: “E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará.”

ENTENDA ALGO TREMENDO PARA A SUA VIDA!

Pão é dado para alimento, e Deus nos dá para que dele comamos.

Semente é projeto de fé, não deve ser comida, mas deve ser jogada ao solo.

Tem muita gente comendo a semente que Deus tem dado para semeadura, porque não crê na provisão e nas promessas da palavra de Deus.

Hebreus 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Precisamos ter fé na Palavra de Deus! Há uma equação que precisamos aprender: OBEDIENCIA + FÉ = PROVISÃO

O Profeta disse à viúva:
14 - Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
15 - E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.


2- A PROVISÃO DO SENHOR NUNCA FALTA PARA AQUELES QUE VIVEM A DINÂMICA DA GENEROSIDADE.

(verso 15b) “....e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias”.

Aquela viúva recebeu o Profeta Elias em sua casa por muitos dias. Não foi apenas um fim de semana.

 “Daí e dar-se-vos-á, boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão: porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6:38)

1. Generosidade tem o poder de retornar em beneficio da nossa vida “dai, e dar-se-vos-á”. Gente generosa é avaliada pela generosidade, assim como pessoas mesquinhas e avarentas são avaliadas da mesma forma. Não é este o critério da Palavra? “dá e dar-se-vos-á?” Mesquinhez e avareza nos privam de bênçãos.

2. Generosidade nos livra da idolatria do dinheiro – Dar é um exercício que precisamos praticar; porque gente que dá, livra-se da obsessão escravizante do dinheiro.

Veja como é fácil gastar 150 reais num tênis, mas difícil dar a mesma quantia para a igreja. ”Se Cristo não é Senhor do seu dinheiro, então ele não é seu Senhor! O Senhor deixou bem claro que onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração. Eu nunca vi um cristão maduro, que também não seja um servo generoso”.

3. Generosidade traz contentamento interior. Jesus afirmou que “mais bem aventurado é dar do que receber” (At 20.35).

“Muitas pessoas estão procurando encontrar alegria em ter mais, quando a verdadeira alegria deveria ser encontrada em dar mais”.

CONCLUSÃO: Eu não tenho medo de obedecer a Palavra de Deus na prática dos dízimos e das ofertas!  Eu tenho medo de não obedecer!

“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado”. Pv. 11:24-25.

“Quando somos fiéis, transferimos para Deus a responsabilidade dele nos sustentar, isto não é mais nossa atribuição”.

“Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

quarta-feira, 13 de março de 2019

LIÇÕES DE UM TOMBO



TEXTO: Atos 20:7-12
7 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.
8 Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos.
9 Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto.
10 Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está.
11 Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu.
12 Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados.


Introdução: Você já tomou um tombo feio? Daqueles que não apenas te fez passar vergonha, mas que também te machucou bastante? Creio que a maioria de nós já teve um tombo assim, mas não tão grave como foi o personagem de nossa ministração de hoje, o jovem Êutico.  Por isso hoje eu quero falar contigo sobre as Lições de um Tombo.

No texto em que acabamos de ler, vemos que Paulo e sua comitiva estavam em mais uma viagem missionária.

O verso 4 nos dá os nomes de alguns dos membros da comitiva: (Sópatro, de Beréia, filho de Pirro, Aristarco e Secundo, de Tessalônica, Gaio, de Derbe, e Timóteo, bem como Tíquico e Trófimo, da Ásia) Eles se encontram na cidade de Trôade (vs. 5)

- A viagem é narrada por Lucas, um médico que faz parte da comitiva. Lucas é testemunha ocular de tudo o que está acontecendo.

- Era o primeiro dia da semana – dia equivalente ao domingo no calendário ocidental. Era também o dia da comemoração da Ágape, a Festa do Amor. Ali eles celebrariam a Ceia do Senhor!

Paulo aproveita o momento festivo para reunir a Igreja ministrar a Palavra de Deus e celebrar a Santa Ceia.

Uma vez que Paulo teria que partir já na segunda-feira, ele tinha que aproveitar ao máximo o curto espaço de tempo para doutrinar a igreja e compartilhar tudo o que Deus estava fazendo naqueles dias.

O culto teve hora para começar, mas não tinha hora para terminar. Paulo começou a pregar e seu sermão se estendeu até a meia-noite.

O texto diz que havia muitas lâmpadas no salão de culto. Na verdade as lâmpadas eram tochas alimentadas a óleo.

Naquela época era comum a fumaça do óleo queimado em contato com a vista provocar sono nas pessoas.

Lá pelas tantas... um jovem... escolheu um lugar inadequado para se assentar: Onde? ...em uma janela no terceiro andar.
 
Talvez fosse um daqueles jovens teimosos que o pastor chamava para se assentar na frente, mas ele não obedecia e empacava no mesmo lugar.

Paulo pregava... pregava... pregava.... as pessoas se alegravam... havia júbilo na igreja, havia unção...Mas aquele jovem não sentia nada... apenas sono e tédio... Ele não via a hora de terminar aquele sermão enjoado!!!

Para ele a presença de Paulo era chata! Que cara cansativo! Que sujeito enfadonho! A Palavra ministrada não entrava em seu coração!

Mas aquele jovem não sabia que naquela noite aconteceria algo que mudaria a sua vida para sempre!

Quem era esse jovem? O que aconteceu com ele? ... Vamos ler o verso 9.

Ele caiu da janela do terceiro andar e morreu... Morreu!!!

E agora???

Pasmem... O pregador, que para aquele jovem era chato... cansativo... enjoado... interrompeu o sermão...
 
... desceu... inclinou-se sobre o jovem... abraçou o jovem morto no chão... e o moço ressuscitou!!!

“Desceu”... “inclinou-se”... “abraçou”... São gestos bem sugestivos... Não são gestos comuns...

Paulo demonstra gestos de misericórdia, de amor, de compaixão por alguém que o rejeitou.
 
Aqui aprendemos algumas lições muito preciosas. Anote aí!!!

1- NÃO DESPREZE QUEM PODE TE AJUDAR.

O jovem desprezou Paulo, mas na hora que ele caiu da janela, Paulo interrompeu tudo para ajudá-lo.

Paulo abraçou aquele jovem... e o abraço lhe trouxe de volta a vida. Não era apenas o abraço de Paulo... era o abraço de Jesus. Paulo era o instrumento... Aquele jovem recebeu o abraço de Jesus!

Às vezes desprezamos as pessoas... as ignoramos... mas um dia acontece uma reviravolta em nossa vida e Deus nos coloca sob os cuidados daqueles que nós desprezamos.

( Romanos 14:10-13)
10 Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.
11 Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.
12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
13 Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.

O desprezo prejudica a meu irmão quando eu o julgo. Pois desta forma ponho tropeços e o escandalizo.
 
O desprezo me prejudica também, quando eu não atento para as advertências divinas. Deus fala a nós por meio de pessoas.

Você tem desprezado Jesus, mas na hora que você cai da janela... na hora de sua dor, de sua aflição, Jesus pára tudo... desce... se inclina sobre você... te abraça ... e te dá novo ânimo.

Por que você continua desprezando Jesus?

2 -SAIA DA JANELA!

Aquele jovem estava sentado na janela... não prestou atenção na pregação... foi tomado pelo cansaço e pela distração... adormeceu... caiu... e morreu.

Por que ele estava sentado na janela? Existia uma razão para ele estar ali naquela janela!

A janela, aqui no texto, representa muito mais do que uma simples janela...

A janela é como os olhos... coloca-nos em contato com o mundo... Era o lugar onde aquele jovem poderia olhar para fora... olhar para o mundo.

A janela representa o lugar onde muitas pessoas escolhem estar quando não querem viver uma vida de compromisso com Jesus e sua palavra.

Tiago 4:4,5
4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?

Aquele jovem certamente não era convertido. Por esta razão ele escolheu ficar na janela!!!

Ele estava vivendo um conflito... Não sabia se ouvia o sermão de Paulo que trazia a mensagem do evangelho ou se escutava as vozes da rua.
 
Ele não sabia se ouvia a palavra de Deus e se comprometia com Cristo ou se olhava através da janela e recebia a oferta do mundo... do pecado...
 
Há pessoas na igreja que se sentem atraídos pelas coisas do mundo!!!

São pessoas que não saem da janela...

Eles são atraídos pela prostituição, pela pornografia, pelas drogas, pelo álcool... pela violência... Oscilam entre o céu e o inferno... entre a vida e a morte!

Jovem! Saia da janela de satanás! Esta janela ainda vai te dar um tombo e te levar a morte!

Ouça a Palavra de Deus! Entregue sua vida a Jesus! Assuma um compromisso com Deus e com a Igreja! Seja um cristão de verdade!

... Saia da janela!!!

3- NÃO PERCA A SEGUNDA CHANCE

Aquele jovem era um sujeito displicente e não queria nada com o evangelho.
 
Ele morreu... mas graças ao poder do Senhor Jesus manifesto no abraço de Paulo, ele voltou à vida. Ele teve uma segunda chance.

Hebreus 3:7,9

7     Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
8     Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.

Hebreus 3:12,13

12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;

13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.

Vamos ler o verso 12.
 

Aí diz: “Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados”.

O verbo “conduzir” significa “guiar”, “levar”, “dirigir”, “apascentar”, “discipular”...

Ao ter uma segunda chance, aquele jovem deixou-se conduzir... deixou-se apascentar...

... Permitiu que seu pastor o pastoreasse... ele permitiu que seus irmãos em Cristo o conduzissem .
 
O resultado é que todos “sentiram-se grandemente confortados”.

Aquele jovem aproveitou a segunda chance que Deus lhe deu. Mas ele precisou cair da janela...
 

CONCLUSÃO:

Será que você também vai precisar cair da janela?
 
Você está esperando cair da janela e morrer para dar valor ao evangelho de Cristo?

Por que você insiste em rejeitar a presença de Jesus em sua vida?

Você que está na igreja, que é membro da Igreja, que ouve tantos sermões como aquele jovem ouviu, mas continua resistindo ao chamado de Jesus... Ele está te dando uma segunda chance...

Aproveite!

Você que não pertence a nenhuma Igreja, que ouve tantas vezes a mensagem do evangelho, mas não aceita Jesus como salvador pessoal, Jesus está te dando uma segunda chance... Aproveite!

Você que já caiu da janela uma vez e está experimentando o abraço de Jesus hoje aproveite!

Não perca a segunda chance!!!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO