Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

CONHECENDO AS ARMAS DA NOSSA MILÍCIA.


TEXTO BASE:
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.”  2 Coríntios 10:4,5
 
Introdução: Hoje é o encerramento da nossa campanha de oração cujo tema é: Destruindo Fortalezas, Libertando Cativos. Todo crente deve saber que está em uma batalha espiritual. Ele faz farte da milícia do Reino de Deus! O termo milícia significa um conjunto das forças militares de um país. Esse assunto é tão sério que o apóstolo Paulo dedicou a parte final de sua Carta aos Efésios para falar justamente sobre isso: Efésios 6:12,13.
 
¹² porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
¹³ Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
 
As armas que Deus coloca em nossas mãos possuem três características distintas:
 
I- NOSSAS ARMAS SÃO ESPIRITUAIS
Em primeiro lugar, as armas que Deus coloca em nossas mãos não são carnais (ou humanas).Porque as armas da nossa milícia não são carnais..”
 
Efésios 6:12,13
Não é com a inteligência humana, esforço físico, ou com autoajuda que lutamos contra o inimigo, mas, com ajuda do Alto.
 
 Então de fato não adianta o cristão querer lutar no campo de batalha espiritual usando suas próprias armas.
 
Na verdade para ter sucesso na luta espiritual, o crente depende totalmente do poder do Senhor comunicado a ele pelo Espírito Santo através da oração e da verdade das Escrituras.
 
Lutero compreendia esta questão importante quando escreveu o Hino Castelo Forte (1529):
 
“A força do homem nada faz, sozinho, está perdido; Mas nosso Deus socorro traz, em seu Filho escolhido. Sabeis quem é Jesus, O que venceu na cruz, Senhor dos altos Céus; E, sendo o próprio Deus, Triunfa na batalha”.
 
II- NOSSAS ARMAS SÃO PODEROSAS.
Em segundo lugar, as armas espirituais são poderosas em Deus. “...e sim poderosas em Deus”,
 
A maioria dos cristãos não sabem do poder que têm em suas mãos. Talvez por isso, muitos por temerem as ações do diabo, não se engajam na batalha. Jesus nos deu autoridade espiritual: “Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum”. Lucas 10:19. 
 
Devemos, todavia entender que nós somos apenas instrumentos nas mãos de Deus. Não agimos em nosso nome e nem devemos manipular o poder de Deus.
 
No A.T o Senhor condenou esta atitude humana de idolatria que nada mais é do que promover o ser humano a um status de poderoso ou milagreiro. "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura". (Isaías 42:8)
 
III- NOSSAS ARMAS SÃO PARA FINS ESPECÍFICOS.
Em terceiro lugar, as armas espirituais possuem três alvos específicos:
 
ALVO 1- Destruir Fortalezas: “E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”. 2 Tm 3:8.   
 
Fortalezas é um padrão forte e resistente de conceitos e valores inconscientes, gerando pensamentos, sentimentos e comportamentos contrários ao plano, propósito e prática de Deus para a vida do homem.
 
Fortalezas são aquelas áreas onde o inimigo consolidou uma resistência ao avanço do evangelho, do Reino de Deus numa pessoa, igreja, cidade ou região maior.
 
Elas também podem ser representadas por hábitos, pecados, vícios e crenças que estão arraigadas na mente da pessoa.
 
ALVO 2- Anular Sofismas: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”. Rom. 1:25.
 
Os sofismas são mais sutis, pois é uma mentira com aparência de verdade, mas continua sendo uma mentira.
 
Os sofismas alteram a essência da verdade do evangelho e implantam no conhecimento humano uma mentira que de tanto ser repetida, é aceita como verdade.
 
ALVO 3- Anular toda a Altivez: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” Prov. 16:18.
 
A altivez é uma barreira de orgulho e exaltação que lança sombra e escurece a razão impedindo a penetração do conhecimento de Deus. Esta também é uma arma poderosa do inimigo para manter as pessoas nas trevas, intocadas pela luz do evangelho, ao mesmo tempo em que se sentem sábias, autossuficientes e superiores.
 
CONCLUSÃO: Quando usamos corretamente as armas espirituais para atingir estes três alvos, TODO O PENSAMENTO É LEVADO CATIVO À OBEDIENCIA DE CRISTO. Isso significa que a verdadeira libertação ocorre na mente da pessoa e essa libertação se traduz em obediência a Cristo.
 
Oração:  "Pai celestial, eu te agradeço por teres me dado a mente de Cristo. Eu reafirmo a minha liberdade e declaro que não serei preso (a) por pensamentos enganosos. Eu lanço fora de minha mente todo raciocínio, todo pensamento, toda imagem que se levanta contra a verdade de Deus. Eu levo cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Eu faço a escolha de encher minha mente com a verdade e ordeno aos meus pensamentos que se alinhem à palavra de Deus. Eu rejeito toda fortaleza de mentira em minha alma, principalmente os pensamentos que tentam impedir que eu experimente o amor de Deus de uma forma plena. Pai de amor, pelo poder do Espírito Santo, quebra todo jugo, toda passividade, toda mentira que se alojou atrás dos traumas, tudo o que provoca a tristeza que é segundo o mundo, todo o medo nocivo, Eu lanço fora de minha mente todo pensamento que tem o propósito de gerar enfermidades, todo pensamento que me faz resistir autoridades levando­ me à rebeldia, todo pensamento que me prende a vícios e todo pensamento que alimenta rejeição. Caiam por terra agora estas cadeias em nome de Jesus”.
 

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

PREPARANDO A NOIVA DE CRISTO

 

Apocalipse 19:7-9
7 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,
8 pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.
9 Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.
 
Introdução: Jesus declarou diversas vezes aos seus discípulos que um dia Ele voltaria para buscar a sua Igreja. (João 14:1-3; Mt. 24:42-44).
 
Este encontro de Jesus com a Igreja é descrito como um casamento, o momento da união do noivo com sua noiva. Todo o Céu se alegrará e celebrará este evento e que deve ser uma tremenda festa de casamento!
 
A palavra chave em qualquer casamento é PREPARAÇÃO.
 
A noiva normalmente é a que mais se preocupa com esta preparação a fim de que tudo esteja devidamente ajustado para o grande dia: o local, a decoração, o vestido, o cabelo, as músicas, as comidas e bebidas, a viagem da lua de mel, etc.
 
No sentido espiritual infelizmente nem sempre nós como a NOIVA DE CRISTO estamos preparados para nos encontrar com Jesus.
 
Pra gente entender melhor este preparo é importante conhecermos como eram as bodas de casamento orientais. (Nos tempos bíblicos)
 
Normalmente antes de acontecer as bodas, na sua preparação, havia 5 momentos em que os jovens noivos deveriam passar:
 
1º MOMENTO: O compromisso matrimonial, tinha muito mais seriedade do que tem hoje no Ocidente; (Havia um acordo entre as famílias e o jovem e sua noiva.) Embora chamados de “marido” e “mulher” desde o começo do desposado, não viviam juntos e não tinham relações sexuais durante este tempo.
 
Esta parte era rigorosamente guardada pelo casal e a moça tinha que provar que era virgem quando casasse oficialmente consumando pelo ato sexual o  fim do desposado (Dt. 22:13-15)
 
A partir do momento que você se entregou ao Senhor, você firmou um sério compromisso com ele. Você se torna uma Nova Criatura em Cristo e ele cada dia mais parecido com Ele.
 
2º MOMENTO: o pagamento do dote matrimonial; em certos casos um contrato de trabalho manual foi aceito pelos pais em lugar deste pagamento, como no caso de Jacó e Raquel (Gn 29:18-20).
 
Jesus pagou um alto preço pela nossa salvação! 1 Coríntios 6:19 e 20: "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo."
 
3º MOMENTO: o período de preparação pessoal da noiva para as bodas e o preparo do lar pelo Noivo para recebe-la;
 
Cabia a noiva apenas o seu preparo pessoal. Ela devia estar preparada para que a qualquer momento o noivo. Enquanto a noiva se preparava o noivo preparava a sua casa para recebe-la.
 
“Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”. João 14:2,3
 
4º MOMENTO: a cerimônia das bodas, não se realizava na igreja (ou no templo, sinagoga), como o fazemos hoje. Era em uma cerimônia simples, quando o noivo chegava de surpresa a noite e dava seu reconhecimento público do pedido de casamento, e colocava a sua capa nos ombros da noiva, enquanto o cortejo se encaminhava para o lugar da festa;
 
A chegada do noivo de surpresa nos fala do caráter imprevisível da volta de Jesus.
 
"Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Mateus 24:42-44).
 
5º MOMENTO: a festa, normalmente era na casa do pai do noivo. E ali se consumava o casamento.
 
As bodas do cordeiro! Esta grande festa de casamento deve ser aguardada, por todos aqueles que amam a Jesus!
 
Você considera-se preparado para a Segunda Vinda de Jesus?
 
No livro de Apocalipse, temos a afirmação que são chegadas as bodas do Cordeiro e sua noiva já se preparou.
 
Como a Igreja, noiva de Cristo, deve se preparar para esse encontro triunfal?
 
 
I – A NOIVA PRECISA TER PUREZA
 
A razão de a noiva vestir-se de branco no casamento é a representação da sua pureza.
 
8 “pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos”.
 
Perceba que nos texto diz: “Foi-lhe dado vestir-se de linho...”
 
As vestes de justiça (retidão) dos santos vem de Jesus pra noiva, por isso a justiça dos santos não é a sua justiça própria, mas aquela que lhe foi imputada por Jesus!
 
Na verdade o Senhor está santificando a sua noiva!
 
Jesus está preparando sua igreja para apresentá-la a si mesmo gloriosa sem sujeira nem defeito – Ef. 5:25-27.
 
25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,
27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
 
O Apóstolo Paulo tinha zelo da Igreja para apresentá-la pura a Cristo – II Co. 11:2
 
“Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.” 2 Coríntios 11:2
 
Numa cerimônia de casamento, o momento mais especial é a entrada da noiva. O noivo espera ver a sua noiva resplandecente entrar para fazer um pacto solene com ele.
 
A noiva santificada por Jesus também precisa se santificar cada dia mais para o encontro com o Senhor!
 
Apocalipse 3:18 “Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar”.
Como vai a sua vida? Manchada pelo pecado ou alvejada pelo sangue de Jesus?
 
II – A NOIVA PRECISA HONRAR A ALIANÇA
 
A noiva precisa estar comprometida com o noivo. É preciso ser fiel.
 
A quebra da aliança com o noivo é a maior tragédia da igreja.
 
Infelizmente nem todos que estão dentro da Igreja, ou se dizem cristãos, estão no grupo da “noiva” de Cristo.
 
Jesus disse isso em Mateus 7:21: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.
 
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Mateus 6:24
 
A Noiva assume e mantém a aliança com o noivo
 
Ap 2:10b: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
 
Compromisso vai além de responsabilidade.
 
O compromisso é uma consequência do amor. Assumir compromisso com Deus é se comprometer com Ele ao ponto de fazer aquilo que Ele deseja com alegria, com liberdade e com entusiasmo.
 
E quando assumir esse compromisso, decide ser fiel a Ele sem ter “caso” com o diabo, o mundo e o pecado.
 
É Por isso que crente fiel não faz, não vai e não vive igual ao mundo.
 
Por assumir compromisso com Deus, a noiva é e faz o que é preciso e exigido desse compromisso.... isso não será um peso, mas uma alegria e prazer constante.
 
Aliança no sentido bíblico é o estabelecimento de uma relação com Deus ou pessoas, baseada em um compromisso de fidelidade e um voto solenemente estabelecido.
 
HÁ UMA VERDADE QUE NÃO PODEMOS FUGIR: Todo nosso relacionamento com DEUS, com pessoas e a igreja a qual fazemos parte, está fundamentado em alianças.
 
Deus institui uma aliança para que, ao cumprirmos as normas desta aliança, estejamos em comunhão com ele e possamos assim receber dele as suas bênçãos e seus benefícios.
 
E somos abençoados ao fazermos esta aliança! Mateus 10:32-33
 
“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus, mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.
 
Quem sabe se na próxima oportunidade você não firme uma aliança pública com Deus através do batismo?
 
Se não temos aliança com DEUS, ou se quebramos esta aliança, não há como receber os benefícios (ou bênçãos) desta aliança!
 
O sangue de Jesus é o selo da nossa aliança com Ele – Mt. 26:27-28
 
“A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados”.
 
Você já tem uma aliança com Cristo? Quais circunstâncias na sua vida tem tentado quebrar essa aliança?
 
III – A NOIVA PRECISA TER PERSEVERANÇA
No encontro de Jesus com sua noiva, é a Igreja quem deve esperar por Ele.
 
36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;
38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
 
Hebreus 10:36-39
 
Uma noiva apaixonada espera pelo seu noivo com anseio ardente.
 
E, na saudade o seu amor só faz crescer. É dessa forma que a Noiva de Cristo espera por Ele e exclama: “vem, Senhor Jesus!” (Ap 22.20)
 
De todos os tesouros da terra, de todas as belezas do universo, o que mais alegria traz ao coração do noivo que Jesus é você.
 
Você já faz parte dessa igreja amada, a noiva do Cordeiro? Você já tem experimentado o amor de Deus derramado em seu coração? Seu nome já está escrito no livro da vida? Você já foi atraído por ele e para ele com cordas de amor? Hoje é o dia da sua entrega, da sua decisão. A festa já foi preparada. O banquete está pronto.
 
Conclusão: A Noiva de Cristo está sendo formada neste ambiente de batalha espiritual, de hostilidade, de sofrimento, de perseguição, com dores de parto (Ap 12). O fim se aproxima, o relógio de Deus corre acelerado. Você está preparado?
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO