Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

GANHOU UMA AGENDA DE JESUS?


Imagine que ao começar 2012, você recebesse de Jesus uma agenda de presente; e Ele escrevesse a seguinte dedicatória: "Filho, filha, você está recebendo mais um ano com 366 dias (ano bi sexto), você é livre para escrever o que desejar em cada uma dessas 366 páginas em branco. O que você deixar registrado fará parte da história da sua vida, sua autobiografia. Porém, Eu gostaria muito de estar presente em cada página como Seu melhor amigo, Salvador e Senhor, porque te amo tanto que morri e ressuscitei por você. Gostaria muito que você começasse 2012 escrevendo uma história de amizade e cumplicidade comigo. Neste novo ano que inicia não se esqueça de Mim; Seu melhor amigo, o Salvador e Senhor. Assinado: Jesus Cristo!".
Como você escreverá a sua história neste ano? Creio com certeza que para escrevermos uma linda história em 2012 devemos levar em consideração algumas prioridades.
Em primeiro lugar devo priorizar o meu relacionamento com Deus. Não há nada que possa ocupar o primeiro lugar de nossas vidas, a não ser Deus. O mandamento dado a Moisés foi lembrado e enfatizado pelo próprio Senhor Jesus: "Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?  Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses." - Marcos 12:28-31.  O meu relacionamento com Deus deve ser vital, constante e profundo. E isso só é possível por meio de compromisso com uma vida devocional diária (oração, meditação, estudo da Palavra, adoração).
Em segundo lugar devo priorizar o meu relacionamento com a minha família. Em 1 Timóteo 5.8 a bíblia diz: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” Preciso fazer do meu lar um pedaço do céu, influenciando e contagiando meus familiares. A Palavra de Deus não deixa a menor sombra de dúvida quanto ao lugar que nossa família deve ter na nossa escala de valores (I Timóteo 3:2,4 e 5.). Mas muitos cristãos têm negligenciado a sua família. Muitos pais que não dão tempo e atenção aos seus filhos. Há esposas perdendo seus maridos e vice-versa, porque não os colocaram no lugar certo na escala de valores. É hora de ordenarmos nossos passos e darmos a atenção, honra e dedicação devida à família.
Em terceiro lugar devo priorizar o meu trabalho. O trabalho é uma ordem bíblica. É o meio do homem sustentar sua casa e viver dignamente. Além disto, por meio do seu ganho ele também poderá servir ao reino de Deus e ao necessitado: “...antes trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado". - Efésios 4:28.  
Alguns estudantes crentes não sabem onde devem colocar seus estudos nestas escalas. Considerando que o estudo é um meio de profissionalização e preparo para melhores trabalhos, deve ser colocado no mesmo lugar que o trabalho.
Em quarto lugar devo priorizar a Igreja. Com certeza algumas pessoas acharão estranho que a família e o trabalho venham antes da igreja. Todos eles devem ter lugar em nossas vidas. O fato de a família vir antes que a igreja, não me dá o direito de não ir à igreja. Isto significa apenas que eu não devo negligenciar minha casa por causa da igreja, mas não me dá o direito de abandonar a igreja. Não podemos deixar de nos envolver com a igreja: "Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia". - Hebreus 10:25
É necessário que o crente em Jesus seja fiel em freqüentar sua igreja. Não apenas porque ali ele é edificado e fortalecido, mas principalmente porque esta é forma de andarmos debaixo de cobertura espiritual. Precisamos uns dos outros; precisamos do relacionamento com os irmãos! A Bíblia diz que o que vive isolado insurge-se contra a verdadeira sabedoria (Pv.18:1).
Você está disposto a preencher a sua agenda de acordo com estas prioridades? 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

UM FELIZ NATAL COM JESUS!

Está chegando mais um natal. Chamada festa cristã em comemoração ao nascimento de Jesus Cristo! Pelo menos deveria ser, mas nem sempre é assim. Vejo uma correria às lojas e mercados; pessoas de todos os lados buscando desenfreadamente o melhor presente e o melhor pernil. A figura predominante do natal deixou de ser o menino Jesus e passou a ser o bom velhinho, o Papai Noel.
O natal perdeu o seu foco. As pessoas em geral não estão nem aí para um dos eventos mais importantes da história: A Encarnação do Verbo! Não sabem que Jesus é o verdadeiro presente de Deus para salvar a humanidade de seus pecados, seus desmandos e suas loucuras!
Na verdade, o Natal que a humanidade comemora tem pouco a ver com o nascimento de Jesus. Biblicamente, Ele nasceu um dia em Belém da Judéia. Seu nascimento foi singular, simples e humilde. Ele nasceu destinado à cruz. Através de sua morte e ressurreição temos a garantia de que o plano de Deus para a nossa salvação é perfeito e eficaz.
Creio que nós, povo de Deus temos que aproveitar as várias oportunidades que o Natal nos oferece para corrigir este foco.
O Natal nos oferece a oportunidade para pregarmos o evangelho.  Vale à pena ressaltar que Jesus comumente usou as festas judaicas como meio de evangelização. Na verdade, ele aproveitava os festejos públicos pra anunciar as boas novas da salvação eterna. Nós podemos fazer o mesmo. Louvo a Deus porque a nossa Igreja Metodista em Catalão todos os anos tem levado esta mensagem através do seu coral, cantando nos lugares públicos de nossa cidade.
O Natal nos oferece uma excelente oportunidade de reconciliação e perdão.
Você já se deu conta que a atmosfera do natal proporciona uma abertura maior à reconciliação e perdão? Repare quantas famílias se reúnem e se recompõem nesta época. Será que a celebração do natal não abre espaço nos corações pra reconciliação e perdão? Ora, O Senhor Jesus é aquele que tem o poder de construir pontes de misericórdia bem como de destruir as cercas da indiferença e inimizade.
O Natal nos oferece a oportunidade para a solidariedade. É impossível chegar a uma data como essa sem olhar ao nosso redor e perceber que há pessoas infelizes e que passam por terríveis necessidades. Como igreja, povo de Deus podemos sinalizar o evangelho com obras. Podemos repartir doar e ajudar aqueles que estão necessitados tanto do pão físico como do pão espiritual.  Louvo a Deus porque neste ano tivemos uma arrecadação bem grande de brinquedos.  Sei que nem todas as crianças de nossa cidade receberão um brinquedo sequer, mas pudemos fazer a diferença na vida de algumas destas.
O Natal é para todos. O Natal pode ser feliz! E Eu desejo a você meu irmão e irmã, um Feliz Natal!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MAIS DISCÍPULOS SE UNEM À FAMÍLIA METODISTA!


No dia 18 de dezembro (domingo) foi um dia todo especial na Igreja Metodista em Catalão. Logo de manhã, na Escola Dominical tivemos a alegria de receber dois irmãos pelo batismo: O José e a Patrícia. Foi muito emocionante ver estes irmãos declarando abertamente perante todos a sua fé em Cristo.
E no culto à noite, tivemos uma Celebração de Natal maravilhosa, onde mais quatro irmãos foram batizados. Dois destes irmãos ( A Elenir e o Moacir) foram do nosso Ponto Missionário da Vila União. O pastor Daniel esteve conosco ministrando estes batismos. Os outros dois irmãos, o Filipe e o Aguiar, eram de nossa sede. Além disso, tivemos a confirmação e pública profissão de fé do juvenil Daniel. Foi muito bom ver a alegria estampada no rosto de seus pais! Valeu à pena cumprir a sua parte no pacto.
Foi especial também receber mais cinco irmãos que assumiram os votos de membro de nossa igreja. São eles: O casal John  e Wendy, os irmãos Douglas e Elika e a irmã Carla. Estes irmãos já estão inseridos em nossa igreja oferecendo os seus dons e talentos ao Senhor!
Mas a coisa não parou por aí. Para fechar a noite com chave de ouro, celebramos o natal, assistindo uma Cantata inspiradora realizada pelo nosso ministério de louvor. Uma frase marcante da cantata foi: O Natal é Cristo!
Após a cantata, oramos com aqueles que desejavam que o Emanuel- Deus conosco, entrasse em sua história pessoal de vida. Sentimos a presença do Senhor em nosso meio e várias pessoas oraram se entregando ao Salvador!
O maior presente que a Igreja Metodista em Catalão recebeu neste natal, além de Cristo é claro, foram os discípulos que se uniram à família de Deus, à família metodista.
A Deus seja toda a honra e glória!




Pr. Gilberto Oliveira Rehder

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EU CELEBRO O NATAL...E VOCÊ?

Nesta semana fiquei pensando “com os meus botões” o que dizer sobre o natal que pudesse realmente ser importante para a sua comemoração, visto que um novo modismo de falar que esta é uma festa pagã, entrou na igreja evangélica. Lembrei-me então, de uma música que gostava de ouvir a 30 anos atrás, do Grupo Vencedores por Cristo.  A música, “Nada Melhor”. Parte da letra desta música diz: 

“Muito embora um só Jesus exista
Nem todos sabem vê-lo como é
Filósofo, poeta ou comunista,
Ou mesmo um hippie já se disse até

Mas Jesus é bem mais importante
Quando se sabe de seu grande amor
E é preciso hoje que se cante
“Jesus filho de Deus o Salvador”

Tenho por mim que a letra desta canção continua atualíssima, pois em nossos dias as pessoas ainda confundem a pessoa e a missão de Jesus! Como diz a letra: “Nem todos sabem vê-lo como é”.  Creio que para comemorarmos o natal dentro de uma visão cristã e bíblica, temos que saber quem Ele é e o que veio fazer!
A maioria das crianças atualmente nada sabe a respeito de Jesus, mas são profundas conhecedoras de Papai Noel, representado por um velhinho de barbas brancas e vestuário vermelho para chamar mais a atenção. Por conta desta confusão e de outras distorções sobre o natal, alguns irmãos “mais espirituais” se negam a celebrá-lo. Sinceramente, acho esta atitude uma grande bobagem.
O natal tem sido combatido por alguns cristãos, que alegam que ele é a festa pagã do culto ao Sol. Escolheu-se esta data, entre outras, porque Cristo é o sol da justiça (Ml 4.6). Outros combatem a árvore de natal, dizendo-a vir culto pagão às árvores. Mas a Bíblia se abre e fecha com a presença de uma árvore (Gn 3.9 e Ap 22.14). A prática veio de Lutero, que enfeitou uma árvore em seu quintal, para comemorar o natal.
Natal não é festa pagã. Dizer isto é falta de conhecimento. Natal é a comemoração do nascimento de Jesus. Se a data não foi 25 de dezembro, qual é o problema?  A páscoa, quando se comemora a morte de Cristo, cada ano cai num dia. Mas não invalida a morte vicária de Cristo.
O Natal traz uma profunda verdade espiritual. Lembrarmos que Deus se fez homem e habitou entre nós. Por isto, comemoramos o natal. Aproveitamos este momento para dizer aos nossos amigos, vizinhos e parentes que Jesus Cristo é nosso Salvador. O Natal tem um profundo significado espiritual quando sabemos quem Jesus é e o que ele veio fazer! Você sabe?

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

sábado, 10 de dezembro de 2011

ELA NÃO FOI ESQUECIDA!


"Mas a palavra do Senhor permanece para sempre" (1 Pedro 1:25)

No meio do iluminismo (tendência filosófica e política do Século XVIII), quando o deísmo se espalhava rapidamente, Voltaire, um filósofo iluminista francês, proclamou que em um prazo de 25 anos, a Bíblia seria esquecida e o Cristianismo seria uma coisa do passado.
Quarenta anos depois de sua morte, em 1778, a Bíblia e outras literaturas Cristãs estavam sendo produzidas em uma impressora que Voltaire possuía em sua própria casa! Para nós cristãos, a Bíblia é a genuína Palavra de Deus, fonte de esperança e direção para a vida em todos os sentidos. Além disso, é por meio da Palavra que nossa fé aumenta e temos força e consolo diante das adversidades.                                                          
Muitas pessoas, no passado, previram seu desaparecimento, seu esquecimento, sua inexistência em um futuro próximo. Todos erraram e perderam a oportunidade de usufruir de suas inesgotáveis bênçãos. A Bíblia ainda hoje é atacada e muitos tentam desacreditá-la, mas ela continua transformando corações e conduzindo vidas perdidas à salvação em Jesus Cristo. Ela é a Palavra do Senhor! Ela permanece para sempre!               
Eu amo a Palavra de Deus. Por meio dela, a minha vida foi transformada e também de muitos de meus amigos. O Evangelista Moody certa vez disse uma frase importante sobre a Bíblia: “Este livro (a bíblia) me afastará do pecado, ou o pecado me afastará deste livro.” Se A Bíblia está em nossos corações, o Senhor também está, a fé também está, as bênçãos também estão, a vitória sempre nos acompanhará.                   
A Bíblia aberta em um canto qualquer de nossa casa, não tem valor algum. Precisamos fazê-la parte de nosso dia a dia, de nossas decisões, da elaboração de nossos sonhos e de direção para os nossos caminhos. O nosso desafio vai além de conhecê-la. Precisamos praticá-la! Que neste dia da bíblia possamos ir muito mais além de uma comemoração. Seja o nosso compromisso de conhecê-la e praticá-la mais.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A CORRUPÇÃO E PODER DO EVANGELHO


“...quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” (Ef. 4.22-24)




No dia 28 de setembro deste ano, o Colégio Episcopal da Igreja Metodista, lançou o manifesto: “PELO ENFRENTAMENTO DA CORRUPÇÃO” Por uma gestão pública e ação parlamentar proba, democrática e transparente em todos os níveis. Todos nós brasileiros, evangélicos, católicos, pessoas de bem e de ética, estamos estarrecidos com a crescente corrupção em nossa nação. Neste manifesto, os bispos disseram: “Percebe-se, das denúncias apresentadas à opinião pública, que o crime de corrupção nas esferas de poder está freqüentemente acompanhado de outro crime: o tráfico de influência. Este binômio tem causado sérios e permanentes prejuízos à população brasileira, especialmente aos setores mais empobrecidos, pelo desvio de recursos que poderiam ser aplicados a melhorias na saúde pública, educação, saneamento básico, a previdência, etc.”  
Como povo de Deus somos comprometidos com os valores do Reino de Deus. Não podemos nos conformar com este século (Rom. 12:1,2) Temos que ser voz profética em nossa cidade e nação. Para isso, temos que começar a dar o exemplo. 
Infelizmente nem sempre isso tem acontecido. Basta observar que em tempos de eleições alguns líderes evangélicos e católicos se unem ao sistema político e econômico da nação, supostamente crendo que, fazendo uso do poder mudará a sociedade. Ao apoiarem este ou aquele candidato, sem o devido critério tornam suas denominações reduto de atividades políticas em que imperam políticos corruptos e desalmados. Tal comportamento é vexatório porque impede a Igreja de ser verdadeiramente uma voz profética. Quero propor neste artigo uma ação transformadora onde a igreja, o corpo de Cristo tem como ponto de partida um “tripé”.        
                  
A Igreja denuncia o pecado. É preciso que se denuncie o pecado e suas conseqüências, o seu poder destruidor de aniquilar as vidas, separar a família, separar o homem de Deus, trazer pestes e doenças, ódio e desavenças, inimizades e condenação. É de absoluta importância que se fale de seu salário: "Porque o salário do pecado é a morte" (Rom 6:23). Não podemos esquecer que a raiz de toda corrupção está no coração do homem pecador.                                                                                                                                              
A Igreja aponta para o amor de Deus. A mesma voz que denuncia: "o salário do pecado é a morte", é a mesma que declara "o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rom 6:23). A mesma voz que denuncia: "todo o mundo está no maligno" (1º João 5:19), é a mesma que declara: "para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo" (1º João 3:8). Quando o ser humano recebe o amor de Cristo em seu coração ele é transformado. A Igreja não aponta soluções meramente humanas. A solução para a sociedade passa pelo impacto do amor de Deus que é derramado nos corações.   
                                       
A Igreja chama ao arrependimento. A Igreja deve imitar o profeta João: "E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizendo: Arrependei vos, porque é chegado o Reino dos céus" (Mat 3:1-2). 0 grande êxito do cristianismo reside no chamamento que a Igreja, através da sua mensagem salvadora, faz ao mundo. Pedro, no dia de pentecostes, tomado de poder e graça no Espírito, conclamou o povo ao arrependimento (Atos 2:37). Através do arrependimento o corrupto se torna uma nova pessoa, mudando de dentro para fora as suas atitudes e se tornando uma pessoa honesta. (Ef. 4:24-28)                                                                   
Só o poder do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo pode solucionar o problema crescente da corrupção no Brasil, pois assim teremos nossa mente renovada e um novo homem criado à imagem e semelhança de Deus. Um novo homem, com novas atitudes, sendo um agente de transformação na sociedade, colocando em prática os ensinamentos de Cristo; definindo metas com esperança e fé por dias melhores; e o amor a Deus e ao próximo como medida de justiça, santidade e paz.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão