Páginas

sábado, 8 de julho de 2017

CONFIANDO EM DEUS EM TODO TEMPO


 “Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio”.Salmo 62:8

INTRODUÇÃO:

Entre os vários aspectos de nossa confiança em Deus, quero destacar a necessidade de termos uma firme confiança no Senhor. O Salmista diz: “Confiai nele, ó povo em todo tempo..”

- Em tempo de paz ou em tempo de guerra
- Em tempo de fartura ou em tempo de escassez.
- Em tempo de alegria ou em tempo de tristeza.
- Em tempo de vitórias ou em tempo de fracassos.

Creio que precisamos de confiar em Deus de tal maneira, que nada venha nos abalar; como diz este Salmo 125:1,2: ““Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abala, permanece para sempre.”

O difícil não é saber que Deus opera milagres e maravilhas, difícil é encontrar pessoas que tenham uma confiança em Deus em todo o tempo, crendo que já é um vitorioso em Cristo Jesus!

a- Uma confiança que não se abala quando enfrentamos a batalha:

Salmo 27.3   “Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.

b- Uma confiança que não teme as más notícias.

Salmo 112:1,7 “Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos” . (vs 7) “Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR”.

Pergunta: O que significa confiar em Deus o tempo todo?

Resposta: Confiar em Deus o tempo todo é a disposição espiritual de entregar-se, sem reservas, aos cuidados de Deus, sabendo que Ele tudo fará para que, em nossa vida, o seu propósito seja plenamente estabelecido.

- Salmo 37.5  “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”.

Há quatro BASES seguras que nos levam a confiar em Deus o tempo todo.

Estas bases dão a nós uma sustentação à nossa fé. Sem essas bases ficaremos vulneráveis diante das lutas e dificuldades da vida.

1ª BASE: A SOBERANIA DE DEUS.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” – Romanos 8:28

- Nada ocorre sem a expressa permissão de Deus.  

Este é o princípio da soberania divina, que pode ser assim definida:

-Autoridade absoluta e inquestionável que Deus exerce sobre todas as coisas criadas, quer na terra, quer nos céus, dispondo de tudo de acordo com os conselhos e desígnios.

Soberania de Deus é crer que Deus está no controle. Quando tudo está acontecendo conforme o planejado é fácil crer nisto.

Quando as coisas começam a acontecer de forma diferente começamos a duvidar desta verdade.

Dizer que Deus está no controle significa entender que nada acontece em nossa vida sem a permissão dEle.

Como diz a Bíblia até os cabelos de sua cabeça estão todos contados (Mt 10:30). Portanto eles só caem se Deus permitir.

Quem descansa na soberania de Deus, não se desespera: sabe que todas as coisas acontecem de acordo com o divino querer.

Quando Deus não faz o que queremos, não é fácil. Nunca foi. Nunca será.

Mas a fé é a convicção de que Deus sabe mais do que nós sobre esta vida e Ele nos conduzirá através dela.

(Ilustração) Eu gosto da história sobre o rapaz que foi à loja de animais de estimação procurando por um periquito que cantasse. Parece que ele era solteiro e sua casa era muito quieta. O dono da loja tinha o pássaro certo para ele, então o homem o comprou.

No dia seguinte o solteiro voltou para uma casa cheia de música. Ele foi à gaiola para alimentar o pássaro e percebeu pela primeira vez que o periquito tinha apenas uma perna.

Ele se sentiu enganado por terem vendido um pássaro que só tinha uma perna, então ele ligou e reclamou.

“O que você quer,” o dono da loja replicou, “um pássaro que pode cantar ou um pássaro que pode dançar?”

Boa pergunta para tempos de desapontamento. O que nós queremos em tempos de aflição?

Corrie Ten Boom costumava dizer, “Quando o trem atravessa um túnel escuro e o mundo fica escuro, você pula para fora? Claro que não. Você senta e confia que o maquinista o atravesse.”

Deus está no controle deste trem, amém?


2ª BASE: O PODER DE DEUS.
 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.” (Efésios 3.20) 

”Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus” (Salmo 62.11).

Confiamos em Deus porque Ele pode todas as coisas; nada lhe é impossível.

Lucas 1.37   “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”.

Conforme a sua vontade, opera Ele em nossa vida, fazendo com que todos os seus planos se cumpram quer admitam os homens, quer tentem impedir-lhe os desígnios (Jó 42.2).

Herodes não pode impedir o nascimento de Cristo. O inferno todo se arvorou para que o Messias não viesse ao mundo. Todavia, o Senhor operou, desde a mais remota antiguidade, para que o seu Filho viesse ao mundo na plenitude dos tempos, a fim de executar o Plano de Salvação (Gl 4.4).

TRÊS COISAS SÃO EXCLUSIVAS DE DEUS.

1. O Reino.

2. A Glória.

3. O Poder.

Porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém! (Mt.6.13).

O PODER DE DEUS SE APERFEIÇOA EM NOSSA FRAQUEZA.

2 Cor.12.7-9   “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo”.

No mundo há muitos poderes e muitos homens se julgam poderosos, porém todos estes poderes são limitados e temporários, o único poder real pertence a Deus. Jesus disse: É me dado todo o poder no céu e na terra (Mt.28.18). Não sobrou poder pra ninguém, há um ditado que diz: "No mundo tudo é força, só Deus tem o poder". Portanto submeta-se ao poder de Deus e Ele fará maravilhas na sua vida. Amém! 

3ª BASE: A PROVISÃO DE DEUS.
“O meu Deus segundo a sua riqueza em Glória há de suprir cada uma de suas necessidades em Cristo Jesus!” Filipenses 4.19.

Todas as pessoas, no percurso da vida, enfrentam dificuldades e passam por alguma necessidade. Há necessidades de afeto, de carinho, de reconhecimento, de amor, de coisas materiais, de pão…

Talvez o maior símbolo da provisão de Deus seja o MANÁ.

Quando Deus tirou seu povo da escravidão do Egito rumo à Terra Prometida, Ele os guiou pelo deserto onde não podiam plantar e colher. Deus queria que os israelitas dependessem totalmente da provisão divina para seu sustento. (Êxodo 16)

- Salmos 78: 24 “Fez chover maná para que o povo comesse, deu-lhe o pão dos céus”.

Durante quarenta anos o povo de Israel foi sustentado no deserto. Quarenta anos não são quarenta meses e nem quarenta dias.

Todas as manhãs com exceção dos sábados, em forma de orvalho que descia do céu, um trigo especial cobria a terra e era colhido pelas famílias. Era uma provisão diária de um Deus fiel às suas promessas.

Às sextas-feiras colhiam duas porções por pessoa, para que os cerimoniais e estatutos fossem respeitados em relação à guarda do sábado.

O maná não podia ser recolhido acima do limite permitido por Deus. O maná era só para aquele dia. Quando alguém ajuntava para o outro dia, o maná apodrecia, ajuntava bicho, cheirava mal.

"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34) "O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. (Mateus 6:11)

4ª BASE: O AMOR DE DEUS.
Romanos 5.6-8   “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”

Porque Deus me amou mesmo sendo eu um perdido pecador, posso confiar em seu amor sendo um pecador perdoado e lavado pelo sangue de Cristo.

Isaías 49:13-16 – Uma declaração de amor no Antigo Testamento.

49.13 Cantai, ó céus, alegra-te, ó terra, e vós, montes, rompei em cânticos, porque o SENHOR consolou o seu povo e dos seus aflitos se compadece.
49.14   Mas Sião diz: O SENHOR me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim.
49.15   Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.
49.16   Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.

Muitas pessoas sabem em suas cabeças que Deus as ama, mas isso ainda não se tornou a uma revelação do coração para uma mudança de vida.

Quando você e eu compreendemos o quão perfeito que é esse amor para conosco, não há nada no mundo que nos faça temer.

É impossível sentir-se inseguro, rejeitado, carente ou qualquer outra coisa se você realmente sabe que Deus ama você! O Seu amor cobre qualquer coisa!

“No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” 1 João 4:18

CONCLUSÃO: A nossa confiança em Deus deve estar acima de qualquer ser - humano. Pois uma autoridade; seja ela política ou médica é limitada diante de algumas situações.

”Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios”. Salmos 146:3,4

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário