Páginas

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

COMBATENDO OS LADRÕES DA ALEGRIA


Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”. Filipenses 4:4 


Introdução: Gostaria de falar sobre um assunto extremamente importante para a nossa vida cristã cujo tema é: COMBATENDO OS LADRÕES DA ALEGRIA.

Ao escrever a epístola aos filipenses, Paulo se encontrava preso, correndo risco de vida, distante de muitos irmãos e amigos e em dificuldade financeira. Na carta, ele fala da morte várias vezes: 1.20; 2.8; 2.27; 2.30; 3.10. Entretanto, a principal ênfase desta carta é na alegria cristã em meio ao sofrimento.

Entendermos esta alegria nos ajudará a enfrentarmos os ladrões da alegria!

Creio amados, que um dos piores sentimentos que podemos ter é o sentimento em decorrência de sermos roubados. Só quem passou por esta experiência sabe o que estou falando. Esta é uma experiência que causa terríveis traumas dependendo do grau de violência que se experimentou ou do tamanho do prejuízo que se teve.

Ainda hoje, lembro-me da minha primeira experiência de ser roubado; aconteceu ainda na minha infância quando tinha apenas oito anos de idade. Ganhei de minha mãe uma bicicleta novinha no natal. No entanto, deixei um adolescente desconhecido dar uma volta nela em troca de um algodão doce. Ele desapareceu com a bicicleta...O sentimento de perda me trouxe uma enorme tristeza na época.

No capítulo 10 de João, está escrito que satanás veio somente para matar, roubar e destruir. Ele é perito nisso! Se você já foi roubado deve saber como esse sentimento de perda é ruim. O que você acha que satanás veio roubar?

Ele veio roubar-  Sonhos, famílias, saúde, casamentos, a paz e a esperança. Sim, mas na verdade, todas essas coisas são consequências do roubo do diabo. Satanás veio roubar, matar e destruir a vida de Deus no homem.

Mas nesta noite eu quero falar de um tipo de roubo que não é financeiro, material ou humano.  O tipo de roubo que desejo ministrar nesta noite é o roubo de nossa alegria.  Por isso o tema: COMBATENDO OS LADRÕES DA ALEGRIA.

Creio que se há algo que Deus quer que seus filhos tenham é, alegria! 

João 15:11 - "que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa”

Neemias 8:10 – “A alegria do Senhor é a nossa força” 

Lucas 10:20 – “Alegrai-vos, porque vosso nome está escrito no céu”

Existem quatro situações onde a nossa alegria pode ser roubada.

1. AS CIRCUNSTÂNCIAS. (Filipenses 1:12-14)
“Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus”.

Ele não aceitou ser uma vítima das circunstâncias!!

Paulo está dizendo que sua circunstancias ou problemas e as provas não foram para feri-lo, mas para o progresso do Evangelho. 

- Ele não era um prisioneiro de Roma, ele era um prisioneiro de Jesus Cristo. 

- As circunstâncias na vida de Paulo não o levaram ao desânimo, mas o levaram a fazer mais por Cristo! 

- Se você é um verdadeiro filho de Deus, você vai ter problemas, provações ou circunstâncias! 

- Enquanto tudo está indo bem eles estão OK, mas quando os problemas vêm eles ficam desanimados e desistem!  

- Paulo não olhou para Cristo através de suas circunstâncias - ele olhou para sua circunstancia através de Cristo! 

- Paulo disse em Romanos 8:28 – “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. 

- Quando as coisas correm mal, o cristão fica triste! Não deixe as circunstancias roubar a sua alegria! 

- Tiago 1:2 – “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,”

2. AS PESSOAS. ( Filipenses 1:15-18)
1.15   Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;
1.16   estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho;
1.17   aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias.
1.18   Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.

- Todos nós uma vez ou outra perdemos nossa alegria por causa de pessoas!  

- Nos importamos demais com:

- O que as pessoas são! - O que elas dizem! - O que elas fazem! 

- E, sem dúvida, nós também temos causado tristeza em alguém! Funciona nos dois sentidos! 

- Nós somos a luz do mundo e o sal da terra... mas às vezes a luz fica fraca e o sal torna-se amargo por causa das pessoas! 

Filipenses 2:2-3 – “completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”.

Não deixe as pessoas roubar a sua alegria!

3. COISAS (Filipenses 3:4-8)
3.4   Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais:
3.5   circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu,
3.6   quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.
3.7   Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.
3.8   Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo

Coisas que consideramos importante=  fama, prestígio e poder!

- Eu considero tudo como perda por Jesus! 

- Entrevista com Mario Conti- Globo News - entrevista o empresário Ricardo Semler. 

- Ele dizia que na verdade o sistema politico que rege o mundo não é a democracia ou o socialismo, mas a monarquia onde o REI É O DINHEIRO. Onde todos se curvam para ele...

Jesus disse sobre este Rei: Mateus 6.24   “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” .(riquezas)

MAMON é o príncipe deste mundo e “senhor” da riqueza, avareza, luxúria e dos prazeres deste mundo. Esse “deus” inspira o homem a ambição e avareza, e direciona o coração do homem apenas para as coisas materiais, terrenas e malignas, as quais Deus abomina.

Hoje, o grande propósito do homem é a prosperidade material a qualquer custo, e muitos pregadores impulsionam os fieis para isso, induzindo-os ao pecado pela avareza pelas coisas terrenas.

- As coisas deste mundo nunca vão fazer você feliz! 

- Jesus nos advertiu sobre juntar tesouros na terra... “Ele nos ensinou a acumular tesouros no céu, porque onde estiver o vosso tesouro, aí é onde está seu coração!” 

- Filipenses 4:11 – “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” 

- Não deixe as coisas roubar a sua alegria!

4. A ANSIEDADE – (Filipenses 4:6,7)
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Além de afetar a nossa saúde, ansiedade nos rouba a paz e a alegria. Além disso, ela  pode nos levar até mesmo a pecar pelos seguintes motivos:

(1) O ansioso tende a duvidar das promessas de Deus;
(2) O ansioso toma decisões precipitadas e age sem a direção de Deus;
(3) O ansioso não sabe esperar o tempo certo e a hora certa de agir;
(4) O ansioso pode ter a compulsão de gastar, comer e conquistar coisas desnecessárias e refugiar-se nestas coisas em busca de satisfação.
(5) O ansioso pode desespera-se a ponto de não ter mais fé;
(6) O ansioso tende a oprimir as pessoas a sua volta, obrigando-as a conseguir o quer; (7) O ansioso tem o famoso “pavio curto”; o nervosismo é a sua marca.

Pensamento: “Uma pessoa ansiosa olha para uma casa de cupim e pensa que está diante de uma montanha intransponível.”.

Conclusão: Habacuque 3:17-19 “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente”.




Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Um comentário:

  1. Muito boa essa reflexão. Para ficarmos muito atentos. Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir