2 Pedro 3:8-14
8 Há, todavia, uma coisa, amados,
que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil
anos, como um dia.
9 Não retarda o Senhor a sua
promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para
convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao
arrependimento.
10 Virá, entretanto, como ladrão, o
Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os
elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem
serão atingidas.
11 Visto que todas essas coisas hão
de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento
e piedade,
12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os
céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
13 Nós, porém, segundo a sua promessa,
esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
14 Por essa razão, pois, amados,
esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem
mácula e irrepreensíveis,
Introdução: O ensino sobre a segunda vinda de
Cristo é uma das mais importantes doutrinas da Bíblia. Jesus e os apóstolos
falaram muito frequentemente sobre o assunto. Todos os principais credos,
confissões e declarações de fé dos cristãos, produzidos no decorrer da
história, fazem menção desta doutrina.
O
Novo Testamento menciona a volta de Cristo trezentos e dezenove vezes, além das
centenas de referências no Antigo Testamento. Capítulos inteiros foram
dedicados ao tema, como Mateus 24 e 25, Marcos 13 e Lucas 21; e livros inteiros
foram escritos para tratar deste assunto, como I e II Tessalonicenses.
Jesus
disse: "E, quando eu for e vos
preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu
estou, estejais vós também" (João 14:3).
Paulo
escreveu: "Porquanto o Senhor mesmo,
dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de
Deus, descerá dos céus" (I Tessalonicenses 4:16).
Independente
de qual seja a linha escatológica que acreditamos, os apóstolos ensinavam que a
volta de Jesus seria iminente; ou seja, algo que pode acontecer a qualquer
momento.
Um
acontecimento iminente é aquele que está sempre "pairando acima de alguém,
constantemente prestes a vir sobre ou a alcançar alguém; próximo quanto à sua
ocorrência" (The Oxford English Dictionary, 1901, V. 66).
Isto
fará com que não estejamos focados apenas em nós mesmos e nossos projetos
pessoais. Como diz a letra da música que cantamos nesta noite:
Eu não vou me apegar
com as coisas daqui
Pois eu sei, há um
lugar que me espera
Estrangeiro eu sou, o
meu lar é o céu
Meu Jesus vem buscar a
Sua Noiva
Ele virá num piscar de
olhar
Quem estiver pronto
com Ele irá
Na Sua Glória com Ele
morar
Ele vem, Ele vem!
Por
conta de seu caráter iminente nós como cristãos e discípulos de Jesus,
precisamos esperar e apressar a volta de Jesus. (vs.12) São duas atitudes
distintas com desdobramentos práticos para a nossa vida.
1- PRECISAMOS ESPERAR
A VOLTA DO SENHOR.
O
apóstolo Pedro nesta epístola percebe que as pessoas questionavam a promessa da
volta do Senhor porque pareciam cansadas de esperar. Estas pessoas não só
perderam a fé como faziam chacotas a respeito desta promessa.
“tendo em conta, antes
de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios,
andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua
vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como
desde o princípio da criação”.
2 Pedro 3:4
Por
isso, precisamos saber que esta espera não passiva, mas ativa e ela traz
consigo algumas características:
1.1-
Precisamos esperar com confiança.
Enquanto
esperamos a volta do Senhor cuidemos de nossa fé, pois vivemos um tempo onde
muitos têm apostatado (desviado) da fé por obedecerem a ensinos de demônios como
disse Paulo (1 Tm. 4:1).
Precisamos
nos levar a séria a advertência descrita em Hebreus 3:12-14
“Tende cuidado, irmãos,
jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que
vos afaste do Deus vivo, pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia,
durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido
pelo engano do pecado. Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de
fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos”.
Hebreus
3:12-14
1.2-
Precisamos esperar com vigilância.
A
natureza imprevista da volta do Senhor significa que devemos nos manter
preparados e vigilantes o tempo todo.
Jesus
mesmo disse: "Portanto, vigiai,
porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai
de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que
fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à
hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Mateus 24:42-44).
Jesus
destacou claramente esta necessidade de vigilância e expectativa sobre a sua
volta contando três parábolas:
a-
A parábola da figueira (Mateus 24:32-44)
b-
A parábola do servo bom e do servo mau (Mateus 24:45-51)
c-
A parábola das dez virgens (Mateus 25:1-13)
Em
todas estas parábolas Jesus nos mostra o risco de levarmos uma vida descuidada
e relaxada diante desta promessa.
1.3-
Precisamos esperar em santidade.
No
versículo 11 Pedro diz: “Visto que todas
essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em
santo procedimento e piedade,”
No
versículo 14 também: “Por essa razão,
pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele
em paz, sem mácula e irrepreensíveis.”
Neste
tempo de espera não podemos dar ocasião à carne. Precisamos buscar uma vida de
santidade diante de Deus.
“Segui a paz com todos
e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12.14
O
mundo é tão atraente, tem tantas coisas boas e que satisfazem a nossa carne
(natureza humana). Mas a bíblia é clara em dizer que a inclinação da carne é
morte. (Rm 8:6).
A santificação não é
uma opção; mas uma determinação.
Quando Jesus fala para irmos e fazer discípulos, ensinando-os a guardar a todas
as coisas; implica em viver uma vida segundo o padrão de Deus.
Fato
é que Jesus vira para buscar uma Igreja “gloriosa,
sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.
Efésios 5:27
Perceba
que esta primeira dimensão que é o esperar, trabalha em você: Você confia, vigia
e se santifica enquanto espera.
A
próxima dimensão que é o apressar a volta do Senhor irá trabalhar em nós um
aspecto externo. Ele nos lançará a olharmos ao nosso redor, principalmente para
as pessoas que ainda não conhecem ao Senhor.
2- PRECISAMOS APRESSAR
A VOLTA DE JESUS.
O
que significa apressar a vinda de Jesus?
Pessoalmente
creio que quando Pedro diz que devemos apressar a vinda do Senhor, está se
referindo a um senso de urgência e responsabilidade que nos impulsiona a evangelizar
o mundo.
Vários
mestres da Teologia na história da igreja fizeram esta mesma afirmação com base
em alguns textos bíblicos, especialmente o de Mateus 24:14, que diz: “E este evangelho do reino será pregado em
todo o mundo, em todas as nações, e então virá o fim” – palavras do próprio
Jesus.
Pedro
também tinha consciência de que muitos ainda precisavam chegar ao
arrependimento quando disse:
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como
alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não
querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”. 2 Pedro
3:9
Sei
que outros teólogos discordam de que o apressar a volta do Senhor não tem nenhuma
relação com o arrebatamento da igreja, no entanto, não estou preocupado com o
tempo escatológico e creio que Pedro também não estava.
Independente
de qual seja a escatologia que adotamos: pré tribulacionista, amilenista, mid-tribulaciista
ou pós-tribulacionista, devemos ter sempre uma atitude de compromisso com o
Reino. Isso significa priorizar o que Deus tem como prioridade: a salvação de
vidas!!
Portanto,
a melhor forma de apressarmos a volta do Senhor é pregando e fazendo discípulos
a todas as nações. (Mateus 28:19,20)
Nós
podemos apressar sim a volta do Senhor, pregando, vivendo e nos comprometendo
com a missão a nós confiada.
-
Isso implica em nos tornarmos cristãos ativos na obra de Deus e não
consumidores das bênçãos.
-
Isso implica em vivermos o evangelho em toda a sua plenitude, dando testemunho
não só de palavras, mas com o nosso viver!
-
Isso implica em investirmos mais os nossos recursos financeiros, tempo e
dedicação para que o propósito de Deus em salvar vidas se cumpra!
CONCLUSÃO: Diante do que nos foi exposto pela
Palavra de Deus precisamos nos perguntar:
- Estamos esperando e
apressando a volta do Senhor?
- Qual é o nosso nível
de compromisso com o propósito do Senhor?
- Que tipo de vida
temos levado diante de Deus? De santidade ou de carnalidade?
- Temos mantido esta
promessa viva em nossos corações ou estamos tão ansiosos e preocupados coma
nossa própria vida que não temos tempo para Deus e seu projeto?
Pr.
Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista
Catalão-GO
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