Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2021

O PODER DO ESPÍRITO AQUECENDO CORAÇÕES

 


Lucas 24.49; Atos 1.8

 
"Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder."  (Lucas 24:49)
               
 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. (Atos 1:8).
 
Introdução: Graça e Paz irmãs e irmãos! Maio é um mês histórico para o Povo chamado Metodista e demais Igrejas de tradição wesleyana.
 
O mês é marcante, pois a 283 anos, no dia 24 de maio de 1738, na Rua Aldersgate em Londres, João Wesley teve a experiência do coração aquecido.
 
Depois de ter fracasso por dois anos como missionário na Geórgia, estando ele regressando de navio para a Inglaterra declarou:
 
"Fui à América para converter os índios; mas quem, ó quem, converterá a mim? Quem ou o que me livrará desse coração descrente? Eu tenho uma bela religião de verão. Posso andar bem, e até crer, quando nenhum perigo está perto. Mas quando me encontro cara a cara com a morte, o meu espírito fica perturbado. Não posso declarar, o morrer é lucro. "
 
Quatro meses depois, a vida de João Wesley foi impactada pelo Espírito Santo em uma pequena reunião de oração dos Moravianos. 
 
Nesta reunião Wesley tem o seu coração aquecido por Deus! E assim ele registrou em seu diário:
 
"Cerca das nove menos um quarto, enquanto ouvia a descrição que Lutero fazia sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração"
 
Sob o impacto da Palavra, o Espírito Santo de Deus veio sobre João Wesley não somente lhe convertendo o coração descrente e lhe dando convicção de perdão, mas também o capacitando com autoridade, intrepidez e poder!
 
“Conta-se que John Wesley estava pregando pelo país, montado em seu cavalo, meditando na palavra de Deus. Ele percebeu que em três dias ninguém o tinha perseguido, ninguém o tinha caçado, ninguém o tinha amaldiçoado, ninguém tinha tentado bater em seu corpo com paus e pedras. Então ele desceu de seu cavalo, e começou a orar e indagar em seu coração. Ele disse: 'Deus, eu me tornei um homem carnal? Minha mensagem se tornou tão mundana que ninguém mais me persegue?' Exatamente neste momento de sua oração um fazendeiro que odiava John Wesley, o via orando, pegou um tijolo, e jogou nele, que passou raspando o seu nariz. Então Wesley louvou ao Senhor, dizendo: 'Deus, muito obrigado! Agora sei que o Senhor confirmou seu favor por mim”.
 
Através da experiência do coração aquecido aprendemos que tentar fazer a obra de Deus sem o poder do Espírito Santo é a mesma coisa que tentar fazer um carro andar sem combustível!
 
Com as nossas próprias forças podemos empurrar um carro e faze-lo andar, mas logo estaremos exaustos e sem forças para continuar...
 
É por isso que precisamos do Poder do Espírito Santo, amém!!
 
Uma das promessas mais importantes da vida cristã é precisamente isto:
 
Se você se entregou a Jesus verdadeiramente, o Espírito Santo habita em você e te capacita a viver uma vida sobrenatural e a testemunhar de Jesus.
 
O Espírito Santo nos dá poder para anunciarmos um evangelho de poder:
 
- É o poder contra os poderes das trevas.
- É o poder que nos capacita a vencer os vícios e pecados.
- É o poder que tira de nós toda timidez e o medo!
 
“Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo...Atos 1:8
 
“Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego.” Romanos 1:16
 
O teólogo John Stott diz que antes de JESUS enviar a Igreja ao mundo, Jesus enviou o Espírito Santo à Igreja.
 
É por isso que Jesus disse aos seus discípulos: "Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder."  (Lucas 24:49)
 
Essa ordem jamais pode ser alterada. Não existe testemunho eficaz sem o poder do Espírito Santo.
 
Nas palavras de Jesus este poder do Espírito Santo é chamado também de revestimento de poder!
 
Revestir é vestir-se novamente. Revestir de poder é se vestir de poder de novo.
 
A primeira vestimenta que recebemos de Deus é o novo nascimento. Nesta primeira vestimenta o Espírito Santo veio habitar em nós nos tornando em novas criaturas.
 
A segunda vestimenta que recebemos, é o batismo com fogo do Espírito Santo, é onde somos cheios pelo Espírito Santo.
 
Na primeira vestimenta que é o NOVO NASCIMENTO, tem como direcionamento a vida eterna. A nossa própria salvação.
 
Na segunda vestimenta, que é o REVESTIMENTO DE PODER, tem como direcionamento a obra de Deus, que é salvação de outras vidas através de nós.
 
Uma vez revestidos de poder temos força, coragem, ânimo, vigor, ousadia e intrepidez para enfrentarmos as hostes malignas do inferno e ganharmos as almas para Cristo!
 
Para vivermos uma vida revestida do poder de Deus, nós temos que seguir alguns critérios que a Palavra de Deus nos ensina.
 
O primeiro critério:
1) O PODER DO ESPÍRITO  É PARA QUEM OBEDECE.
Jesus mandou, lemos em At 1.4: “ Fiquem em Jerusalém e esperem...”
 
A ordem de Jesus foi dada a um grupo de pessoas que estava de passagem por Jerusalém, mas o Senhor disse que eles deveriam ficar... ficar ali até serem cheios do Espírito Santo.
 
E isso demorou várias semanas para acontecer... então eles tiveram que pagar um preço para obedecer.
 
Eles deveriam abrir mão de tudo naquele momento para ficar em Jerusalém e esperar.
 
Alguns comentaristas dizem que uma das partes mais difíceis da preparação para receberem a promessa era justamente a espera.
 
Os apóstolos não sabiam quanto tempo teriam de esperar. Jesus dissera que o Espírito Santo viria não muito depois daqueles dias (Atos 1:5), mas poderiam ser semanas, talvez até meses ou anos.
.
O versículo 14 fala de outras pessoas que esperavam com os apóstolos:
 
“Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele”.
 
Além dos apóstolos, de algumas mulheres, de Maria (mãe de Jesus- esta é a última menção dela nas Escrituras) e dos irmãos de Jesus no versículo seguinte o texto diz que havia uns 120 irmãos reunidos naquele lugar.
 
O que eles faziam ali reunidos naquele lugar? – Na primeira parte do vers.14 diz: “Todos estes perseveravam unânimes em oração...”
 
Essa é a primeira vez que lemos sobre os discípulos orando juntos, mas não será a última vez que isso ocorre.
 
Os que não ficaram naquela reunião de oração perderam... Mas, sobre os cento e vinte discípulos, que obedeceram, tiveram com Deus uma experiência sobrenatural.
 
Isso ilustra a verdade de que este poder é para quem obedece – é para quem ama ao Senhor.
 
Lemos em At 2.1-4:
1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem..
 
Os que obedeceram, receberam.
 
Será que nós temos vivido em obediência a Deus? O poder do Espírito Santo é para quem obedece!!!
 
O segundo critério:
2) O PODER DO ESPÍRITO É PARA QUEM CRÊ.
 
No vers. 4 Jesus lembra que havia uma promessa para aqueles discípulos, mas eles precisaram crer que a promessa iria ser cumprida.
 
Não havia nenhuma garantia humana, apenas uma palavra do Senhor... e eles resolveram crer, porque ficaram em Jerusalém... eles estavam de passagem por ali, mas decidiram ficar – creram na promessa.
 
A fé é uma condição para recebermos de Deus.  Gosto de lembrar do que Jesus falou para Marta, quando ela olhava para o túmulo de Lázaro “Se creres verás a glória de Deus”. João 11:40
 
O crente que duvida do poder de Deus não pode ser movido numa unção sobrenatural. (Tiago 1:5-8)
 
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;
8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
 
Se você quer testemunhar com poder creio que o Senhor vai te usar e te dar as palavras certas para falar com as pessoas!
 
João 14:26 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.
 
Além do poder do Espírito Santo para falar, para testemunhar de Jesus o Senhor te dará poder para fazer os sinais que acompanham a pregação do Evangelho!
 
Os sinais é para quem crê!
 
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”. Marcos 16:17-18
 
O terceiro critério:
3) O PODER DO ESPÍRITO É PARA CONDUZIR PESSOAS A CRISTO.
Está escrito em At 1.8: “... e sereis minhas testemunhas...”
 
Há pessoas que se relacionam com o poder do Espírito num nível emocional, buscando satisfazer a sua alma: “Oh! Maravilhoso! Senti o poder de Deus... Deus me tocou! Estou com a alma abastecida! Sou um abençoado!”.
 
Entretanto, o poder de Deus não é para nos satisfazer tão somente...
 
Quando o Espírito Santo nos visita com Sua unção... quando vem sobre nós com o Seu poder, é para nos levantar como testemunhas de Jesus. Nos tornamos “Ganhadores de Almas”
 
Se você recebe este poder de Deus, sob o seu impacto, você pode cair, pode cantar, pode rir, pode chorar, tremer, pular... como também pode receber esta unção e não acontecer nada disso...
 
MAS, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, SE ESSA UNÇÃO NÃO TE LEVANTAR PARA ABENÇOAR OUTRAS VIDAS E MANIFESTAR A SALVAÇÃO DE DEUS, ENTÃO ESSA UNÇÃO NÃO É UNÇÃO VERDADEIRA...
 
O profeta Isaías falou da unção verdadeira, lemos em Is 61.1-3, quando disse:
 
1 O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados;
2 a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram
3 e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.
 
A unção é para conduzirmos pessoas a Cristo.
 
O quarto critério:
4) O PODER DO ESPÍRITO É PARA EXPANSÃO MISSIONÁRIA
“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. (Atos 1:8).
 
Alguns pensam que o poder de Deus é para ser desfrutado apenas nos cultos de domingo, nos encontros com Deus ou no Acampamento.
 
No entanto, o propósito de Deus em revestir os Seus filhos com o poder do Espírito Santo, é fazer com que eles manifestem esse poder, essa unção, lá fora, no meio dos perdidos, nas situações do dia a dia, em casa, no trabalho, na rua e nas nações...
 
Ao lermos sobre a descida do Espírito Santo no dia de pentecostes temos a tendência de focalizar como mais importante o falar em línguas. Mas eu quero dizer a você que embora cremos no dom de línguas, essa não foi a coisa mais importante que aconteceu em Atos.
 
A coisa mais importante é que cada um os ouvia falar na sua própria língua (vers. 6:b) e o versículo 11 diz que eles ouviram falar em suas próprias línguas as grandezas de Deus. Amados, não adianta sairmos por ai falando uma língua que as pessoas não conhecem!
 
Os primeiros agentes da expansão missionária foram os convertidos do dia de Pentecostes (At:2:9-11) que levaram o evangelho consigo quando voltaram para casa.
 
As regiões alistadas no texto já indicam a larga gama de países do mundo de então: os partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, os romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios.
 
Onde quer que estejamos, onde quer que haja uma necessidade, o poder de Deus deve estar fluindo em nós para tornarmos o evangelho conhecido em todos os lugares!
 
Mais que isso, devemos ir o mais longe possível... devemos ter uma atitude, de buscar aquele que precisa de Jesus, onde ele estiver e tocá-lo com este poder!
 
Conclusão: O ganhador de almas é alguém inflamado por Deus.
 
Certa vez perguntaram a João Wesley como ele era capaz de atrair uma grande multidão: Ele então respondeu:
 
“Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar”. John
 
O fogo de Deus queimando em nós deve atrair as pessoas a Cristo. Não somos nós que convencemos as pessoas à conversão, mas, o Espírito Santo. O poder que recebemos do Espírito Santo não pode ficar contido em nós.
 
Concluo esta ministração com uma palavra de John Wesley, o fundador do movimento metodista “Não temos outro negócio nesta terra a não ser ganhar almas”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-Go
 

domingo, 16 de maio de 2021

PROCURADOS POR DEUS!


Introdução
: Graça e Paz! Eu quero compartilhar uma palavra específica nesta noite para a nossa mocidade neste Bi Distrital com o tema: Procurados Por Deus. 

Ser procurado por Deus pode soar um pouco estranho não é?  Você acha que Deus não sabe onde estamos e como estamos?  

Salmos 139:7 diz: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?”

Deus é onisciente, onipresente e onipotente. Deus é capaz de saber de tudo, Ele tem todo o poder e está em todo lugar ao mesmo tempo. Então, dizer que Deus procura por alguém que Ele já sabe onde está, parece uma grande contradição, mas não é!

A procura de Deus por nós nos fala de um anseio que Ele por um relacionamento conosco. Ele é quem toma a iniciativa de procurar-nos, pois se Ele não a tomasse por nós mesmos não tomaríamos.

Quando Adão pecou Deus o procurou pelo jardim: “E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?” (Gênesis 3:9)

“Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. (Gênesis 3:10)

 Deus sabia onde estava o homem?  - Claro!

 Deus não somente sabia onde estava o homem, como também sabia como ele estava!  Por causa do pecado o homem se perdeu, por isso Deus enviou o Seu filho Jesus para buscar aquele que havia se perdido.

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.Lc 19:10

Em Cristo Jesus nós fomos encontrados por Deus! Aleluia! No entanto, não podemos nos contentar apenas em sermos salvos!  

Deus continua procurando por pessoas específicas para cumprir o Seu propósito neste mundo.

Quem são estas pessoas? Qual é o perfil dos procurados por Deus para cumprir o Seu Propósito?

 1- DEUS ESTÁ A PROCURA DOS FIÉIS.

“Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.” Salmos 101:6

Se existe algo que esta faltando no mundo nos dias atuais é fidelidade; por isso estamos vivendo uma crise de moral em todos os níveis da vida.

“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”. Lucas 16.10.

Deus quer a nossa fidelidade no pouco, nas pequenas coisas e detalhes! Neste texto temos uma promessa aos fiéis! “Para que habitem comigo”

Habitar é ser residente e não visitante! Isso significa intimidade com Deus!

No ano passado a nossa Mocidade aqui em Catalão fez um encontro sobre a Noiva de Cristo!  Aprendemos que as maiores características da noiva de Cristo é a Sua pureza e fidelidade!

Quando nos batizamos fazemos uma aliança com o noivo que é Cristo! Uma aliança de segui-lo em amor e fidelidade!

Ap 2:10b: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

A quebra da aliança com o noivo é a maior tragédia da igreja. Não podemos ser fieis a Jesus e ter um caso com o pecado e o diabo!

Somente jovens fieis ao Senhor poderão servir ao Senhor com integridade como fez o jovem pastor Timóteo.

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. 1 Tm 4:12

 2- DEUS ESTÁ A PROCURA DE ADORADORES.

João 4:23-24: “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

A mulher samaritana que teve um encontro com Jesus a beira do poço de Jacó e perguntou a Jesus qual o local certo para a adoração: em Jerusalém ou em Samaria no monte Gerezim?

Mas a resposta de Jesus é que não existe um lugar nem um tempo certo para se adorar a Deus, Deus é espírito e os que o adoram adorem em espírito e em verdade!!

Deus esta procurando este tipo de adorador, que não adora a ele somente na igreja na hora do culto, na hora do louvor!!!

Muitos acreditam e veem a adoração como um momento de louvor em que bendizemos o nome de Deus com canções no culto, mas adoração é muito mais profundo, é um estilo de vida, é a maneira que vivemos nosso dia a dia e principalmente, como é o nosso testemunho cristão.

Um adorador vive para adorar ao Senhor em qualquer lugar! No trabalho, na escola, na sua casa, na faculdade...

'... Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” Atos 13:22b.

 Davi apresentava três características de um adorador:

 1- Homem – O que acho interessante neste texto é que Deus chama Davi de homem (quando na verdade ele era apenas um jovem saindo de sua adolescência) Deus está procurando homens e mulheres de verdade, pessoas que tenham maturidade, seriedade, compromisso, responsabilidade, disposição para aprender, que sejam pessoas de palavra.

Deus não está à procura de ''crianças'' imaturas, que se comportam e reagem à vida de forma irresponsável e infantil.

2- Segundo o meu coração- Davi foi achado por Deus como alguém que possuía o coração segundo o seu. Nele foram encontradas as virtudes, as posturas, os sentimentos, os pensamentos e as motivações que agradavam ao Pai. Seu coração possuía o mesmo formato que o coração de Deus, como se tivesse saído da mesma fôrma, pois ele agia, sentia e pensava segundo os critérios divinos.

3- Que fará toda a vontade do Senhor- Assim como havia no coração de Davi a disposição de fazer toda a vontade de Deus e não apenas parte dela, nosso coração deve estar totalmente inclinado à obediência ao Senhor.

3- DEUS ESTÁ A PROCURA DE INTERCESSORES

“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.” Ezequiel 22:30

Neste texto do cap. 22 do profeta Ezequiel Deus esta falando dos pecados de Jerusalém e através da boca de Ezequiel Deus diz que procurou um homem para tapar a brecha, alguém pra interceder por Jerusalém, Deus procurou mais não encontrou.

Ainda hoje Deus está a procura de intercessores para sua obra, Deus não esta procurando por doutores, teólogos, pessoas importantes ou talentosas. Deus procura intercessores, homens e mulheres de oração.

Esta semana a Sarah começou um Seminário sobre Intercessão em nossa igreja. E o Senhor falou claramente comigo que Ele deseja levantar intercessores entre os jovens.

Precisamos acabar com aquela ideia de que a intercessão é apenas para as pessoas mais velhas. Deus procura por jovens intercessores!

Talvez você ache até pesado entrar para este ministério específico da intercessão, mas você pode começar a ter uma vida de oração!

Daniel chegou à Babilônia (Dn 1.1) no ano 605 a.C. Ele ainda era muito jovem, talvez até mesmo um adolescente. Daniel viveu o exílio babilônico até a queda da Babilônia diante dos persas (539 a.C.). Ou seja, Daniel viveu lá durante cerca de 70 anos. Já nos primeiros tempos, Daniel se mostrou um intercessor eficaz

Houve um episódio narrado em Dn 2.16-19 em que o rei teve um sonho e queria que todos os magos e feiticeiros antes de interpretarem o sonho, soubessem o que ele havia sonhado. E se isso não acontecesse, todos eles seriam mortos.

Todos os magos e feiticeiros estavam “desesperados” de medo, mas o jovem Daniel foi para a sua casa e fez uma reunião de oração com os seus amigos. (Daniel 2:17,18)

“Então, Daniel foi para casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem com o resto dos sábios da Babilônia”. Daniel 2:17,18

“Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu.” Daniel 2:19

4- DEUS ESTÁ A PROCURA DE CEIFEIROS.

”Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara,” Mt 9:37-38

No contexto desta passagem o Senhor Jesus se entristeceu após olhar e ver as ovelhas aflitas e desamparadas, como sem pastor.

Uma multidão que precisa do alimento, o pão da vida que é Jesus, bem como beber da fonte da qual nunca mais terão sede.

Jesus diz aos seus discípulos que orassem ao Pai, para enviar trabalhadores. Porque a seara é grande, mas são poucos os ceifeiros. Mateus 9:38.

A Seara é grande por que há uma grande multidão de ovelhas sem pastor!

O nosso desafio como ceifeiros é transformar esta grande multidão em rebanho de Jesus!  (CONECTA 3- AULA 2)

Um grande multidão de vestes brancas também estará um dia diante do cordeiro (JESUS)

“Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas”. Apocalipse 7:9

John Wesley, o fundador do movimento metodista “Não temos outro negócio nesta terra a não ser ganhar almas”.

 Dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da Índia cujo dono era um Britânico agricultor e ateu, este tinha tomado das florestas da África mais de 2000 pessoas e feito delas seus escravos, essas pessoas iriam viver e morrer sem nunca ouvirem falar de Cristo.

Esses jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata:

”Nenhum pregador e nenhum clérigo chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido”. Então eles voltaram a orar e fizeram uma nova proposta: “E se fossemos a sua ilha como seus escravos para sempre?”, o homem disse que aceitaria, mas não pagaria nem mesmo o transporte deles. Então os jovens usaram o valor de sua própria venda para custear sua viagem.

No dia que estavam no porto se despedindo do grupo de oração e de suas famílias o choro de todos era intenso, pois sabiam que nunca mais veriam aqueles irmãos tão queridos, quando o navio tomou certa distância eles dois se abraçaram e gritaram suas ultimas palavras que foram ouvidas:

“QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO“.

 CONCLUSÃO: Deus, mais do que tudo, eu quero ser o tipo de pessoa por quem o Senhor está procurando no mundo. Conduza-me no caminho que o Senhor quer que eu vá e me transforme em uma pessoa que ame os outros, obedeça à Sua Palavra e realmente conheça o Senhor.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

    

 

 

quarta-feira, 5 de maio de 2021

A IGREJA QUE DEVEMOS SER

 

Texto: Marcos 2:1-12
1 Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa.
2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra.
3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.
4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente.
5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.
6 Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração:
7 Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?
8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?
9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?
10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico:
11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
12 Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!
 
Introdução: Graça e Paz! Eu quero compartilhar uma Palavra que tem como objetivo nos motivar a sermos uma Igreja relevante para os dias difíceis em que estamos vivendo.
 
Para que isto seja possível precisamos reconhecer que a Igreja somos nós e não o prédio onde nos reunimos. palavra igreja vem do grego ekklesia é formada por uma combinação de duas palavras que significam “chamar” e “fora”.
 
Literalmente a Palavra Igreja significa os chamados para fora. Somos chamados para fora do que?  Do mundo pecaminoso que jaz no Maligno.
 
“E, não fiquem conformados com este mundo, mas transformem-se, renovem a mente de vocês” (Romanos 12:1).
 
Depois passou a significar uma assembleia de pessoas que se reúnem em nome de Jesus em determinado lugar.
 
Este é o sentido quando lemos: “igreja de Deus que está em Corinto” (1 Coríntios 1:2) ou, referindo-se a várias congregações na mesma região, as “igrejas da Galácia” (Gálatas 1:2).
 
 
O texto de Hb 10:25 diz: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.
 
Se é uma ordem de Deus, não temos o direito de achar que às vezes é importante congregar e às vezes não.
 
Jesus disse: “Pois onde dois ou três se reunirem em meu nome, eu estarei ali no meio deles”. (Mateus 18:20).
 
O nosso propósito como Igreja de Cristo não é apenas de nos reunirmos para orar, adorar a Deus, ter comunhão e nos alimentar de Sua Palavra.
    
A nossa missão implica em sair para fora em busca das pessoas que necessitam de Salvação.
 
“A Bíblia não manda que os pecadores procurem a igreja, mas ordena que a igreja saia em busca dos pecadores” (Billy Graham)
 
Voltando ao nosso texto de Marcos 2:1-2 vamos aprender algumas lições preciosas sobre a Igreja que devemos ser.
 
Cafarnaum é uma das cidades mais importantes na Bíblia, pois além de ter sido o lugar que nosso Senhor Jesus estabeleceu sua residência (Mateus 4,12b-14), foi palco de muitos milagres e histórias super conhecidas, e foi também onde Ele iniciou seu grupo de 12 discípulos, pois Pedro, André, Tiago, João e Mateus também moravam lá.
 
Dentre as várias curas que Jesus operou em Cafarnaum, a do paralítico nos chama a atenção pela riqueza de ensinamentos que ela nos traz, e é sobre ela que vamos falar.
 
Ao ler o texto, fica bem claro que as pessoas presentes naquela reunião tinham focos diferentes, e cada uma delas, representa um tipo de pessoa.  É sobre estes quatro tipos de pessoas que eu desejo falar nesta palavra.
 
1- OS OUVINTES
2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra.
 
Na parábola do Semeador, Jesus apresenta quatro tipos de ouvintes da Palavra: Mateus 13:1-23
 
- O primeiro é o que ouve não entende: A semente é lançada a beira do caminho.
 
“A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho”. Mateus 13:19
 
“que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade.” 2 Timóteo 3:7
 
- O segundo é o que ouve, mas não tem profundidade:
 “O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.” Mateus 13:20,21
 
- O terceiro é o que ouve, mas não frutifica:
 
“O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera”. Mateus 13:22
 
- O quarto é o que ouve, compreende e produz frutos:  
 
“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um”. Mateus 13:23
 
Que tipo de ouvintes somos nós?
- Somos apenas aqueles que ouvem, mas não se comprometem?
- Somos apenas curiosos?
- Somos indiferentes?
 
Tiago 1:22-24
22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;
24 pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.
 
2- OS DOENTES
3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.
 
A Igreja de Cristo não é um museu para santos, mas um hospital para pecadores. Os que chegam aqui são doentes em tratamento.
 
Uma placa de Igreja diz: “Proibido a entrada de pessoas perfeitas”
 
Procurar pessoas perfeitas dentro da igreja de Deus é como chegar em um hospital e falar: “Não aceito ninguém doente aqui!”.
 
O paralítico trazido a Jesus representa este grupo presente nas reuniões da igreja.
 
O paralítico por razões obvias não conseguiu chegar por conta própria na presença de Jesus, ele dependeu totalmente dos 4 amigos!
 
O paralítico aqui representa aqueles que sozinhos não conseguem buscar ao Senhor e dependem totalmente da ajuda espiritual e física de outros para chegar até Jesus.
Doenças sempre fizeram parte da vida humana, e trazem grande sofrimento e tristezas. Ela nos priva de muitas coisas, tira de nós aquilo que gostamos, e assusta a toda a humanidade.
 
Mas a doença que mais nos faz sofrer se chama pecado, pois ela interfere em todos os aspectos de nossa vida se chama pecado.
 
O fato de Jesus estar constantemente cercado por pessoas de má fama,  considerado grandes pecadores, sempre escandalizou os líderes religiosos da época, como os fariseus.
 
Eles achavam que se ele fosse um profeta, não deveria se misturar com pessoas dessa espécie.
 
Igreja é lugar de gente doente e com vários problemas. Como eu sei disto? Eu faço parte dela e sou um deles.
 
 
Mateus 9:10-13
 
10 E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos.
11 Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
12 Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes.
13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].
 
Qual a condição para salvar, retirar alguém do pecado?
 
 - O reconhecimento do seu estado pecaminoso, sua situação de perdido. Quando achamos que não estamos perdidos, não andianta alguém querer nos ajudar.
 
3- OS QUE CARREGAM OS DOENTES
3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.
4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente.
 
Os 4 homens que levaram o paralítico representam aqueles que trazem pessoas à presença de Jesus.
 
Estes são aqueles que trabalham na obra, que oram constantemente para que Deus salve e ou transforme um familiar ou amigo.  São pessoas perseverantes e que injetam ânimo nas pessoas!
Aqui um detalhe chama a atenção.  Jesus antes de curar o paralítico perdoa seus pecados, diferente de outras ocasiões onde Ele realizou curas e milagres diretamente. Aquele homem foi levado até Jesus imaginando que o que ele mais precisava em sua vida era a cura de sua paralisia física, mas o Mestre primeiro resolveu sua situação espiritual.
 
Nós como Igreja do Senhor precisamos ir até às pessoas no cerne (na essência) de seus problemas: a questão do pecado.
 
Muitos são os que se aproximam de Deus querendo que Ele resolva algo em nossas vidas que não é primordial. Sem atentar para a sua vida espiritual e sem perceber que o que estamos passando é fruto de uma vida longe de Deus, fruto de pecado.
 
Como Igreja que leva os doentes a Jesus romper muitas barreiras!
 
Em primeiro lugar esses amigos romperam a barreira do comodismo para levar o doente a Jesus.
 
- Eles providenciaram um meio de leva-lo a Jesus (uma maca)
 
Em segundo lugar, eles romperam a barreira da multidão que os impedia de se aproximar de Jesus. Então eles subiram no telhado da casa, subiram também o paralítico e o desceram pelo teclado até a presença de Jesus!
 
Em terceiro lugar eles romperam a barreira do individualismo. Eles se uniram para ajudar o paralítico.  
 
Deus quer que sejamos um purê de batata e não um saco de batata.
 
Não existe um lado rico e outro pobre dentro do purê. Não existe parte boa ou estragada, se o purê está estragado ele está por inteiro.
 
Como igreja devemos nos unir para salvar vidas como fez estes quatro amigos.
 
5 “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados”.
 
Jesus age de forma intencional, não só apenas para curar mais para mudar todos os aspectos da vida daquele homem.
 
4- OS CRÍTICOS
6 Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração:
7 Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?
 
Os críticos representados aqui pelos Escribas são aqueles que se sentam, cruzam os braços e se tornam uma espécie de fiscais dos outros.
 
Eles criticaram até Jesus por blasfêmia ao dizer que os pecados do paralítico estava perdoado!
 
8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?
9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?
 
Para os escribas existia somente uma norma para o perdão dos pecados:
“Só Deus pode perdoar pecados”. O sistema judaico entendia que para alguém receber o Perdão de seus pecados: deveria ir até o templo de Jerusalém e ofertar um sacrifício de animais. Os fariseus assim pensavam, pois conheciam muito bem o que dizia a lei.
E isto só podia acontecer através do serviço do Templo através dos sacerdotes.
Neste episódio acontece algo novo, Jesus perdoa os pecados sem mesmo que a pessoa tenha que se dirigir ao Templo e fazer ofertas e sacrifícios. O fato torna-se polemico os escribas não aceitam as palavras de Jesus e viam nesta atitude de Jesus alguém que queria destruir os fundamentos da organização religiosa e política do Templo
A preocupação dos escribas, conhecedores da lei era simplesmente conservar o cumprimento da lei judaica. Jesus ao contrário vê o que a lei subjugava o povo enquanto que Ele se preocupa com a vida e a saúde das pessoas.
 
Jesus esta agindo em nome de seu Pai e começa a tratar de modo diferente os que eram considerados pecadores.
 
CONCLUSÃO:
 
10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico:
11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
12 Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!
 
O homem agora é testemunha da verdade e do milagre, ele tem a prova física em suas pernas, mais também o testemunho vivo em seu coração.
 
Qual é a Igreja que devemos ser? A Igreja que devemos ser é aquela que se compara aos quatro amigos do paralítico. Devemos levar pessoas a Jesus enfrentando todas as barreiras para que recebam Salvação e cura.
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO