Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2024

LEVANTE-SE!



Texto: 
Ezequiel. 2:1,2
“Levante-se, filho do homem", disse a voz. "Quero falar com você. Enquanto ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs em pé, e eu ouvi suas palavras com atenção.” 

Introdução: Graça e Paz irmãos! Eu quero compartilhar com vocês uma Palavra da parte de Deus que tem como objetivo trazer para nós uma mudança da nossa postura diante das situações difíceis em que vivemos.
 
A nossa postura diante da vida revela como nós a encaramos, e a disposição que temos para enfrentar os desafios próprios que ela nos oferece.
 
Quando Deus falou para Ezequiel para levantar-se, ele se encontrava no cativeiro babilônico; e cativeiro é símbolo de escravidão, sofrimento, prisão, momento de grande dificuldade, onde a liberdade é restringida e onde não se têm direitos. Diante desta realidade a postura mais provável é de prostração e desânimo.
 
Nesta situação pode parecer que Deus está em silêncio. É aí que questionamos se Deus está realmente ouvindo nossas orações ou se ele se importa com o que estamos passando.
 
Por isso, Deus lhe diz para se levantar e se colocar de pé. Isso é significativo porque, em algumas ocasiões, a posição de pé era uma posição de autoridade e prontidão para servir. Então, Deus estava chamando Ezequiel deixar a postura de vitimização e se preparar e estar pronto para ouvir o que ele tinha a dizer.
 
Então, quando a vida parecer desafiadora e incerta, lembre-se de se levantar na presença de Deus!
 
Mude a sua postura espiritual e Deus falará com você o que precisa fazer!
 
No versículo 2 nos mostra que como resultado desta mudança de postura, o Espírito de Deus entrou no profeta e o colocou de pé. Só então, Ezequiel ouviu o que Deus lhe disse com atenção.
 
Eu aprendo aqui que a ação de se colocar em pé é tanto uma atitude humana, como divina! Você faz a sua parte e Deus faz a dele.  
 
Existem alguns momentos específicos na vida em que os cristãos são propensos a cair. E em cada um deles é necessário se levantar.


1- PRECISAMOS NOS LEVANTAR DAS QUEDAS DO PECADO.
 
“Volte, ó Israel, para o Senhor, seu Deus, pois seus pecados causaram sua queda. Tragam suas confissões e voltem para o Senhor. Digam-lhe: "Perdoa nossos pecados e recebe-nos com bondade, para que possamos oferecer-te nossos louvores”. Oséias 14:1,2
 
Na versão Revista e Atualizada da Bíblia: “Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR..”
 
Deus usou também o profeta Ezequiel para dizer as mesmas palavras de arrependimento: (Ezequiel 18:30-32)
 
30 "Portanto, julgarei cada um de vocês, ó povo de Israel, conforme suas ações, diz o Senhor Soberano. Arrependam-se e afastem-se de seus pecados, e não permitam que eles os derrubem.
31 Deixem toda a sua rebeldia para trás e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que morrer, ó povo de Israel?
32 Não é meu desejo que morram, diz o Senhor Soberano. Arrependam-se e vivam!"
 
A atitude do filho pródigo, na parábola que Jesus contou, nos ensina o caminho da restauração: 
 
“Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;” Lc 15:18.
 
O caminho da restauração é o arrependimento. Ele é a chave da virada na sua vida!
 
O teólogo inglês Brian Edwards afirma: "O perdão de Deus, assim como seu amor e sua graça, é imerecido, ilimitado e infinito, mas não é incondicional. Sempre que oferece perdão, Deus o faz sob a condição de arrependimento".
 
O pecado não confessado e tratado é um perigo iminente de morte espiritual. Nosso inimigo está à espreita com o fim de devorar-nos. Por isto, se faz urgente a necessidade de levantar-se, o que implica em arre­pendimento e confissão.


2—PRECISAMOS NOS LEVANTAR DAS DECEPÇÕES QUE SOFREMOS.
 
Salmo 37:23,24 “O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão”.
 
A queda, às vezes, é fruto de uma decepção ou um fracasso profissional, a perda de um emprego, um problema familiar, uma decepção amorosa.
 
Situações como estas podem lançar ao chão a vida de uma pessoa intensa em Deus. Para muitos recomeçar é quase impossível.
 
O passado faz com que muitas pessoas permaneçam prostradas e não podemos admitir isto. Se faz necessário a decisão de não deixar o passado governar nosso presente, muito menos nosso futuro.
 
Isaías 43:19 “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”
 
Nossos olhos precisam estar fixos no autor e consumador de nossa fé. Se você foi abatido em suas emoções, o Espírito Santo lhe diz hoje: Levante-se!
 
O mesmo Espírito, que levantou Jesus de entre os mortos, habita em você e é a capacitação interior para que você perdoe, supere a ferida e levante-se.
 
Em Jo 5:6 a 9 é narrada a história de um homem paralítico havia 38 anos cuja expectativa era de que alguém o levasse ao tanque quando as águas fossem movidas pelo anjo. Aquele homem carregava uma decepção muito grande por conta das pessoas e também de Deus! Jesus, ao vê-lo ali, compadeceu-se dele, mas não o carregou até ao tanque!
 
O Senhor não o tratou como um paralítico, mas suas poderosas palavras dirigidas àquele homem prostrado foram: “Levante-se! Pegue sua cama e ande”. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar” Jo 5:8,9.
 
Aquele homem poderia ter decidido ficar no chão, mas optou por crer e se levantar.
 
Quero dizer com isto que existe um poder tremendo na palavra de Deus e na ação do Espírito Santo para levantar-nos, ainda que o levantar implique em um processo. Seja perseverante, mas é fundamental que você tome a decisão em fé.
 
3- PRECISAMOS NOS LEVANTAR DA ACOMODAÇÃO ESPIRITUAL.
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”  (Fp. 3:12-14).
 
Quando eu leio esta palavra eu entendo como uma declaração de alguém que não se acomodou em ser conquistado por Jesus.  Paulo desejava conquistar também.
 
- Embora Paulo fosse uma pessoa transformada por Cristo, não estava satisfeito.
 
- Embora fosse um dos líderes mais proeminentes da igreja e pudesse dizer: “eu ando com Deus, estou envolvido em levar almas para Cristo, apesar de tudo não estou satisfeito.”
 
- Uma coisa que me encoraja é saber que apesar de já ter andado um longo caminho com Cristo e crescido, ainda há um longo caminho a percorrer rumo à estatura do Varão perfeito.
 
Ainda tenho muito a crescer, muito a aprender, muito a corrigir. Não importa quanto eu ore ou quanto eu pregue: enquanto eu sirvo, haverá ainda muito a aprender.
 
Pesquisas feitas por diversas organizações cristãs, dentre elas o reconhecido Barna Group (EUA), apontam que aproximadamente 80% dos membros de igrejas evangélicas estão entregues ao comodismo, sentados nos bancos dos templos, na frente do ventilador, ou no ar condicionado, num ponto estratégico para apreciar os cultos.
 
Enquanto isso, o restante, os 20% dos membros, estão carregando nas costas todo o trabalho e, sem querer, muitas vezes caem no ativismo e ficam esgotados.
 
O comodismo é um mal que atinge os cristãos, mas como podemos nos livrar dele e nos tornarmos uma igreja que serve a Deus com alegria?
 
CONCLUSÃO: Hoje mesmo o Senhor quer tirar você do chão! É hora de ouvir a voz do Senhor e se levantar! O que você está esperando? 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário