segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

PASSOS PARA GRANDES CONQUISTAS


Texto: Zacarias 4:6-10
6 “Esta é a palavra do SENHOR para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o SENHOR dos Exércitos.
7 Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície. Ele colocará a pedra principal aos gritos de ‘Deus abençoe! Deus abençoe!’.
8 Então o SENHOR me falou:
9 ‘As mãos de Zorobabel colocaram os fundamentos deste templo; suas mãos também o terminarão. Assim saberão que o SENHOR dos Exércitos me enviou a vocês.
10 Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel”.
 
Introdução: Eu quero compartilhar contigo uma Palavra da parte de Deus que tem a ver com conquistas. A Bíblia menciona vários tipos de conquistas que temos em Jesus Cristo, incluindo a vitória da ressurreição sobre a morte, a conquista da liberdade e a conquista da fé por meio da perseverança.
 
Ao falarmos de conquistas, é importante que direcionemos os nossos olhos não apenas para aquelas que se referem às questões materiais, financeiras e até mesmo profissionais. É claro que elas são importantes. Mas, há outras conquistas que precisamos experimentar na esfera emocional e principalmente espiritual.   
 
É possível que muitos aqui precisem alcançar vitória sobre o medo que paralisa, pra vida andar! Outros precisam superar o passado de traumas e as tristezas causados pela perda. Há pessoas que precisam de conquista na área das dependências. Deus quer que você vença algum vício que o tem aprisionado.
 
Em se tratando das conquistas espirituais precisamos prosseguir para um crescimento na graça e fortalecimento de nossa fé em Cristo. Ler a bíblia inteira durante o ano pode ser uma conquista significativa, como também conseguir manter uma vida devocional diária constante. Tão importante que isso é conquistarmos vidas para o Reino de Deus e ajudarmos a consolidar novos discípulos.
 
Quantos gostariam de participar de grandes conquistas espirituais?
 
Hoje vou falar de Zorobabel, um personagem pouco conhecido, mas muito usado e abençoado por Deus. Deus o chamou de ‘anel de selar’. Um anel de selar era um pequeno objeto de metal, como ouro ou prata, usado para autenticar documentos e cartas. O anel representava poder. Em outras palavras, Deus estava conferindo pode a Zorobabel para a conquista de um grande projeto. A reconstrução do templo em Jerusalém.
 
Zorobabel foi um dos exilados que voltou. Ele era descendente direto do rei Davi e se tornou governador de Judá. Junto com o sacerdote Jesua e outros líderes do povo,
 
Zorobabel organizou a reconstrução do templo.
 
Zorobabel foi também contemporâneo dos profetas Ageu e Zacarias. As profecias de Ageu e as visões do profeta Zacarias serviram de grande encorajamento para Zorobabel, indicando que ele completaria sua obra.
 
Através deste personagem aprendemos que Deus é capaz de realizar coisas maravilhosas, através de nós, mesmo que não nos sintamos preparados. Deus fará porque Deus é Deus.
 
Zorobabel não se sentia preparado. Então, Deus usa o Profeta Zacarias para trazer uma palavra que mudaria a sua vida.
 
Nesta passagem encontramos os cinco passos que mudaram a vida de Zorobabel e com certeza, mudarão a sua também.
 
1º PASSO: DEPENDA DO ESPÍRITO SANTO!
 
v. 6 - “Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos”.
 
Você quer ser um vitorioso? Dependa do Espírito Santo.
 
Deus entregou uma missão a Zorobabel, e disse-lhe que não poderia ser feita pela sua própria força. Ele tinha que aprender a depender do Espírito Santo.
 
Deus sabe que gostamos de fazer as coisas do nosso jeito, de ter o controle de tudo na nossa mão.
 
Por isso Deus permite as falhas e as frustrações no caminho de nossas conquistas. Como Deus não quer que nos frustremos, diz: “dependa do meu Espírito”
 
As vezes nos apoiamos em outras pessoas, e quando elas não atendem nossas expectativas, nos decepcionamos. Daí, Ele diz: “dependa do meu Espírito”
 
Se alguém falhou com você, Deus não vai lhe desapontar. Ele é fiel e cumprirá o que prometeu.
 
Zorobabel recebeu uma tarefa e, Deus disse: “não dependa de ninguém, a não ser do poder do meu Espírito”.      

Deus diz a você nesta noite: “Você fará a minha obra pelo poder do meu Espírito”
 
2º PASSO: NÃO OLHE PARA AS CIRCUNSTÂNCIAS
7 “Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície”
 
Aqueles que voltaram do cativeiro estavam cansados, desanimados e enfraquecidos. TINHAM UMA MONTANHA DE DIFICULDADES.
 
Acho que Zorobabel pensou: Como vou fazer isso?”
 
Nós queremos avançar, mas muitas ‘montanhas’ se levantam diante de nós. Mas, assim como o Senhor falou a Zorobabel, Ele fala a você e diz às montanhas à sua frente:
 
 7 “Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície”
        
- No lugar do nome Zorobabel, coloque o seu nome: Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de ....... você se tornará uma planície”.
 
Jesus disse: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”. Mateus 17.20
 
CREIA: Tudo que o tem impedido de chegar à vitória. Toda montanha que está a sua frente, se moverá pelo poder do Espírito Santo.
 
√ Não sei se a sua montanha se chama finanças, problema conjugal, familiar, enfermidade, crise, desanimo, tristeza. Hoje o Senhor diz: “Montanha majestosa, quem você pensa que é, vá embora” e, ela será uma planície.
 
3º PASSO: PROCLAME AS BÊNÇÃOS DO SENHOR NA SUA VIDA
v. 7 – “Ele colocará a pedra principal aos gritos de ‘Deus abençoe! Deus abençoe!”
 
O reinício da reconstrução do templo se faria com a edificação da pedra principal. E essa pedra deveria ser colocada sob os gritos de Deus abençoe, Deus abençoe!!!
 
Lindo isso não é mesmo? Você tem abençoado a sua vida, família e projetos? Deixe uma vida de murmuração e comece a proferir sempre palavras de bênçãos!
 
VOCÊ QUER SER ABENÇOADO? É BEM SIMPLES! ABENÇOE!!!
 
1 Pedro 3:8,9 “Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança”.
 
Efésios 1:3 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”.
 
SE A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE FUI ABENÇOADO EM CRISTO, EU DEVO ME ALIANHAR A ESSA PALAVRA E DECLARARÁ-LA SOBRE A MINHA VIDA, FAMÍLIA E PROJETOS!
 
Há um princípio aqui: A palavra que procede da boca do Senhor se cumprirá, então não há o que temer!  “Deus disse haja luz, e houve luz”.
 
Isaías 55:11 “assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei”.
 
Entenda isso irmãos. Não é a minha palavra que vai prevalecer sobre o quero conquistar, mas, a Palavra de Deus é que vai prevalecer se eu me alinhar a ela.
 
4º PASSO: NÃO ABANDONE O PROJETO DE DEUS PARA A SUA VIDA
v.9- “As mãos de Zorobabel colocaram os fundamentos deste templo; suas mãos também o terminarão. Assim saberão que o Senhor dos Exércitos me enviou a vocês”
 
Deus estava dizendo a Zorobabel que ele não só colocaria os fundamentos do templo, como também o terminaria!
 
Nós devemos também no empenhar com toda a nossa força que vem de Deus para cumprir fielmente o projeto que Deus coloca em nossas mãos. Sabe porque? 
 
Deus sempre termina o que começa.
 
“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”. Filipenses 1:6
 
√ Eu não sei o que tem lhe impedido das conquistas, mas Deus vai agir, e você vai dizer: milagre! Porque Deus é um Deus de milagres.
 
Hebreus 10:35,36
35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.
36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
 
5º PASSO: NÃO DESPREZE AS PEQUENAS COISAS
 
v. 10- “Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas (PEQUENOS COMEÇOS) terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel”.
 
Zorobabel iniciou o projeto desprezando as coisas pequenas que tinha em mãos. É possível que ele não tivesse tanta colaboração que esperava. Não havia muita gente disponível, nem recursos necessários.  
 
Deus então enviou-lhe o Profeta Zacarias para encorajá-lo. Ele acreditou e alcançou grande êxito.
 
Não despreze as ‘pequenas coisas’, pois temos um Deus grande. Esta é a Mensagem de hoje:
 
SE DEUS FEZ COM ZOROBABEL, QUANDO TUDO ERA AINDA MUITO PEQUENO, IMAGINE O QUE ELE FARÁ POR VOCÊ E ATRAVÉS DE VOCÊ AMÉM?!
 
CONCLUSÃO - Eu vou encerrar lendo uma promessa de Isaías 51:1-1-6
1 Ouvi-me vós, os que procurais a justiça, os que buscais o Senhor; olhai para a rocha de que fostes cortados e para a caverna do poço de que fostes cavados.
2 Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque era ele único, quando eu o chamei, o abençoei e o multipliquei.
3 Porque o Senhor tem piedade de Sião; terá piedade de todos os lugares assolados dela, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão, como o jardim do Senhor; regozijo e alegria se acharão nela, ações de graças e som de música.
4 Atendei-me, povo meu, e escutai-me, nação minha; porque de mim sairá a lei, e estabelecerei o meu direito como luz dos povos.
5 Perto está a minha justiça, aparece a minha salvação, e os meus braços dominarão os povos; as terras do mar me aguardam e no meu braço esperam.
6 Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra embaixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como um vestido, e os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada.
 
Conclusão: Nós aprendemos coisas tremendas hoje. Lembremo-nos delas. Elas transformarão sua vida:
 
1. Dependa do Espírito Santo
2. Não olhe para as circunstâncias.
3. Proclame as bênçãos do Senhor
4. Não abandone o projeto de Deus
5. Não despreze as pequenas coisas
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

HABITANDO NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO

 


Texto: Salmos 91

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente
2 diz ao Senhor: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio."
3 Pois ele livrará você do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
4 Ele o cobrirá com as suas penas, e, sob as suas asas, você estará seguro; a sua verdade é proteção e escudo.
5 Você não terá medo do terror noturno, nem da flecha que voa de dia,
6 nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 Caiam mil ao seu lado, e dez mil, à sua direita; você não será atingido.
8 Somente com os seus olhos você contemplará e verá o castigo dos ímpios.
9 Você disse: "O Senhor é o meu refúgio." Você fez do Altíssimo a sua morada.
10 Nenhum mal lhe sucederá, praga nenhuma chegará à sua tenda.
11 Porque aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que guardem você em todos os seus caminhos.
12 Eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra.
13 Você pisará o leão e a cobra; com os pés esmagará o leãozinho e a serpente.
14 Deus diz: "Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; eu o protegerei, porque conhece o meu nome.
15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele; eu o livrarei e o glorificarei.
16 Vou saciá-lo com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação."
 
Introdução: Graça e Paz irmãos e irmãs! Eu gostaria de compartilhar com vocês uma Palavra da parte de Deus que tem como objetivo de nos encorajar a habitarmos no esconderijo do Altíssimo em um tempo de lutas tão intensas em que nós vivemos.
 
Para isso vamos usamos como base o Salmo 91. Antes de tudo, precisamos nos desfazer de toda superstição que envolve este salmo.
 
- Muitos acreditam que ao deixar a Bíblia aberta no Salmo 91 por si só, a sua casa estará protegida.
 
- Outros também acreditam que basta orarmos este Salmo na primeira pessoa em voz alta e o mal se afastará de nós, porém nada disso é proveitoso.
 
Precisamos compreender que além das batalhas da vida, que envolve a nossa sobrevivência neste mundo, há uma batalha acontecendo onde não se vê com os olhos naturais.
 
Diversas batalhas estão sendo travadas nesse momento. E para essas batalhas não adianta usarmos armas meramente humanas.
 
“Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas”. 2 Coríntios 10:3,4
 
O Salmo 91 não só nos dá uma ideia de uma batalha que acontece no mundo espiritual como também nos dá a esperança de vencê-la de uma forma consistente e eficaz!  
 
E nessa batalha, vamos aprender que o nosso inimigo se levanta contra nós com força sobrenatural, por isso precisamos também de força sobrenatural que só os que habitam no esconderijo do Altíssimo podem ter!
 
Jamais devemos nos esquecer que os discípulos fiéis de Jesus não estão imunes a presença do mal, no entanto, o Senhor já nos proveu um livramento.  
 
João 17:5 “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal”.
 
Para que desfrutemos dos benefícios da proteção de Deus no dia mal, temos de viver conforme 91 que usa uma analogia para transmitir verdades espirituais.
 
1- PRECISAMOS HABITAR NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO.
- 1a “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo...”
 
A palavra habitar é a tradução da palavra hebraica “Yashav” que quer dizer “permanecercom intenção de ficar, fixar moradia. É diferente de pernoitar, de ficar um tempo, de experimentar por um tempo.
 
Significa viver em constante comunhão para obter forças diárias. Isso exige uma atitude de contínua percepção da presença e do envolvimento com o Senhor.
 
Portanto, este salmo não é dirigido àquele que apenas abre a Bíblia deixa a Bíblia aberta na sua casa – somente.
 
Não é para aquele que pensa em Deus somente no domingo, na Páscoa, no Natal – é direção para aquele que decidiu DE MANEIRA DEFINITIVA, ter a Deus como sua habitação e abrigo. 
 
Para habitar no esconderijo do Altíssimo é preciso conhecer o Deus do salmo 91.
 
A Palavra esconderijo significa Lugar secreto em que se esconde alguém ou qualquer coisa. Lugar para onde alguém foge em busca de segurança.
 
Quando permanecemos em Cristo, Ele se torna o nosso esconderijo, a nossa proteção, o nosso amparo, o nosso refúgio.
 
O esconderijo é aquele lugar de intimidade com Deus em oração e comunhão.
 
Existem pessoas que se orgulham por que habitam em uma mansão e uma casa luxuosa, mas eu você, podemos nos alegrar por habitarmos no esconderijo do Altíssimo!
 
Há dias na nossa vida que o único desejo que temos é de fugir se esconder.
 
Queremos fugir dos problemas, das pessoas e às vezes se pudéssemos nos esconderíamos até de nós mesmos. Sim ou não?
 
Mas mesmo que você tenha vontade de esconder, nunca tente se esconder de Deus.
 
Deus sabe da nossa tendência natural de fugir, de tentar se esconder, por isso preparou um esconderijo perfeito para nós: a Sua presença.
 
2- PRECISAMOS DESCANSAR À SOMBRA DO ONIPOTENTE.
“.... e descansa à sombra do Onipotente”
 
A Palavra descansar no hebraico tem o significado de um repouso periódico, de uma parada para alojar-se.
 
O versículo 2 está escrito: “diz ao Senhor: diz: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio."
 
a- Refúgio: Lugar onde alguém se refugia; abrigo, amparo. Lugar para o qual se foge para escapar a um perigo.
 
É interessante que a Bíblia fale tantas vezes de Deus como refúgio. Quantas coisas grandiosas aconteceram a pessoas que estavam escondidas em Deus diante de alguma ameaça!
 
Salmos 9:9 “O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação.”
 
Provérbios 18:10 “Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro”.
 
- Se estiver passando por tempestade se refúgie NEle.
- Se está vivendo em perigo se refugia NEle.
- Se estiver passando por doenças se refugie NEle.
 
Precisamos entender que o Refúgio é um lugar seguro em Deus, no qual podemos colocar todas as nossas angústias!
 
b- Fortaleza: É uma construção que serve para defesa e está construída em um local estratégico, seguro.
 
No entanto, creio que a Fortaleza que aqui se refere é a qualidade ou caráter daquele que é forte, destemido, corajoso.
 
O Senhor é o nosso castelo forte, nossa fortaleza segura, impenetrável, onde nenhum mal pode nos alcançar.
 
Tanto o Refúgio quanto a Fortaleza você só desfruta no descansar à sombra do Onipotente!
 
OH! Como precisamos aprender a descansar na sombra do Onipotente!!!
 
- Porque na sombra?
 
Porque Sombra nos fala de refrigério- Quem já trabalhou na roça sabe muito bem do que estou falando.
 
A melhor hora do dia, quando temos tempo para descansar é debaixo da sombra de uma árvore.
 
Na cidade não é diferente também, quando o sol está intenso, nada melhor do que uma arvore fazendo sombra para abrigarmos.
 
Jesus é à sombra do onipotente onde podemos encontrar alivio e descanso, por isso ele disse:
 
“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30
 
 
CONCLUSÃO:  Se habitarmos no Esconderijo do Altíssimo e descansarmos na Sobra do Onipotente, podemos esperar por suas intervenções em nosso favor.
 
Dos versículos 3 a 16 vamos encontrar várias intervenções sobrenaturais que Deus faz em favor daqueles que vivem na sua presença.
 
Mas eu quero destacar apenas três que encontramos nos versículos 3 e 4:
 
3 Pois ele livrará você do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
4 Ele o cobrirá com as suas penas, e, sob as suas asas, você estará seguro; a sua verdade é proteção e escudo.
 
a- Ele te livra do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
Uma das suas principais táticas do diabo para nos derrubar são os seus laços.
 
Os laços dos passarinheiros são armadilhas que o diabo usa para tentar prender o crente no mundanismo e no pecado. Nessas armadilhas Satanás explora as nossas necessidades.
 
Quais são alguns dos laços do passarinheiro? São tantos que não dá nem pra colocar todos aqui, mas vejamos alguns:
 
- Fazer você confiar ou se associar com a pessoa errada
- Fazer você gastar seus recursos nos lugares errados
- Fazer você envolver-se com pessoas que você não conhece profundamente
- Fazer você tomar decisão em meio a forte emoção
- Fazer você sentir necessidade de comprar o que você não precisa
- Fazer você olhar as circunstâncias e desistir de olhar pra frente
- Fazer você se sentir cansado e sem necessidade de vir aos cultos e reuniões da igreja
 
Ele te livra da peste perniciosa- da morte violenta.
 
b- Ele te cobre com suas penas / você está seguro
 
A metáfora das asas de Deus é usada em várias passagens da Bíblia para simbolizar a proteção divina.
 
O próprio Cristo utilizou a figura das asas. Olhando para Jerusalém, entristecido pela resistência que muitos de seus filhos lhe tinham oposto, dizia: “Jerusalém, Jerusalém… quantas vezes eu quis ajuntar os teus filhos, como a galinha recolhe os seus pintainhos debaixo das suas asas, e tu não o quiseste! (Mt 23,37).
 
c- Ele te protege com a Sua verdade.
 
Mas ataques poderão vir contra nós. Lutas vão ser travadas e ataques fortes virão e precisamos de defesa.
 
O salmo põe a verdade como escudo e broquel. (broquel um tipo específico de escudo) Este tipo de escudo estava preso ao braço do soldado e era facilmente erguido durante ataques para protege-los de flechas, espadas e lanças.
 
A verdade de Deus é escudo porque nela podemos estar cientes de que sua fidelidade não falhará!
 
Quando vivemos conforme a vontade do Senhor, edificamos nossa vida sobre a Rocha que nos dá segurança.
 
A verdade nos dá confiança porque quando a usamos como lâmpada para os nossos pés e luz para nosso caminho, podemos ficar felizes sabendo que mesmo na batalha mais terrível que enfrentarmos seremos vitoriosos!
 
Desafio a você que está diante desta palavra a se colocar permanentemente neste lugar seguro e também a descansar realmente no Senhor. Somente assim você experimentará os livramentos e as intervenções que só Deus pode realizar!
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO.
 
 
 

domingo, 15 de dezembro de 2024

O PERFIL DE UM CIDADÃO DO CÉU


FILIPENSES 3:17-21
 
17 Irmãos, sejam meus imitadores e aprendam com aqueles que seguem nosso exemplo.
18 Pois, como lhes disse muitas vezes, e o digo novamente com lágrimas nos olhos, há muitos cuja conduta mostra que são, na verdade, inimigos da cruz de Cristo.
19 Estão rumando para a destruição. O deus deles é seu próprio apetite. Vangloriam-se de coisas vergonhosas e pensam apenas na vida terrena.
20 Nossa cidadania, no entanto, vem do céu, e de lá aguardamos ansiosamente a volta do Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
21 Ele tomará nosso frágil corpo mortal e o transformará num corpo glorioso como o dele, usando o mesmo poder com o qual submeterá todas as coisas a seu domínio.
 
Introdução: Quando uma pessoa nasce, ela passa a ser cidadão ou cidadã daquele país onde nasceu. Essa cidadania confere direitos e deveres a esta pessoa, e, portanto, ela deve viver de acordo com as normas de sua nação.
 
Algumas nações são mais desenvolvidas do que outras, o que implica que seus respectivos cidadãos desfrutam de mais benefícios do que os das nações menos desenvolvidas. Entretanto, há uma cidadania que supera todas as nacionalidades existentes, a qual não é terrena.
 
Os filipenses eram cidadãos romanos, pois viviam na cidade de Filipos
 
Filipos foi uma cidade importante do Império Romano, considerada uma porta de entrada da Europa em relação aos visitantes provenientes da Ásia. Os cidadãos de Filipo tinham cidadania romana e possuíam inclusive direitos de propriedade.
 
Entretanto, o apóstolo chama a atenção de seus leitores para o fato de que há uma cidadania mais importante do que a romana, uma cidadania que não é terrena, mas sim, celestial, a cidadania do reino dos céus, “Nossa cidadania, no entanto, vem do céu, e de lá aguardamos ansiosamente a volta do Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fl 3.20).
 
SE VOCÊ ENTREGOU SUA VIDA A CRISTO, E FOI REGENERADO PELO ESPÍRITO SANTO, VOCÊ TAMBÉM É UM CIDADÃO, OU UMA CIDADÃ DO CÉU.
 
E todos nós temos o desafio de vivermos de acordo com as normas deste reino celeste!
 
Os versículos 18 e 19 nos leva a entender que alguns dos cristãos que ali viviam não estavam demonstrando uma conduta compatível com os valores de um cidadão do Reino dos Céus.
 
- Eles viviam uma vida egoísta, se vangloriavam de coisas vergonhosas e pensavam apenas nas coisas terrenas.
 
Em outras palavras, eles não eram diferentes em nada das pessoas que ali viviam.
 
É possível que tivessem a simpatia de algumas pessoas, mas não eram aprovados por Jesus Cristo!
 
Na oração de Jesus em João 17:14, Jesus afirmou dizendo: “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou”.
 
Assim, Jesus deixou claro o ensinamento de que o cristão está neste mundo, mas não mais pertence a ele. Assim, todo salvo é um estrangeiro.
 
A Igreja se torna uma colônia do céu que está habitando na terra. Somos forasteiros em terra estranha; somos cidadãos do céu na terra!
 
Neste texto, Paulo chama a nossa atenção para uma conduta diferenciada.
 
O apóstolo Pedro também enfatiza esta verdade quando diz: “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma.” 1 Pedro 2:11
 
A pergunta que devemos fazer então é: Como devem viver os cidadãos do céu enquanto estão nesta terra? Qual é o perfil deste cidadão?
 
1- UM CIDADÃO DO CÉU É UM EXEMPLO DE CRISTÃO
17 Irmãos, sejam meus imitadores e aprendam com aqueles que seguem nosso exemplo.
 
Esta não é a única vez que Paulo diz à igreja que poderia imitá-lo. Em 1 Cor. 11:1.
 
Quando olhamos para o verso 17, alguns dentre nós poderia considerar que Paulo fosse uma pessoa muito orgulhosa, mas, não, pois em Filipenses 3:12,13, ele já havia confessado que não havia se tornado tudo que Deus esperava para ele. Mas que estava neste processo.
 
12 Não estou dizendo que já obtive tudo isso, que já alcancei a perfeição. Mas prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou.
13 Não, irmãos, não a alcancei, mas concentro todos os meus esforços nisto: esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante,
 
Quando o apóstolo Paulo diz que os irmãos deviam ser seus imitadores esse é um princípio do discipulado cristão, em que Cristo é o nosso mentor e exemplo maior, seguido por Paulo e todos os discípulos.
 
Se você está em Cristo, o Espírito Santo que habita em você será capaz de moldá-lo e a cada dia lhe tornar semelhante a Ele. Isso refletirá nos seus atos e frutos que produzirá.
 
“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. 2 Cor. 3:18
 
O desafio de imitar a Jesus em tudo é o grande desafio para os discípulos de Cristo!
 
São muitos aqueles que nunca entrarão em uma igreja ou lerão alguma bíblia, por isso devemos ser capazes também de dizer: ”Vejam Jesus em mim”.  Como diz uma frase que ouvi: “Você é a única bíblia que muitos vão ler”
 
2- UM CIDAÇÃO DO CÉU PRIORIZA O QUE É ETERNO.
18 Pois, como lhes disse muitas vezes, e o digo novamente com lágrimas nos olhos, há muitos cuja conduta mostra que são, na verdade, inimigos da cruz de Cristo.
19 Estão rumando para a destruição. O deus deles é seu próprio apetite. Vangloriam-se de coisas vergonhosas e pensam apenas na vida terrena.
 
Na época de Paulo, por ocasião quando escreve a carta aos irmãos em Filipos já haviam os chamados “cristãos nominais”, pessoas que se diziam cristãs, mas suas práticas diárias demonstravam nitidamente o contrário.
 
Paulo chama estas pessoas de “inimigos da cruz de Cristo”. Creio que os inimigos da cruz de Cristo são todos aqueles que rejeitam a suficiência e a eficácia da morte de Jesus na cruz para a nossa redenção!
 
Uma característica contundente de que alguém está em Cristo, de que alguém é salvo, é que seus interesses estão voltados para as coisas espirituais e eternas. 
 
Havia na igreja dois grupos bem definidos que se enquadram na descrição de Paulo.
 
O primeiro grupo que já conhecemos são os judaizantes que eram legalistas desprovidos de amor cristão, mais apegado às leis do que ao Deus da lei.
 
Esse grupo rejeitava abertamente o evangelho da graça e exigia as práticas da lei de Moisés como a da circuncisão para que as pessoas fossem salvas.
 
O segundo grupo são os antinomianistas que eram de outro extremo; pois eram libertinos, que criam que tudo é permitido. 
 
A palavra antinomianismo vem de duas palavras gregas, anti, que significa "contra", e nomos, que significa "lei". Sendo assim, antinomianismo significa “contra a lei.” Teologicamente, o antinomianismo é a crença de que não há leis morais que Deus espera que os cristãos obedeçam.
 
O apóstolo Paulo tratou da questão do antinomianismo também em Romanos 6:1-2: "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?"
O próprio Senhor Jesus ao falar sobre a sua volta, advertiu os seus discípulos para tomar cuidado para não se deixar influenciar por tais atitudes:
 
“Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço”. Lucas 21:34
 
3- UM CIDADÃO DO CÉU AGUARDA A VOLTA DE JESUS.
20 Nossa cidadania (Nossa pátria), no entanto, vem do céu, e de lá aguardamos ansiosamente a volta do Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
 
O verdadeiro cristão tem no retorno de Jesus a sua grande esperança.
 
O ensino sobre a segunda vinda de Cristo é uma das mais importantes doutrinas da Bíblia. Jesus e os apóstolos falaram muito frequentemente sobre o assunto. Todos os principais credos, confissões e declarações de fé dos cristãos, produzidos no decorrer da história, fazem menção desta doutrina.
 
O Novo Testamento menciona a volta de Cristo trezentos e dezenove vezes, além das centenas de referências no Antigo Testamento. Capítulos inteiros foram dedicados ao tema, como Mateus 24 e 25, Marcos 13 e Lucas 21; e livros inteiros foram escritos para tratar deste assunto, como I e II Tessalonicenses.
 
Jesus disse: "E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também" (João 14:3).
 
O céu é um lugar e um Estado. Ele é o lugar da morada de Deus e da sua Igreja resgatada e também um estado de bem-aventurança eterna, onde jamais entrarão a dor, a lágrima, o luto e a morte.
 
Independentemente de nossa posição escatológica, como cidadãos dos céus devemos estar sempre preparados para este dia, pois Jesus disse:
 
"Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Mateus 24:42-44).
 
Com a esperança do retorno de Jesus, temos também a promessa de que o nosso corpo de humilhação será também transformado em um corpo de glória na ressurreição.
 
21 “o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”.
 
CONCLUSÃO:
 
Em Cristo somos feitos filhos de Deus e cidadãos dos céus. Como cidadãos dos céus na terra, devemos focar sempre nas coisas eternas, vivendo como Cristo viveu.
 
- Os cidadãos dos céus estão interessados nos valores espirituais e não em valores terrenos. Os valores terrenos são passageiros, os valores espirituais são para a eternidade.
 
- Os cidadãos dos céus estão interessados em ganhar almas, levar a Palavra aos que não conhecem o Senhor Jesus, visitar os enfermos levando-lhes uma palavra de conforto, apoiar o fraco, estender as mãos para o aflito e necessitado, enfim, estão no mesmo propósito de Jesus quando aqui viveu.
 
- Os cidadãos dos céus não estão interessados em coisas que lhe promovam diante dos homens, mas o seu interesse é promover o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores, JESUS!
 
 
 
Igreja Metodista em Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
    

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

SEJA LUZ! RESPLANDEÇA!!!


Mateus 5:14-16
 
“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. " Mateus 5:14-16
 
Quando pensamos em luz o que você lembra de imediato? Lâmpada, vela ou o sol?
 
Em 21/10/1879 Thomas Edison inventou a lâmpada., mas Jesus não disse que deveríamos ser lâmpadas, elas não existiam ainda, mas sim luz para o mundo. Uma influência! A luz influencia ao irradiar-se. Ela não pode deixar de ser vista, ela é reveladora. 
 
A luz tem três funções primordiais: (1) ser vista por todos, (2) servir de guia e (3) servir como advertência.
 
Entre todas as coisas criadas, a luz é possível que ela seja a mais útil.
 
Porque? - A luz fertiliza o solo. A luz guia. A luz reanima.
 
A luz foi a primeira coisa que Deus trouxe à existência. (Gênesis 1:3) Sem a luz, este mundo seria um vazio obscuro.
 
Nós como cristãos exercemos um papel ativo de transformação no mundo como luz do mundo. Como João Batista, também somos testemunhas da luz: (João 1:6-9)
 
6 Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João.
7 Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.
8 Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz,
9a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.
 
A vida do cristão é sua primeira mensagem. O exemplo é mais importante do que a nossa palavra. “A palavra convence, mas o exemplo arrasta.”
 
O apóstolo Paulo diz que devemos resplandecer como luzeiros no mundo (Filipenses 2:15).
 
“para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,” Filipenses 2:15
 
Por isso precisamos entender que a luz não vem de nós, a única luz capaz de prevalecer as investidas das trevas é a luz divina.
 
A luz para ser útil não pode ser escondida. O cristão precisa ser como uma cidade edificada sobre o monte ou como uma luz no velador.  O cristão não pode se esconder, mas deve resplandecer.
 
Mas o que significa ser luz do mundo?
 
Ser a luz do mundo significa aceitar o chamado de Jesus e permitir-se brilhar com a luz que vem Dele, dissipando as trevas.
 
A nossa luz deve refletir Cristo. Afinal, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” João 8:12.
 
A metáfora da luz nos leva a algumas lições, vejamos:
 
1. A LUZ É SÍMBOLO DA VERDADE.
 “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela”. João 1:5
 
O mundo jaz no maligno, e o diabo é o pai da mentira. Seu reino é reino de trevas.
 
O conteúdo do reino das trevas são as mentiras filosóficas, morais e espirituais. Essas mentiras mantêm as pessoas prisioneiras do engano.
 
A Luz é símbolo de verdade, por que ela dissipa as trevas, expõe o engano e a mentira.
 
2. A LUZ É SÍMBOLO DA PUREZA.
“ O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras”. João 3:19,20
 
As trevas escondem a sujeira do pecado. O pecado é imundo. A iniquidade se aninha sob as asas da escuridão.
 
Os Adultérios, roubos, assassinatos, mentiras, maldades e promiscuidades são maquinados e praticados debaixo do manto das trevas. 
 
Mas, aonde a luz chega, vence as trevas e produz limpeza e purificação. A escuridão não é páreo para a luz.  A luz é símbolo de pureza.
 
 
3. A LUZ É SÍMBOLO DE VIDA.
“Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz”. Salmos 36:9
 
Não há vida sem luz. Se não existir a luz, não haveria o fenômeno da fotossíntese. Sem fotossíntese, não haveria plantas e, sem elas, não haveria a oxigenação e, sem a oxigenação, não sobreviveríamos.
 
Logo, a presença do cristão no mundo é que mantém no mundo a vida. Para influenciar o mundo, o cristão precisa ser antes de fazer, ter a vida certa, e não apenas a doutrina certa.
 
 
4. A LUZ É SÍMBOLO DE DIREÇÃO.
 
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. Salmos 119:105
 
Nos aeroportos do mundo inteiro, as pistas são iluminadas e circunscritas pela luz, a fim de que o piloto possa pousar com segurança. A luz aponta a direção certa a seguir.
 
Quem anda na luz, sabe para onde vai. Quem anda na luz, não tropeça.
 
O cristão, mesmo não tendo luz própria como a lua, reflete no mundo a luz de Cristo.
 
Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” João 8:12
 
 
5. A LUZ É SÍMBOLO DE ALERTA
“Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz”.  Efésios 5:13.

A luz é colocada nas estradas sempre que um perigo está à frente. Ela reprova e alerta sobre o perigo. Ela avisa aos viajantes sobre a necessidade de cautela.
Assim, o cristão tem neste mundo a sua voz profética. O cristão exerce o papel de atalaia, mostrando ao mundo o perigo grande e grave de viver despercebidamente no pecado.
 
CONCLUSÃO: Nós como filhos da luz temos que continuar brilhando, mais e mais, até chegarmos diante do nosso Deus.
 
 “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. Prov. 4:18
 
Vai chegar o dia em que estaremos todos diante da luz do próprio Deus!
 
Apocalipse 22:5 “Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz da candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos”.
 
Este texto aponta para a ausência completa das trevas, tanto físicas quanto espirituais

Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

quinta-feira, 24 de outubro de 2024


MENTE POSICIONADA, MENTE RENOVADA
Romanos 12:1-2
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Filipenses 4:8

Introdução: Todos nós como cristãos precisamos ter uma Mente Renovada como para experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. “Renovar a mente é conhecer as verdades que procedem de Deus, que não se descobre pela razão, mas pelo Espírito Santo”

O Espírito Santo me revela estas verdades na Palavra de Deus! Pois é na Palavra de Deus que eu posso descobrir e viver na Sua perfeita vontade!

Jesus disse sobre o Espírito Santo: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. João 16:13 

Renovar a mente implica em mudança de padrões de pensamentos, de estilo de vida contrário aos princípios de Deus e, consequentemente, implica em disciplina interior e ao mesmo tempo constância.

Por isso o tema de hoje é “MENTE POSICIONADA- MENTE RENOVADA”

A MAIORIA DAS PESSOAS ACHA QUE NÃO TÊM CONTROLE SOBRE OS SEUS PENSAMENTOS!

Mas não é isto que a bíblia nos diz. A Palavra de Deus declara que podemos escolher em que pensar e isso é de nossa responsabilidade.

DEUS NÃO PROMETEU ARRANCAR DE SUA MENTE OS MAUS PENSAMENTOS E COLOCAR OUTROS BONS. ISSO É DE NOSSA RESPONSABILIDADE.

Você decide que tipo de pensamento vai te influenciar, é você quem proíbe ou permite. É você que acolhe ou refuta os pensamentos maus. Se você fizer a opção de pensar de acordo com a Palavra de Deus, verá os resultados da Palavra de Deus em sua vida.

Há um ditado popular bem conhecido que diz: “Mente vazia é oficina do diabo”,

Outra confusão que muitos têm é em relação a ação do diabo na nossa mente.
Ele é onisciente, não sabe o que você e eu pensamos, todavia ele pode lançar seus dardos inflamados em nossa mente para corrompê-la.

Por essa razão o apóstolo Paulo advertiu: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.”  2 Coríntios 11:3.

A forma como conduzimos os nossos pensamentos e aquilo que colocamos dentro da nossa mente pode nos trazer bem ou mal, pode nos levar à saúde ou à doença, por isso cuidar dos nossos pensamentos é algo muito importante.

“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é..”. Provérbios 23:7a

A Bíblia diz em Isaías 55.8, que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos...E é aí que está o nosso desafio. TORNAR OS NOSSOS PENSAMENTOS ALINHADOS COM OS PENSAMENTOS DE DEUS!

Mas, como alinhar os nossos pensamentos aos pensamentos de Deus? Mas como cuidar de nossa mente?

QUANDO ANALISAMOS ESTA RICA PALAVRA, ENCONTRAMOS UMA LISTA DE VALORES QUE DEVEM OCUPAR NOSSOS PENSAMENTOS. SÃO ELES:

 1- TUDO O QUE É VERDADEIRO.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8.32Devemos trazer para a nossa mente aquilo que é verdadeiro. A mentira, o engano, a falsidade e a ilusão são instrumentos do inimigo de nossas almas.

A verdade liberta, a verdade edifica, a verdade transforma. Deus é verdadeiro, Jesus é a verdade, a Palavra de Deus é a verdade.

Não há santificação sem a verdade. "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17)

Temos que nos livrar das mentiras que pautam os nossos pensamentos.

Sempre que cremos em uma mentira Satanás assume o controle de nossa mente. (Ele é o Pai da mentira: João 8:44)

 a. "Você é um fracasso. Você jamais vai conseguir".
A mentira da autocondenação é uma das principais armas de Satanás. Você pode lutar com sentimentos de culpa, fracasso ou inferioridade. Satanás o fará crer que suas falhas são imperdoáveis.
b. "Todo mundo faz! Porque você não faz também”.
Você não é todo mundo! Você é um filho ou uma filha do Altíssimo Deus. Deus quer que você seja o sal desta terra e a luz deste mundo!!
c- “Onde está o teu Deus nestas horas”
“As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?” (Salmo 42.3)
Esta é a mentira que coloca dúvida a respeito do amor e da presença de Deus em nossas vidas quando sofremos! 
“Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando caminhares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”. Isaías 43:2

 2- TUDO O QUE É RESPEITÁVEL
Nossos pensamentos devem focalizar o que respeitável. Não devemos ocupar nossa mente com futilidades ou atitudes irreverentes, mas no que é digno de respeito.

A palavra reverente vem do termo reverenciar. Ela está ligada claramente a ter respeito por alguém ou por alguma coisa, a ter estima, reconhecimento.

COM RELAÇÃO A DEUS, SER REVERENTE É RESPEITÁ-LO E TEMÊ-LO POR TUDO QUE ELE É, POR TUDO QUE ELE REPRESENTA E FAZ E NOS É REVELADO SOBRE ELE NA BÍBLIA.

Note, por exemplo, quando Deus chama Moisés em Êxodo 3:5-6: “Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus” 

Deus exige de Moisés uma atitude de respeito perante Ele, diante de quem Ele era. Moisés entende diante de quem estava e no lugar onde Deus estava presente e se mostra reverente.

O respeito é uma marca da vida daquele que teme ao Senhor.

3-TUDO O QUE É JUSTO
Temos que nos livrar de pensamentos incorretos e desonestos, que nos levarão ao fracasso espiritual e moral.

Jamais deve passar pela nossa mente trazer prejuízo para alguém, nem mesmo para os nossos desafetos.

Prov. 15:8 “O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos (justos) é o seu contentamento”.

Tiago 5:16 “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.

4-TUDO O QUE É PURO
Devemos pensar em tudo o que é puro. Nossa imaginação não deve percorrer os lugares sujos da imoralidade, da impureza, da sensualidade.

Foi falado no acampamento que a pornografia tem aprisionado a mente de muitos adolescentes e jovens.

Salmo 119:9,10 “Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Vivendo-o de acordo com a tua Palavra. De todo o coração eu te procurei: não deixes que me afaste de teus mandamentos!”

Temos que nos livrar de toda a malícia e pensamentos impuros.

A prostituição e o adultério começam em nossa mente.

2 Cor. 7.1 “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.”

5- TUDO O QUE É AMÁVEL
Colos. 3.14  “acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição..” 

 Que o meditar do nosso coração repouse naquilo que é amável. Não devemos nutrir em nosso coração pensamentos de julgamento precipitado e desejo de vingança.

 Temos que entender que a amargura, o ressentimento, o ódio e as contendas se formam em primeiro lugar em nosso coração.

Temos que nos livrar destes sentimentos.

6- TUDO O QUE É DE BOA FAMA.
Somos exortamos a pensar no que produz boa fama.
Creio que boa fama está relacionada ao nosso testemunho no mundo e dentro de nossa própria casa.

1 Cor. 15:34  “Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa”.

"O bom testemunho do cristão é a maior pregação do evangelho”

Que os nossos pensamentos sejam direcionados em como podemos dar um bom testemunho de Cristo ao mundo!
 
Que sejamos conhecidos pela Paz de Cristo que nos motiva a prosseguir e a dar bom testemunho.

 7-TUDO O QUE TEM VIRTUDE
Os seus pensamentos devem leva-lo a um alto padrão de valores espirituais e morais.

Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo.

Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

2 Pedro 1:5
5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;

Nada daquilo que prejudica e rebaixa você e a outras pessoas pode estar em sua mente.
 
8- TUDO QUE TEM LOUVOR
O que pensamos deve trazer louvor a Deus.  

1 Cor. 10.31“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

 Letra da música: “Meu pensamento é para ti Senhor...”
 
CONCLUSÃO: Sendo assim, não nos conformemos com os padrões e pensamentos deste mundo! Consagremos nossa mente a Cristo, não permitindo que outros pensamentos ocupem o espaço que pertence de direito ao nosso soberano Senhor.

Sua mente foi criada por Deus para o seu bem e não para o mal. Então recuse todo mau pensamento em sua vida. Lute para ocupar seu tempo com coisas que edificam você.

“Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.” Isaías 54:17

 Em tempos de ameaça, não fique desorientado e nem aja motivado pelo desespero. O diabo pode dizer que você está perdido, que você corre perigo, que sua família vai se quebrar ou qualquer outra mentira.

Tome posse de Isaías 54:17 e peça a sabedoria de Deus para tomar qualquer atitude.
 Diga com autoridade que nenhum intento maligno prevalecerá contra você porque, como filho do Deus Todo-poderoso, você tem uma proteção sem igual!

O primeiro casal da humanidade deu espaço ao engano. Aquele pensamento lançado pela serpente fez sentido para eles, foi convincente, e eles trocaram a ordem de Deus por uma voz externa do mal.

 A estratégia do inferno continua sendo a mesma. O inimigo ainda investe em pensamentos distorcidos, pois atitudes são apenas tomadas quando a nossa mente já está convencida de algo. Você precisa aprender a proteger a Verdade no seu coração, pois o inferno vai tentar deturpá-la e contradizê-la sempre.

 No que você tem pensado? Se você tem dado lugar a ideias como: “Será que Deus está mesmo comigo?”; “Nem tudo que está escrito na Bíblia é para todos”; ou “Isso que a Bíblia diz não é bem assim”, a sua mente já está contaminada!

 Fique atento! Todo e qualquer pensamento deve ser confrontado com a Palavra de Deus! Você será um vencedor em todas as áreas se escolher se alimentar permanentemente apenas da Verdade pura e genuína!

 Oração:  "Pai celestial, eu te agradeço por teres me dado a mente de Cristo. Eu reafirmo a minha liberdade e declaro que não serei preso (a) por pensamentos enganosos. Eu lanço fora de minha mente todo raciocínio, todo pensamento, toda imagem que se levanta contra a verdade de Deus. Eu levo cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Eu faço a escolha de encher minha mente com a verdade e ordeno aos meus pensamentos que se alinhem à palavra de Deus. Eu rejeito toda fortaleza de mentira em minha alma, principalmente os pensamentos que tentam impedir que eu experimente o amor de Deus de uma forma plena”.
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO