quinta-feira, 14 de março de 2013

VENTO IMPETUOSO



"De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados". Atos 2.2


Conta-se uma parábola que um certo agricultor sempre queixava-se da má distribuição do sol e da chuva. Finalmente, Deus lhe teria permitido governar o tempo durante um ano; e ele cuidou bem do sol, da chuva, do calor, do frio...só que a sua colheita não deu em nada, porque esqueceu-se do vento, necessário para polinizar a plantação. Eu pessoalmente gosto muito do vento, principalmente nestes dias de muito calor. Sim, o vento faz muita coisa, mas especialmente o vento de Deus, o Espírito Santo; e sem este vento divino, não podemos ter uma grande colheita de almas para Cristo.  

O vento de Deus quer realizar em nós e através de nós muito mais do que o vento físico faz na atmosfera. O vento como um manifestação da natureza pode levantar muita poeira e até se tornar em um furacão destruidor, mas o vento do Espírito de Deus te renovará e te levará em direção às pessoas que precisam de Cristo.
Foi justamento isso que ocorreu em Pentecostes, quando o Espírito Santo veio como um vento impetuoso, intenso e ardente sobre os discípulos reunidos naquela casa. Como resultado; todos ficaram cheios do Espírito Santo (Atos 2:4) e começaram a falar em outras línguas sobre as grandezas de Deus às pessoas de diversas nações ali representadas (Atos 2:11).
O vento de Deus nos levará também a busca da santificação. Creio que a melhor definição de uma vida de santidade que combina com ensinamento de João Wesley é: "Santidade é você se aproximar mais de Deus sem se afastar da humanidade e se aproximar mais da humanidade sem se afastar de Deus" Neste sentido, o nosso referencial de santidade é Jesus que viveu entre os homens pecadores sem se contaminar com o pecado.
O vento de Deus nos levará ao encontro da Palavra de Deus. É inconcebível que pessoas que se dizem cheias do Espírito Santo sejam tão ignorantes na Palavra de Deus. Aliás, ser cheio do Espírito é a mesma coisa de ser cheio da Palavra de Deus. É justamente isso o que diz em Colossenses 3.16 "Habite, ricamente (abundantemente), em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração".
O vento de Deus nos levará a vivermos com muita intensidade e paixão o Reino de Deus. Esta semana eu li no blog do Bispo Josep Rossello da Igreja Anglicana Reformada uma palavra que me chamou a atenção: "Se os cristãos brasileiros defendessem a fé Cristã com tanta firmeza, como o seu time de futebol ou partido político, e vivessem a vida Cristã com tanta paixão, como torcem no futebol ou veem a novela, tenho a plena certeza que o Reino de Deus seria feito visível em uma geração."
Minha oração neste momento é que o Senhor sopre o seu vento impetuoso,intenso e ardente sobre nós e que tenhamos a coragem de nos deixarmos levar por esse poder de Deus para impactar a nossa geração. Em Cristo e Por Cristo,

Pr. Gilberto Oliveira Rehder





Nenhum comentário:

Postar um comentário