quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A DECISÃO DE FAZER A VONTADE DE DEUS

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Mateus 7:21

Desde que me entreguei a Jesus em minha adolescência trago em meu coração uma clara convicção de que fazer a vontade de Deus é a decisão mais importante se desejo desfrutar do melhor de Deus para a minha vida. Paulo deixa claro isso quando disse: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2. 
Quando fazemos a vontade de Deus estamos mostrando ao mundo que a nossa fé em Cristo é autêntica; não adianta dizer: “Senhor, Senhor” e não fazer o que Deus quer.
Para ilustrar esta grande verdade, gostaria de falar de um personagem bíblico que se tornou conhecido como o “Profeta Fujão”; seu nome? Jonas.
Através da conhecida história de Jonas, vamos aprender o que acontece quando  tomamos uma direção oposta à vontade de Deus para nós.
Em primeiro lugar, nos tornamos fugitivos da presença de Deus. “Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR...”Jonas 1:3ª
Jonas foge de Deus para fugir de sua missão de profetizar em Nínive pegando um navio para Társis (Jonas 1:1-3). Na verdade, a fuga é sempre um caminho de desobediência. Quando queremos fazer a nossa própria vontade fugimos de Deus, deixando de congregar, nos afastando da Palavra de Deus, dos irmãos e de nossa responsabilidade com a obra de Deus.
Em segundo lugar, passamos a dormir o sono da indiferença. No vs. 4, a Bíblia diz que o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar. No meio daquela tempestade os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus; Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente. (vs. 5) Deu o que fazer para despertar este profeta dorminhoco! O sono do porão representa o sono da negligência e da indiferença para com o chamado de Deus e o clamor dos perdidos e necessitados. O sono do porão é o sono do comodismo e da negligência. Quanto mais se precisa dele; está dormindo.
Em terceiro lugar, passamos a descer cada vez mais e a nossa vida entra em declínio. Jonas desce para Jope (vs. 3), para o porão (vs. 5) e para o profundo coração dos mares no ventre de um grande peixe (vs. 17). Lançado ao mar pelos marinheiros a tempestade que os assolava se acalmou, mas para o profeta fujão sua situação se tornou ainda pior. Isso nos faz lembrar, do declínio do filho pródigo da parábola que Jesus contou em Lucas cap. 15. O seu declínio foi espiritual, moral e financeiro porque quis satisfazer a sua vontade própria usando de forma errada a sua liberdade. Assim acontece com aqueles que se afastam do Senhor! Jonas permaneceu vivo no ventre daquele peixe por três dias e três noites (vs. 17) e só não morreu porque clamou ao Senhor (cap. 2).
Se você tem vivido esta realidade, saiba que o caminho do retorno para a vontade de Deus é a única forma de experimentar a graça do perdão e desfrutar novamente das bênçãos que o Senhor reservou para nós. Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Mensagem pregada na I.M.Catalão





Nenhum comentário:

Postar um comentário