segunda-feira, 12 de setembro de 2016

GEAZI- UM DISCÍPULO QUE RETROCEDEU


Texto: 2 Reis 5:20-27

Introdução: Eu gostaria de conversar contigo nesta noite sobre um jovem personagem bíblico que entrou para a história como alguém que não soube aproveitar as oportunidades que Deus lhe ofereceu. Seu nome era Geazi.
                    
Quem Foi Geazi? Geazi foi um discípulo do profeta Eliseu. Era muito comum na história dos profetas o costume de terem um moço, alguém que estivesse próximo a ele para o auxiliar no seu dia-a-dia, como um servo próximo.

Outrora Eliseu foi também este servo (discípulo) que caminhou junto ao Profeta Elias. E Eliseu se tornou sucessor de Elias e agora ele tinha a expectativa de que Geazi se tornasse seu sucessor. Mas isso não aconteceu!

Geazi teve a oportunidade de aprender com um grande profeta, um homem que tinha compromisso com Deus. Um homem que tinha fidelidade e intimidade com Deus.

Ele já havia presenciado o que Deus fazia através da vida do profeta como, por exemplo, a multiplicação do azeite da viúva que impediu a escravidão de seus filhos, a ressurreição do filho da Sunamita e outros milagres!

Mas Geazi entrou para a história como um discípulo que fracassou, que retrocedeu no discipulado!

Ele entrou para a história como alguém que não valorizou as oportunidades que DEUS lhe deu para aprender através do Profeta Eliseu.

Ele teve algumas atitudes que o levaram a chegar a retroceder no discipulado.


1ª. SAIU DO LADO DO HOMEM DE DEUS (ELISEU)
20 “Geazi, o moço de Eliseu, homem de Deus, disse consigo: Eis que meu senhor impediu a este siro Naamã que da sua mão se lhe desse alguma coisa do que trazia; porém, tão certo como vive o SENHOR, hei de correr atrás dele e receberei dele alguma coisa”.

Sua atitude de sair do lado do homem de Deus e ir em direção aos “presentes” de Naamã comprometeram a sua trajetória.

Da mesma forma o nosso futuro pode ser comprometido não por Deus, mas por nós mesmos se tomarmos atitudes contrárias ao propósito de Deus para nossa vida.

Geazi demonstrou com isso que a sua prioridade não era de servir a Deus, não era de estar debaixo da autoridade espiritual, nem era a de ser um discípulo!

A sua prioridade era meramente egoísta. Era usar a sua posição para buscar um benefício próprio.

Como que esta atitude é tão contrária ao propósito do discipulado!

"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23)

Geazi decidiu correr atrás de Naamã e quem corre atrás de Naamã, nunca chegará à frente, no propósito de Deus para sua vida.

2ª. ELE PENSOU QUE “TER” ERA MAIS IMPORTANTE DO QUE “SER”
21 “Então, foi Geazi em alcance de Naamã; Naamã, vendo que corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo e perguntou: Vai tudo bem?”

Nos textos anteriores a este versículo, vemos que profeta Eliseu foi usado por Deus para curar o general Naamã de sua lepra. Após ser curado, Naamã foi até a presença de Eliseu levando ouro, prata e roupas finas a fim de “recompensá-lo” por sua cura.

Porém a bíblia diz que o profeta não aceitou estas recompensas!

A recusa de Eliseu nos dá a visão do caráter do Profeta de Deus.

Ao recusar os “presentes” Eliseu deixa claro que a sua relação com Deus não era no princípio da barganha, mas no princípio da graça de Deus.

“De graça recebestes, de graça dai.”

Porém, Seu servo Geazi ao ver a atitude do profeta, achou que poderia facilmente lucrar, mostrando o seu verdadeiro caráter!  

- Ele foi atraído pela sua própria cobiça.

Tiago 1:13-14 “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”.

- Ele resolveu correr atrás de Naamã e através de uma mentira tomar para si os presentes que estavam com ele.

Corremos diariamente o risco de pensarmos como Geazi, que o mais importante é ter a ouro, prata e roupas finas, do que ser “irrepreensível e sincero no meio de uma geração corrompida e perversa” como está em Filipenses 2:15.

3ª ELE USOU A MENTIRA COMO FERRAMENTA PARA SEUS OBJETIVOS.
22 “Ele respondeu: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que, agora mesmo, vieram a mim dois jovens, dentre os discípulos dos profetas da região montanhosa de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas vestes festivais”.

Geazi utilizou a mentira com ferramenta para construir um sonho. Mas quem usa a mentira como ferramenta constrói apenas pesadelo.

A- Geazi mentiu para Naamã e podemos dizer que Naamã representava o mundo com sua materialidade.

Quem mente para o mundo pode até conseguir um pouco de ouro, prata e roupas finas, mas a conta do mundo chega. Isso é passageiro!

B- Geazi tentou mentir para Deus! Eliseu perguntou: “Donde vens, Geazi?” E respondeu ele: “Teu servo não foi à parte alguma.” (Vers.25) E Eliseu disse: “Por ventura não fui contigo em Espírito…”

(Provérbios 15:3) – “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”.

(Salmos 101:7) – “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos”.

Quem escolhe um atalho corre o risco de se perder do caminho original.

Geazi comprometeu toda sua vida por ir à contramão de Deus, na contramão da visão do Reino.

E não comprometeu somente a sua vida, mas a vida de toda sua descendência porque todos os descendentes de Geazi nasceram leprosos.

(II Rs.5.27). “Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve.”

CONCLUSÃO:

Geazi presenciou milagres grandiosos, mas não deixou Deus realizar milagres em sua vida.

O autor Augusto Curi diz que não podemos ser vítimas de tudo que acontece, mas devemos ser protagonistas de nossa própria história.

A vida é cheia de oportunidades e um jovem sábio aproveita cada oportunidade que a vida lhe oferece. Se não o tempo passa e não consegue realizar seus sonhos.

Muitos jovens têm gastado suas vidas como Geazi e não aproveitam as oportunidades que Deus lhes oferece. Vêm coisas acontecerem na vida dos outros e se torna apenas um coadjuvante de sua própria história.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
Culto do Dia dos Juvenis


Nenhum comentário:

Postar um comentário