quarta-feira, 28 de junho de 2017

A TERAPIA DA PALAVRA PARA O MEDO


TEXTOS:

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai”. Romanos 8:15

“No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” 1 João 4:18

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (equilíbrio)” .2 Timóteo 1:7

Introdução: Todos nós como seres humanos, temos medo, alguns mais, outros menos. A verdade é que o medo é algo bem conhecido de todos.

O medo é tão comum no ser humano, que cada um deles tem um nome especifico: Acrofobia= medo de altura; Claustrofobia= medo de lugares fechados; Filofobia= medo de apaixonar-se; etc.. Com certeza a lista é bem maior que esta.

MAS O QUE É O MEDO? - Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, medo significa: "sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça, susto, pavor, receio ou insegurança".  O medo é um incômodo emocional que provoca ilusões fazendo as coisas parecerem piores do que realmente são.

Há três tipos de medo:

- O temor natural. O medo pode ser um temor natural praticamente involuntário, que inclusive nos ajuda a preservar a vida e a evitar o mal; por exemplo, o temor de andar em um lugar escorregadio e perigoso, etc. Não é pecado ficar assustado quando encaramos um cão bravo, uma cobra venenosa ou um assaltante armado. Estes temores são uma resposta quase involuntária de autopreservação, de proteção e trabalham a nosso favor quando se encontram dentro da realidade e do equilíbrio. Devemos ter bom senso, usar sabedoria no agir, ter equilíbrio e moderação; isto é muito bom para a vida.

- O Temor referencial. Esse é um temor positivo para com Deus, com Pais e Autoridades, porque nos preserva do pecado. “O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada”. Provérbios 10:27
Temer a Deus significa ter uma reverência por Ele tão grande, que vai certamente influenciar como vivemos nossas vidas. Temer a Deus é respeitá-lo, submeter-se a Ele e honrá-lo com a nossa obediência!

- O Temor negativo. Este é um medo que nos aprisiona, que nos impede de desfrutarmos de uma vida de paz e não nos deixa viver em liberdade e confiança. O medo neste sentido é um “espírito de escravidão” (Rm 8:15) e, além disso, como diz em 1 João 4:18, “produz tormento”.

Este tipo de medo é uma sensação paralisante que nos acovarda diante da vida, das oportunidades, dos desafios, dos relacionamentos, das dificuldades, dos problemas, e nos faz viver sempre fugindo.

O medo destrutivo tem algumas características:

1ª- Ansiedade excessiva - Medo é antecipar uma coisa ruim e ficar preocupado com ela. Uma pessoa pode ter medo do futuro (do que vai acontecer com ela ou com outra pessoa).

2ª- Irracionalidade- Não ter razão objetiva e causa desespero. Quando esquecemos de Deus, o medo destrói a esperança.

3ª- Insegurança – Neste sentido o medo paralisa a pessoa. A vida não pode parar por causa do medo do futuro e nem tão pouco por causa dos fracassos ou traumas do passado.  

O medo, como tantos outros sentimentos em nós se não forem controlados, nos dominará.

A verdade é irmãos que o medo nos priva de desfrutarmos de liberdade!

Ilustração:
Numa terra em guerra, havia um Rei que causava espanto.
Sempre que tinha prisioneiros não os matava, mas os levava a uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma imensa porta de ferro do outro, sobre a qual se viam guardas e figuras de caveiras cobertas por sangue.
Nessa sala ele os fazia enfileirar-se e dizia-lhes então:

“Vocês podem escolher; morrerem flechados por meus arqueiros ou passarem por aquela porta.”

- Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?
- Diga soldado!
- O que há por trás daquela porta?
- Vá e veja você mesmo!

O soldado, então foi e abriu vagarosamente a porta. À medida que a fazia, raios de sol adentravam clareando o ambiente. Finalmente ele descobriu surpreso, que a porta se abria sobre um caminho que conduzia à liberdade.

O soldado admirado, apenas olha o seu rei que diz:

- Eu dava a eles a escolha, mas muitos preferiram morrer a arriscar-se a abrir a porta!

Quantas vezes deixamos de abrir a porta de nossos sonhos por medo de arriscar?

- Medo de não conseguir...
- Medo de não dar conta...
- Medo de não ter apoio...
- Medo de não ter recursos...

Qual é a terapia da Palavra de Deus para o medo?

1- BUSQUE ENCORAJAMENTO NA PALAVRA DE DEUS.
A Bíblia traz a expressão “não temas” 365 vezes, ou seja, uma para cada dia do ano.

Toda vez que Deus se comunicava com seus servos pessoalmente ou por um anjo, iniciava sua conversa com esta expressão.

Muitos preferem acreditar nas mentiras e intimidações do diabo do que crer nas promessas de Deus.

A Palavra de Deus nos promete proteção, segurança e consolo. (veja: Hebreus 13:5; Isaías 41:10; 2 Tm 1:7 )

Hebreus 13:5 – “Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei”.

Isaías 41:10“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.

2 Timóteo 1:7 – ““Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (equilíbrio)” .2 Timóteo 1:7


Independente de qual seja a causa de seu medo você precisa renovar a sua mente (os seus pensamentos) pela Palavra de Deus (veja Fp. 4:8):

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Eis uma pequena lista do que não precisamos temer:
1- Temor das pessoas: Hebreus 13:6.  
2- Temor de más notícias: Salmo 112:7
3- Temor dos desastres naturais: Salmo 46:1-3
4- Temor da morte: Salmo 23.4.
3- Temor do futuro: Jeremias 29:11

2- EXERÇA A SUA FÉ NA PALAVRA DE DEUS.
"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" (Mt 17.20).

Em Marcos 4.31, o grão de mostarda é chamado de  "...a menor de todas as sementes sobre a terra". De fato ele tem um diâmetro de apenas 0,95 -1,1 mm. Esse pequeno grão de semente, que tem de ser observado com uma lente se quisermos vê-lo nitidamente, é considerado pelo Senhor como exemplo para uma fé que é capaz de mover montanhas.

Esse grão de semente extremamente pequeno, que quase não pode ser visto a olho nu, no espaço de um ano se transforma num grande arbusto, numa pequena árvore com galhos de cerca de 2,5 a 3 metros.

Entenda este importante princípio bíblico: A nossa fé não necessita ser particularmente grande para transferir montes; ela precisa ser simplesmente suficiente.

Se o grão de mostarda tivesse a possibilidade de olhar para si mesmo e conseguisse se enxergar, teria tudo para desanimar, pois em si mesmo não teria nada a apresentar. Mas, ele simplesmente se deixa plantar na terra, ali começa a crescer, e finalmente se torna aquilo que deve ser, ou seja, uma árvore em cujos ramos "aninharam-se as aves do céu" (Lc 13.19).

Exercite sua fé lembrando-se de textos da Palavra de Deus como os que apresentamos aqui, orando ao Senhor e pedindo que a presença do Espírito Santo revista sua vida de confiança.

O Salmo 34:4 diz: "Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.”

É importante sabermos que em algumas situações, o medo pode ser uma opressão espiritual.

A palavra opressão significa: sobrecarregar com peso, apertar, comprimir, pressão que esmaga, sufoca.

A opressão é um nível de ação satânica a qual todos estamos sujeitos; cristãos e não-cristãos, em graus de intensidade diferentes. Eis alguns sintomas de opressão demoníaca: (1) mania de perseguição (2) ouvir vozes ameaçadoras (3) visões assustadoras.

A opressão maligna sempre coloca na mente do oprimido o medo exagerado de lugares escuros, de entidades espirituais, de feitiço, de macumba, e até mesmo de Deus.

Quando o medo é causado por opressão, é preciso combater o problema usando o “escudo da fé” (Efésios 6.16) na autoridade no Nome de Jesus, expulsando em voz alta todo pensamento de medo.

(Lucas 10:19) “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano”

3- CREIA NO PODER DO AMOR DE DEUS.
“No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” 1 João 4:18

A força do amor de Deus é muito maior do que qualquer medo.

Muitas pessoas sabem em suas cabeças que Deus os ama, mas isso ainda não se tornou a uma revelação do coração para uma mudança de vida.

Quando você e eu compreendemos o quão perfeito que é esse amor para conosco, não há nada no mundo que nos faça temer.

É impossível sentir-se inseguro, rejeitado, carente ou qualquer outra coisa se você realmente sabe que Deus ama você! O Seu amor cobre qualquer coisa!

Creia que Deus te ama e nada poderá te separar deste amor.

(Romanos 8.35-39)
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Corrie ten Boom, uma holandesa que sobreviveu ao Holocausto, disse certa vez que “não há poço tão fundo que o amor de Deus não possa alcançar”.

Ela conheceu essa verdade em primeira mão em um dos lugares mais sombrios inventados pela humanidade e pelo Diabo.

Por maior que seja a tempestade em nossa vida, Deus nos cobrirá com seu amor e nos protegerá enquanto atravessarmos. Um amor tão perfeito e tão forte que “lança fora todo medo” (I João 4.18).

CONCLUSÃO: “A presença do medo não significa que você não tem fé. O medo visita a todos. Mas faça do seu medo um visitante, não um residente.” (Max Lucado)


Oração:Senhor, embora muitas coisas podem causar medo em mim, sei que és maior que todas elas. Mesmo que sejam demais para mim, nunca será demais para ti. Por isso, apresento a ti as coisas que mais me assustam e peço que protejas a mim e às pessoas que amo. Dá-me Senhor uma convicção interior de que o teu amor me guarda do mal”. Em Nome de Jesus, amém!!!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
Série: Curados pela Palavra - 5ª ministração

Nenhum comentário:

Postar um comentário