segunda-feira, 26 de junho de 2023

O PERIGO DAS ALIANÇAS ERRADAS

 

TEXTO: 2 Crônicas 18:1-3
1 Josafá tinha grande riqueza e honra, e aliou-se a Acabe mediante casamento.
2 Alguns anos depois, ele foi visitar Acabe em Samaria. Acabe abateu muitas ovelhas e bois para receber a ele e à sua comitiva, e insistiu que atacasse Ramote-Gileade.
3 Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá, rei de Judá: "Irás comigo lutar contra Ramote-Gileade? " Josafá respondeu: "Sou como tu, e meu povo é como o teu povo; estaremos contigo na guerra".
 
INTRODUÇÃO: Graça e Paz irmãos! Essa é a terceira ministração sobre o tema da aliança. Na primeira, falamos sobre a importância de Renovar a Nossa Aliança com Deus. Na segunda, sobre a importância de Renovar a nossa Aliança com o Corpo de Cristo.  Hoje eu quero falar contigo sobre o perigo das alianças que firmamos com pessoas erradas.
 
O que é uma aliança perigosa? Aliança perigosa em termos bíblicos é quando fazemos um pacto ou uma sociedade que Deus condena pela sua Palavra. Ela é perigosa porque nos impede de desfrutarmos dos benefícios da aliança com Deus, nos afastando cada vez mais de Sua vontade.
 
No A.T quando os hebreus entrassem na terra prometida, o próprio Deus um alertou sobre os perigos de se aliançarem com os povos que já habitavam ali.
 
Veja: Êxodo 34:10-12
10 Então, disse: Eis que faço uma aliança; diante de todo o teu povo farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma, de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço contigo.
11 Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que lançarei fora da sua presença os amorreus, os cananeus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
12 Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada.
 
No N.T o apóstolo Paulo nos alerta sobre a mesma questão em duas situações:
 
a- 2 Coríntios 6:14-18
14  se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?
15 Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?
16 Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".
17 Portanto, "saiam do meio deles e separem-se", diz o Senhor. "Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei"
18 "e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-poderoso.
 
b- 1 Coríntios 5:11
Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.
 
Não podemos esquecer que quando uma aliança é estabelecida, uma associação é feita entre as partes.
 
Uma aliança pode ser realizada em diversos âmbitos: militar, comercial, político, de casamento, dentre outros.
 
Era comum em uma aliança haver uma troca de presentes ou de responsabilidades:
(1) Trocavam-se cintos, armaduras, armas, túnicas...
(2) Trocavam-se também favores e proteção contra os inimigos.
 
O significado desta troca era que aquilo que é de um é do outro também. Em outras palavras uma pessoa ou nação ficava compromissada com a outra.
 
E foi exatamente isso que ocorreu entre Josafá e Acabe. 
Josafá, que era um rei temente a Deus chegou até mesmo a dizer para o rei Acabe, um homem ímpio, idólatra e cruel: ": "Sou como tu, e meu povo é como o teu povo; estaremos contigo na guerra".
 
Por isso amados, em toda a história bíblica o maior perigo que se colocava no caminho do Povo de Deus em sua trajetória era O PERIGO DE FIRMAREM UMA ALIANÇA QUE DEUS CERTAMENTE REPROVARIA E QUE COMPROMETERIA O SUCESSO DA JORNADA.
 
Tenho por certo que o maior perigo para o povo de Deus não é a perseguição, mas a contaminação moral e espiritual que vem de uma aliança reprovada por Deus.
 
O diabo é mais perigoso em sua astúcia do que em sua fúria. Ele é mais perigoso em suas ciladas do que em sua força.
 
Mesmo hoje, corremos o mesmo tipo de perigo. Não é a perseguição, mas a contaminação que é o nosso maior perigo no mundo. Nós devemos ser um povo separado, santificado – AMÉM?
 
Há um elemento importante na história do Povo Judeu que nós precisamos entender.
 
a- O Povo Hebreu representado por 12 tribos até Salomão. Até então era apenas um Reino (Uma Nação).
 
b- Depois da morte de Salomão, as 12 tribos se dividiram. (1) No Reino do Norte (Israel) ficaram 10 tribos. (2) No Reino do Sul (Judá) ficam apenas as tribos de Judá e Benjamim.
 
c- Deste ponto em diante, Israel e Judá se tornaram dois reinos separados.
 
(1) O Reino do Norte (Israel) tendo Samaria como a sua cidade capital, se tornou um Reino totalmente apóstata e idólatra. Todos os seus 19 reis foram maus aos olhos do Senhor. Destes, sete reis foram assassinados, um cometeu suicídio, um foi ferido por Deus e outro foi deposto e levado para Assíria.
 
(2) O Reino do Sul (Judá), com capital em Jerusalém, seguiu tendo um descendente de Davi como rei. Ao contrário do Reino do Norte (Israel), Judá teve reis bons e alguns maus. Judá conseguiu ainda que com dificuldades preservar o culto a YHVH e a preservação da linhagem real davídica do qual deveria vir o prometido Messias, de acordo com os profetas do Velho Testamento.
 
Em vários momentos na história Israel e Judá entram em guerra entre si, além de guerrearem com outras nações. Mas agora a situação é diferente!
 
Por isso, o texto de hoje é relevante para nós. Porque neste momento Josafá que é o Rei de Judá, tido como um rei bom e temente a Deus, aceita fazer uma aliança com o Rei Acabe – Rei de Israel, que era um rei idólatra e perverso, para tomar a cidade de Ramote Gileade, uma cidade refúgio, que era dos Meraritas.
 
Nós vamos aprender através deste texto que Alianças perigosas que são reprovadas por Deus, sempre geram consequências negativas e até mesmo desastrosas.
 
Através deste episódio bíblico veremos algumas consequências negativas que podem nos sobrevir em função dessas alianças:
 
I.) AS ALIANÇAS PERIGOSAS NOS EXPÕEM
A DECISÕES DESASTROSAS. (v. 1,2)
1 Josafá tinha grande riqueza e honra, e aliou-se a Acabe mediante casamento.
2 Alguns anos depois, ele foi visitar Acabe em Samaria. Acabe abateu muitas ovelhas e bois para receber a ele e à sua comitiva, e insistiu que atacasse Ramote-Gileade.
 
> Josafá tomou duas decisões desastrosas em sua vida:
 
1ª Aliou-se (aparentou-se) com Acabe(VS 1) Josafá tinha grande riqueza e honra, e aliou-se a Acabe mediante casamento.
 
Pergunta: Qual a necessidade Josafá tinha para aliar-se com Acabe?
 
Resposta: Pessoalmente eu creio que o que motivou Josafá a tomar esta decisão foi a busca de mais poder e riquezas!
 
Em 2 Crônicas 21:-4-6 vemos que a decisão de Josafá de aliar-se com Acabe resultou mais tarde com o casamento de Jeorão, seu filho com Atalia, filha de Acabe. E esse casamento foi um desastre, pois ele se tornou um assassino cruel como o seu sogro Acabe.
 
4 Logo Jeorão se fortaleceu no reino de seu pai, e matou à espada todos os seus irmãos, juntamente com alguns dos líderes de Israel.
5 Ele tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém.
6 Andou nos caminhos dos reis de Israel, como a família de Acabe havia feito, pois se casou com uma filha de Acabe. E fez o que o Senhor reprova.
 
Depois de uma enfermidade terrível, a Bíblia diz que Jeorão morreu sem deixar saudades! (2 Crônicas 21:20)
 
“Jeorão tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Morreu sem que ninguém o lamentasse, e foi sepultado na cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis.” 2 Crônicas 21:20
 
2ª decisão:  Foi para Samaria ter com Acabe.  Samaria havia se tornado um centro de apostasia e de idolatria. Aquele não era o lugar para um rei temente a Deus estar!
 
Josafá sabia da índole de Acabe, mas mesmo assim ele é influenciado e vai até Samaria.  
 
Estar em Samaria representa estarmos em um lugar onde certamente o Senhor não aprovaria. Samaria representa estar na contramão da vontade de Deus para a nossa vida!
 
Alianças perigosas têm levado muitos a decisões desastrosas.
 
II.) AS ALIANÇAS PERIGOSAS NOS EXPÕEM
A MÁS INFLUÊNCIAS. (v. 3)
“ Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá, rei de Judá: "Irás comigo lutar contra Ramote-Gileade? " Josafá respondeu: "Sou como tu, e meu povo é como o teu povo; estaremos contigo na guerra".
 
> Josafá foi influenciado por Acabe. Este o convenceu a lutar em uma guerra que não era sua.
 
- Quantos irmãos tementes a Deus está em uma luta que não é sua (ou sofrendo uma consequência) por conta de influencias erradas em suas vidas?
 
Uma influência perigosa é aquela que não está disposta a ouvir a Deus! Acabe era assim; ele uma pessoa que queria que os profetas só falassem aquilo que ele queria ouvir. Cuidado com tal tipo de influência! 
 
Paulo alertou o jovem pastor Timóteo sobre pessoas que buscam falsos profetas ou falsos mestres para ouvirem o que querem segundo os seus desejos. (2 Timóteo 4:2-4)
 
2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos (comichões), segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
3 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
 
Estamos dispostos a ouvir a Deus?
 
III.) AS ALIANÇAS PERIGOSAS NOS EXPÕEM À REBELIÃO 
( 2 Crônicas 18:28)
28 Então o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, foram atacar Ramote-Gileade.
 
Nessa altura da história, Josafá e Acabe foram para a guerra em uma deliberada desobediência a Deus. Isso se chama rebeldia.
 
“Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei". 1 Samuel 15:23
 
Antes da decisão de atacarem aquela cidade Josafá até arrisca dar alguns conselhos ao rei Acabe. (2 Crônicas 18:4-6)
 
4 Mas acrescentou: "Peço-te que busques primeiro o conselho do Senhor".
Então o rei de Israel reuniu quatrocentos profetas, e lhes perguntou:
5 "Devemos ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não? " Eles responderam: "Sim, pois Deus a entregará nas mãos do rei".
6 Josafá, porém, perguntou: "Não existe aqui mais nenhum profeta do Senhor, a quem possamos consultar? "
 
Josafá percebe que aqueles profetas não eram profetas do Senhor e chega a dar outro palpite:
 
"Não existe aqui mais nenhum profeta do Senhor, a quem possamos consultar? "
 
Acabe então respondeu: (versículo 7)
 
– "...Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá". "O rei não deveria dizer isso", Josafá respondeu”.
 
Micaias é chamado a presença dos reis Acabe e Josafá. Quando ele chega no palácio, os profetas de Israel estão em transe profetizando só vitórias. Que eles deveriam ir à guerra que venceriam.   
 
Depois de muita conversa, lá no versículo 16 Micaias profetiza: 
 
“Então Micaías respondeu: "Vi todo o Israel espalhado pelas colinas, como ovelhas sem pastor, e o Senhor dizer: ‘Estes não têm dono. Cada um volte para casa em paz’ ". 2 Crônicas 18:16
 
E mais amados! Micaías mostra claramente que os profetas que Acabe costumava consultar eram todos eles usados por um espírito mentiroso.
 
Acabe indignado com a profecia de Micaías ordenou que ele fosse lançado no cárcere angustiando-o com escassez de água e pão. 
 
Agora pensem comigo!
 
> Josafá tinha ouvido a palavra do profeta Micaías e deveria ter agido de acordo com esta Palavra. Deveria ter desfeito a aliança com Acabe e voltado para sua casa! Mas ele não desfez esta aliança!
 
Ele sugere ouvir o Profeta do Senhor, mas em seguida ignora o que o vidente disse! Que contradição!
 
Isaías 30:1 "Ai dos filhos obstinados", (filhos rebeldes) declara o Senhor, "que executam planos que não são meus, fazem acordo (aliança) sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado,”
 
> Quando estamos em alianças erradas e não queremos voltar atrás, não queremos nos arrepender estamos em rebeldia. O que vem depois disso é só ladeira abaixo!  
 
 
IV.) AS ALIANÇAS PERIGOSA NOS EXPÕEM A UM GRANDES RISCO
(2 Crônicas 18:29-32)
29 E o rei de Israel disse a Josafá: "Entrarei disfarçado em combate, mas tu, usa as tuas vestes reais". O rei de Israel disfarçou-se, e ambos foram para o combate.
30 O rei da Síria havia ordenado a seus chefes dos carros de guerra: "Não lutem contra ninguém, seja soldado seja oficial, senão contra o rei de Israel".
31 Quando os chefes dos carros viram Josafá, pensaram: "É o rei de Israel", e o cercaram para atacá-lo, mas Josafá clamou, e o Senhor o ajudou. Deus os afastou dele,
32 pois, quando os comandantes dos carros viram que não era o rei de Israel, deixaram de persegui-lo.
 
> Por ter feito uma aliança errada, Josafá quase morreu! Ele só não morreu porque ele clamou por Deus naquela hora! E a Palavra é muito clara em dizer que: “O Senhor o socorreu...”
 
Na verdade, Josafá só foi poupado pela misericórdia de Deus.
 
Não podemos nos esquecer da exortação de Paulo sobre as consequências que o pecado pode trazer pra nós.
 
“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.” Rm 8:13
 
O rei Acabe morreu em função da sua rebeldia – 2 Crônicas 18:33,34
 
33 De repente, um soldado disparou seu arco ao acaso, e atingiu o rei de Israel entre os encaixes da sua armadura. Então o rei disse ao condutor do seu carro: "Tire-me do combate. Fui ferido! "
34 A batalha foi violenta durante todo o dia, e assim, o rei de Israel teve que enfrentar os arameus em pé no seu carro, até à tarde. E, ao pôr-do-sol, ele morreu.
 
A quantos perigos somos expostos em função de alianças erradas?
 
Depois da morte de Acabe, Josafá volta para o seu reino, mas é repreendido pelo profeta Jeú e o texto nos diz que sobre ele caiu a ira de Deus. (2 Crônicas 19:1-3)
 
1 Quando Josafá, rei de Judá, voltou em segurança ao seu palácio em Jerusalém,
2 o vidente Jeú, filho de Hanani, saiu ao seu encontro e lhe disse: "Será que você devia ajudar os ímpios e amar aqueles que odeiam o Senhor? Por causa disso, a ira do Senhor está sobre você.
3 Contudo, existe em você algo de bom, pois você livrou a terra dos postes sagrados e buscou a Deus de todo o seu coração".
 
Ao fazermos alianças erradas ficamos expostos à repreensão e correção. Embora sejam uma benção, doem!
 
> Não sabemos exatamente como a ira de Deus caiu sobre Josafá. Deus é justo. Devemos evitar estar sujeitos à Ira do Todo-Poderoso!
 
> Suas alianças não o estão expondo à correção, repreensão e até à ira de Deus?
 
Conclusão: Josafá errou ao fazer a aliança com Acabe. Errou em não ter dado ouvidos às orientações de Deus através do profeta.
 
Ainda assim pediu socorro ao Senhor. É o que temos de fazer quando, ao errarmos em nossas alianças, estivermos em apuros!
 
“Ponha o seu rosto no pó; talvez ainda haja esperança.” Lamentações 3:29
 
Talvez você ainda não fez uma aliança que Deus não aprova, mas está prestes a fazer! Desista em Nome de Jesus! Busque a direção do Senhor!
 
E se você fez uma aliança errada, arrependa-se e concerte a sua aliança com Deus!
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

segunda-feira, 19 de junho de 2023

RENOVANDO A ALIANÇA COM O CORPO DE CRISTO

 


Texto: 1 Coríntios 12:13-27

 
13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
14 O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
15 Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
16 E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
21 O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! "
22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
23 e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
24 enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
25 a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
26 Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
 
Introdução: Graça e Paz! No domingo passado o Senhor nos deu uma palavra na direção de renovar a nossa aliança com Ele.
 
Aprendemos que o princípio da aliança não foi uma ideia inventada pelos homens, na verdade a aliança é a maneira escolhida por Deus como um meio de se relacionar conosco.
 
Por isso, encontramos na Palavra Deus que em vários momentos na história Deus chama os seus a entrar em aliança com Ele ou renová-la.
 
Mas é na nova aliança através de Jesus Cristo que podemos tem um relacionamento com Deus vitorioso!
 
Porque em Jesus temos:
 
1- Um novo coração- lavado e remido pelo sangue da nova aliança.
2- Um espírito novo- fomos ressuscitados em Cristo para uma nova vida
3- E o Espírito Santo habitando em nós- nos tornamos o templo do Espírito Santo e a lei de Deus agora está em nossos corações!
 
No entanto, não podemos nos esquecer que nesta nova aliança, o Senhor nos batizou em seu Corpo que é a Igreja no momento em que reconhecemos a Jesus como o Senhor de nossas vidas.
 
“Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.” 1 Coríntios 12:13
 
Por isso amados, nós precisamos também, renovar a nossa aliança com o Corpo de Cristo, que é a Sua igreja!!
 
Quando recebemos a Jesus como o nosso Salvador e Senhor, aceitamos também o povo que ele resgatou com o seu sangue.
 
O N.T tem várias metáforas a respeito da Igreja. Mas a mais forte com certeza é a figura de um corpo como um organismo vivo!
 
A analogia do corpo humano tem sido usada nas Escrituras para revelar o relacionamento entre Cristo e a igreja. Neste corpo Jesus é a cabeça; e cada um de nós individualmente somos membros deste corpo.
 
Deus deseja que experimentemos uma vida em comum. Isso se chama comunhão. Comunhão é experiência compartilhada. Comunhão significa experimentar a vida juntos. A vida cristã só tem significado quanto reconhecemos que precisamos uns dos outros na comunidade de fé.
 
O corpo é um conjunto de membros unidos, inseparáveis. No corpo os membros são diversos, mas não são descartáveis. Têm funções diferentes, mas nenhum membro é autossuficiente. Os membros embora diferentes não vivem para si, vivem para servir uns aos outros e trabalhar para o bem do corpo.
 
Um membro do nosso corpo não sobrevive sozinho.
 
Você já viu duas pernas atravessando a rua sozinhas? Não.
 
Se alguém disser: “Não preciso congregar para servir a Deus, pois posso fazer isso em casa.”
 
Eu pergunto: Essa pessoa está agindo de acordo com a Palavra de Deus?
 
Não, pois está sendo um membro isolado do corpo, que é a igreja.
 
Paulo deixou bem claro que isolar-se do corpo não é a atitude correta de um membro: (1 Cor. 12:15-21)
 
15 Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
16 E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
21 O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! "
 
Não se é cristão verdadeiro fora do Corpo de Cristo que é a sua igreja.
 
Em Cristo estamos aliançados, totalmente ligados como corpo!
 
Neste texto eu quero te apresentar as características daqueles que estão em aliança com o Corpo de Cristo.
 
1- OS QUE ESTÃO EM ALIANÇA COM O CORPO DE CRISTO
NÃO ACEITAM A DIVISÃO.
25 “para que não haja divisão no corpo..”
 
A igreja de Jesus não foi criada para ser dividida. A igreja de Cristo é una. É um só corpo e o corpo quando se divide fica aleijado. (veja 1 Coríntios 1:10-13)
 
10 Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.
11 Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês.
12 Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo".
13 Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?
 
Ser um corpo unido é estar juntos, com um propósito, em comum acordo. A igreja deve buscar satisfazer o interesse de Jesus pela unidade de igreja.  Ele pediu isso ao Pai: (João 17:20-23)
 
20 Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,
21 para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:
23 eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
 
Em Mateus 12.25,26, Jesus mostra o prejuízo que causa a divisão.
 
“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo. Como, então, subsistirá seu reino?”
 
O que Jesus nos ensina nesse texto é que um reino se enfraquece quando se divide. As pessoas o estavam acusando de expelir demônios em nome de demônios, então ele mostra que até Satanás não entraria nessa empreitada, pois seria como embarcar num barco furado – se se dividisse ele mesmo se destruiria.
 
2- OS QUE ESTÃO EM ALIANÇA COM O CORPO CRISTO
 SÃO COOPERADORES
25b “...pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado em favor uns dos outros.”
 
Tanto no grego, assim como no latim, e em português, o verbo “cooperar” é um verbo composto.
 
Cooperar significa: “trabalhar com”, “trabalhar juntamente com”, “edificar em conjunto”, “erguer num esforço comum”.
 
Portanto, um cooperar é não medir esforços para contribuir para o alcance do objetivo comum; (essa contribuição pode ser através do seu dinheiro, de suas orações, de seus dons, talentos ou serviço)
 
Exemplo: A Igreja Brasileira investe em missões anualmente cerca de R$1,80 por membro.
 
"Os evangélicos brasileiros gastam mais com Coca-Cola do que investem naquilo que dizem acreditar: MISSÕES.” (David Botelho)
 
Efésios 4:15,16
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
 
NTLH DIZ:
 
“Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. É ele quem faz com que o corpo todo fique bem-ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor”.
 
Toda organização, incluindo a igreja, só alcança o sucesso em suas ações quando tem alvos bem definidos e seus membros se esforçam, com o melhor de si, para alcançá-los. Isto requer que, todas as partes do corpo estejam “bem ajustados”, estejam operando harmoniosamente.
 
3- OS QUE ESTÃO EM ALIANÇA COM O CORPO DE CRISTO
DESENVOLVEM EMPATIA.
26 “De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam”.
 
lendo esta palavra eu entendi que a empatia desenvolve em nós como igreja uma dupla conexão: com sofrimento de um irmão, mas também com a sua vitória!
 
A dor de um membro deve ser a dor dos outros membros. Ao mesmo tempo, a alegria de um membro deve ser celebrada pelos outros membros.
 
“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores” Tiago 5.13
 
“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” Romanos 12:15
 
A empatia é uma expressão do amor de Cristo! A empatia nos conecta ao mundo do outro de forma mais profunda e amorosa.
 
Como Igreja, Corpo de Cristo somos chamados a seguir o exemplo de Jesus que nos ensinou a amar o próximo através do serviço. (leia Filipenses 2:4-8)
 
4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
 
Esse tipo de amor é que nos identifica como discípulos de Jesus! Como membros do Corpo de Cristo devemos nos amar como ele nos amou!!!
 
João 13:34,35
34 Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".
 
É muito comum ouvirmos repetidamente que o ódio é o contrário do amor, portanto, as pessoas pensam o seguinte: "Se eu não odiar ninguém, automaticamente estarei cumprindo o mandamento de Deus". Sinto ter de falar isso, mas quem pensa assim está terrivelmente enganado.
 
 
O contrário do Amor não é o ódio é a indiferença. Ao contrário da empatia, a apatia diz sobre um estado de indiferença.
 
“Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,” Mateus 24:12
 
CONCLUSÃO:
 
Você está aliançado com o Corpo de Cristo?
 
Você é um membro ativo, dinâmico e participativo neste Corpo, ou um membro indiferente, apático e distraído?
 
Se a segunda resposta é a nossa realidade, nós precisamos urgentemente nos arrepender e restaurar a nossa aliança com Deus e com a Igreja.
 
O indiferentismo que nós verificamos em nossos dias é o mesmo que houve nos dias de Noé. As pessoas não querem ter compromissos com Deus.
 
Mateus 24:37-39
 
37 Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.
38 Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;
39 e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.
 
Espero em Cristo que esta Palavra toque o coração daqueles que se ausentaram da sua comunidade. E que voltem para servir e amar os irmãos!
 
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

terça-feira, 13 de junho de 2023

RENOVANDO A ALIANÇA COM DEUS

 

Texto: Deuteronômio 29:1-15
 
1 São estes os termos da aliança que o Senhor ordenou que Moisés fizesse com os israelitas em Moabe, além da aliança que tinha feito com eles em Horebe.
2 Moisés convocou todos os israelitas e lhes disse: Os seus olhos viram tudo o que o Senhor fez no Egito ao faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra.
3 Com os seus próprios olhos vocês viram aquelas grandes provas, aqueles sinais e grandes maravilhas.
4 Mas até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos que ouçam.
5 "Durante os quarenta anos que os conduzi pelo deserto", disse ele, "nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram.
6 Vocês não comeram pão, nem beberam vinho, nem qualquer outra bebida fermentada. Fiz isso para que vocês soubessem que eu sou o Senhor, o seu Deus. "
7 Quando vocês chegaram a este lugar, Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, atacou-os, mas nós os derrotamos.
8 Conquistamos a terra deles e a demos por herança as tribos de Rúben e de Gade e à metade da tribo de Manassés.
9 Sigam fielmente os termos desta aliança, para que vocês prosperem em tudo o que fizerem.
10 Hoje todos vocês estão na presença do Senhor, do seu Deus: os seus chefes e homens destacados, os seus líderes e oficiais, e todos os demais homens de Israel,
11 juntamente com os seus filhos e as suas mulheres e os estrangeiros que vivem nos seus acampamentos cortando lenha e carregando água para vocês.
12 Vocês estão aqui presentes para entrar em aliança com o Senhor, o seu Deus, aliança que ele está fazendo com vocês hoje, selando-a sob juramento,
13 para hoje confirmá-los como seu povo, para que ele seja o seu Deus conforme lhes prometeu e jurou aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.
14 Não faço esta aliança, sob juramento, somente com vocês
15 que estão aqui conosco na presença do Senhor nosso Deus, mas também com aqueles que não estão aqui hoje.
 
Introdução: Graça e Paz! Nesta terça-feira durante a nossa reunião de oração, enquanto orávamos por nossa igreja o Senhor falou ao meu espírito para convocar toda a igreja para renovar a aliança com Ele, pois estamos vivendo um tempo muito forte de desinteresse pelas coisas espirituais e apostasia.
 
Deus estabelece várias alianças com o ser humano com o fim de estabelecer o seu propósito eterno. O seu propósito eterno é garantir a nós sempre a oportunidade de um novo começo em um relacionamento de unidade e comunhão com Ele.
 
Na história bíblica Deus sempre tomou a iniciativa de ir atrás do homem quando este se desviava dos seus propósitos; e fazia isso por meio de várias alianças. Desde a aliança Edênica até a Nova aliança em Jesus Deus tem dado ao ser humano a oportunidade de um relacionamento com Ele. Mas não é qualquer tipo de relacionamento. É um relacionamento responsável.
 
Sabe porquê? Porque a aliança é um pacto de unidade que envolve direitos, e deveres, feito entre duas partes de comum acordo. Esse acordo é de longo prazo, definindo as suas obrigações e compromissos essenciais entre um e outro.
 
É por isso que o conceito de aliança tem sido muito atacado pelo diabo!
 
São muitos os que não querem assumir os deveres que uma aliança impõe, não querem assumir um compromisso e por isso argumentam: “Não é necessário me casar”, “não preciso ir à igreja congregar”, “para que batizar?”
 
Outros por sua vez, assumiram uma determinada aliança, mas não conseguem mantê-la.  Para manter uma aliança, seja no casamento ou com Deus é preciso de muita perseverança e fidelidade.
 
Você já fez uma aliança com Deus? E se fez, tem mantido fiel a esta aliança?
 
Se não temos aliança com DEUS, ou se quebramos esta aliança, não há como receber os benefícios desta aliança!
 
As alianças possuem um peso!
 
Deus enxerga as alianças de um modo todo especial, pois Ele é autor de alianças. Ele é o primeiro a honrar a aliança que faz conosco, mas também Ele exige que honremos a nossa aliança com Ele.
 
O princípio da aliança não foi uma ideia inventada pelos homens, na verdade a aliança é a maneira escolhida por Deus como um meio de se relacionar conosco.
 
Por isso, encontramos na Palavra Deus que em vários momentos na história Deus chama os seus a entrar em aliança com Ele ou renová-la.
 
Neste contexto bíblico por exemplo, Moisés está em Moabe relembrando da aliança que fizeram com Deus em Horebe. A aliança era a mesma, mas o povo não. Aquela era uma nova geração do povo hebreu. A primeira geração morreu no deserto por sua incredulidade.
 
Este era na verdade o último discurso de Moisés àquela segunda geração que estava prestes a entrar em Canaã. Moisés está neste momento fazendo com que o povo reafirmasse seu compromisso do pacto.
 
Deste episódio podemos tirar para nós alguns ensinamentos sobre renovar a nossa aliança com Deus
 
Para renovarmos a aliança com Deus precisamos saber de algumas coisas:
 
1- A ALIANÇA É UM PACTO DE EXCLUSIVIDADE!
1 São estes os termos da aliança que o Senhor ordenou que Moisés fizesse com os israelitas em Moabe, além da aliança que tinha feito com eles em Horebe.
2 Moisés convocou todos os israelitas e lhes disse: Os seus olhos viram tudo o que o Senhor fez no Egito ao faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra.
3 Com os seus próprios olhos vocês viram aquelas grandes provas, aqueles sinais e grandes maravilhas.
4 Mas até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos que ouçam.
 
É interessante que nesta palavra, Moisés relembra o que Deus fez com o seu povo no Egito. Toda a ação poderosa de Deus no Egito aconteceu para libertar o seu povo e tinha como único objetivo leva-los a adorar unicamente ao Senhor!
 
O Senhor é o único Deus! Amém!!!!!
 
Ao lembra-los disso, Deus estava dizendo algo importante! A aliança com Ele requer exclusividade!
 
Êxodo 34:12,13 diz: “Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso. Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios.”
 
É possível querermos uma aliança com Deus e ao mesmo tempo fazer aliança com o mundo?
 
Sim, é possível. É por isso que Jesus disse que:
 
 “ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Mateus 6:24  
 
Muitas vezes nos associamos com gente que não devemos nos associar.
 
“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4
 
Mas pastor, como faço? eu trabalho em um lugar onde muitos não servem a Deus. Eu não posso sair do meu trabalho!
 
Mas é claro que não! Precisamos conviver com as pessoas deste mundo SIM, MAS para influenciá-las para Cristo, evangeliza-las, mas, não nos associar com elas.
 
Precisamos conviver com o mundo sem fazer aliança com o mundo, amém?
 
Precisamos ser como a garça! Ela vive em meio a charcos de lama, mas não suja as suas penas. Estamos no mundo, mas não podemos nos contaminar com o mundo!
 
A aliança que Deus requer de seu povo tanto no A.T como no N.T tem um selo de exclusividade! Veja o que Paulo disso à Igreja de Corinto. (Ler 1 Coríntios 10:16-22)
 
16 Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?
17 Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.
18 Considerem o povo de Israel: os que comem dos sacrifícios não participam do altar?
19 Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?
20 Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.
21 Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
22 Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele.
 
Precisamos entender que o Deus a quem temos aliança é o Deus que exige uma adoração exclusiva porque Ele é o Todo Poderoso que faz maravilhas!
 
2- A ALIANÇA COM DEUS TEM SEUS PRÓPRIOS TERMOS.
9 Sigam fielmente os termos desta aliança, para que vocês prosperem em tudo o que fizerem.
10 Hoje todos vocês estão na presença do Senhor, do seu Deus: os seus chefes e homens destacados, os seus líderes e oficiais, e todos os demais homens de Israel,
11 juntamente com os seus filhos e as suas mulheres e os estrangeiros que vivem nos seus acampamentos cortando lenha e carregando água para vocês.
12 “Vocês estão aqui presentes para entrar em aliança com o Senhor, o seu Deus, aliança que ele está fazendo com vocês hoje, selando-a sob juramento,”
 
Aliança é um contrato! Quantas pessoas assinam um contrato sem saber?
 
Elas não olham aquelas letrinhas pequenas e depois se arrependem!
 
As alianças foram muitas, mas os termos da aliança não mudaram.
 
Os termos da aliança têm efeitos positivos e negativos! O termo da aliança está ligado à fidelidade, obediência!
 
Se você obedece aos termos da aliança você será abençoado! Mas se você não cumpre, não obedece, será amaldiçoado.
 
Os efeitos positivos são as bênçãos do Senhor! E os negativos são as maldições!   
 
O motivo da derrota nunca foi pelo tamanho do adversário, mas sim por que eles não guardaram a aliança!
 
As gerações sempre mudaram, mas os termos da aliança não!
 
Deut. 11:26-28
 
26 Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição.
27 Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando;
28 mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos.
 
Em muitos momentos o povo de Deus não conseguiu cumprir os termos da aliança. Mas, mesmo assim o Senhor não desistiu do seu povo, amém?
 
 
3- A ALIANÇA COM DEUS SE TORNOU NOVA
 
Eu preciso saber que hoje Deus se relaciona conosco por meio de uma nova aliança.
 
Em Lucas 22:19,20, o Senhor Jesus estava prestes a ser crucificado e morto pelos pecados do seu povo. Então ele reúne os seus discípulos para cear, e naquele momento Jesus pega o pão e faz uma afirmação:
 
19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.
 
Jesus veio para estabelecer uma nova aliança entre Deus e os homens. Seu sangue derramado na cruz foi o sinal dessa nova aliança.
 
Mas o que é a nova aliança?
 
A nova aliança é a promessa que Deus faz com a humanidade de que perdoará o pecado e restaurará a comunhão com aqueles cujos corações estão voltados para Ele. Jesus Cristo é o mediador da nova aliança, e a Sua morte na cruz é a base da promessa. A nova aliança foi predita por Moisés, Jeremias e Ezequiel enquanto a antiga aliança ainda estava em vigor:
 
a- Por Moisés: Deuteronômio 30:6
 
“O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel (circuncidará o teu coração) a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam”.
 
b- Pelo profeta Jeremias: Jeremias 31:31-34
 
31 "Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".
32 "Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles", diz o Senhor.
33 "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
34 Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior", diz o Senhor. "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. "
 
A diferença entre as duas alianças neste texto são três:
 
1- A antiga aliança foi escrita em pedra, mas a nova aliança estaria escrita em nos corações dos que creem! (vs33)
 
2- Na antiga aliança eles dependiam dos sacerdotes para aprenderem a lei. Na Nova Aliança todos poderiam conhecer ao Senhor pelo Espírito Santo que seria enviado. (vs.34ª)
 
3- Na antiga aliança havia um sistema de sacrifícios de animais para o perdão dos pecados. Na Nova Aliança os pecados da humanidade seriam perdoados uma única só vez pelo sangue de Jesus! (vs. 34b) (Veja Hebreus 9:11-15)
 
11 Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.
12 Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.
13 Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,
14 quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!
15 Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.
 
c- Pelo Profeta Ezequiel: Ezequiel 36:26-27
 
26 Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
27 Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.
 
Ezequiel enumera três aspectos da nova aliança aqui:
 
1- um novo coração,
2- um espírito novo,
3- e o Espírito Santo habitando em seu povo
 
CONCLUSÃO:
 
Diante desta palavra podemos concluir que a nosso relacionamento com Deus na nova aliança ficou mais fácil. No sentido de que não estamos mais sujeitos ao sistema sacrificial do Antigo Testamento sim; mas precisamos continuar ligados a Jesus Cristo e ao Seu Corpo que é a sua igreja.
 
Hebreus 10:36-39
36 Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;
37 pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará.
38 Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele".
39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO