sexta-feira, 20 de setembro de 2024

AS TRÊS ÁREAS MAIS PERIGOSAS DA VIDA.


Mateus 4:1-11
A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.Jesus, porém, respondeu: Está escrito: 
Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do temploe lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: 
Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; 
e: 
Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: 
Não tentarás o Senhor, teu Deus.
Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória delese lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: 
Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
11 Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.
 
Introdução: Desde que você se converteu a Jesus Satanás tem uma prioridade. Desviar você; atingir a tua fé usando estratégias para afastá-lo da sua presença e também de seu propósito.
 
Tenho certeza de que muitos são aqueles que se dizem salvos, mas que não estão vivendo no pleno propósito de Deus para suas vidas. São pessoas que facilmente são suscetíveis aos enganos de Satanás e demonstram uma vida totalmente isenta de bons frutos.
 
Aqueles que não conseguiram criar raízes profundas em Deus e na Sua Palavra são mais propensos a se desviar e mesmo aqueles estão firmados em Jesus e que estão convictos da Palavra de Deus, não estão livres do engano e do desvio.
 
Estamos às portas da volta de nosso Senhor Jesus Cristo e um dos sinais de Sua volta é exatamente o crescimento do engano, da iniquidade e do esfriamento da fé.
 
“porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos”. Mateus 24:24  
 
Aliás estamos no tempo de maior manifestação do erro de todos os tempos. Um tempo de apostasia e de enganos. Este afastamento não acontece da noite para o dia, mas aos poucos através de pequenas concessões.
 
Fazer concessão é dar espaço ou lugar para que algo ou a alguém. Na Palavra, em Efésios 4:27 diz: “não deis lugar ao diabo”.
 
A Palavra de Deus nos adverte em Gálatas 5:9: “um pouco de fermento, leveda toda a massa”, ou seja, uma pequena concessão feita ao mal, a um erro, a um pecado, já é o suficiente para que ele entre, influencie, domine e traga grandes prejuízos, muitas vezes, irreparáveis.
Podemos parafrasear dizendo: Pequenas Concessões- Grandes desvios!
 
Tendo este pano de fundo, chamo a tua atenção para o nosso texto de Mateus 4, onde encontramos as estratégias que satanás usou em Jesus para desviá-lo de seu propósito e que continua usando até hoje para nos desviar também.
 
Este texto é um retrato exato de uma batalha espiritual que Jesus enfrenta no início de seu ministério, depois de ter sido batizado.
 
Depois de se apresentar ao Pai para cumprir a sua missão, a bíblia diz que ele foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto e lá no deserto ele foi visitado por satanás e tentado nas três áreas mais perigosas e vitais da humanidade. 

Através deste texto que narra a tentação de Jesus no deserto,  vamos aprender a lidar com as três áreas mais perigosas da vida.
 
1- O DESERTO DAS NECESSIDADES.
E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.Jesus, porém, respondeu: Está escrito: 
Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
 
Jesus estava no deserto levado pelo Espírito. Ele estava em consagração para cumprir o seu propósito.
 
Mas satanás o tenta exatamente na sua necessidade física.
 
Muitas vezes somos tentados em nossas necessidades legítimas. Temos várias carências legítimas. E muitas vezes não estamos sendo supridos em nossas necessidades legítimas.
 
E é neste momento que somos tentados a satisfazer as nossas necessidades legítimas de forma ilegítima. 
 
As carências nos tornam vulneráveis. Satanás tenta nos convencer de que há uma incoerência entre ser um filho de Deus e ter necessidades não supridas.
 
Não aceite essa ideia de que se você é um filho de Deus não vai passar por carências não supridas. Não vai passar por necessidades.
 
Veja a experiência de Paulo em Fp 4:11-13.
 
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
13 tudo posso naquele que me fortalece.
 
No deserto das necessidades o nosso inimigo tenta nos levar a admitir que aquilo que nós precisamos justifica qualquer escolha. Aliás, esta mentalidade está se espalhando no mundo afora.
 
- Há pessoas que dizem, se a pessoa é pobre ela tem direito de roubar, afinal de contas há necessidades na casa dela... (Há governantes que defendem este absurdo...)
 
Isso é dizer que o caráter tem que se calar diante da carência!!!
 
Você não é governado por aquilo que precisa, mas por aquilo que é correto. O Senhor vai honrar a sua fé na fidelidade!!!
 
Salmo 84:11 “Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente”
 
No deserto das necessidades o nosso inimigo tenta nos levar a admitir que se sofremos uma injustiça é justificável uma reação injusta.
 
Quantos aqui já não disseram, mas isso não é justo! 
 
1 Pedro 2:19 “porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus”
 
O exemplo de Esaú que abriu mão de seu direito de primogenitura por causa de uma fome passageira (Hebreus 12:16-17)
 
16 nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.
17 Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.
 
 
2- O PINÁCULO DA SOBERBA RELIGIOSA.
Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do temploe lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: 
Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; 
e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: 
Não tentarás o Senhor, teu Deus.
 
A segunda área mais perigosa da terra está na religiosidade. É na cidade Santa, no pináculo do templo que Jesus é tentado por satanás.
 
A religião deveria me manter quebrantado, humilde no altar do Senhor, mas não é isso que acontece!
 
Tiago 4:6 “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
 
Subir ao pináculo da soberba religiosa é ser seduzido pelo diabo a pensar que você é melhor que os outros.
 
No pináculo do templo a gente não vê ninguém, apenas o nosso ego.
 
A soberba religiosa é a pior das soberbas.
 
(Lucas 18:9-14)
18.9   Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros:
18.10   Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.
18.11   O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano;
18.12   jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
18.13   O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
18.14   Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
 
 
A soberba é o oposto da humildade, palavra esta que vem de “húmus”, aquilo que se acha na terra, pó. O humilde é aquele que reconhece o seu “nada”, embora seja a mais bela obra de Deus sobre a Terra
 
O pináculo do templo é um lugar de exibicionismo.
 
Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: 
Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; 
e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
 
 
TUDO O QUE VOCÊ FAZ PARA APARECER VAI DESAPARECER!!!!
 
 
3- O MIRANTE DA GLÓRIA HUMANA.
Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória delese lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: 
Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
11 Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.
 
Nesta área, satanás não usa a mesma estratégia que ele usou nas duas primeiras. “Se és filho de Deus...”
 
Aqui ele não usa outro argumento. O argumento aqui é que nós podemos ter a glória e as riquezas deste mundo sem a necessidade de ser um filho de Deus.
 
O diabo, sendo o pai da mentira, promete o que não tem. Ele não é dono de nada, mas oferece tudo.
 
A isca da tentação é oferecer o poder a qualquer preço. Ganhar os reinos do mundo e a glória deles ao preço de prostrar-se diante de Satanás e adorá-lo é um preço alto demais.
 
Jesus mais uma vez vence-o com a espada do Espírito e responde: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”. Jesus nos ensina que a fidelidade a Deus nas horas da tentação é o que nos livra do perigo.
 
CONCLUSÃO:
 
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. 1 Coríntios 10:13
 
Duas lições julgo fundamentais no que diz respeito a tentação:
 
1ª AS TENTAÇÕES SÃO HUMANAS. V.13 a “não veio sobre nós tentação senão humana...” A tentação explora nosso lado humano, a carne suas inclinações, paixões e vulnerabilidades.
 
Em Tiago 1:13-14 fica claro que a tentação não vem de Deus, mas tem sua origem em nossas fraquezas, em nossas cobiças, em nosso caráter vacilante e corrompido.
 
2ª AS TENTAÇÕES NÃO TESTAM APENAS A NOSSA FIDELIDADE, MAS EXPÕE TAMBÉM A FIDELIDADE DO SENHOR.
 
Paulo enfatiza no texto que “fiel é Deus que não nos deixará....”. A fidelidade de Deus é exposta no tempo da tentação em dois aspectos:
 
Deus não permite tentações acima de nossa capacidade de resistir.
 
Não importa que tipo de tentação você enfrenta ou enfrentará você é capaz de resistir. Isso implica em uma conclusão lógica: Eu sou responsável pelas minhas quedas – Todas as tentações são resistíveis, não há espaço para desculpas. Em Deus podemos vencer todas elas.
 
Deus nos providencia o escape - Paulo estava afirmando que para cada provação Deus tem um tipo especial de graça. Se as provações e tentações serão multiformes, a providência da graça a nós dispensada também o será!
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO