sexta-feira, 24 de maio de 2024

VENCENDO O PESO DA ACUSAÇÃO


Texto:
Zacarias 3:1-10 NVT
1 Então o anjo me mostrou o sumo sacerdote Josué em pé diante do anjo do Senhor. Satanás, o acusador, também estava ali, ao lado direito do anjo, e fazia acusações contra Josué.
2 O Senhor disse a Satanás: "Eu, o Senhor, rejeito suas acusações, Satanás. Sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, o repreende. Este homem é como uma brasa tirada do fogo".
3 Josué continuava em pé diante do anjo, e suas roupas estavam imundas.
4 Então o anjo disse aos que ali estavam: "Tirem as roupas imundas dele". E, voltando-se para Josué, disse: "Veja, removi seus pecados e agora lhe dou roupas de festa".
5 Eu disse: "Também precisam colocar um turbante limpo em sua cabeça". E eles colocaram um turbante limpo na cabeça dele e o vestiram com as roupas novas, enquanto o anjo do Senhor permanecia ali.
6 Então o anjo do Senhor falou solenemente a Josué e disse:
7 "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se você andar em meus caminhos e seguir meus preceitos, receberá autoridade sobre meu templo e seus pátios. Deixarei que ande junto com os outros que aqui estão.
8 "Ouçam, ó sumo sacerdote Josué e todos os outros sacerdotes. Vocês são símbolo de coisas futuras. Em breve trarei meu servo, o Renovo.
9 Agora, olhem para a pedra que coloquei diante de Josué, uma única pedra com sete faces. Gravarei nela uma inscrição, diz o Senhor dos Exércitos, e em um só dia removerei os pecados desta terra.
10 "E, naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, cada um de vocês convidará seu próximo para sentar-se debaixo de sua videira e de sua figueira".
 
 
Introdução: Graça e Paz irmãos. Eu quero compartilhar uma palavra que tem como objetivo te motivar cada vez mais a se envolver na obra do Senhor ainda que o nosso inimigo tente te calar.
 
Nós como igreja temos entendido que todos aqueles que nasceram de novo em Cristo têm um chamado de Deus para ministrar as pessoas a sua volta.
 
Você é chamado por Deus para ser um canal de Deus na vida das pessoas. Seja você um líder de célula ou um anfitrião ou membro de uma célula ou desta igreja. Deus conta com você para a expansão do Seu Reino aqui na terra.  
 
Mas preste atenção numa coisa: Nesta missão de ministrar às pessoas, temos um inimigo que se levanta contra nós para se opor, resistir, e nos impedir de fluir no poder do Espírito Santo e no ministério que recebemos.
 
Esse inimigo é Satanás. Uma das armas que ele se utiliza para nos impedir é a acusação.
 
A Bíblia diz em Apoc 12:10 que nos acusa diante de Deus de dia e noite!! 
 
Satanás sempre quis desacreditar os filhos de Deus. Foi assim com o patriarca Jó, o sumo sacerdote Josué e é assim também comigo e você.
 
O texto de Josué cap. 3, nos apresenta uma cena se passa no céu, num ambiente de tribunal. Aqui nós temos Deus como o juiz, Josué o sumo sacerdote como réu (este Josué não é o mesmo Josué amigo de Calebe- um dos espias de Israel) e Satanás o acusador, assumindo um papel de um promotor de acusação.
 
Em se tratando de acusações é importante que saibamos que há acusações falsas e verdadeiras que podem ser usadas contra nós.
 
MAS, O TEXTO NOS DÁ A ENTENDER QUE A ACUSAÇÃO DE SATANÁS ERA VERDADEIRA, POIS AS VESTES DE JOSUÉ ESTAVAM SUJAS.
 
É importante entendermos aqui o contexto mais amplo desta situação. Essas acusações contra o sumo sacerdote também se aplicavam à nação que ele representava.
 
Israel estava retornando dos 70 anos de cativeiro, por conta do pecado da idolatria. A expectativa é que o povo estivesse aprendido a dura lição e que dali por diante eles louvassem e servissem apenas ao Senhor com um coração contrito, quebrantado, fiel, mas, isso não aconteceu.
 
O que ocorreu é que os homens estavam se divorciando de suas esposas e casando-se novamente com as mulheres pagãs cananeias. Além disso, havia uma forte ganancia entre eles. Por conta desta ganância, o templo do Senhor não era reconstruído e grande parte da classe sacerdotal também havia também se corrompido. Como resultado do pecado eles se distanciaram da adoração e do próprio Deus!
 
Josué que representava este povo que estava totalmente imerso no pecado. A sua consciência estava totalmente pesada pelas acusações de Satanás. Por isso ele já não conseguia ministrar às pessoas.  
 
Devemos entender queridos que embora Satanás seja assassino e mentiroso, a sua maior atividade contra os cristãos é a acusação. Por isso é chamado de diabo: "caluniador" ou “acusador”
 
- O objetivo da acusação é nos tornar fracos e completamente impotentes. Todos os pensamentos e sentimentos que nos bloqueiam e nos deixam paralisados não passam de ataques do maligno. Uma situação que não conseguimos resolver na família ou até mesmo na área profissional e que nos envergonha, pode ser uma fonte de grande acusação. Olhamos para a nossa situação e não nos sentimos habilitados para a obra de Deus.
 
Sabemos que nem toda acusação maligna é uma brecha causada pelo pecado. A acusação pode ser uma intimidação maligna com a finalidade de parar a obra de Deus. Satanás tem acusado, assediado e perseguido os cristãos no esforço de impedi-los de viver para a glória de Deus.  
 
O maior problema de uma acusação é que ela traz em seu bojo um caráter destrutivo e de retaliação. Na maioria das vezes, o acusador quer destruição e morte de seu acusado, e não o seu arrependimento e restauração.
 
Por isso, eu quero trazer ao teu coração nesta noite uma Palavra do trono de Deus para que você vença o acusador e liberte-se de toda acusação e seja um canal de bênçãos para alcançar vidas para Jesus!
 
Como que o sumo-sacerdote Josué venceu as acusações de Satanás?
 
1- SABENDO QUE O SENHOR ERA SEU DEFENSOR EFICAZ
2 O Senhor disse a Satanás: "Eu, o Senhor, rejeito suas acusações, Satanás. Sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, o repreende. Este homem é como uma brasa tirada do fogo".
 
Satanás determinou dedicar maior esforço ainda para enfraquecer e desencorajar o povo de Deus, expondo diante deles suas imperfeições de caráter.
 
Quando o Senhor repreende a atuação de Satanás contra o sacerdócio de Josué, ele confirma no mundo espiritual o seu chamado, porque havia escolhido ele para levantar Jerusalém, a prova disso é que o próprio anjo falou:  Não é este  (como uma brasa tirada do fogo?) um tição tirado do fogo?
 
E mesmo que naquele momento em que estava sem as vestimentas sagradas apropriadas, ele era reconhecido pelo anjo do Senhor que estava diante dele.
 
O homem não pode, em sua própria força, enfrentar as acusações do inimigo. Com suas vestes manchadas de pecado e em confissão de culpa, ele está perante Deus. Mas Jesus é o nosso Advogado fiel (mesma palavra para defensor)
 
“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, contudo, alguém pecar, temos um advogado que defende nossa causa diante do Pai: Jesus Cristo, aquele que é justo. Ele mesmo é o sacrifício para o perdão de nossos pecados, e não apenas de nossos pecados, mas dos pecados de todo o mundo”. 1 João 2:1,2
 
 
2- SABENDO QUE O SENHOR ERA O SEU RESTAURADOR FIEL.
3 Josué continuava em pé diante do anjo, e suas roupas estavam imundas.
4 Então o anjo disse aos que ali estavam: "Tirem as roupas imundas dele". E, voltando-se para Josué, disse: "Veja, removi seus pecados e agora lhe dou roupas de festa".
5 Eu disse: "Também precisam colocar um turbante limpo em sua cabeça". E eles colocaram um turbante limpo na cabeça dele e o vestiram com as roupas novas, enquanto o anjo do Senhor permanecia ali.
 
Josué não só foi livre de seu acusador e de sua acusação, mas recebeu da parte de Deus uma restauração completa.
 
Esta restauração veio pela
(1) remoção das vestes sujas
(2) pelo perdão do seu pecado - O perdão era autêntico, não podia ser contestado, pois o pagamento da iniquidade de Josué, e do povo que ele representava, seria feito por JESUS na cruz. Esse evento ainda estava no futuro, mas Josué foi perdoado com base no que JESUS ainda iria fazer.
(3) provisão de novas vestes (vestes de santidade)
 
Assim como aconteceu com Josué, Deus nos livra de nossos acusadores e nos tira as vestes sujas de pecados e nos dá vestes de santidade, afim de que possamos ministrar em Sua presença, como sacerdotes do Senhor.
 
Sobre a sua cabeça um novo turbante foi providenciado:
 
O turbante, antigamente indicado para o sumo sacerdote, levava a inscrição “Santidade ao SENHOR” (Êx 28:36)
 
A colocação do turbante limpo sobre Josué significava que suas transgressões tinham sido perdoadas e que ele estava qualificado para seu santo ofício.
 
O inimigo teve que sair, envergonhado, sem ter uma palavra a dizer, senão amargar a sua derrota diante do amor de DEUS. E Josué, ficou ali, perdoado, puro diante de DEUS e de todos os seres celestiais. Ele estava perdoado, estava limpo.
 
 
 
3- SABENDO QUE O SENHOR LHE CONFERIU AUTORIDADE
6 Então o anjo do Senhor falou solenemente a Josué e disse:
7 "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se você andar em meus caminhos e seguir meus preceitos, receberá autoridade sobre meu templo e seus pátios. Deixarei que ande junto com os outros que aqui estão.
 
Deus amava Josué, e queria dignificá-lo, dando-lhe a honra de receber autoridade para ministrar.
 
O Senhor Jesus também já nos deu esta autoridade (Procuração  para agir em Seu nome)  (Mateus 28:18-20)
 
“Jesus se aproximou deles e disse: "Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos".
 
O diabo não quer que os crentes compreendam a autoridade que têm, porque desta forma continuará a domina-los.
 
Todo o poder que Jesus tem se expressa através de seu nome. Este nome nos foi dado para que o usemos contra todo mal.
 
Em Marcos 16: 17 está escrito: "em meu nome expulsarão demônios”. É através do nome de Jesus que exercemos autoridade sobre os demônios.
 
Se você nasceu de novo, tem o direito de usar o nome de Jesus, este nome é seu como arma de guerra, comece hoje mesmo a exercer sua autoridade.
 
"Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”. Filipenses 2: 9-11
 
 
CONCLUSÃO: 
O alvo de satanás é que tiremos os nossos olhos de Cristo e olhemos para nós mesmos. E assim muitos cristãos têm vivido hoje dizendo: “eu não estou em condição de liderar”, “eu não estou pronto para fazer a obra de Deus”, e vivem debaixo de constante acusação do inimigo. Por isso rejeite essas acusações e livre de todo peso. Seja livre para adorar e servir a Deus!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

 

 

 

 

quarta-feira, 15 de maio de 2024

É DEUS QUE FAZ O IMPOSSÍVEL ACONTECER Quando a Paternidade e a Maternidade é fruto do milagre de Deus!


Texto: Lucas 1:5-45
 
5 Nos dias de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
6 Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.
8 Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte,
9 segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
10 e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando.
11 E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
12 Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
13 Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.
14 Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento.
15 Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.
16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.
17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
18 Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias.
19 Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas.
20 Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão.
21 O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário.
22 Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo.
23 Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.
24 Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:
25 Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.
 
Introdução: Graça e Paz irmãos! Hoje é um domingo muito especial pois além de Celebrarmos a Ceia do Senhor, estamos também comemorando o dia das mães! E elas merecem toda essa homenagem e reconhecimento por essa nobre missão que receberam.
 
O texto que lemos hoje irá nos ensinar que coisas impossíveis acontecem para aqueles que são justos diante de Deus e que o poder de Deus não está limitado as consequências naturais e nem tão pouco às desventuras da vida.
 
Aquilo que para nós é impossível, para Deus não é e nunca será. A prova está aqui na vida de Zacarias e Isabel.
 
Zacarias (o Senhor se lembra) era um sacerdote da classe de Abias, e sua esposa, Isabel (Deus é meu juramento ou “meu Deus prometeu”), era descendente de Arão.
 
O texto nos diz que ambos serviam a Deus com todas as suas forças; Lucas diz que eles eram justos e viviam irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos de Deus, porém, eles não tinham filhos. Essa era a lacuna que havia em suas vidas.
 
Esse era um sonho que parecia impossível de se realizar. E pior que isso, o fato de não terem nenhum filho era humilhante e vergonho para a sociedade judaica naquela época.
 
No versículo 7 nos diz queE não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias”.
 
Por causa desse fato Zacarias e Isabel eram mal vistos pelos seus colegas de ministério sacerdotal. No pensamento religioso da época as mulheres sem filhos eram vistas como amaldiçoadas.
 
O pesadelo da esterilidade era tão grande que Raquel disse a Jacó, seu marido: “Dá-me filhos, se não morrerei” (Gn 30.1)
 
Quando algo parece dar errado em nossas vidas, mesmo quando somos fiéis a Deus, ficamos desanimados na fé e questionamos a Deus ou nos tornamos motivo de julgamento por parte das pessoas.  
 
Esse tipo de dilema muitos de nós enfrentamos em nossos dias!
 
No entanto eu quero desafiar você nesta noite a confiar no Senhor incondicionalmente porque o impossível Deus pode fazer acontecer pra você!!!
 
Você sabia que a condição para um milagre é a dificuldade? Mas, para um grande milagre é a impossibilidade.
 
Que lições podemos então extrair deste texto para experimentarmos a ação do Deus do impossível?
 
1- PERMANEÇA FIEL A DEUS MESMO NA SUA DESVENTURA.
Zacarias poderia ter deixado o sacerdócio, divorciando-se de Isabel. Em sua sociedade, a esterilidade era um motivo comumente aceito para o divórcio. Mas ele fez diferente, entregou a sua situação à única Pessoa que poderia fazer algo a respeito.
 
Só permaneceremos fieis a Deus nas desventuras da vida se entregarmos a ele totalmente o nosso caminho.
 
Salmo 37:5 “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.”
 
Depois que Zacarias colocou seu problema nas mãos de Deus, ele simplesmente continuou com o trabalho que o Senhor lhe dera. Precisamos fazer o mesmo.
 
Apesar de toda humilhação, eles não se revoltaram contra Deus por não terem seus sonhos realizados. Não quero dizer com isso que não estivessem tristes por não terem alcançado o sonho desejado.
 
O que vemos através desse texto é que eles continuavam servindo ao Senhor com a vida no altar, com o coração rendido a Deus apesar de não terem sido atendidos em suas orações por um longo tempo.
 
2- PERMANEÇA FIEL A DEUS AINDA QUE A DÚVIDA APAREÇA.
 
8 Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte,
9 segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
10 e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando.
11 E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
12 Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
13 Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.
 
Daí em diante o texto fala a respeito de João que seria um homem cheio do Espírito Santo e teria um ministério profético tão poderoso como foi de Elias.
 
Zacarias queria um filho para ser um sacerdote- Mas Deus queria João como um Profeta!
 
Muito mais que profeta, João foi teologicamente, o último deles, sua missão, ser o precursor do Messias, preparar o caminho do Senhor na terra.
 
Geramos filhos e filhas para sejam conforme os propósitos do Senhor, amém?
 
Antes de João ser concebido no ventre de sua mãe, ela já fora concebido na mente de Deus.
 
A aparente demora, não significa o descaso de Deus, os planos e caminhos de Deus, são infinitamente maiores que os nossos, quando a esterilidade e a velhice mostram o impossível, Deus ainda tem a última palavra.
 
No entanto, Zacarias ainda duvidando, deixou escapar: “Como posso saber isso com certeza? Pois eu sou um homem velho, e minha mulher é avançada em anos” (Lucas 1.18).
 
Zacarias era um homem de Deus, mas, por ser homem, tinha fraquezas humanas. Deus entende uma fraqueza como essa fé vacilante.
 
Mesmo os homens da Palavra podem falhar em se apropriar dela às vezes.
 
Mas Deus fez algo muito gracioso para Zacarias, a fim de ajudá-lo a crer.
 
Deu-lhe um sinal. “Mas, por não ter acreditado, você ficará mudo até o dia do nascimento do seu filho…” (Lucas 1.20).
 
Sua incapacidade de falar e ouvir foi a confirmação da Palavra do Senhor, e serviu para fortalecer sua fé na promessa de d’Ele.
 
Às vezes, é melhor ficar calado do que duvidar das promessas de Deus.
 
22 Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo.
23 Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.
24 Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:
25 Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.

CONCLUSÃO: Apesar de Isabel ter passado a maior parte de sua vida como uma mulher estéril, essa condição era apenas temporária e fazia parte dos planos eternos de Deus. Sua gravidez foi o cumprimento de diversas profecias já anunciadas ainda no Antigo Testamento.

Que a falta de fé não nos impeça que as promessas do Senhor cheguem a nós, mesmo que para isso Deus te cale de alguma forma. O que importa é acreditar e esperar que tudo se cumpra, no tempo Dele, independentemente do que os olhos são capazes de ver.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO