segunda-feira, 22 de julho de 2024

SUA FAMÍLIA PODE SER FELIZ!


Texto: Salmo 128
1 Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. 
2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. 
3 A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. 
4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. 
5 De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, 
6 e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.
 
Introdução: Muitas pessoas buscam a felicidade pensando que ela seja como um tesouro que se descobre no fim da jornada. Mas eu creio que a felicidade está mais relacionada em como se vive e não onde se chega.
 
Você já percebeu que quase sempre colocamos a nossa felicidade no condicional?
 
Frases como: “Ah! se eu tivesse um novo carro, então eu seria feliz” “Ah! se eu encontrasse uma esposa(o), aí, sim, eu seria feliz...” “Ah! Se eu conseguisse um trabalho melhor, sem dúvida eu seria feliz”.
 
É ótimo ter sonhos cada vez maiores. No entanto, quando você torna a sua felicidade condicional, você nunca parece ter condições de preencher tais condições, porque novos “ses” irão surgindo a cada dia.
 
Em vez de colocar condições para alcançar a felicidade, permita que ela aconteça em seu coração! Amém!!! “A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus...”
 
Muitos buscam a felicidade no lugar errado: no dinheiro, no poder, na fama, no sucesso. Muitas pessoas chegam ao topo da pirâmide social, mas estão infelizes.
 
Exemplo disso, encontramos em Salomão que buscou felicidade em bebidas, sexo, poder e riquezas. (cap. 2 de Eclesiastes), mas, concluiu que tudo o que conquistou era vaidade e desejo vão.
 
11 “Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol”.
 
A busca da felicidade a qualquer preço é o grande engano desta sociedade Hedonista.
 
“O novo individualismo é o velho narcisismo, onde cada pessoa pensa em si mesma como responsável por fazer de seu “eu” uma obra de arte.” Ed Rene Kivitz
 
Uma felicidade egoísta. Uma felicidade no pecado. Uma felicidade que custa o casamento e a vida dos filhos. Essa felicidade dura pouco e no fim tem um sabor amargo.
 
Quantas pessoas buscam a riqueza, mas esquecem do cônjuge e abandonam os filhos.
 
Ló na busca da riqueza, levou sua família para Sodoma e perdeu sua família.
 
Davi para satisfazer um desejo sexual proibido com Bate-Seba, afundou sua família num mar de sangue, de conspirações e mortes.
 
Salomão na busca da felicidade em seus múltiplos casamentos, perdeu sua fé genuína em Deus.
 
A felicidade não pode ser construída em detrimento da família.
 
As pessoas mais felizes são aquelas que entenderam que a felicidade precisa estar centrada em primeiro lugar em Deus e depois na família.
 
Quando lemos este salmo percebemos que a felicidade foi produzida pelo chefe desta família.
 
A Bíblia descreve, de forma maravilhosa, a felicidade da família quando esta se concentra nos princípios e ensinamentos divinos.  Neste texto eu quero destacar pelo menos quatro princípios para a felicidade familiar:
 
1- A FELICIDADE FAMILIAR ESTÁ COM AQUELE QUE TEME AO SENHOR E ANDA EM SEUS CAMINHOS.
1 “Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”.
 
Como disse a nossa Bispa Hideíde, “A Felicidade de nossa família está relacionada a uma postura de vida” Que postura é essa?
 
- De temer ao Senhor e andar nos seus caminhos!
 
Esta felicidade está inseparavelmente relacionada com Deus. Ele é feliz porque “teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos”.
 
Mas o que isso quer dizer?
 
Temer ao SENHOR implica em saber quem Ele é. É reconhecer Sua Grandeza, Sua Majestade, Sua Eternidade, Seu Poder, Sua Sabedoria, enfim, reconhecer que Ele é Deus.
 
Mas, temer a Deus implica também em reconhecer quem somos nós.
 
É reconhecer que somos pecadores e falhos, e confessar nossa total insuficiência e incapacidade de administrar a nossa vida sem Deus. 
 
E uma vez que reconhecemos quem é Deus e sabemos quem somos, nos mantemos ou vivemos numa atitude de reverência, de respeito diante dele. 
 
A pessoa que não teme a Deus acredita que está livre de julgamentos. Ela acredita na impunidade e que suas ações não trazem consequência.
 
Em segundo lugar, lemos que este homem é feliz porque anda nos caminhos do SENHOR.
 
Andar nos caminhos do SENHOR, na linguagem dos Salmos significa viver em obediência aos mandamentos de Deus.
 
Portanto, este homem não vive de acordo com seus próprios preceitos, ou as filosofias do mundo, mas de acordo com a vontade de Deus revelada em Sua Palavra. Ele dirige sua vida, e a vida de sua família, pela Palavra de Deus.
 
Esse homem não é alguém que se aproxima de Deus apenas para buscar as bênçãos para ele e sua família. Esse homem desenvolveu um relacionamento com Deus!
 
Felicidade é uma consequência de um relacionamento correto com Deus.
 
Essa felicidade não chega até nós de maneira mística: acendendo velas, orando por fotos, usando sabonetes ou outros artifícios inventados pelos mercenários da fé.
 
Mas a bênção do Senhor chega até nós por pura graça, por Deus ter nos chamado a um relacionamento correto com Ele, por meio de Cristo.
 
 
2- A FELICIDADE FAMILIAR ESTÁ EM DESFRUTAR DO FRUTO DE SEU TRABALHO.
2 “Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem”.
 
Há pessoas que acham que serão felizes só quando se aposentar! Ou quando tiverem mais dinheiro ou riquezas!
 
Ser feliz inclui a bênção de trabalhar e usufruir dos frutos do trabalho (v.2).
 
Por isso o salmista diz: “Do trabalho de tuas mãos comerás”.
 
A imagem do homem abençoado por Deus, não é a de um homem ganhando na loteria ou achando um tesouro, e com isso ficando rico rapidamente e tendo tudo que quer. Mas a imagem de um homem trabalhando.
 
Por isso, trabalho não é consequência da queda. O trabalho foi instituído por Deus antes mesmo de o homem pecar. Deus lhe deu a incumbência de cuidar e administrar o jardim. Essa é a base da mordomia cristã.
 
A consequência da queda foi o desgaste, o cansaço...
 
Muitas pessoas julgam que a bênção de Deus na vida de um homem significa obter as coisas com pouco trabalho, com pouco esforço.
 
SER PRÓSPERO E FELIZ NÃO TEM NADA HAVER COM DINHEIRO! SER PRÓSPERO E FELIZ TEM HAVER COM SATISFAÇÃO, CONTENTAMENTO!
 
Filipense 4.11-13  
 
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
12  Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
13 tudo posso naquele que me fortalece.
 
“Alguém disse que o problema do pobre é achar que o dinheiro resolve todos os seus problemas. E o problema do rico é ter a certeza de que não resolve!”
 
O homem feliz sabe desfrutar do trabalho de suas mãos!
 
Será que percebemos que a felicidade que temos em Deus abrange o trabalho e o usufruir dos frutos de nosso trabalho?
 
Você está feliz com o trabalho que Deus lhe deu? Está contente com o pão sobre sua mesa?
 
3- A FELICIDADE FAMILIAR ESTÁEM INVESTIR NAS PESSOAS AO SEU REDOR.
3 A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.
 
Eu aprendo neste texto que as pessoas ao nosso redor, (a nossa família) são como plantas. Eles só produzem se forem bem cuidadas!   
 
A esposa do homem feliz é comparada a uma videira frutífera no interior de sua casa (produz uvas). Videira frutífera na cultura judaica envolve a ideia de uma mulher que tem muitos filhos.
 
A videira também envolve também a ideia de alegria. A videira produz uvas, das quais se faz o vinho. E o vinho na Bíblia é uma dádiva de Deus para alegrar o coração dos homens. Assim essa mulher é vista como fonte de alegria de seu marido, ele se alegra nela.
 
Os filhos do homem feliz são comparados a rebentos de oliveira ao redor de sua mesa. A oliveira produz azeitonas das quais se faz o azeite.
 
Os filhos “sentados ao redor da mesa” nos transmitem a visão de uma família unida e em paz, uma família que tem seus filhos vivendo em harmonia com os seus pais.
 
“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.” (Salmos 127:3-5)
 
Nossos filhos são o nosso maior tesouro, a nossa verdadeira riqueza, a nossa mais preciosa herança.
 
Deus os entrega em nossas mãos como uma herança maravilhosa, mas precisamos saber preservar esta herança, pois senão podemos perde-los.
 
“Filhos não se perde na rua, e sim em casa” Josué Gonsalves
Normalmente quando eu faço um casamento eu digo aos casais. “Sucesso no casamento é mais do que encontrar a pessoa certa; é ser a pessoa certa.” Mas, ser essa pessoa certa é um desafio.
 Se você quer uma princesa, seja primeiro um príncipe” Em outras palavras: “Se você quer encontrar a pessoa certa, então preocupe-se primeiro em ser esta pessoa certa.”
 
Em relação aos nossos filhos podemos aplicar este mesmo princípio. Se vocês querem filhos abençoados, sejam uma bênção para seus filhos. Façam o que a Bíblia ensina aos pais!
 
Investir em nosso relacionamento familiar é o melhor que fazemos a nossa felicidade.
 
4- A FELICIDADE FAMILIAR ESTÁ EM SER ABENÇOADO POR DEUS.
4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. 
5 De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, 
6 e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.
 
Uma frase muito comum no quarto de alguns adolescentes e jovens é: “Deus abençoe esta bagunça” Será?
 
- Deus não abençoa bagunça! Deus olha gosta de ordem e organização!
 
Isaías 45.18 “Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro.”
 
O profeta Isaias ao dizer que Deus virou os céus e formou a terra está se referindo ao Gênesis.
 
E quando ele decidiu criar todas as coisas ele o fez de modo organizado. O profeta Isaias asseverou: “Que não a criou para ser um caos”. Ou seja... Deus não criou o Universo, as coisas visíveis e invisíveis para confusão, desordem e caos. Pelo contrário Deus criou tudo em perfeita ordem e harmonia
 
Da mesma forma deve ser a nossa família. Uma família feliz e abençoada por Deus não aceita a desordem como algo natural.
 
E essa benção transborda para a nossa cidade! Para as pessoas ao nosso redor!
 
Por isso o versículo 5 diz: “De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida.”
 
Essa benção transborda também para a nossa posteridade.  
 
A bênção final é ver a nossa posteridade!
 
6 “e verás os filhos de teus filhos...”
 
“As coisas que duram não são as coisas que a gente faz, mas as vidas que a gente toca.” Bispa Hideíde
 
CONCLUSÃO: Deus estabeleceu Padrões Divinos e Eternos para a Família. Padrões estes imutáveis, permanentes e que apesar de todas as mudanças que vão sendo geradas no seio familiar pelas pressões modernas, eles permanecem, não mudam, mas continuam prevalecendo, atendendo assim as palavras de Jesus que disse: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt. 24: 35).
 
Nosso desafio enquanto Família Cristã é frutificar em meio à crise, fecundar em meio à inexistência. Em meio ao caos das relações familiares semear as sementes de Deus a fim de que gerem as verdades Divinas para as famílias desta Nação.
 
Igreja Metodista em Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

domingo, 21 de julho de 2024

DESCANSO OU CONFLITO? O QUE VAI SER?


Êxodo 17:1-7
 
1 Por ordem do Senhor, toda a comunidade de Israel partiu do deserto de Sim e andou de um lugar para outro. Por fim, acamparam em Refidim, mas ali não havia água para beberem.
2 Mais uma vez, o povo se queixou de Moisés e exigiu: "Dê-nos água para beber!". Moisés retrucou: "Por que brigam comigo? Por que põem o Senhor à prova?".
3 Afligido pela sede, o povo continuou a se queixar de Moisés. "Por que você nos tirou do Egito? Quer matar de sede a nós, nossos filhos e nossos animais?".
4 Então Moisés clamou ao Senhor: "O que devo fazer com este povo? Estão a ponto de me apedrejar!".
5 O Senhor disse a Moisés: "Passe à frente do povo. Leve sua vara, aquela que você usou para bater nas águas do Nilo, e chame alguns dos líderes de Israel para acompanhá-lo.
6 Eu me colocarei diante de você sobre a rocha no monte Sinai. Bata na rocha e dela jorrará água que o povo poderá beber". Assim, na presença dos líderes de Israel, Moisés fez conforme ordenado.
7 Moisés chamou aquele lugar de Massá e Meribá, pois o povo de Israel discutiu com Moisés e pôs o Senhor à prova, dizendo: "O Senhor está conosco ou não?".
 
Introdução: Graça e Paz irmãos! Eu quero compartilhar uma palavra que tem como objetivo de nos levar a uma avaliação de nossas expectativas durante a nossa jornada rumo a nossa terra prometida.
 
Depois de Deus ter tirado o seu povo da escravidão do Egito, Moisés teve que liderar mais de 2 milhões de pessoas, conduzindo-as pelo deserto. Imagine a dimensão desse desafio. Deus havia prometido a Israel um novo território; uma terra nova lhes fora prometida, mas um deserto teria que ser vencido antes de chegarem ao objetivo.
 
Em sua jornada para a terra prometida, pararam num lugar chamado Refidim, que significa refrigério. Um lugar para descansar. Era um lugar muito bom, mas este lugar bom foi transformado pela ação do povo e, por isso, recebeu outro nome Massá e Meribá, que significa tentação, conflito, disputa, murmuração.
 
Este texto é uma figura da própria vida, quando o que é bom pode ser transformado em algo ruim; quando a bênção pode ser interpretada como uma maldição dependendo da maneira como nós enxergamos uma situação.
 
Quais são as suas expectativas em relação às pessoas de sua família, do seu trabalho e da nossa igreja? Elas são realistas ou são uma fonte de discussão, ou conflitos?
 
Quando as expectativas estão além do que é possível e você procura atendê-las, você ficará sobremodo cansado e exausto e, por mais que você faça e se dedique, nunca será bom o suficiente. Aí o que é para ser bom, se tornará em algo ruim. O que é para renovar as forças, irá sugar a sua energia.
Foi exatamente isso que aconteceu em Refidim. O que seria um lugar de refrigério e descanso se tornou um lugar de murmuração e conflitos.
 
Muitos de nós temos dificuldades em descansar em Deus assim como os Hebreus no passado. Mais tarde a bíblia afirma que a maioria não herdou as promessas por esse fato. Apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida.
 
Se aquele lugar era um lugar de refrigério e descanso o faltou para eles?
 
É sobre isso que eu quero falar nesta noite. Em nossa jornada rumo a nossa promessa, há algumas atitudes que não podem faltar em nós!
 
1- FSALTOU UMA VISÃO MAIS PROFUNDA. 
1 Por ordem do Senhor, toda a comunidade de Israel partiu do deserto de Sim e andou de um lugar para outro. Por fim, acamparam em Refidim, mas ali não havia água para beberem.
 
A falta de água os levou ao desespero, mas ainda que, a princípio, não tivessem visto nenhuma fonte, a postura deles certamente seria outra se tivessem uma visão mais profunda.
 
Deus os levou a um lugar onde uma visão profunda é mais do que necessária.
 
Sabe porquê? Porque Refidim é um local cheio de tamareiras, cada uma dessas árvores consome em média 50 litros de água por dia. Ou seja, eles estavam em cima de um manancial, o que não faltava ali era água, mas o que faltou foi visão.
 
Provérbios 29:18 “O povo que não aceita a orientação divina se corrompe, mas quem obedece à lei é feliz”.
 
“Onde não há visão (profecia) o povo perece” - Provérbios 29.18a (KJV)
 
Muitas pessoas entram em conflitos e não descansam por falta de visão, por falta de percepção, por não entenderem que estão mais próximos da bênção do que imaginam.
 
Portanto, antes de reclamar, peça ao Senhor que lhe abra a sua visão espiritual.
 
Deus pode ter lhe colocado em cima daquilo que você mais quer, mas sem visão, você pode não perceber.
 
Atos 2: 17 diz “E nos últimos dias, derramarei do meu Espirito sobre toda a carne, vossos filhos e vossas filhas profetizarão, VOSSOS JOVENS TERÃO VISÕES, vossos velhos sonharão.”
 
2- FALTOU UMA FÉ OPERANTE.
3 Afligido pela sede, o povo continuou a se queixar de Moisés. "Por que você nos tirou do Egito? Quer matar de sede a nós, nossos filhos e nossos animais?".
 
Em segundo lugar, a atitude da nação foi uma demonstração de total falta da fé operante.  
 
A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos”. Hebreus 11:1 (NVT).
 
O que é fé operante? É a convicção de que a fé não é apenas uma questão de acreditar intelectualmente em Deus, mas também de viver de acordo com os princípios e mandamentos divinos.
 
A Fé Operante envolve ações concretas e visíveis que demonstram a confiança e obediência a Deus.
 
A REAÇÃO DO POVO, DIANTE DA FALTA DE ÁGUA, DEIXOU CLARO QUE ELES NÃO CONFIAVAM NA PROVISÃO DIVINA. QUEM CONFIA EM DEUS NÃO QUESTIONA A SUA PROVISÃO!
 
Jesus também passou pelo deserto, mas sabia que o Pai lhe daria tudo o que necessitasse. Por que confiou na provisão do Pai, Ele não aceitou as propostas de satanás.
 
Quem tem fé não entra por rotas alternativas, (não pega atalhos) pelo contrário, quem tem fé confia na direção que recebeu do Senhor.
 
Entretanto, esse não foi o entendimento que eles tiveram do propósito do Senhor.
 
O deserto seria somente um lugar de passagem, mas não o destino final da nação.
 
3- FALTOU DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO.
 
Já vimos que Deus havia os colocado sobre um manancial de águas, mas para que pudessem usufruir da bênção, eles teriam que cavar. Cavar uma cisterna é bem trabalhoso! E essa era uma boa oportunidade de terem acesso a água.
 
Entenda uma verdade amados: "As Pessoas que mais alcançam seus objetivos com sucesso nem sempre são as mais capazes e inteligentes. Pessoas de sucesso são pessoas com disposição e iniciativa; gente que vai à luta".
 
Você se lembra de Pedro, depois de uma noite inteira jogando as redes sem conseguir pegar peixe algum? Pois então, depois daquela noite de fracasso, Jesus lhe deu uma direção, mostrou pra ele aonde deveria lançar as redes. Veja que o Mestre deu uma direção, mas ele teve que lançar as redes. Sem disposição, a bênção não vem. Se não cavarmos poços, se não lançarmos as redes, não haverá resultado.
 
Só com disposição podemos herdar as promessas de Deus
 
Josué 1.2   "Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel".
 
4- PRECISAMOS TER RAÍZES PROFUNDAS
 
As tamareiras sobrevivem no deserto porque têm raízes profundas. Os sobreviventes neste mundo hostil e tenebroso que vivemos são pessoas que têm raízes profundas em sua fé.
 
As raízes das tamareiras buscam água nas profundezas. Isso nos mostra que devemos nos comprometer em aprofundar nossas raízes.
 
Jeremias 17.7,8   "Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto".
 
Se eu sei que Deus vai cuidar de mim, certamente eu me comprometo a permanecer na Palavra e me aprofundar Nele a cada dia.
 
Eu crio raízes no Reino, com a convicção de que a água da vida que estou procurando será encontrada.
 
Lamentavelmente, muitas pessoas, logo nos primeiros testes, desistem e procuram outras soluções. Não conseguem se firmar nas promessas, não permanecem nutridos pela esperança, e, na falta do compromisso, desistem do caminho.
 
Portanto, mantenha-se firme, crie raízes e desfrute das promessas de Deus.
 
CONCLUSÃO: Em Cristo você conseguirá suportar e vencer qualquer situação. 1Co 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
 
Peça para o Senhor restaurar sua vida, suas emoções os seus sentimentos, para de sofrer duplamente lembrando de co
isas que já se passaram e viva a vida que Deus prometeu para você a Vida em Abundância. João 10:10. pare de carregar sentimentos pesados, de culpa que só te enfraquecem o Senhor que te fortalecer. Quer te dar VIDA. Não quer que você sobreviva.
 
Viva para Deus e você encontrará refrigério para a alma.
 
Senhor, te pedimos: leva-nos às águas de descanso e refrigera-nos a alma.
 
O Senhor te abençoe e te guarde; que o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Núm 6:24-26
                     
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

quarta-feira, 10 de julho de 2024

LEVANTE-SE!



Texto: 
Ezequiel. 2:1,2
“Levante-se, filho do homem", disse a voz. "Quero falar com você. Enquanto ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs em pé, e eu ouvi suas palavras com atenção.” 

Introdução: Graça e Paz irmãos! Eu quero compartilhar com vocês uma Palavra da parte de Deus que tem como objetivo trazer para nós uma mudança da nossa postura diante das situações difíceis em que vivemos.
 
A nossa postura diante da vida revela como nós a encaramos, e a disposição que temos para enfrentar os desafios próprios que ela nos oferece.
 
Quando Deus falou para Ezequiel para levantar-se, ele se encontrava no cativeiro babilônico; e cativeiro é símbolo de escravidão, sofrimento, prisão, momento de grande dificuldade, onde a liberdade é restringida e onde não se têm direitos. Diante desta realidade a postura mais provável é de prostração e desânimo.
 
Nesta situação pode parecer que Deus está em silêncio. É aí que questionamos se Deus está realmente ouvindo nossas orações ou se ele se importa com o que estamos passando.
 
Por isso, Deus lhe diz para se levantar e se colocar de pé. Isso é significativo porque, em algumas ocasiões, a posição de pé era uma posição de autoridade e prontidão para servir. Então, Deus estava chamando Ezequiel deixar a postura de vitimização e se preparar e estar pronto para ouvir o que ele tinha a dizer.
 
Então, quando a vida parecer desafiadora e incerta, lembre-se de se levantar na presença de Deus!
 
Mude a sua postura espiritual e Deus falará com você o que precisa fazer!
 
No versículo 2 nos mostra que como resultado desta mudança de postura, o Espírito de Deus entrou no profeta e o colocou de pé. Só então, Ezequiel ouviu o que Deus lhe disse com atenção.
 
Eu aprendo aqui que a ação de se colocar em pé é tanto uma atitude humana, como divina! Você faz a sua parte e Deus faz a dele.  
 
Existem alguns momentos específicos na vida em que os cristãos são propensos a cair. E em cada um deles é necessário se levantar.


1- PRECISAMOS NOS LEVANTAR DAS QUEDAS DO PECADO.
 
“Volte, ó Israel, para o Senhor, seu Deus, pois seus pecados causaram sua queda. Tragam suas confissões e voltem para o Senhor. Digam-lhe: "Perdoa nossos pecados e recebe-nos com bondade, para que possamos oferecer-te nossos louvores”. Oséias 14:1,2
 
Na versão Revista e Atualizada da Bíblia: “Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR..”
 
Deus usou também o profeta Ezequiel para dizer as mesmas palavras de arrependimento: (Ezequiel 18:30-32)
 
30 "Portanto, julgarei cada um de vocês, ó povo de Israel, conforme suas ações, diz o Senhor Soberano. Arrependam-se e afastem-se de seus pecados, e não permitam que eles os derrubem.
31 Deixem toda a sua rebeldia para trás e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que morrer, ó povo de Israel?
32 Não é meu desejo que morram, diz o Senhor Soberano. Arrependam-se e vivam!"
 
A atitude do filho pródigo, na parábola que Jesus contou, nos ensina o caminho da restauração: 
 
“Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;” Lc 15:18.
 
O caminho da restauração é o arrependimento. Ele é a chave da virada na sua vida!
 
O teólogo inglês Brian Edwards afirma: "O perdão de Deus, assim como seu amor e sua graça, é imerecido, ilimitado e infinito, mas não é incondicional. Sempre que oferece perdão, Deus o faz sob a condição de arrependimento".
 
O pecado não confessado e tratado é um perigo iminente de morte espiritual. Nosso inimigo está à espreita com o fim de devorar-nos. Por isto, se faz urgente a necessidade de levantar-se, o que implica em arre­pendimento e confissão.


2—PRECISAMOS NOS LEVANTAR DAS DECEPÇÕES QUE SOFREMOS.
 
Salmo 37:23,24 “O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão”.
 
A queda, às vezes, é fruto de uma decepção ou um fracasso profissional, a perda de um emprego, um problema familiar, uma decepção amorosa.
 
Situações como estas podem lançar ao chão a vida de uma pessoa intensa em Deus. Para muitos recomeçar é quase impossível.
 
O passado faz com que muitas pessoas permaneçam prostradas e não podemos admitir isto. Se faz necessário a decisão de não deixar o passado governar nosso presente, muito menos nosso futuro.
 
Isaías 43:19 “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”
 
Nossos olhos precisam estar fixos no autor e consumador de nossa fé. Se você foi abatido em suas emoções, o Espírito Santo lhe diz hoje: Levante-se!
 
O mesmo Espírito, que levantou Jesus de entre os mortos, habita em você e é a capacitação interior para que você perdoe, supere a ferida e levante-se.
 
Em Jo 5:6 a 9 é narrada a história de um homem paralítico havia 38 anos cuja expectativa era de que alguém o levasse ao tanque quando as águas fossem movidas pelo anjo. Aquele homem carregava uma decepção muito grande por conta das pessoas e também de Deus! Jesus, ao vê-lo ali, compadeceu-se dele, mas não o carregou até ao tanque!
 
O Senhor não o tratou como um paralítico, mas suas poderosas palavras dirigidas àquele homem prostrado foram: “Levante-se! Pegue sua cama e ande”. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar” Jo 5:8,9.
 
Aquele homem poderia ter decidido ficar no chão, mas optou por crer e se levantar.
 
Quero dizer com isto que existe um poder tremendo na palavra de Deus e na ação do Espírito Santo para levantar-nos, ainda que o levantar implique em um processo. Seja perseverante, mas é fundamental que você tome a decisão em fé.
 
3- PRECISAMOS NOS LEVANTAR DA ACOMODAÇÃO ESPIRITUAL.
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”  (Fp. 3:12-14).
 
Quando eu leio esta palavra eu entendo como uma declaração de alguém que não se acomodou em ser conquistado por Jesus.  Paulo desejava conquistar também.
 
- Embora Paulo fosse uma pessoa transformada por Cristo, não estava satisfeito.
 
- Embora fosse um dos líderes mais proeminentes da igreja e pudesse dizer: “eu ando com Deus, estou envolvido em levar almas para Cristo, apesar de tudo não estou satisfeito.”
 
- Uma coisa que me encoraja é saber que apesar de já ter andado um longo caminho com Cristo e crescido, ainda há um longo caminho a percorrer rumo à estatura do Varão perfeito.
 
Ainda tenho muito a crescer, muito a aprender, muito a corrigir. Não importa quanto eu ore ou quanto eu pregue: enquanto eu sirvo, haverá ainda muito a aprender.
 
Pesquisas feitas por diversas organizações cristãs, dentre elas o reconhecido Barna Group (EUA), apontam que aproximadamente 80% dos membros de igrejas evangélicas estão entregues ao comodismo, sentados nos bancos dos templos, na frente do ventilador, ou no ar condicionado, num ponto estratégico para apreciar os cultos.
 
Enquanto isso, o restante, os 20% dos membros, estão carregando nas costas todo o trabalho e, sem querer, muitas vezes caem no ativismo e ficam esgotados.
 
O comodismo é um mal que atinge os cristãos, mas como podemos nos livrar dele e nos tornarmos uma igreja que serve a Deus com alegria?
 
CONCLUSÃO: Hoje mesmo o Senhor quer tirar você do chão! É hora de ouvir a voz do Senhor e se levantar! O que você está esperando? 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO