domingo, 21 de julho de 2024

DESCANSO OU CONFLITO? O QUE VAI SER?


Êxodo 17:1-7
 
1 Por ordem do Senhor, toda a comunidade de Israel partiu do deserto de Sim e andou de um lugar para outro. Por fim, acamparam em Refidim, mas ali não havia água para beberem.
2 Mais uma vez, o povo se queixou de Moisés e exigiu: "Dê-nos água para beber!". Moisés retrucou: "Por que brigam comigo? Por que põem o Senhor à prova?".
3 Afligido pela sede, o povo continuou a se queixar de Moisés. "Por que você nos tirou do Egito? Quer matar de sede a nós, nossos filhos e nossos animais?".
4 Então Moisés clamou ao Senhor: "O que devo fazer com este povo? Estão a ponto de me apedrejar!".
5 O Senhor disse a Moisés: "Passe à frente do povo. Leve sua vara, aquela que você usou para bater nas águas do Nilo, e chame alguns dos líderes de Israel para acompanhá-lo.
6 Eu me colocarei diante de você sobre a rocha no monte Sinai. Bata na rocha e dela jorrará água que o povo poderá beber". Assim, na presença dos líderes de Israel, Moisés fez conforme ordenado.
7 Moisés chamou aquele lugar de Massá e Meribá, pois o povo de Israel discutiu com Moisés e pôs o Senhor à prova, dizendo: "O Senhor está conosco ou não?".
 
Introdução: Graça e Paz irmãos! Eu quero compartilhar uma palavra que tem como objetivo de nos levar a uma avaliação de nossas expectativas durante a nossa jornada rumo a nossa terra prometida.
 
Depois de Deus ter tirado o seu povo da escravidão do Egito, Moisés teve que liderar mais de 2 milhões de pessoas, conduzindo-as pelo deserto. Imagine a dimensão desse desafio. Deus havia prometido a Israel um novo território; uma terra nova lhes fora prometida, mas um deserto teria que ser vencido antes de chegarem ao objetivo.
 
Em sua jornada para a terra prometida, pararam num lugar chamado Refidim, que significa refrigério. Um lugar para descansar. Era um lugar muito bom, mas este lugar bom foi transformado pela ação do povo e, por isso, recebeu outro nome Massá e Meribá, que significa tentação, conflito, disputa, murmuração.
 
Este texto é uma figura da própria vida, quando o que é bom pode ser transformado em algo ruim; quando a bênção pode ser interpretada como uma maldição dependendo da maneira como nós enxergamos uma situação.
 
Quais são as suas expectativas em relação às pessoas de sua família, do seu trabalho e da nossa igreja? Elas são realistas ou são uma fonte de discussão, ou conflitos?
 
Quando as expectativas estão além do que é possível e você procura atendê-las, você ficará sobremodo cansado e exausto e, por mais que você faça e se dedique, nunca será bom o suficiente. Aí o que é para ser bom, se tornará em algo ruim. O que é para renovar as forças, irá sugar a sua energia.
Foi exatamente isso que aconteceu em Refidim. O que seria um lugar de refrigério e descanso se tornou um lugar de murmuração e conflitos.
 
Muitos de nós temos dificuldades em descansar em Deus assim como os Hebreus no passado. Mais tarde a bíblia afirma que a maioria não herdou as promessas por esse fato. Apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida.
 
Se aquele lugar era um lugar de refrigério e descanso o faltou para eles?
 
É sobre isso que eu quero falar nesta noite. Em nossa jornada rumo a nossa promessa, há algumas atitudes que não podem faltar em nós!
 
1- FSALTOU UMA VISÃO MAIS PROFUNDA. 
1 Por ordem do Senhor, toda a comunidade de Israel partiu do deserto de Sim e andou de um lugar para outro. Por fim, acamparam em Refidim, mas ali não havia água para beberem.
 
A falta de água os levou ao desespero, mas ainda que, a princípio, não tivessem visto nenhuma fonte, a postura deles certamente seria outra se tivessem uma visão mais profunda.
 
Deus os levou a um lugar onde uma visão profunda é mais do que necessária.
 
Sabe porquê? Porque Refidim é um local cheio de tamareiras, cada uma dessas árvores consome em média 50 litros de água por dia. Ou seja, eles estavam em cima de um manancial, o que não faltava ali era água, mas o que faltou foi visão.
 
Provérbios 29:18 “O povo que não aceita a orientação divina se corrompe, mas quem obedece à lei é feliz”.
 
“Onde não há visão (profecia) o povo perece” - Provérbios 29.18a (KJV)
 
Muitas pessoas entram em conflitos e não descansam por falta de visão, por falta de percepção, por não entenderem que estão mais próximos da bênção do que imaginam.
 
Portanto, antes de reclamar, peça ao Senhor que lhe abra a sua visão espiritual.
 
Deus pode ter lhe colocado em cima daquilo que você mais quer, mas sem visão, você pode não perceber.
 
Atos 2: 17 diz “E nos últimos dias, derramarei do meu Espirito sobre toda a carne, vossos filhos e vossas filhas profetizarão, VOSSOS JOVENS TERÃO VISÕES, vossos velhos sonharão.”
 
2- FALTOU UMA FÉ OPERANTE.
3 Afligido pela sede, o povo continuou a se queixar de Moisés. "Por que você nos tirou do Egito? Quer matar de sede a nós, nossos filhos e nossos animais?".
 
Em segundo lugar, a atitude da nação foi uma demonstração de total falta da fé operante.  
 
A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos”. Hebreus 11:1 (NVT).
 
O que é fé operante? É a convicção de que a fé não é apenas uma questão de acreditar intelectualmente em Deus, mas também de viver de acordo com os princípios e mandamentos divinos.
 
A Fé Operante envolve ações concretas e visíveis que demonstram a confiança e obediência a Deus.
 
A REAÇÃO DO POVO, DIANTE DA FALTA DE ÁGUA, DEIXOU CLARO QUE ELES NÃO CONFIAVAM NA PROVISÃO DIVINA. QUEM CONFIA EM DEUS NÃO QUESTIONA A SUA PROVISÃO!
 
Jesus também passou pelo deserto, mas sabia que o Pai lhe daria tudo o que necessitasse. Por que confiou na provisão do Pai, Ele não aceitou as propostas de satanás.
 
Quem tem fé não entra por rotas alternativas, (não pega atalhos) pelo contrário, quem tem fé confia na direção que recebeu do Senhor.
 
Entretanto, esse não foi o entendimento que eles tiveram do propósito do Senhor.
 
O deserto seria somente um lugar de passagem, mas não o destino final da nação.
 
3- FALTOU DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO.
 
Já vimos que Deus havia os colocado sobre um manancial de águas, mas para que pudessem usufruir da bênção, eles teriam que cavar. Cavar uma cisterna é bem trabalhoso! E essa era uma boa oportunidade de terem acesso a água.
 
Entenda uma verdade amados: "As Pessoas que mais alcançam seus objetivos com sucesso nem sempre são as mais capazes e inteligentes. Pessoas de sucesso são pessoas com disposição e iniciativa; gente que vai à luta".
 
Você se lembra de Pedro, depois de uma noite inteira jogando as redes sem conseguir pegar peixe algum? Pois então, depois daquela noite de fracasso, Jesus lhe deu uma direção, mostrou pra ele aonde deveria lançar as redes. Veja que o Mestre deu uma direção, mas ele teve que lançar as redes. Sem disposição, a bênção não vem. Se não cavarmos poços, se não lançarmos as redes, não haverá resultado.
 
Só com disposição podemos herdar as promessas de Deus
 
Josué 1.2   "Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel".
 
4- PRECISAMOS TER RAÍZES PROFUNDAS
 
As tamareiras sobrevivem no deserto porque têm raízes profundas. Os sobreviventes neste mundo hostil e tenebroso que vivemos são pessoas que têm raízes profundas em sua fé.
 
As raízes das tamareiras buscam água nas profundezas. Isso nos mostra que devemos nos comprometer em aprofundar nossas raízes.
 
Jeremias 17.7,8   "Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto".
 
Se eu sei que Deus vai cuidar de mim, certamente eu me comprometo a permanecer na Palavra e me aprofundar Nele a cada dia.
 
Eu crio raízes no Reino, com a convicção de que a água da vida que estou procurando será encontrada.
 
Lamentavelmente, muitas pessoas, logo nos primeiros testes, desistem e procuram outras soluções. Não conseguem se firmar nas promessas, não permanecem nutridos pela esperança, e, na falta do compromisso, desistem do caminho.
 
Portanto, mantenha-se firme, crie raízes e desfrute das promessas de Deus.
 
CONCLUSÃO: Em Cristo você conseguirá suportar e vencer qualquer situação. 1Co 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
 
Peça para o Senhor restaurar sua vida, suas emoções os seus sentimentos, para de sofrer duplamente lembrando de co
isas que já se passaram e viva a vida que Deus prometeu para você a Vida em Abundância. João 10:10. pare de carregar sentimentos pesados, de culpa que só te enfraquecem o Senhor que te fortalecer. Quer te dar VIDA. Não quer que você sobreviva.
 
Viva para Deus e você encontrará refrigério para a alma.
 
Senhor, te pedimos: leva-nos às águas de descanso e refrigera-nos a alma.
 
O Senhor te abençoe e te guarde; que o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Núm 6:24-26
                     
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário