quinta-feira, 24 de outubro de 2024


MENTE POSICIONADA, MENTE RENOVADA
Romanos 12:1-2
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Filipenses 4:8

Introdução: Todos nós como cristãos precisamos ter uma Mente Renovada como para experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. “Renovar a mente é conhecer as verdades que procedem de Deus, que não se descobre pela razão, mas pelo Espírito Santo”

O Espírito Santo me revela estas verdades na Palavra de Deus! Pois é na Palavra de Deus que eu posso descobrir e viver na Sua perfeita vontade!

Jesus disse sobre o Espírito Santo: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. João 16:13 

Renovar a mente implica em mudança de padrões de pensamentos, de estilo de vida contrário aos princípios de Deus e, consequentemente, implica em disciplina interior e ao mesmo tempo constância.

Por isso o tema de hoje é “MENTE POSICIONADA- MENTE RENOVADA”

A MAIORIA DAS PESSOAS ACHA QUE NÃO TÊM CONTROLE SOBRE OS SEUS PENSAMENTOS!

Mas não é isto que a bíblia nos diz. A Palavra de Deus declara que podemos escolher em que pensar e isso é de nossa responsabilidade.

DEUS NÃO PROMETEU ARRANCAR DE SUA MENTE OS MAUS PENSAMENTOS E COLOCAR OUTROS BONS. ISSO É DE NOSSA RESPONSABILIDADE.

Você decide que tipo de pensamento vai te influenciar, é você quem proíbe ou permite. É você que acolhe ou refuta os pensamentos maus. Se você fizer a opção de pensar de acordo com a Palavra de Deus, verá os resultados da Palavra de Deus em sua vida.

Há um ditado popular bem conhecido que diz: “Mente vazia é oficina do diabo”,

Outra confusão que muitos têm é em relação a ação do diabo na nossa mente.
Ele é onisciente, não sabe o que você e eu pensamos, todavia ele pode lançar seus dardos inflamados em nossa mente para corrompê-la.

Por essa razão o apóstolo Paulo advertiu: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.”  2 Coríntios 11:3.

A forma como conduzimos os nossos pensamentos e aquilo que colocamos dentro da nossa mente pode nos trazer bem ou mal, pode nos levar à saúde ou à doença, por isso cuidar dos nossos pensamentos é algo muito importante.

“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é..”. Provérbios 23:7a

A Bíblia diz em Isaías 55.8, que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos...E é aí que está o nosso desafio. TORNAR OS NOSSOS PENSAMENTOS ALINHADOS COM OS PENSAMENTOS DE DEUS!

Mas, como alinhar os nossos pensamentos aos pensamentos de Deus? Mas como cuidar de nossa mente?

QUANDO ANALISAMOS ESTA RICA PALAVRA, ENCONTRAMOS UMA LISTA DE VALORES QUE DEVEM OCUPAR NOSSOS PENSAMENTOS. SÃO ELES:

 1- TUDO O QUE É VERDADEIRO.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8.32Devemos trazer para a nossa mente aquilo que é verdadeiro. A mentira, o engano, a falsidade e a ilusão são instrumentos do inimigo de nossas almas.

A verdade liberta, a verdade edifica, a verdade transforma. Deus é verdadeiro, Jesus é a verdade, a Palavra de Deus é a verdade.

Não há santificação sem a verdade. "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17)

Temos que nos livrar das mentiras que pautam os nossos pensamentos.

Sempre que cremos em uma mentira Satanás assume o controle de nossa mente. (Ele é o Pai da mentira: João 8:44)

 a. "Você é um fracasso. Você jamais vai conseguir".
A mentira da autocondenação é uma das principais armas de Satanás. Você pode lutar com sentimentos de culpa, fracasso ou inferioridade. Satanás o fará crer que suas falhas são imperdoáveis.
b. "Todo mundo faz! Porque você não faz também”.
Você não é todo mundo! Você é um filho ou uma filha do Altíssimo Deus. Deus quer que você seja o sal desta terra e a luz deste mundo!!
c- “Onde está o teu Deus nestas horas”
“As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?” (Salmo 42.3)
Esta é a mentira que coloca dúvida a respeito do amor e da presença de Deus em nossas vidas quando sofremos! 
“Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando caminhares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”. Isaías 43:2

 2- TUDO O QUE É RESPEITÁVEL
Nossos pensamentos devem focalizar o que respeitável. Não devemos ocupar nossa mente com futilidades ou atitudes irreverentes, mas no que é digno de respeito.

A palavra reverente vem do termo reverenciar. Ela está ligada claramente a ter respeito por alguém ou por alguma coisa, a ter estima, reconhecimento.

COM RELAÇÃO A DEUS, SER REVERENTE É RESPEITÁ-LO E TEMÊ-LO POR TUDO QUE ELE É, POR TUDO QUE ELE REPRESENTA E FAZ E NOS É REVELADO SOBRE ELE NA BÍBLIA.

Note, por exemplo, quando Deus chama Moisés em Êxodo 3:5-6: “Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus” 

Deus exige de Moisés uma atitude de respeito perante Ele, diante de quem Ele era. Moisés entende diante de quem estava e no lugar onde Deus estava presente e se mostra reverente.

O respeito é uma marca da vida daquele que teme ao Senhor.

3-TUDO O QUE É JUSTO
Temos que nos livrar de pensamentos incorretos e desonestos, que nos levarão ao fracasso espiritual e moral.

Jamais deve passar pela nossa mente trazer prejuízo para alguém, nem mesmo para os nossos desafetos.

Prov. 15:8 “O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos (justos) é o seu contentamento”.

Tiago 5:16 “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.

4-TUDO O QUE É PURO
Devemos pensar em tudo o que é puro. Nossa imaginação não deve percorrer os lugares sujos da imoralidade, da impureza, da sensualidade.

Foi falado no acampamento que a pornografia tem aprisionado a mente de muitos adolescentes e jovens.

Salmo 119:9,10 “Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Vivendo-o de acordo com a tua Palavra. De todo o coração eu te procurei: não deixes que me afaste de teus mandamentos!”

Temos que nos livrar de toda a malícia e pensamentos impuros.

A prostituição e o adultério começam em nossa mente.

2 Cor. 7.1 “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.”

5- TUDO O QUE É AMÁVEL
Colos. 3.14  “acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição..” 

 Que o meditar do nosso coração repouse naquilo que é amável. Não devemos nutrir em nosso coração pensamentos de julgamento precipitado e desejo de vingança.

 Temos que entender que a amargura, o ressentimento, o ódio e as contendas se formam em primeiro lugar em nosso coração.

Temos que nos livrar destes sentimentos.

6- TUDO O QUE É DE BOA FAMA.
Somos exortamos a pensar no que produz boa fama.
Creio que boa fama está relacionada ao nosso testemunho no mundo e dentro de nossa própria casa.

1 Cor. 15:34  “Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa”.

"O bom testemunho do cristão é a maior pregação do evangelho”

Que os nossos pensamentos sejam direcionados em como podemos dar um bom testemunho de Cristo ao mundo!
 
Que sejamos conhecidos pela Paz de Cristo que nos motiva a prosseguir e a dar bom testemunho.

 7-TUDO O QUE TEM VIRTUDE
Os seus pensamentos devem leva-lo a um alto padrão de valores espirituais e morais.

Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo.

Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

2 Pedro 1:5
5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;

Nada daquilo que prejudica e rebaixa você e a outras pessoas pode estar em sua mente.
 
8- TUDO QUE TEM LOUVOR
O que pensamos deve trazer louvor a Deus.  

1 Cor. 10.31“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

 Letra da música: “Meu pensamento é para ti Senhor...”
 
CONCLUSÃO: Sendo assim, não nos conformemos com os padrões e pensamentos deste mundo! Consagremos nossa mente a Cristo, não permitindo que outros pensamentos ocupem o espaço que pertence de direito ao nosso soberano Senhor.

Sua mente foi criada por Deus para o seu bem e não para o mal. Então recuse todo mau pensamento em sua vida. Lute para ocupar seu tempo com coisas que edificam você.

“Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.” Isaías 54:17

 Em tempos de ameaça, não fique desorientado e nem aja motivado pelo desespero. O diabo pode dizer que você está perdido, que você corre perigo, que sua família vai se quebrar ou qualquer outra mentira.

Tome posse de Isaías 54:17 e peça a sabedoria de Deus para tomar qualquer atitude.
 Diga com autoridade que nenhum intento maligno prevalecerá contra você porque, como filho do Deus Todo-poderoso, você tem uma proteção sem igual!

O primeiro casal da humanidade deu espaço ao engano. Aquele pensamento lançado pela serpente fez sentido para eles, foi convincente, e eles trocaram a ordem de Deus por uma voz externa do mal.

 A estratégia do inferno continua sendo a mesma. O inimigo ainda investe em pensamentos distorcidos, pois atitudes são apenas tomadas quando a nossa mente já está convencida de algo. Você precisa aprender a proteger a Verdade no seu coração, pois o inferno vai tentar deturpá-la e contradizê-la sempre.

 No que você tem pensado? Se você tem dado lugar a ideias como: “Será que Deus está mesmo comigo?”; “Nem tudo que está escrito na Bíblia é para todos”; ou “Isso que a Bíblia diz não é bem assim”, a sua mente já está contaminada!

 Fique atento! Todo e qualquer pensamento deve ser confrontado com a Palavra de Deus! Você será um vencedor em todas as áreas se escolher se alimentar permanentemente apenas da Verdade pura e genuína!

 Oração:  "Pai celestial, eu te agradeço por teres me dado a mente de Cristo. Eu reafirmo a minha liberdade e declaro que não serei preso (a) por pensamentos enganosos. Eu lanço fora de minha mente todo raciocínio, todo pensamento, toda imagem que se levanta contra a verdade de Deus. Eu levo cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Eu faço a escolha de encher minha mente com a verdade e ordeno aos meus pensamentos que se alinhem à palavra de Deus. Eu rejeito toda fortaleza de mentira em minha alma, principalmente os pensamentos que tentam impedir que eu experimente o amor de Deus de uma forma plena”.
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

 


ESCOLHEI HOJE!

Josué 24:14,15

14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor.

15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Introdução: Graça e Paz! Eu quero compartilhar com vocês uma palavra que tem como objetivo nos levar a uma reflexão sobre as nossas escolhas. As nossas escolhas definem o sucesso e as derrotas da nossa jornada.

Posso afirmar sem sombra de dúvida que as escolhas que trazem sucesso para a nossa vida são aqueles que estão atreladas a vontade de Deus.

A Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, mas para experimentá-la, é preciso que nos posicionemos renovando a nossa mente com a Sua Palavra e agir conforme ela (Romanos 12:2). 

Para entendermos melhor este assunto, peço aos irmãos que mantenham a sua bíblia aberta no capítulo 24 do livro de Josué.  

AQUELE MOMENTO É UM MARCO SIGNIFICATIVO NA HISTÓRIA DO POVO DE ISRAEL. Após a conquista da Terra Prometida, Josué convoca as tribos de Israel em Siquém para renovar a aliança com Deus.

Este evento ocorre em um momento crucial, onde a fidelidade ao Senhor é reafirmada, e as promessas feitas por Deus no passado são lembradas.

É muito comum depois de uma grande conquista nos esquecermos do que Deus fez ou atribuirmos o que conquistamos aos nossos próprios esforços.

É por isso que no início do capítulo 24, Josué enfatiza a importância de recordar as obras de Deus na vida do povo. Aquela geração precisava compreender que o Senhor os havia tirado do meio da idolatria, através de Abraão para servirem unicamente ao Deus Vivo! Eles precisavam ter a memória das intervenções divinas que lhes serviriam de alicerces para a fé e um incentivo para a obediência.

Mais adiante, nos versículos 26 e 27 Josué levanta uma pedra que lhe serviu como um memorial e testemunha daquele momento de renovação da aliança.

As pedras sempre foram um sinal para aquele povo e a resposta para as gerações futuras. Quando Israel passou pelo João em Js 4:7 foi também erigido um altar de Pedra. Poque Pedra? Porque os feitos do Senhor são memoriais perpétuos para o seu povo.

Em toda a História Deus sempre marcava seus feitos com um memorial, a fim de que o homem o olhasse e se lembrasse das suas maravilhas e se comprometesse com a obediência.  (Isso é posicionamento)

Quando estamos com o cálice e o pão na mão, de que nos lembramos? Lembra-se do que o Senhor Jesus disse? "Fazei isto em memória de mim..." (Lc 22.19).

Voltando em Josué 24:14,15 quero trazer alguns ensinamentos para que serão os alicerces para as nossas escolhas!

1- EU ESCOLHO SOMENTE A DEUS QUANDO SEI QUE SOU ESCOLHIDO.

1 João 4:9  Nós amamos porque ele nos amou primeiro.”

O Deus que tirara Abraão da Mesopotâmia, antro da idolatria, que lhe dera uma descendência, que havia preservado o povo de Israel durante quatrocentos anos no Egito, e dali o tirara, podia fazer qualquer outra coisa que quisesse em prol do seu povo.

No versículo 12 Deus deixa claro que eles venceram o cativeiro Egipcio, o deserto e os povos cananeus não com espado ou com o seu arco.

12 Enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram da vossa presença, bem como os dois reis dos amorreus, e isso não com a tua espada, nem com o teu arco.

Veja Deuteronômio 7:6-8

6 Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.

7 Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos,

8 mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.

 

2- EU ESCOLHO SOMENTE A DEUS QUANDO ESTOU CONSCIENTE DA MINHA RESPONSABILIDADE.

14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor.

A minha responsabilidade como um escolhido de Deus é temer ao Senhor e servi-lo com fidelidade e integridade.

Esta responsabilidade me leva ao rompimento com os ídolos de meus pais, de meus antepassados.

"sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo" (1 Pedro 1.18-19)

O apóstolo Pedro ensina-nos algo acerca do que temos chamado de “o legado de nossos pais”

Primeiramente, qual é o sentido do termo “legado”? Segundo o escritor Alcione Emerich esta palavra aparece no texto grego com os seguintes significados: “herdado do pai ou dos ancestrais, aquilo que é transmitido pelos pais, herdado”.

A experiência humana nos tem levado a crer que nós, seres humanos, ao virmos a este mundo, recebemos pelo menos três heranças.

(1) Biológica (2) Psicológica (3) Espiritual

Não importa de onde você veio, se você teve heranças psicológicas terríveis ou não, se foi criado na idolatria ou na macumbaria ou na igreja. Em Cristo somos feitos nova criaturas e temos um novo legado espiritual!!!

Você está consciente disso!! Então assuma a tua responsabilidade com Escolhido de Deus!!!

3- EU ESCOLHO SOMENTE A DEUS QUANDO SEI QUE NÃO HÁ MEIO TERMO.

15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Essa parte é muitíssimo importante para aprendermos sobre a responsabilidade de fazermos escolhas e principalmente nos ensina que devemos escolher um lado, não dá para ser “neutro” ou “morno”.

Apocalipse 3: 15-16 que diz:

 “Eu conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno, e nem és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”.

Em Mateus 6:24 lemos:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.

Além de ficar claro para nós que devemos escolher de que lado estamos, aprendemos que todos nós temos o poder de escolha em nossa mão, independente de tradições religiosas familiares ou quaisquer outras questões.

CONCLUSÃO:

As minhas escolhas podem definir a salvação ou a perdição da minha família!

Josué disse ao povo: “Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais...”

Nesta parte do texto conseguimos compreender que servir ao Senhor não é algo popular e nunca o foi. Em alguns períodos da história, isso poderia ser considerado mal, como nos diz o próprio versículo.

É por isso que há cristãos que não estão suportando as pressões do mundo, de seus valores e ideologias. Alguns estão chamando o que bom de mal e o que é mal de bom!

Mas Josué disse: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!!!

Ele se posiciona primeiro e depois vem a sua família!

 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista Catalão-GO

 

 

 

 

 

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

AS TRÊS ÁREAS MAIS PERIGOSAS DA VIDA.


Mateus 4:1-11
A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.Jesus, porém, respondeu: Está escrito: 
Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do temploe lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: 
Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; 
e: 
Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: 
Não tentarás o Senhor, teu Deus.
Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória delese lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: 
Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
11 Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.
 
Introdução: Desde que você se converteu a Jesus Satanás tem uma prioridade. Desviar você; atingir a tua fé usando estratégias para afastá-lo da sua presença e também de seu propósito.
 
Tenho certeza de que muitos são aqueles que se dizem salvos, mas que não estão vivendo no pleno propósito de Deus para suas vidas. São pessoas que facilmente são suscetíveis aos enganos de Satanás e demonstram uma vida totalmente isenta de bons frutos.
 
Aqueles que não conseguiram criar raízes profundas em Deus e na Sua Palavra são mais propensos a se desviar e mesmo aqueles estão firmados em Jesus e que estão convictos da Palavra de Deus, não estão livres do engano e do desvio.
 
Estamos às portas da volta de nosso Senhor Jesus Cristo e um dos sinais de Sua volta é exatamente o crescimento do engano, da iniquidade e do esfriamento da fé.
 
“porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos”. Mateus 24:24  
 
Aliás estamos no tempo de maior manifestação do erro de todos os tempos. Um tempo de apostasia e de enganos. Este afastamento não acontece da noite para o dia, mas aos poucos através de pequenas concessões.
 
Fazer concessão é dar espaço ou lugar para que algo ou a alguém. Na Palavra, em Efésios 4:27 diz: “não deis lugar ao diabo”.
 
A Palavra de Deus nos adverte em Gálatas 5:9: “um pouco de fermento, leveda toda a massa”, ou seja, uma pequena concessão feita ao mal, a um erro, a um pecado, já é o suficiente para que ele entre, influencie, domine e traga grandes prejuízos, muitas vezes, irreparáveis.
Podemos parafrasear dizendo: Pequenas Concessões- Grandes desvios!
 
Tendo este pano de fundo, chamo a tua atenção para o nosso texto de Mateus 4, onde encontramos as estratégias que satanás usou em Jesus para desviá-lo de seu propósito e que continua usando até hoje para nos desviar também.
 
Este texto é um retrato exato de uma batalha espiritual que Jesus enfrenta no início de seu ministério, depois de ter sido batizado.
 
Depois de se apresentar ao Pai para cumprir a sua missão, a bíblia diz que ele foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto e lá no deserto ele foi visitado por satanás e tentado nas três áreas mais perigosas e vitais da humanidade. 

Através deste texto que narra a tentação de Jesus no deserto,  vamos aprender a lidar com as três áreas mais perigosas da vida.
 
1- O DESERTO DAS NECESSIDADES.
E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.Jesus, porém, respondeu: Está escrito: 
Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
 
Jesus estava no deserto levado pelo Espírito. Ele estava em consagração para cumprir o seu propósito.
 
Mas satanás o tenta exatamente na sua necessidade física.
 
Muitas vezes somos tentados em nossas necessidades legítimas. Temos várias carências legítimas. E muitas vezes não estamos sendo supridos em nossas necessidades legítimas.
 
E é neste momento que somos tentados a satisfazer as nossas necessidades legítimas de forma ilegítima. 
 
As carências nos tornam vulneráveis. Satanás tenta nos convencer de que há uma incoerência entre ser um filho de Deus e ter necessidades não supridas.
 
Não aceite essa ideia de que se você é um filho de Deus não vai passar por carências não supridas. Não vai passar por necessidades.
 
Veja a experiência de Paulo em Fp 4:11-13.
 
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
13 tudo posso naquele que me fortalece.
 
No deserto das necessidades o nosso inimigo tenta nos levar a admitir que aquilo que nós precisamos justifica qualquer escolha. Aliás, esta mentalidade está se espalhando no mundo afora.
 
- Há pessoas que dizem, se a pessoa é pobre ela tem direito de roubar, afinal de contas há necessidades na casa dela... (Há governantes que defendem este absurdo...)
 
Isso é dizer que o caráter tem que se calar diante da carência!!!
 
Você não é governado por aquilo que precisa, mas por aquilo que é correto. O Senhor vai honrar a sua fé na fidelidade!!!
 
Salmo 84:11 “Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente”
 
No deserto das necessidades o nosso inimigo tenta nos levar a admitir que se sofremos uma injustiça é justificável uma reação injusta.
 
Quantos aqui já não disseram, mas isso não é justo! 
 
1 Pedro 2:19 “porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus”
 
O exemplo de Esaú que abriu mão de seu direito de primogenitura por causa de uma fome passageira (Hebreus 12:16-17)
 
16 nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.
17 Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.
 
 
2- O PINÁCULO DA SOBERBA RELIGIOSA.
Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do temploe lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: 
Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; 
e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: 
Não tentarás o Senhor, teu Deus.
 
A segunda área mais perigosa da terra está na religiosidade. É na cidade Santa, no pináculo do templo que Jesus é tentado por satanás.
 
A religião deveria me manter quebrantado, humilde no altar do Senhor, mas não é isso que acontece!
 
Tiago 4:6 “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
 
Subir ao pináculo da soberba religiosa é ser seduzido pelo diabo a pensar que você é melhor que os outros.
 
No pináculo do templo a gente não vê ninguém, apenas o nosso ego.
 
A soberba religiosa é a pior das soberbas.
 
(Lucas 18:9-14)
18.9   Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros:
18.10   Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.
18.11   O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano;
18.12   jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
18.13   O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
18.14   Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
 
 
A soberba é o oposto da humildade, palavra esta que vem de “húmus”, aquilo que se acha na terra, pó. O humilde é aquele que reconhece o seu “nada”, embora seja a mais bela obra de Deus sobre a Terra
 
O pináculo do templo é um lugar de exibicionismo.
 
Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: 
Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; 
e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
 
 
TUDO O QUE VOCÊ FAZ PARA APARECER VAI DESAPARECER!!!!
 
 
3- O MIRANTE DA GLÓRIA HUMANA.
Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória delese lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: 
Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
11 Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.
 
Nesta área, satanás não usa a mesma estratégia que ele usou nas duas primeiras. “Se és filho de Deus...”
 
Aqui ele não usa outro argumento. O argumento aqui é que nós podemos ter a glória e as riquezas deste mundo sem a necessidade de ser um filho de Deus.
 
O diabo, sendo o pai da mentira, promete o que não tem. Ele não é dono de nada, mas oferece tudo.
 
A isca da tentação é oferecer o poder a qualquer preço. Ganhar os reinos do mundo e a glória deles ao preço de prostrar-se diante de Satanás e adorá-lo é um preço alto demais.
 
Jesus mais uma vez vence-o com a espada do Espírito e responde: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”. Jesus nos ensina que a fidelidade a Deus nas horas da tentação é o que nos livra do perigo.
 
CONCLUSÃO:
 
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. 1 Coríntios 10:13
 
Duas lições julgo fundamentais no que diz respeito a tentação:
 
1ª AS TENTAÇÕES SÃO HUMANAS. V.13 a “não veio sobre nós tentação senão humana...” A tentação explora nosso lado humano, a carne suas inclinações, paixões e vulnerabilidades.
 
Em Tiago 1:13-14 fica claro que a tentação não vem de Deus, mas tem sua origem em nossas fraquezas, em nossas cobiças, em nosso caráter vacilante e corrompido.
 
2ª AS TENTAÇÕES NÃO TESTAM APENAS A NOSSA FIDELIDADE, MAS EXPÕE TAMBÉM A FIDELIDADE DO SENHOR.
 
Paulo enfatiza no texto que “fiel é Deus que não nos deixará....”. A fidelidade de Deus é exposta no tempo da tentação em dois aspectos:
 
Deus não permite tentações acima de nossa capacidade de resistir.
 
Não importa que tipo de tentação você enfrenta ou enfrentará você é capaz de resistir. Isso implica em uma conclusão lógica: Eu sou responsável pelas minhas quedas – Todas as tentações são resistíveis, não há espaço para desculpas. Em Deus podemos vencer todas elas.
 
Deus nos providencia o escape - Paulo estava afirmando que para cada provação Deus tem um tipo especial de graça. Se as provações e tentações serão multiformes, a providência da graça a nós dispensada também o será!
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

VISÕES DE DEUS QUE TRANSFORMAM

 

Texto: ATOS 10:1-16
 
1 Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana,
2 piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.
3 Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse:
4 Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.
5 Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro.
6 Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar.
7 Logo que se retirou o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus domésticos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço
8 e, havendo-lhes contado tudo, enviou-os a Jope.
9 No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar.
10 Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase
11 então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas,
12 contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu.
13 E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come.
14 Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.
15 Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum.
16 Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.
 
INTROD: Eu quero compartilhar com a igreja nesta noite uma palavra que o Senhor colocou em meu coração relacionado a visões. Na Bíblia a palavra visão pode estar relacionada a capacidade física de ver, enxergar ou à capacidade de discernir coisas espirituais.
 
Neste caso, a visão é uma das maneiras que Deus pode usar para transmitir uma mensagem a alguém.
 
No Antigo Testamento muitos profetas tinham visões sobre mensagens específicas de Deus para o seu povo.
 
No Novo Testamento houve visões marcantes como a visão no Monte da transfiguração, a visão que Paulo teve de Jesus na estrada de Damasco e a visão que João teve de Jesus sobre o Apocalipse.
 
Toda visão dada por Deus é verdadeira e se cumpre fielmente. Além de se cumprir há visões de Deus que geram transformação, principalmente na vida de quem a recebe.
 
Porque estou falando disso? Porque uma visão que é realmente de Deus, tem o seu respaldo na Palavra de Deus.
 
Uma das primeiras passagens que vem à mente, quando falamos sobre visão, é Joel 2.28: “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;”
 
Em Atos cap.2 com a descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes houve o cumprimento desta profecia de Joel citada pelo apóstolo Pedro. E se você ler o livro de Atos perceberá que o Espirito Santo deixa de ser uma promessa e passa a ser proativo tanto na vida dos apóstolos como dos discípulos de Jesus.
 
Creio que nós como discípulos de Cristo, precisamos muito da ação do Espírito Santo em nós que nos impulsione também a profetizar, a sonhar e a ter visões de Deus.  
 
Não quero dizer que precisamos entrar em transes como Pedro ou ter experiências místicas, embora creia que essas coisas possam até acontecer!
 
Se algo será realizado no mundo hoje pela igreja do Senhor Jesus será feito por pessoas com têm visões de Deus.
 
Voltando ao texto de Atos 10 encontramos duas visões que irão trazer a nós algumas lições preciosas. A primeira é a visão de Cornélio e a segunda é a visão de Pedro.
 
A visão de Cornélio está descrita nos versículos 3 a 6. E a visão de Pedro está descrita dos versículos 9 a 16
 
O que podemos aprender com as visões que Cornélio e de Pedro?
 
Com a visão de Cornélio aprendemos que:
1- UMA VISÃO DE DEUS TRAZ REVELAÇÃO (Atos 10:1-3)
1 Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana,
2 piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.
3 Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse:
 
O que me surpreende no texto é que Deus se revela a Cornélio mesmo sendo ele um gentio, considerado um pagão pelos judeus.
 
A palavra “revelação” é semelhante à ideia de ‘tirar ou remover o véu’.
 
Tudo o que sabemos a respeito do Deus Vivo e Verdadeiro foi revelado à humanidade pelo próprio Deus. No sentido bíblico, trata-se da verdade revelada ou descoberta aos homens por meio do Espírito Santo de Deus.
 
Qual era o perfil de Cornélio?
 
(a) Ele era um centurião do Império Romano, ou seja, era um oficial que comandava um grupo de cem soldados do exército romanos.
(b) O Império Romano era a então força política de toda aquela região. Era um Império que subjugava a tudo e a todos que estavam sendo conquistados por eles.
(c) Um de seus maiores expoentes para suas conquistas era exatamente a força e organização de seu exército e, o grande responsável de manter essa harmonia era o centurião.
 
Poderíamos imaginar que um homem para se tornar um centurião precisava possuir algumas características peculiares:
 
1)   Possuir “mãos de ferro”;
2)   Ser fiel ao Imperador;
3)   Não se relacionar afetiva ou moralmente com os dominados;
4)   Manter o domínio do Império;
5)   Deter o poder e o respeito por meio da força.
 
Contudo, a Bíblia nos mostra outras características que o diferenciava dos demais centuriões romanos. O versículo 2 apresenta estas características:
 
“piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus”.
 
- Piedoso, Temente a Deus, Liderava a sua família para buscar a Deus, ajudava os pobres e tinha uma vida de oração!
 
Mas havia algo que Cornélio ainda não tinha e que precisava ter: a revelação do evangelho da salvação!
 
Cornélio precisava perceber que apesar de ser um homem bom, faltava-lhe ainda o principal- a Salvação!
 
Em Atos 11:13 e 14 o apóstolo Pedro confirma o que estou dizendo aqui:
 
“E ele nos contou como vira o anjo em pé em sua casa e que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar Simão, por sobrenome Pedro, o qual te dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa”. Atos 11:13-14
 
com a visão de Cornélio aprendemos que
2- UMA VISÃO DE DEUS NÃO TRAZ CONFUSÃO. (Atos 10:3-6)
 
3 Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse:
4 Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.
5 Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro.
6 Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar.
 
É muito lindo percebermos neste texto que Deus usa um anjo para falar a Cornélio que as suas orações e esmolas subiram aos céus para memória diante de Deus!
 
- Mas o que me chama realmente a atenção é que o Anjo lhe ordena a enviar mensageiros a Jope (Ele dá o nome da cidade onde ele deveria manda-los)
 
- Depois manda a procurar a Simão que tem por sobrenome Pedro.
 
- E lhe dá até o endereço da casa onde estava Pedro. Na casa de Simão, o curtidor que tinha uma casa na beira da mar.
 
Paulo orientando a Igreja de Corinto sobre o uso correto dos dons espirituais disse:
 
“porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos”  1 Coríntios 14:33
 
As confusões atrasam demais o plano de Deus na vida de um cristão e de uma igreja. Precisamos entender que uma visão de Deus é clara!
 
Se Deus quer falar algo com você através de um sonho ou uma visão, Ele falará de forma que você entenda e não de forma confusa que te leve a ter apenas mais falta de paz e confusão em seus pensamentos.
 
Sonhos e visões de Deus sempre nos conduz a verdade e não ao erro! A visão nos conduz ao centro da vontade de Deus!
 
O anjo conduziu Cornélio a procurar a Pedro não para que este fosse adorado, mas para que ele pudesse ouvir a mensagem do evangelho e fosse salvo. Por isso, Pedro rejeita ser adorado por Cornélio!!
 
“Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem”. Atos 10:25-26
 
com a visão de Cornélio aprendemos que
3- UMA VISÃO DE DEUS É AMPLA.
“No dia imediato, entrou em Cesaréia. Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos.” Atos 10:24
 
“Falando com ele, entrou, encontrando muitos reunidos ali,” Atos 10:27
 
Quando falamos de visão ampla estamos dizendo que o que Deus revelou a nós precisa ser compartilhado com a nossa família, parentes e amigos íntimos.
 
É maravilhoso pensar que a mensagem que o Centurião ouviria da parte de Deus seria compartilhada com todos!
 
E naquela reunião Pedro falou de Jesus a todos eles!
 
E quando ele ministrava a Palavra, o Espírito Santo caiu sobre eles.
 
“Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra”. Atos 10:44
 
E nos versículo 46 o texto diz que eles faram em línguas engrandecendo a Deus e depois Pedro ordenou que fossem todos batizados em nome de Jesus Cristo, Aleluia!!!
 
Naquele momento o evangelho havia chegado aos gentios!!! Gloria a Deus!!
 
Atos 11:18 mostra claramente que Deus enviou o Espírito Santo sobre Cornélio e sua família - para mostrar que aos gentios foi concedido o arrependimento para a vida.
 
Eles podiam agora ser aceitos no reino, e poderiam agora receber as bênçãos da Nova Aliança.
 
Mas o que podemos aprender com a visão de Pedro?
 
através da visão de Pedro aprendemos que
4- UMA VISÃO DE DEUS QUEBRA NOSSOS PARADIGMAS.
9 No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar.
10 Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase
11 então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas,
12 contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu.
13 E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come.
14 Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.
15 Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum.
16 Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.
 
A palavra paradigma significa padrão, mas assumiu uma conotação diferente após estudos realizados por diversos cientistas sociais. Paradigmas, são todas aquelas verdades ou conceitos de vida em que você acha que é que é certo ou errado, do que você é a favor e que é contra. São as certezas os “achômetros” que trazemos.
 
Na experiência de Pedro com esta visão vemos um exemplo claro de um paradigma.
 
Pedro recebe uma visão de Deus. Qual a visão?
 
R: um grande lençol, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu.
 
- E ele ouviu uma voz que se dirigia a ele: “Levanta-te, Pedro! Mata e come. – mas, Pedro disse: De jeito nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.”
 
Deus então lhe diz: “Ao que Deus purificou não consideres comum”.
 
Há algo curioso no texto que nos mostra como Pedro era o cara das “três vezes” Olha o versículo 16
 
“Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu”. Atos 10:16
 
– Negou a Jesus 3 vezes,
 
– Jesus disse perguntou a Pedro por três vezes: “Tu me amas”
 
Acho que Pedro era como aquele tipo de carro que só pega no tranco na terceira vez!
 
Ao recebermos uma visão da parte de Deus podemos ser resistentes ou recebê-la no espírito, como é a vontade de Deus que a recebamos. Porém, a escolha é sempre nossa. E a partir de nossa escolha teremos êxito ou não...
 
Como Pedro muitas vezes ainda dizemos para Deus – “Eu não”
 
Pedro naquele momento disse não para Deus, porque o seu sistema de crença não permitiu que ele aceitasse a visão de Deus para ele.
 
Ele colocou barreiras e fronteiras para não entender a dimensão da visão de Deus. Deus deu a visão a Pedro, mas ele agiu como um Simão.
 
Precisamos compreender quem é Pedro e quem é Simão.
 
O nome Simão significa inconstante, trôpego, infiel, vacilante. A visão veio para Pedro. Pedro significa rocha, firme, constante.
 
Deus fala com Pedro, mas ele age como um Simão, um inconstante. Deus libera a visão para um Pedro, para o homem firme como a rocha, mas Pedro vive ainda sob um antigo paradigma judaico.
 
Deus mandava Pedro comer o que estava vendo, porque a sua fome não era física e sim espiritual.
 
O Senhor estava dizendo que era para Pedro se alimentar daquela visão: Nós também precisamos!!
 
Que visão era essa?
 
Uma visão para ganhar as nações estava sendo transmitida. Porém, Pedro respondeu que não aceitava tal visão.
 
Deus estava naquele momento quebrando o seu paradigma.
 
NOSSOS PARADIGMAS LIMITAM NOSSA PERCEPÇÃO DA GRAÇA DE DEUS!
 
“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”
Tito 2:11
 
A nossa visão é da Graça e do Amor. Quantas vezes o meu eu vai contra a mentalidade do evangelho.
 
Jesus inaugurou uma nova maneira de enxergar o mundo, as pessoas.
 
Conclusão:
 
Temos que enxergar o mundo com os olhos de Cristo. Aquela experiência com a Visão que Pedro teve, o levou à seguinte conclusão:
 
“Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável” .Atos 10:34-35
 
A conversão de Cornélio e o papel de Pedro na tarefa de testemunhar foram tão importantes para a missão da igreja que Deus se comunicou de maneira sobrenatural, tanto com o missionário quanto com aquele que viria a ouvir o evangelho: enquanto o anjo visitava Cornélio, foi dada uma visão a Pedro.
 
As duas visões tinham dois propósitos:
 
A visão de Pedro transformou a sua forma de enxergar as pessoas. Creio que Pedro teve a percepção do olhar de Jesus em relação ao perdido. A visão de Pedro tinha o propósito de leva-lo além das fronteiras do judaísmo para pregar o evangelho ao pecador!
 
A visão de Cornélio o transformou em um discípulo de Jesus. Aquela visão tinha o propósito de leva-lo a conhecer a salvação em Jesus Cristo! Se Jesus não tivesse se revelado a Cornélio, é possível que ele pensasse que sua salvação era por mérito próprio e não por graça.
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão