segunda-feira, 13 de novembro de 2017

COM JESUS VOU ATÉ O FIM


Hebreus 2:1
“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”.

Hebreus 6:10-12
10 Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.
11 Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança;
12 para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.

Introdução: Eu quero compartilhar contigo nesta noite uma Palavra de encorajamento a fim de que você continue firme no Evangelho de Cristo e permanecendo na Palavra de Deus.

Hebreus 2:1 nos fala justamente sobre essa firmeza:

“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”.

Sabemos que existem muitos impedimentos e investidas do Maligno a fim de nos desviar da verdade, mas anime-se.

Não se deixe vencer pelo cansaço ou por distrações, não permita que ninguém o impeça de chegar ao lugar que Deus tem para você.

Em Gálatas, capítulo 5, verso 7, Paulo diz: “Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade”?

Pode ser que você estava no caminho certo, na corrida pelo prêmio, seguindo o Senhor, os princípios da Palavra dele, mas no meio do caminho alguém começou a colocar fardos sobre a sua vida, pesos, doutrinas erradas de homens, confusões.

Note que a Bíblia diz: “Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade”?

Quem impediu? Seu pai, sua mãe, seus amigos, namorado, as circunstâncias? Quem está impedindo você de continuar? Você estava indo tão bem!

Saiba que para Deus o mais importante não é o melhor desempenho, mas a fidelidade até o fim.

Mateus 24:13: "Mas quem perseverar até o fim este será salvo"

O contexto desta palavra de Jesus nos ensina onde a perseverança deve ser exercida!

9 Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.
10 Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros;
11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.
13 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.

“A perseverança é exercida na tribulação, em meio ao ódio perseveramos em amar, em meio a traição perseveramos em ser fiel; em meio aos enganos perseveramos na verdade; em meio a iniquidade, perseveramos em santidade”

Voltando para Hebreus 6:10-12, vamos analisar quais são os princípios estabelecidos por Deus que nos ajudarão a permanecermos firmes até o fim.

O primeiro princípio estabelecido por Deus que nos ajudará a permanecermos firmes até o fim.

I-QUANDO O NOSSO TRABALHO E AMOR SÃO INTENSOS. ( VS.10)
“Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.”

Quando o crente está envolvido intensamente no trabalho do Senhor e no compromisso de amar ao Senhor e aos irmãos, ele tem demonstrado uma fé sólida e não tem tempo para aquilo que não é importante!

Há muitos crentes que participam da Igreja com a mentalidade consumista. Ele pensa apenas em receber a bênção, mas não em abençoar, em receber o amor, mas não em amar. Sacrifício, cooperação e engajamento não fazer parte de seu vocabulário.

O problema é que este tipo de cristão se enfraquece facilmente porque o foco de sua vida é ele mesmo.

(il) A mulher que olhava a roupa suja no varal da vizinha. Um dia seu marido limpou a janela da sala de sua casa. Ela disse então: “Querido veja!
- A nossa vizinha aprendeu a lavar suas roupas, veja como estão branquinhas? – Ele respondeu: Querida você está enganada eu é que limpei as janelas de nossa casa.

O Cristão que tem como foco a Glória de Deus, sabe que se não for honrado pelos irmãos pelo seu trabalho ao Senhor,  Deus não é injusto para se esquecer de seu trabalho. 1 Coríntios 15:58  “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”

Ele sabe que a maior marca de um Cristão é o amor: O Nosso amor pelos nossos irmãos deve ser intenso e não tenso!

João 13:35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”

1 Pedro 4:8  “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.”

Demonstre o seu amor pelos irmãos encorajando e não criticando!

 “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. ”Hebreus 10:24,25

(il) Jovem é acusada de encorajar o namorado a cometer suicídio nos EUA. A jovem havia sido acusada de manipular o namorado e levá-lo a cometer suicídio por meio de mensagens de texto.

Charles H. Spurgeon, conhecido como o príncipe dos pregadores:

“A repreensão não deve ser um balde de água fria para congelar o irmão, nem água fervente para queimá-lo”.

O segundo princípio estabelecido por Deus que nos ajudará a permanecermos firmes até o fim.

II-QUANDO O NOSSO COMPROMISSO COM DEUS É CONSTANTE.(VS.11)
“Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência)para a plena certeza da esperança;”

Diligência = cuidado aplicado na execução de uma tarefa; zelo

Deus espera que toda firmeza que já manifestamos em nossa fé até este momento seja preservada até o fim.

Precisamos manter o fervor, não podemos deixar apagar o amor e devemos sustentar nossa firmeza.

A expressão chave em nosso texto de referência é: “até o fim”, o que revela a dimensão e extensão de nosso compromisso com Jesus.

O compromisso que assumimos com Ele é para o resto de nossas vidas. Alguns não param para pensar nisso, mas quando entregamos nossa vida a Jesus, o fizemos para sempre!

(i) Música: “Em nome do Senhor Jesus, eu quero me entregar pra sempre ao meu Deus, Eu sei que tentações virão, mas Cristo já venceu, morrendo em meu lugar”.

Nosso Senhor Jesus Cristo se preocupou em deixar claro este tipo de mensagem em seus ensinos: “Mas aquele que perseverar ATÉ O FIM será salvo.” Mateus 24:13

A salvação não está ligada apenas ao que faço e experimento hoje, mas ao meu posicionamento de perseverar e permanecer firme até o fim. Jesus mostrou que esperava seguidores que não desistissem.

Apocalipse 2:26 “Ao que vencer, e guardar ATÉ O FIM as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações”

Fica claro que o fim tem mais peso que o começo na vida cristã. Alguns no início de sua fé se tornam “turbinados”. Correm mais que todos, oram mais, buscam mais, lêem mais a Palavra, evangelizam mais e se destacam. Porém, o tempo passa e elas não têm constância. Desanimam-se. Distraem-se. Alguns até desviam-se da fé.

Outros, começam meio que na “marcha lenta”, mas com o tempo crescem, amadurecem e correspondem cada vez mais com Deus. Certamente isto vale mais!

É claro que se alguém começar bem e permanecer firme até o fim é melhor ainda.

O que quero dizer é que não podemos perder a mentalidade de que precisamos completar a carreira que nos foi proposta. Assumimos um compromisso com Deus para o resto de nossas vidas.

O terceiro princípio estabelecido por Deus que nos ajudará a permanecermos firmes até o fim.

III- QUANDO IMITAMOS OS BONS EXEMPLOS DE FÉ E PACIÊNCIA. (VS.12)
“para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.”

Algumas pessoas acabam se desviando da fé por causa de maus exemplos dentro da Igreja.

1 Coríntios 15:34  “Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa.”

Outros usam o mau exemplo de alguns Cristãos como um desculpa para não seguir o Senhor. São pessoas que não enxergam os bons exemplos entre os Cristãos.

Apesar de existirem maus exemplos no meio da igreja, temos que valorizar os bons exemplos que existem em nosso meio e também na Palavra de Deus!

O Exemplo de Jesus: João 13:15  “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.”

O Exemplo de Paulo: 1 Coríntios 11:1 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.”

O Exemplo de Cristo: Efésios 5:1 “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;”

O exemplo dos Profetas: Tiago 5:10 “Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor.”

Escolha o bom exemplo: 3 João 1:11  “Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.”

CONCLUSÃO:

O progresso é construído pelos perseverantes. O Reino de Deus é para os que permanecem e vão com Jesus até o fim!

Os desistentes não constroem nada. Desistentes sentam na beira das estradas e lamentam as distâncias, as condições, a falta de dinheiro, de oportunidade, de educação.

Desistentes se escondem, por trás das circunstâncias, da pobreza, das dificuldades.

“Mas nós não somos dos que retrocedem para perdição; mas dos que têm a fé para a salvação da alma”. Hebreus 10:39



Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista Catalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário