quarta-feira, 23 de outubro de 2024

 


ESCOLHEI HOJE!

Josué 24:14,15

14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor.

15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Introdução: Graça e Paz! Eu quero compartilhar com vocês uma palavra que tem como objetivo nos levar a uma reflexão sobre as nossas escolhas. As nossas escolhas definem o sucesso e as derrotas da nossa jornada.

Posso afirmar sem sombra de dúvida que as escolhas que trazem sucesso para a nossa vida são aqueles que estão atreladas a vontade de Deus.

A Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, mas para experimentá-la, é preciso que nos posicionemos renovando a nossa mente com a Sua Palavra e agir conforme ela (Romanos 12:2). 

Para entendermos melhor este assunto, peço aos irmãos que mantenham a sua bíblia aberta no capítulo 24 do livro de Josué.  

AQUELE MOMENTO É UM MARCO SIGNIFICATIVO NA HISTÓRIA DO POVO DE ISRAEL. Após a conquista da Terra Prometida, Josué convoca as tribos de Israel em Siquém para renovar a aliança com Deus.

Este evento ocorre em um momento crucial, onde a fidelidade ao Senhor é reafirmada, e as promessas feitas por Deus no passado são lembradas.

É muito comum depois de uma grande conquista nos esquecermos do que Deus fez ou atribuirmos o que conquistamos aos nossos próprios esforços.

É por isso que no início do capítulo 24, Josué enfatiza a importância de recordar as obras de Deus na vida do povo. Aquela geração precisava compreender que o Senhor os havia tirado do meio da idolatria, através de Abraão para servirem unicamente ao Deus Vivo! Eles precisavam ter a memória das intervenções divinas que lhes serviriam de alicerces para a fé e um incentivo para a obediência.

Mais adiante, nos versículos 26 e 27 Josué levanta uma pedra que lhe serviu como um memorial e testemunha daquele momento de renovação da aliança.

As pedras sempre foram um sinal para aquele povo e a resposta para as gerações futuras. Quando Israel passou pelo João em Js 4:7 foi também erigido um altar de Pedra. Poque Pedra? Porque os feitos do Senhor são memoriais perpétuos para o seu povo.

Em toda a História Deus sempre marcava seus feitos com um memorial, a fim de que o homem o olhasse e se lembrasse das suas maravilhas e se comprometesse com a obediência.  (Isso é posicionamento)

Quando estamos com o cálice e o pão na mão, de que nos lembramos? Lembra-se do que o Senhor Jesus disse? "Fazei isto em memória de mim..." (Lc 22.19).

Voltando em Josué 24:14,15 quero trazer alguns ensinamentos para que serão os alicerces para as nossas escolhas!

1- EU ESCOLHO SOMENTE A DEUS QUANDO SEI QUE SOU ESCOLHIDO.

1 João 4:9  Nós amamos porque ele nos amou primeiro.”

O Deus que tirara Abraão da Mesopotâmia, antro da idolatria, que lhe dera uma descendência, que havia preservado o povo de Israel durante quatrocentos anos no Egito, e dali o tirara, podia fazer qualquer outra coisa que quisesse em prol do seu povo.

No versículo 12 Deus deixa claro que eles venceram o cativeiro Egipcio, o deserto e os povos cananeus não com espado ou com o seu arco.

12 Enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram da vossa presença, bem como os dois reis dos amorreus, e isso não com a tua espada, nem com o teu arco.

Veja Deuteronômio 7:6-8

6 Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.

7 Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos,

8 mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.

 

2- EU ESCOLHO SOMENTE A DEUS QUANDO ESTOU CONSCIENTE DA MINHA RESPONSABILIDADE.

14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor.

A minha responsabilidade como um escolhido de Deus é temer ao Senhor e servi-lo com fidelidade e integridade.

Esta responsabilidade me leva ao rompimento com os ídolos de meus pais, de meus antepassados.

"sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo" (1 Pedro 1.18-19)

O apóstolo Pedro ensina-nos algo acerca do que temos chamado de “o legado de nossos pais”

Primeiramente, qual é o sentido do termo “legado”? Segundo o escritor Alcione Emerich esta palavra aparece no texto grego com os seguintes significados: “herdado do pai ou dos ancestrais, aquilo que é transmitido pelos pais, herdado”.

A experiência humana nos tem levado a crer que nós, seres humanos, ao virmos a este mundo, recebemos pelo menos três heranças.

(1) Biológica (2) Psicológica (3) Espiritual

Não importa de onde você veio, se você teve heranças psicológicas terríveis ou não, se foi criado na idolatria ou na macumbaria ou na igreja. Em Cristo somos feitos nova criaturas e temos um novo legado espiritual!!!

Você está consciente disso!! Então assuma a tua responsabilidade com Escolhido de Deus!!!

3- EU ESCOLHO SOMENTE A DEUS QUANDO SEI QUE NÃO HÁ MEIO TERMO.

15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Essa parte é muitíssimo importante para aprendermos sobre a responsabilidade de fazermos escolhas e principalmente nos ensina que devemos escolher um lado, não dá para ser “neutro” ou “morno”.

Apocalipse 3: 15-16 que diz:

 “Eu conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno, e nem és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”.

Em Mateus 6:24 lemos:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.

Além de ficar claro para nós que devemos escolher de que lado estamos, aprendemos que todos nós temos o poder de escolha em nossa mão, independente de tradições religiosas familiares ou quaisquer outras questões.

CONCLUSÃO:

As minhas escolhas podem definir a salvação ou a perdição da minha família!

Josué disse ao povo: “Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais...”

Nesta parte do texto conseguimos compreender que servir ao Senhor não é algo popular e nunca o foi. Em alguns períodos da história, isso poderia ser considerado mal, como nos diz o próprio versículo.

É por isso que há cristãos que não estão suportando as pressões do mundo, de seus valores e ideologias. Alguns estão chamando o que bom de mal e o que é mal de bom!

Mas Josué disse: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!!!

Ele se posiciona primeiro e depois vem a sua família!

 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista Catalão-GO

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário