TEXTO: Apocalipse 3:14-22
14 Ao anjo da igreja
em Laodiceia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira,
o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
21 Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Introdução: Graça e Paz! O Texto que acabamos
de ler, faz parte de uma mensagem específica do próprio Senhor Jesus endereçada
às 7 Igrejas da Ásia . Esta Carta foi endereçada ao anjo da igreja em
Laodicéia. O anjo (significa mensageiro), no caso aqui o pastor. Esta igreja
recebe a sétima e última carta.
A cidade de Laodicéia
Laodiceia
era uma cidade importante e muito rica. Fundada em 250 a.C., por Antíoco da
Síria, ela era importante pela sua localização e riqueza.
Rev.
Hernandes Dias Lopes relata que a cidade de Laodicéia se destacava por quatro
características:
1) Centro bancário e
financeiro – Era
uma das cidades mais ricas do mundo. Lugar de muitos milionários. Em 61 d.C.,
foi devastada por um terremoto e reconstruída sem ajuda do imperador. Os
habitantes eram muito orgulhosos de sua riqueza. A cidade (e a igreja) era tão
rica que não sentia necessidade de Deus.
2) Centro de indústria
de tecidos – Em
Laodicéia produzia-se uma lã especial famosa no mundo inteiro. A cidade era
orgulhosa da roupa que produzia. A aparência era melhor que a essência.
3) Centro médico de
referência – Além
de uma escola de medicina famosíssima, fabricava-se ali dois unguentos quase
milagrosos para os ouvidos e os olhos. O pó utilizado para fabricar o colírio
era o remédio mais importante produzido na cidade. Esse colírio era exportado
para todos os centros populosos do mundo.
4)
E conhecida por suas águas térmicas.
A cidade de Laodicéia não possuía suprimento de água próprio, mas tinha que ser
servida por aqueduto, que vinha de Hierápolis e Colossos. A água vinha de
Colossos era muito gelada e a de Hierápolis era muito quente, mas como
percorriam uma distância muito grande nem chegava fria e nem quente, mas
chegava morna.
As águas termais de
Hierápolis ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde. As águas frias
de Colossos eram boas para beber. Mas as águas que Laodicéia oferecia eram
mornas.
Um diagnóstico da
Igreja de Laodicéia:
No início do versículo
15 Jesus faz um real diagnóstico da Igreja em Laodicéia destacando a sua
identificação com a cidade.
A
igreja tinha assumido a cara da cidade. Em vez de influenciarem a cidade. eram
influenciados por ela. (crentes chuchu, eram os laodicenses).
Outra
coisa importante a se dizer é que esta Igreja é a única das 7 igrejas a não
receber de Jesus nenhum elogio. Esta igreja simplesmente ficava em cima do
muro. Contentava-se em ser daquele jeito.
São três as
características que Jesus ressalta nesta Igreja:
1- Mornidão espiritual
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
Da
mesma forma que a cidade só podia oferecer água morna os crentes desta igreja
também em termos espirituais eram mornos.
As
águas quentes de Hierápolis ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde.
E as águas de Colossos eram frias, ótimas para beber.
Dessa
forma, a igreja de Laodicéia não estava oferecendo nem refrigério para os
cansados espirituais, nem a cura para os enfermos espirituais. Simplesmente
eles estava ali sem utilidade, sem conhecer o seu propósito.
O problema da igreja
de Laodicéia não era teológico nem moral. O problema desta igreja era a sua apatia espiritual;
sua falta de zelo e fervor. A vida espiritual da igreja era acomodada.
Quando comecei a
refletir mais neste texto, o Senhor me chamou atenção ao fato de que nós
cristãos da atualidade somos muito parecidos com a igreja de Laodicéia.
Não queremos ser frios
de jeito nenhum, mas não achamos problema nenhum em ficarmos na mornidão, no
meio termo.
Por ser morna a igreja
de Laodicéia estava a ponto de ser vomitada pelo Senhor. O termo vomitar no grego é emeo,
cuspir ou vomitar.
Desse
termo é que se deriva o vocábulo moderno emético, um agente que causa vômito.
A
enérgica expressão de Cristo é de aversão. Ele repudiará totalmente aqueles
cuja ligação com Ele é puramente nominal e superficial.
2- A autossuficiência
espiritual
17a “pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma,..
A
autossuficiência espiritual é extremamente perigosa. Pessoas autossuficientes
acham que têm tudo sob controle. Elas não têm consciência de nenhum problema.
Acham que tudo está bem, quando não é bem assim. Esse é o problema de
Laodicéia.
Por
ser rica e de nada ter falta, achava-se acima das providências divinas.
O
materialismo entorpeceu seus sentidos espirituais levando-os a um orgulho
doentio.
“Um homem orgulhoso é
um adorador de si mesmo”.
Jamais
devemos nos esquecer de que o Senhor não vê como os homens veem, seus critérios
e padrões são outros e são mais elevados que os nossos (Isaías 55:8-9).
A
Bíblia nos adverte sobre o amor ao dinheiro de maneira enfática dizendo que “o
amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram
da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1 Timóteo 6:9-10).
Os
crentes em Laodicéia não eram fervorosos para com Cristo, mas aprenderam amar
ao dinheiro e depositaram sua confiança nas riquezas que possuíam.
A
Igreja de Laodicéia se orgulhava de ter conseguido sua riqueza com esforço
próprio. A acomodação espiritual estava acompanhada de orgulho espiritual.
3. Autoengano .
17b “...e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”.
O
autoengano é um perigo. E o apóstolo João em 1 João 1.8 confrontou o autoengano
ao dizer: “Se dissermos que não temos
pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.”
E
o problema principal do autoengano é que você desenvolve um processo de mentir
para si mesmo.
Fyodor
Dostoyevsky asseverou: ” Não minta para
si mesmo. O homem que mente para si mesmo e escuta sua própria mentira chega a
um ponto em que ele não consegue mais distinguir a verdade dentro dele, ou em
torno dele, e assim perde todo o respeito por si mesmo e para com os outros.”
O
autoengano é uma grande tragédia. Laodicéia considerava-se rica, mas era
infeliz, miserável, pobre, cega e nu.
a)
São infelizes, porque a verdadeira
felicidade não se encontra nas riquezas materiais, mas na vida abundante em
Jesus. Felicidade não é resultado de abundância de bens, felicidade é fruto da
abundância de vida que está em Jesus. O conceito bíblico de felicidade é
completude em Deus.
b)
São miseráveis e pobres, porque não repartiam
suas riquezas com os irmãos das igrejas pobres.
Por
isso Jesus chamou os crentes pobres de Esmirna de “ricos” (Ap 2.9), e os
crentes ricos de Laodicéia de “pobres” (Ap 3.17).
c)
São cegos, porque embora se
negociasse em Laodicéia colírios para os olhos, não conseguiam enxergar as
coisas espirituais.
d)
São nus, porque embora se produzisse
em Laodicéia muita lã para fabricação de roupas, não tinham vestes adequadas
para se apresentarem diante de Deus
É
muito interessante como Jesus conhece e mostra a realidade de cada Igreja na
Ásia. Ele desmascara este autoengano:
Por
ser a cidade de Laodicéia uma cidade muito rica e orgulhosa, os cristãos foram
contaminados por este mesmo vírus.
Diante do diagnóstico
que Jesus faz da Igreja em Laodicéia, parece que nós estamos diante de um
paciente em estado terminal.
Será que há cura para
esta Igreja? – Sim, há cura! E os remédios para curar esta igreja morna,
autossuficiente e enganosa, foram prescritos pelo próprio Jesus! Eles se
encontram nos versículos 18 a 20
18 Aconselho-te que de
mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas
para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e
colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
I- OURO REFINADO PELO
FOGO PARA TE ENRIQUECERES.
18a “Aconselho-te que
de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres..”
O
ouro representa as riquezas que Cristo oferece; os valores do Reino de Deus. E
eles são mais valiosos do que o ouro de excelente qualidade que Laodicéia
possuía.
Na
visão tradicional da economia da época, ouro refinado era riqueza garantida.
Ouro refinado no fogo era o que não tinha nenhuma impureza.
Por
meio do fogo, o Senhor vai retirando de nós aquilo que não condiz com a Sua
vontade. São males que não fazem parte da nossa alma, ainda que estejam nela
arraigados. A remoção dos corpos estranhos parece perda, mas é livramento.
O sofrimento que nos
sobrevém é comparado ao fogo.
“Nisso exultais,
embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por
várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais
preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor,
glória e honra na revelação de Jesus Cristo;” 1 Pedro 1:6,7
II- VESTIDURAS BRANCAS
PARA TE VESTIRES
18b “...vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez..”
Embora
Laodicéia fosse um centro industrial que produzia tecidos e vestes da melhor
qualidade, ainda assim a Igreja se apresentava em completa nudez diante do
Senhor.
Só podemos receber a
vestidura branca do próprio Senhor e isto é pura graça.
Apocalipse 22:14 –
“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro],
para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas
portas”.
Esta é uma questão
crucial e urgente!
Ser lavado pelo sangue do Cordeiro é de total importância para que tenhamos
vestiduras brancas.
Após
a experiência do novo nascimento, temos a responsabilidade de continuar usando
as vestes brancas.
O
Senhor Jesus espera que todo nascido de novo continue vivendo uma vida de
santidade e permaneça com vestes brancas, sem se contaminarem neste mundo.
A
igreja regenerada precisa continuar crucificada, liberta do pecado, sem a
prática do pecado, até que o Senhor venha.
“(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)” Apocalipse 16:15
III-COLÍRIO PARA
UNGIRES OS OLHOS
18c “...e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”.
A cegueira espiritual
era o grande problema da igreja em Laodiceia: não conseguia ver a própria
miséria nem podia perceber a sua nudez.
A visão é um dos bens
mais preciosos que podemos ter, e os crentes laodicenses haviam perdido sua
capacidade de enxergar.
O colírio que cristo
tem é a própria Palavra de Deus que abre os olhos para o discernimento; para as
coisas espirituais.
Precisamos enxergar o
mundo e as pessoas como os olhos de Deus.
IV- ARREPENDIMENTO
SINCERO
19 “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”.
Precisamos
de um arrependimento sincero.
Esse
arrependimento sincero só é possível quando aceitamos a repreensão e a
disciplina do Senhor e nossa vida!
A
correção do Senhor não deve ser motivo para tristeza, pois ela revela nossa
condição de filhos amados, pois “se
estais em disciplina sois bastardos e não filhos” (Hebreus 12:8).
A severidade de Deus
soa como um alerta e tem por objetivo o despertamento espiritual que nos conduz
ao arrependimento, o qual, por sua vez, produz uma mudança de vida.
Portanto, exorta o
Senhor: “Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (3:19). Zelo e arrependimento são
ações concretas e inseparáveis. Também devem ser atitudes constantes o abandono
ao cristianismo superficial e de aparência.
V- COMUNHÃO REAL COM
JESUS
20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”
O ápice do
arrependimento consiste em abrir a porta do coração e permitir que Jesus entre e
tome lugar conosco à mesa.
Essa
é a maior expressão de comunhão. O que Cristo deseja é exatamente isso:
estabelecer a verdadeira comunhão com a Igreja.
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
21 Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
17a “pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma,..
17b “...e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”.
19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
18b “...vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez..”
“(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)” Apocalipse 16:15
18c “...e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”.
19 “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”.
20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”
Perceba que Jesus está do lado de fora da igreja. Este não é um chamado para a salvação, mas para a comunhão e intimidade.
Por
isso ele bate, e seu bater pode ser silencioso, por meio da pregação de sua
Palavra, na qual revela seu amor e misericórdia; mas pode também ser em um
brado retumbante, quando as circunstâncias da vida nos sobrevêm.
Mas
seja como for, a sua voz jamais deve ser ignorada, pois só sua presença pode
colocar ordem no caos espiritual de uma Igreja (ou pessoa) cuja vida perdeu o
sentido e cujo cristianismo nada produz a não ser náusea.
CONCLUSÃO:
21 Ao vencedor,
dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me
sentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Um
trono é símbolo de conquista e autoridade. Não pode haver honra maior que esta:
a de reinar com Cristo .
Temos
a promessa que excede em glória todas as outras promessas ao vencedor.
Reinaremos com ele para todo o sempre. Assentaremos em tronos com ele.
“Então, já não haverá
noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor
Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.” Apocalipse 22:5
Pr. Gilberto Oliveira
Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Igreja Metodista Catalão-GO
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