segunda-feira, 2 de agosto de 2021

COMO LIDAR COM AS AMARGURAS DA VIDA?


Texto: Rute 1:1-22
1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.
2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos,
4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
6 Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
7 Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá,
8 disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo.
9 O Senhor vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz
10 e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo.
11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
12 Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o Senhor descarregado contra mim a sua mão.
14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.
16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18 Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.
19 Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi?
20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
21 Ditosa eu parti, porém o Senhor me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o Senhor se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?
22 Assim, voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita; e chegaram a Belém no princípio da sega da cevada.
 
Introdução: De todas as historias bíblicas, o livro de Rute é uma das mais dramáticas que conheço.
 
O livro retrata um dos piores períodos para se viver do povo Hebreu, o tempo dos juízes, pois se tratava de uma época terrível na qual perdurava a anarquia e as constantes guerras, tudo isso em decorrência da apostasia e decadência moral do povo Hebreu.
 
Dois lugares formam o contexto do livro: Belém e a terra de Moabe.
 
No período dos juízes o povo de Israel chegou a ser oprimido sob o domínio moabita durante dezoito anos, por conta de seus pecados contra o Senhor (Juízes 3.12-14). Logo depois, Israel subjugou Moabe durante oitenta anos (Juízes 3.29,30).
 
O que fica evidente é que a história de Israel e Moabe é marcada por uma profunda hostilidade.
 
A Bíblia nos diz que naqueles dias, houve uma grande fome em Israel, e no meio dessa turbulência “um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos” (v. 1).
 
O homem se chamava Elimeleque e era esposo de Noemi. Ele partiu de Belém (Casa de Pão) com ela e seus dois filhos: Malom e Quiliom. Mas, ao invés de encontrar a felicidade, só encontraram sofrimento e morte.
 
3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos,
4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
 
É bem provável que a decisão que Elimeleque tomou ao sair de Belém (que significa a casa do pão), foi sem a direção do nosso Senhor.
 
É interessante que, apesar de o nome de Elimeleque significar “meu Deus é rei”, não havia indícios de Deus fosse de fato o seu rei. Além de sair de Belém por conta própria, sem a direção de Deus, ele deu a seus dois filhos nomes cananeus em vez de nomes hebreus: Malom (doença) e Quiliom (fraquesa).
 
Isso indica que Elimeleque não tinha um relacionamento real com Deus.
 
Rute, a moabita, entra na história dessa família quando se casa com Malom. Ela não conhecera seu sogro, que já havia falecido quando ela e Orfa se casaram com Malon e Quilion.
 
Noemi que já havia perdido o marido perde também seus filhos.  Agora eram três viúvas juntas lutando pela subsistência.
 
Todos nós conhecemos a dor de perder alguém muito querido, e por causa dessa dor, a tristeza e a amargura se instalaram no coração de Noemi.
 
A amargura é um dos sentimentos mais destrutivos que existe. Se procurarmos a definição de amargura no dicionário, encontraremos algo como : "Tristeza, pena, angústia, aflição, azedume, disposição para o mal humor"
 
Esse sentimento, quando acumulado por algum tempo, provoca mudanças no comportamento e na saúde física, ocasionando problemas nervosos, insônia, dores de cabeça, esgotamento, mudanças de pressão arterial, artrite, taquicardia, doenças de pele, úlceras e até mesmo câncer.
 
Além disso, pessoas amarguradas tendem a ficar em isolamento. Percebam no versículo 12-13 que Noemi dá sinais de querer se isolar, pois manda embora as únicas pessoas que restaram consigo após a morte de seu marido e filhos.
 
Você não encontrará muitas pessoas que se descrevem voluntariamente como amargas. Mas Noemi é uma das poucas pessoas que se declara amargurada.
 
Quando ela retorna a Belém (vs. 19),  as pessoas a reconheceram e diziam “Não é esta Noemi (doçura), porém, (vs. 20) ela dizia: “Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso”.
 
A amargura que Noemi sentia em seu coração era devastadora, pois ela acredita que Deus era o grande protagonista da sua tragédia. Noemi culpa a Deus pela sua dor. Ela aceita a soberania de Deus, mas questiona a Sua bondade.
 
Não existe crise pior do que esta: É quando você diz: “Deus é o culpado”; “Deus não está do meu lado”; “Deus estancou a torneira do seu amor”; “Deus não está olhando para o meu sofrimento".
 
Diferentemente de Jó, que em todas as suas ponderações a respeito do que lhe ocorrera “não pecou, nem atribuiu a Deus alguma falta” (Jó 1.22; cf. 2.10), Noemi pronuncia “um lamento acusando Deus de estragar a vida dela cruelmente”
 
Creio que diante deste quadro o livro de Rute nos ajuda a perceber  algumas maneiras de lidar com as amarguras da vida e contra Deus. Eu quero destacar algumas delas:
 
1- FAZENDO UMA ALIANÇA DE AMOR.
 
Nos versículos 8 a 13 vemos Noemi despedindo de suas Noras. Não quer ser mais um peso para elas e por isso entende que as precisam se casar e dar continuidade em suas vidas. Ela, então, se despede das únicas pessoas que, de fato, tinham um significado real em suas vidas naquele momento.
 
As noras de Noemi trataram a ela e a seus filhos com amor. Veja bem, quando alguém demonstra te amar, quando você tem tudo é uma coisa, mas mesmo você não tendo nada, no pior momento da sua vida, então de fato essa pessoa te ama. As noras de Noemi a amavam realmente!
 
No ves. 14 diz que Orfa, com um beijo se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Rute lhe ofereceu uma aliança de amor.
 
E nos versículos 16 e 17 temos a expressão mais linda de amor na bíblia:
 
16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
 
A expressão mais linda de amor na bíblia não foi à declaração de um noivo apaixonado, mas a declaração de uma nora para sua sogra viúva, pobre, estrangeira e solitária.
 
Na hora da crise a gente precisa de amigos mais chegados que irmãos, de amigos verdadeiros, amigos em aliança. Diz a bíblia que “em todo o tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão”. Provérbios 17:17.
 
Amizade se constrói com amizade. Amor se conquista com amor. Por isso não podemos nos fechar em nossa dor. Precisamos buscar apoio de amigos que nos ajudarão a superar a crise.
 
Rute representa aquela pessoa que Deus levanta para nos mostrar que não estamos sozinhos.
 
Noemi pensou que sua vida tinha acabado, mas, não entendia o que Deus estava para fazer a partir desta aliança de amor.  
 
2- TOMANDO DECISÕES CERTAS.
Neste texto encontramos duas decisões: Uma de Noemi e outra de Rute.
 
a- Noemi decide voltar a Belém (casa do pão)
 
6 Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
 
Perceba que o texto nos diz que Noemi ouviu que o Senhor se lembrara de Seu povo, dando-lhe pão. Por isso, ela decide voltar.
 
Todos nós sabemos que quando uma pessoa se afasta de Deus e passa a satisfazer a sua própria vontade egoísta é muito difícil retornar, porém não é impossível. É difícil, porque retornar implica em arrependimento sincero; o que é muito humilhante para o arrogante e soberbo. 
 
No entanto, a possibilidade do retorno sempre será oferecida por Deus a todos os que se desviam de Seus planos. Na realidade este é o grande anseio de Deus, por isso ele diz a todos os que longe Dele estão:
 
“Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído.” Oséias 14:1;
 
“Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. Isaías 55.7.
 
b) Rute decidiu buscar refúgio no Deus de Israel.
 
Ao tomar a decisão de acompanhar sua sogra Noemi No final do versículo 16 Rute diz: “o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.”
 
Ela decide que Deus de Noemi será o seu Deus, por isso ela se propõe a buscar socorro no Elshadai, o Deus todo poderoso que ela conheceu no convívio com sua sogra.
 
O infortúnio pode-nos levar a pensar que Deus é nosso inimigo, que Ele não nos ama de verdade, que não há esperança para nós. Mas Deus tinha planos muito maiores para aquelas duas mulheres. Planos que elas ainda não conseguiam enxergar. Mais adiante no texto vemos sobre isso!
 
Em tempos de crise, não devemos fugir, mas buscar socorro no Deus grande e tremendo que é refúgio e fortaleza socorro bem presente na angústia (Salmo 46).
 
A decisão de buscar o refúgio em Deus leva Noemi a retornar para Belém. (a casa do pão)
 
Em dias de dificuldades, assim como Rute, podemos buscar refúgio em Deus. Jamais devemos deixar a "casa de pão", onde recebemos o alimento para as nossas almas, o sustento, a direção certa.
 
3- REAGINDO PARA MUDAR.
 
Rute decidiu reagir para mudar a situação.
 
Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha!” Rute 2:2
 
Neste texto vemos Rute pedindo a Noemi para ir ao campo, catar espigas, pois elas chegaram em Belém no início da colheita. Naquele tempo em Israel, havia uma lei mosaica em favor dos pobres, estrangeiros e das viúvas, que dizia que eles podiam catar as espigas que caíam no chão, para sobreviver.
 
Se valendo desta lei, Rute vai à luta! Conforme o versículo 17, entendemos que ela trabalha praticamente o dia inteiro.
 
“Esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; debulhou o que apanhara, e foi quase um efa de cevada.” Rute 2:17
 
Deus quer agir na situação que aflige teu coração, mas Ele está esperando que você tome a iniciativa, que você reaja!
 
No mundo que vivemos existe uma lei: toda ação traz uma reação.
 
Esta lei descoberta pelo cientista Isaac Newton é facilmente comprovada no nosso dia-a-dia.
 
A bíblia ensina que nós precisamos agir também para ver a reação do céu.
 
Para achar é preciso buscar. Para colher é preciso plantar. Para comer é preciso trabalhar.
 
Uma ação na terra gera uma reação no céu. É exatamente isso que acontece neste texto.
 
4- RECONHECENDO A MÃO DE DEUS.
 
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28
 
Uma das coisas que podemos perceber ao ler este livro é que Deus preparou todo o cenário para o encontro de Boaz com Rute.
 
Até mesmo as adversidades ocorridas na vida de Rute antes de conhecer Boaz foram permitidas para o cumprimento do propósito de Deus.   
 
Embora Noemi e Rute não se apercebessem do propósito de Deus, Ele estava agindo, intervindo em seu beneficio e de seu povo, dando seguimento ao seu plano de redenção.
 
No capítulo 2 versículo 3 Rute chega aos campos de Boaz.
 
“Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque.” Rute 2:3
 
Nada acontece por casualidade num mundo governado por Deus. A forma como as palavras aparecem no hebraico sugerem a existência de “algum plano oculto ao acidental”
 
O texto nos dá a entender que a mão invisível de Deus está agindo providencialmente, guiando todos os passos de Rute. Deus guiou, conduziu cada passo de Rute ao campo de Boaz.
 
“a mão de Deus está nos bastidores, guiando as vidas de Rute e Noemi , porque ele gosta de cuidar daqueles que fazem dele o seu refúgio” Jerram Barrs
 
“Esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; debulhou o que apanhara, e foi quase um efa de cevada. Tomou-o e veio à cidade; e viu sua sogra o que havia apanhado; também o que lhe sobejara depois de fartar-se tirou e deu a sua sogra.” Rute 2:17,18
 
Noemi começa, então, a reconhecer a boa mão de Deus naquele acontecimento: (Ler Rute 2:20)
 
“Então, Noemi disse a sua nora: Bendito seja ele do Senhor, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Esse homem é nosso parente chegado e um dentre os nossos resgatadores.” Rute 2:20
 
Um resgatador era um parente próximo que possuía certas obrigações para com os membros do seu clã. No caso, Boaz era parente de Elimeleque (2.3)
 
A lei do resgate aparece em Levítico 25.47-49. O resgatador tinha o papel de comprar de volta a propriedade de algum parente, que a vendeu por falta de recursos.
 
Ao comprar a terra de volta, o resgatador a restituía ao seu dono original: “Ao restaurar a terra a seu dono original, o esgatador mantinha a herança do clã intata”. Foi exatamente isso que Boaz fez. Ele comprou de volta, ou seja, resgatou a terra que pertencera a Elimeleque antes da sua ida para a terra de Moabe. (Rute 4:1-9)
 
O resgatador também tinha a obrigação de casar com a viúva de um parente falecido, a fim de cuidar dela e de suscitar a sua descendência.
 
Boaz cumpriu a lei do levirato, (Det. 25:5-6) casando-se com Rute e suscitando a descendência de Malom, filho de Noemi:
 
“Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho” (4.13).

 

Imagine uma mulher viúva, sem filhos, completamente desamparada, sem perspectiva de sustento e, ainda por cima, com profundas raízes de amargura em seu coração.

Imagine também que sua amargura não é dirigida a qualquer pessoa. Antes, é dirigida a Deus. Providencialmente, essa mulher tem a sua sorte transformada. Tem a propriedade do seu falecido marido resgatada, obtém o sustento das suas necessidades e, além disso, recupera a sua descendência através do nascimento de um neto. Isto é graça!

Embora você não compreenda tudo que acontece, confie que Deus é soberano. Ele sabe o que faz!

CONCLUSÃO: (Rute 4:14-17)

14 Então as mulheres da cidade disseram a Noemi: “Louvado seja o Senhor, que hoje proveu um resgatador para sua família! Que este menino seja famoso em Israel!

15 Que ele restaure seu vigor e cuide de você em sua velhice, pois ele é filho de sua nora, que a ama e que tem sido melhor para você do que sete filhos!”.

16 Noemi pegou o bebê, aninhou-o junto ao peito e passou a cuidar dele como se fosse seu filho.

17 As mulheres da vizinhança disseram: “Noemi tem um filho outra vez!”, e lhe deram o nome de Obede. Ele é o pai de Jessé, pai de Davi.

O nascimento de Obede apontava para o nascimento futuro do grande descendente de Davi. Uma mulher viúva e sem filhos seria a avó de alguém que pertenceria à linhagem do Messias.

 O que aconteceu com Noemi muitas vezes acontece conosco. Como ela, estamos sujeitos às mais diversas adversidades da vida como enfermidades, decepções, traições, luto, além de outras coisas...

Quando você, meu irmão e minha irmã experimentar a dor, não importando qual seja a circunstância, veja nisso a oportunidade para reconhecer que Deus “não só está no controle, mas ele também está fazendo algo bom, ou seja, a realização de seu propósito em sua vida.

Muitas vezes não compreendemos porque certas coisas acontecem na vida. Nem sempre conseguimos enxergar o quadro completo, com todos os detalhes do propósito de Deus nas situações. Mas isso é porque os Seus caminhos são infinitamente maiores que os nossos.

"Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.” Isaías 55:9

 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

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