domingo, 16 de maio de 2021

PROCURADOS POR DEUS!


Introdução
: Graça e Paz! Eu quero compartilhar uma palavra específica nesta noite para a nossa mocidade neste Bi Distrital com o tema: Procurados Por Deus. 

Ser procurado por Deus pode soar um pouco estranho não é?  Você acha que Deus não sabe onde estamos e como estamos?  

Salmos 139:7 diz: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?”

Deus é onisciente, onipresente e onipotente. Deus é capaz de saber de tudo, Ele tem todo o poder e está em todo lugar ao mesmo tempo. Então, dizer que Deus procura por alguém que Ele já sabe onde está, parece uma grande contradição, mas não é!

A procura de Deus por nós nos fala de um anseio que Ele por um relacionamento conosco. Ele é quem toma a iniciativa de procurar-nos, pois se Ele não a tomasse por nós mesmos não tomaríamos.

Quando Adão pecou Deus o procurou pelo jardim: “E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?” (Gênesis 3:9)

“Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. (Gênesis 3:10)

 Deus sabia onde estava o homem?  - Claro!

 Deus não somente sabia onde estava o homem, como também sabia como ele estava!  Por causa do pecado o homem se perdeu, por isso Deus enviou o Seu filho Jesus para buscar aquele que havia se perdido.

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.Lc 19:10

Em Cristo Jesus nós fomos encontrados por Deus! Aleluia! No entanto, não podemos nos contentar apenas em sermos salvos!  

Deus continua procurando por pessoas específicas para cumprir o Seu propósito neste mundo.

Quem são estas pessoas? Qual é o perfil dos procurados por Deus para cumprir o Seu Propósito?

 1- DEUS ESTÁ A PROCURA DOS FIÉIS.

“Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.” Salmos 101:6

Se existe algo que esta faltando no mundo nos dias atuais é fidelidade; por isso estamos vivendo uma crise de moral em todos os níveis da vida.

“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”. Lucas 16.10.

Deus quer a nossa fidelidade no pouco, nas pequenas coisas e detalhes! Neste texto temos uma promessa aos fiéis! “Para que habitem comigo”

Habitar é ser residente e não visitante! Isso significa intimidade com Deus!

No ano passado a nossa Mocidade aqui em Catalão fez um encontro sobre a Noiva de Cristo!  Aprendemos que as maiores características da noiva de Cristo é a Sua pureza e fidelidade!

Quando nos batizamos fazemos uma aliança com o noivo que é Cristo! Uma aliança de segui-lo em amor e fidelidade!

Ap 2:10b: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

A quebra da aliança com o noivo é a maior tragédia da igreja. Não podemos ser fieis a Jesus e ter um caso com o pecado e o diabo!

Somente jovens fieis ao Senhor poderão servir ao Senhor com integridade como fez o jovem pastor Timóteo.

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. 1 Tm 4:12

 2- DEUS ESTÁ A PROCURA DE ADORADORES.

João 4:23-24: “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

A mulher samaritana que teve um encontro com Jesus a beira do poço de Jacó e perguntou a Jesus qual o local certo para a adoração: em Jerusalém ou em Samaria no monte Gerezim?

Mas a resposta de Jesus é que não existe um lugar nem um tempo certo para se adorar a Deus, Deus é espírito e os que o adoram adorem em espírito e em verdade!!

Deus esta procurando este tipo de adorador, que não adora a ele somente na igreja na hora do culto, na hora do louvor!!!

Muitos acreditam e veem a adoração como um momento de louvor em que bendizemos o nome de Deus com canções no culto, mas adoração é muito mais profundo, é um estilo de vida, é a maneira que vivemos nosso dia a dia e principalmente, como é o nosso testemunho cristão.

Um adorador vive para adorar ao Senhor em qualquer lugar! No trabalho, na escola, na sua casa, na faculdade...

'... Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” Atos 13:22b.

 Davi apresentava três características de um adorador:

 1- Homem – O que acho interessante neste texto é que Deus chama Davi de homem (quando na verdade ele era apenas um jovem saindo de sua adolescência) Deus está procurando homens e mulheres de verdade, pessoas que tenham maturidade, seriedade, compromisso, responsabilidade, disposição para aprender, que sejam pessoas de palavra.

Deus não está à procura de ''crianças'' imaturas, que se comportam e reagem à vida de forma irresponsável e infantil.

2- Segundo o meu coração- Davi foi achado por Deus como alguém que possuía o coração segundo o seu. Nele foram encontradas as virtudes, as posturas, os sentimentos, os pensamentos e as motivações que agradavam ao Pai. Seu coração possuía o mesmo formato que o coração de Deus, como se tivesse saído da mesma fôrma, pois ele agia, sentia e pensava segundo os critérios divinos.

3- Que fará toda a vontade do Senhor- Assim como havia no coração de Davi a disposição de fazer toda a vontade de Deus e não apenas parte dela, nosso coração deve estar totalmente inclinado à obediência ao Senhor.

3- DEUS ESTÁ A PROCURA DE INTERCESSORES

“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.” Ezequiel 22:30

Neste texto do cap. 22 do profeta Ezequiel Deus esta falando dos pecados de Jerusalém e através da boca de Ezequiel Deus diz que procurou um homem para tapar a brecha, alguém pra interceder por Jerusalém, Deus procurou mais não encontrou.

Ainda hoje Deus está a procura de intercessores para sua obra, Deus não esta procurando por doutores, teólogos, pessoas importantes ou talentosas. Deus procura intercessores, homens e mulheres de oração.

Esta semana a Sarah começou um Seminário sobre Intercessão em nossa igreja. E o Senhor falou claramente comigo que Ele deseja levantar intercessores entre os jovens.

Precisamos acabar com aquela ideia de que a intercessão é apenas para as pessoas mais velhas. Deus procura por jovens intercessores!

Talvez você ache até pesado entrar para este ministério específico da intercessão, mas você pode começar a ter uma vida de oração!

Daniel chegou à Babilônia (Dn 1.1) no ano 605 a.C. Ele ainda era muito jovem, talvez até mesmo um adolescente. Daniel viveu o exílio babilônico até a queda da Babilônia diante dos persas (539 a.C.). Ou seja, Daniel viveu lá durante cerca de 70 anos. Já nos primeiros tempos, Daniel se mostrou um intercessor eficaz

Houve um episódio narrado em Dn 2.16-19 em que o rei teve um sonho e queria que todos os magos e feiticeiros antes de interpretarem o sonho, soubessem o que ele havia sonhado. E se isso não acontecesse, todos eles seriam mortos.

Todos os magos e feiticeiros estavam “desesperados” de medo, mas o jovem Daniel foi para a sua casa e fez uma reunião de oração com os seus amigos. (Daniel 2:17,18)

“Então, Daniel foi para casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem com o resto dos sábios da Babilônia”. Daniel 2:17,18

“Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu.” Daniel 2:19

4- DEUS ESTÁ A PROCURA DE CEIFEIROS.

”Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara,” Mt 9:37-38

No contexto desta passagem o Senhor Jesus se entristeceu após olhar e ver as ovelhas aflitas e desamparadas, como sem pastor.

Uma multidão que precisa do alimento, o pão da vida que é Jesus, bem como beber da fonte da qual nunca mais terão sede.

Jesus diz aos seus discípulos que orassem ao Pai, para enviar trabalhadores. Porque a seara é grande, mas são poucos os ceifeiros. Mateus 9:38.

A Seara é grande por que há uma grande multidão de ovelhas sem pastor!

O nosso desafio como ceifeiros é transformar esta grande multidão em rebanho de Jesus!  (CONECTA 3- AULA 2)

Um grande multidão de vestes brancas também estará um dia diante do cordeiro (JESUS)

“Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas”. Apocalipse 7:9

John Wesley, o fundador do movimento metodista “Não temos outro negócio nesta terra a não ser ganhar almas”.

 Dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da Índia cujo dono era um Britânico agricultor e ateu, este tinha tomado das florestas da África mais de 2000 pessoas e feito delas seus escravos, essas pessoas iriam viver e morrer sem nunca ouvirem falar de Cristo.

Esses jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata:

”Nenhum pregador e nenhum clérigo chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido”. Então eles voltaram a orar e fizeram uma nova proposta: “E se fossemos a sua ilha como seus escravos para sempre?”, o homem disse que aceitaria, mas não pagaria nem mesmo o transporte deles. Então os jovens usaram o valor de sua própria venda para custear sua viagem.

No dia que estavam no porto se despedindo do grupo de oração e de suas famílias o choro de todos era intenso, pois sabiam que nunca mais veriam aqueles irmãos tão queridos, quando o navio tomou certa distância eles dois se abraçaram e gritaram suas ultimas palavras que foram ouvidas:

“QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO“.

 CONCLUSÃO: Deus, mais do que tudo, eu quero ser o tipo de pessoa por quem o Senhor está procurando no mundo. Conduza-me no caminho que o Senhor quer que eu vá e me transforme em uma pessoa que ame os outros, obedeça à Sua Palavra e realmente conheça o Senhor.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

    

 

 

Um comentário: