terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

O PROPÓSITO DA IGREJA: SALVAR VIDAS!


Provérbios 11:30
“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio”.
 
Provérbios 24:11,12
11 “Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos”.
12 “Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras?”
 
Introdução: Graça e Paz! Na manhã de hoje eu assisti um vídeo gravado pelo nosso irmão Ivan Rela contando a sua experiência de livrar da morte a sua filhinha que havia engasgado com o próprio leite.
 
Ele conta no seu testemunho que estava na sala com o seu filho Davi e sua filha Ana Elisa, mas teve que ir para a cozinha. Antes, porém, ele avisou o Davi. “Cuide de sua irmãzinha”, se ela se engasgar me chame. Não deu dois minutos a sua filha engasgou e o Davi gritou pela ajuda de seus pais.
 
Ela já estava roxinha, mas, eles a colocaram de cabeça para baixo e conseguiram livra-la da morte.
 
De madrugada o Senhor falou com o Ivan sobre o acontecido e da urgência que temos nós no propósito de Deus de salvar as vidas que podem morrer sem conhecer a Cristo, partindo para a eternidade sem salvação.
 
Por isso eu que falar com a igreja hoje sobre o PROPÓSITO DE DEUS EM SALVAR VIDAS, DE SERMOS GANHADORES DE ALMAS com base nestes dois textos de provérbios.
 
Pessoalmente creio que nestes pequenos versículos, Deus abre o seu coração de amor a toda a humanidade que caminha a passos largos cambaleando para a morte.
 
Destes textos eu quero extrair de uma maneira bem simples alguns ensinos que irão nos motivar a sair de nossa zona de conforto, nos impulsionando a sermos ganhadores de almas, livrando assim as pessoas da morte eterna.
 
Provérbios 11:30 “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio”.
 
Todos nós somos chamados por Deus não só para recebermos a salvação em Cristo, mas também para levarmos a salvação em Cristo a todas as pessoas.

Deus está a procura de pessoas que têm as seguintes características para serem ganhadores de almas:
 
 
1- O GANHADOR DE ALMAS É ALGUÉM QUE INVESTE SUA VIDA NA ETERNIDADE
A Bíblia diz que o que ganha almas é sábio. Sabe por quê? Por que quem ganha almas está investindo para a eternidade!
 
O ganhador de almas é alguém que ajunta tesouros no céu.
 
"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam." Mateus 6:19,20
         
Que tesouro pode ser maior do que vidas que você ganha para Jesus?
 
Então, não perca as oportunidades de falar, de testemunhar Jesus conduzindo as pessoas ao seu redor a um encontro pessoal com o Salvador!
 
John Wesley, o fundador do movimento metodista “Não temos outro negócio nesta terra a não ser ganhar almas”.
 
2- O GANHADOR DE ALMAS É ALGUÉM QUE TEM PAIXÃO PELAS PESSOAS SEM CRISTO.
 
Neste sentido, a nossa referência é Jesus que veio a este mundo para “ buscar e salvar ao que estava perdido” (Lc 19:10).
 
A paixão é o resultado direto do nosso amor por Cristo. Quando o amor nos comprometemos com aquilo que ele ama.
 
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único filho pra que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” João 3:16
 
O rei da Inglaterra perguntou a William Booth (Fundador do Exercito da Salvação) qual era a força dominante de sua vida. A resposta foi: “Senhor, a paixão de alguns homens é por ouro, a de outros é por fama, mas a minha paixão é por almas”
 
A razão de ser igreja é pregar o evangelho e cada membro do corpo de Cristo deve focar nesta missão. Seja sábio conduzindo pessoas a Cristo!
 
3- O GANHADOR DE ALMAS COOPERA COM DEUS NA SALVAÇÃO DOS QUE CAMINHAM PARA A MORTE.
 
Prov. 24:11 “Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos”.
 
Precisamos entender aqui a urgência de nossa missão! É urgente livrarmos àqueles que estão sendo levados para a morte! É urgente salvar aqueles que cambaleiam indo para serem mortos.
 
Precisamos entender que a bíblia traz três significados distintos sobre morte:
(1) MORTE ESPIRITUAL - é a separação entre Deus e o homem, é a ausência de comunhão entre Deus e o homem.
 
Is. 59:1,2 “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.
 
Mesmo tendo Adão vivido, em seu corpo físico, por 930 anos, ele e sua esposa morreram no dia de seu pecado, no sentido de que eles foram separados de Deus. A morte espiritual é a separação de Deus.
 
(2) MORTE FÍSICA - A morte física também é uma separação. Quando o corpo está separado do espírito, ele está morto.
 
Eclesiastes 12:7 nos diz que isto é o que acontece no fim da vida física: “O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”.
 
(3) MORTE ETERNA- Mas, além da morte espiritual e da morte física, a Bíblia fala-nos da morte eterna ou “segunda morte”.
 
Apocalipse 2:11: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.”
 
A segunda morte também é mencionada em Apocalipse 20:14-15:
 
“Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.”
 
Esta segunda morte é uma separação definitiva e não representa aniquilamento ou fim da existência, mas uma separação eterna e irreversível de Deus.
 
Não podemos nos esquecer que o pecado é o causador da morte!
 
O pecado é um vírus mais mortal que o covid, pois ele não apenas trouxe a a morte física e espiritual, como também a eterna.
 
 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 3:23.
 
Se você já entregou sua vida ao Senhor Jesus e experimentou a Salvação do Senhor, hoje ele te convoca para livrar àqueles que caminham para a morte eterna!
 
“A igreja é um bote salva vidas, não um cruzeiro. Entretenedores não são necessários nem desejados. Do capitão ao cozinheiro todas as mãos são necessárias no convés para salvar almas”. Reinhard Bonnke
 
No mínimo Deus espera que nós que anunciemos a salvação em Jesus Cristo!
Onde quer que estejamos, onde quer que haja uma necessidade, fale de Jesus!
 
CONCLUSÃO: O ganhador de almas valoriza as pessoas como Deus as valoriza. Em Marcos 8:36 disse Jesus: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”
 
Uma alma vale mais que o mundo inteiro! Será que temos consciência disso?
 
Se valorizamos o ser humano, tudo faremos para que ele conheça a maravilhosa graça salvadora em Cristo Jesus. Construiremos pontes até estas pessoas, iremos servi-las e amá-las.
 
Como Paulo diremos: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar  a salvar alguns”. 1 Cor. 9:22

 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário