segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

OS PROPÓSITOS DE DEUS NAS PROVAÇÕES

 


"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." (Tiago 1:2-4)
 
“Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.” 1 Pedro 4:12,13
 
Introdução: Graça e Paz! Eu quero compartilhar com vocês uma palavra que nesta semana falou comigo profundamente tendo em vista tudo o que temos enfrentado por conta deste longo período de pandemia.
 
Acredito que uma das coisas mais difíceis na vida cristã é o fato de que ao nos tornarmos salvos em Cristo, não significa que nos tornamos imunes a as tribulações da vida.
 
Jesus deixou isto bem claro para nós quando disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33
 
Aceitar que no mundo teremos aflições mesmo seguindo a Jesus já é bem difícil, agora aceitar que devemos nos alegrar quando passamos pelas provações é mais difícil ainda... Mas é isso que Tiago e Pedro dizem:
 
"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações...”
 
“pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo.”
 
Você já viu alguém pulando de alegria por passar por várias provações? Eu também não!
 
É por isso que temos que entender esta decisão de nos alegrarmos nas provações!
 
Deus quer nos ensinar a mudar a nossa perspectiva sobre as provações que passamos. Precisamos aprender a nos alegrar no Senhor quando passamos por provações sim! Sabe por quê?
 
Porque as bênçãos de Deus na nossa vida incluem tanto aquelas que produzem felicidade e prazer, como aquelas que causam dor e sofrimento.
 
É claro que esta alegria do Senhor é diferente da alegria do mundo, pois a alegria do Senhor está relacionada com a presença do Espírito Santo em nós!  
 
A Alegria como fruto do Espírito é uma expressão de contentamento e satisfação mesmo em meio à adversidade. Ela é muito mais que uma simples sensação ou euforia. A alegria que vem do Senhor é uma virtude caracterizada pelo bem-estar espiritual. Ela, na verdade, é uma consequência de um reto relacionamento com Deus.
 
A alegria daquele que ainda não é um cristão verdadeiro é produzida através de acontecimentos bons, de novas e boas notícias, de piadas, viagens.. Essa alegria nunca é permanente, constante; pelo contrário é passageira e sempre abafada, sufocada por angústias e tristezas do mundo.
 
Dito isto eu quero apresentar algumas verdades sobre as provações que nos ajudarão a encará-las de maneira diferente!
 
1) AS PROVAÇÕES SÃO VARIADAS.
“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (Tiago 1:2).
 
A palavra “diversas” ou “várias” significa variedades, tipos diferentes. 
 
As provações podem vir diretamente de Deus, a exemplo do que ocorreu com Abraão em Gênesis 22; de Satanás, no caso de Jó (Jó 1.6-12); do nosso semelhante, como no episódio em que os irmãos de José lhe intentaram o mal (Gn37.14-28; 50.20); e também das mais diversas circunstâncias desencadeadas no plano religioso, político, social e econômico, dentre tantos outros.  
 
É por isso que na bíblia as palavras “provação” e “tentação” é a mesma palavra grega “peirasmos”, porém, elas não são a mesma coisa.
 
Uma tentação é um convite para pecar, enquanto que uma provação é um teste à nossa fé. Deus permite provas e tentações, mas Ele nunca tenta ninguém para o pecado.
 
“Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz”. Tiago 1:13,14
 
Na verdade tanto as provações como as tentações são dois lados de uma mesma moeda.
 
Se determinada circunstância me servir para me derrubar, afastar de Deus e de seus propósitos é tentação; se, porém, esta mesma circunstancia me fizer mais forte, se eu cresço por meio dela, me torno aprovado por Deus diante desta prova.
 
O que define o que será tentação ou provação não é, portanto a situação ou circunstancia que estou passando, mas como eu reajo a ela.
 
 2) AS PROVAÇÕES TÊM UM OBJETIVO.
“Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:3).
 
Nas provações é a nossa fé que está sendo provada.
 
O objetivo principal das provações é tornar a nossa fé mais robusta, mais forte. A nossa fé precisa ser confirmada!
 
É pela nossa fé que somos salvos, justificados e trazidos para perto de Deus.
 
É por meio da fé que vivemos em vitórias! “O meu justo viverá por sua fé” Hc 2:4
 
Aprendemos em Hebreus 11:6 que “sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
 
Agora, entenda algo importante aqui. Ao mesmo tempo em que Deus quer que sejamos pessoas cheias de fé, o diabo também irá fazer de tudo para ataca-la. 
 
“Todos os poderes das trevas que se opõem à retidão e à verdade certamente lutarão contra nossa fé, e várias tentações se arregimentarão em suas legiões contra nossa confiança em Deus. A fé é sua joia, sua alegria, sua glória. E os ladrões que assombram o caminho do peregrino estão todos em conluio para arrancá-la de você. Segure firmemente, portanto, o seu tesouro precioso.”. Spurgeon
 
Sua fé será testada. A pergunta é: você irá passar ou falhar? Será aprovado ou reprovado?
 
3) AS PROVAÇÕES SÃO PEDAGÓGICAS
“Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:3).
 
A função da pedagogia é ensinar, educar. As provações, se observadas com o olhar correto, nos mostrarão que são pedagógicas, pois elas têm por objetivo nos ensinar a sermos perseverantes.
 
“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”. Salmo 119:71
 
Sabemos que somos provados por Deus ou por permissão de Deus para que produzamos o melhor de nós.
 
Já o diabo nos tenta para produzirmos o pior de nós.
 
A pedagogia da provação é edificante, constrói pessoas melhores, mais fortes, mais sábias, mais dignas. Ela produz bênçãos. Por isso, devemos buscar extrair os melhores ensinos das provações.
 
4) AS PROVAÇÕES NOS LEVAM À MATURIDADE
 “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:4).
 
“As provações fazem meninos virarem homens”
 
para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”  
 
A grande marca das crianças é a sua imaturidade para enfrentar os desafios do mundo. Por isso precisam ser preparadas por longo tempo até que possam ser maduras e suficientemente capazes de se virar por conta própria.
 
A provação na vida do cristão transforma pessoas imaturas e distantes de Deus em cristãos íntegros, santos, verdadeiros discípulos de Cristo.
 
A verdade é que pelas provações somos disciplinados pelo Senhor para que sejamos amadurecidos.
 
Hebreus 12:6-11
6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?
8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.
9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?
10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.
11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
 
O próprio Jesus conduziu seus discípulos diante de muitas situações desafiadoras para incentivá-los a fortalecer a fé e crescer.
 
A provação transforma meninos e meninas, imaturos, em homens e mulheres de Deus capazes de ter uma fé madura e atuante mesmo nas situações menos favoráveis.
 
Não desperdice a sua provação. Já que tem de passar por ela, extraia o máximo de crescimento para sua vida.
 
Jó fez isso, mesmo em meio à sua grande provação, quando avaliou tudo que passou na presença de Deus, e declarou: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42:5)
 
CONCLUSÃO:
 
Quando as provações estão em curso ou já terminaram e produziram bons efeitos em nós, integridade e muitas outras qualidades, certamente Deus é glorificado.
 Isso ocorre porque aquele que enxerga a provações sob a ótica correta não consegue ver Deus fora dela. Deus está ali. Está no comando, está ajudando, está incentivando, está conduzindo.
 
Não é à toa que temos centenas de promessas na Bíblia falando sobre esse cuidado de Deus. Jesus disse aos Seus discípulos: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20).
 
Quando enfrentamos as provações como bons discípulos glorificamos a Deus através da nossa vida.
 
 
 
Igreja Metodista em Catalão-GO.
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Um comentário: