terça-feira, 28 de setembro de 2010

Você tem fome e sede por Deus?


“Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão.” Amós 8:11,12

Introdução: O texto do profeta Amós é uma Palavra Profética a respeito do fim dos tempos. Em nossos dias muito se fala sobre o problema da fome e da miséria em que muitos povos enfrentam. Fala-se também da escassez de água potável. Mas o Senhor diz que haverá um tempo onde haverá uma grande fome e sede no coração das pessoas de ouvir as palavras do Senhor. E o pior desta profecia é que as pessoas correrão por toda parte procurando a Palavra do Senhor e não a acharão. 
Em nossa igreja temos entendido pela Palavra do Senhor que a busca por um despertamento espiritual deve ser a nossa prioridade. E essa busca é representada pela fome e sede de Deus e por sua Palavra. Mas amados, o grande problema que eu encontro atualmente, é que esta fome e sede por Deus e por sua palavra não é de todos, pelo contrário: é de uma pequena parcela de nossos membros. A grande maioria dos cristãos se caracterizam pela ausência de fome e sede pela presença de Deus.
E é por isso que encontramos muitas pessoas fracas em sua fé.
É por isso que muitos são enganados e iludidos facilmente por todo vento de doutrinas.
E é por isso que não frutificamos para o Senhor. Não ganhamos almas para Cristo
É por isso que a nossa dedicação e compromisso com o Senhor são limitados a um domingo à noite

Quando a Bíblia fala sobre ter fome e sede por Deus é uma maneira de dizer que o nosso desejo por Deus e por Sua Palavra é tão vital para nós como o alimento e a água. “Nós somos movidos a desejos e paixões. Nada é tão determinante para o nosso progresso ou para o fracasso espiritual quanto à intensidade dos nossos desejos.” Na verdade, cada um de nós é o resultado da paixão que carrega. Que tipo de desejo move a sua vida? Que tipo de paixão você carrega no peito?
Como podemos aumentar a nossa fome e sede por Deus? Pedindo e buscando (Sl.27:4)
A necessidade de estar na intimidade com o Senhor é gerada por uma vida de busca por Ele, mas podemos nos perguntar; se não há fome e sede, como poderemos buscá-lo? Como isso é possível? Davi nos entrega uma maravilhosa receita de como iniciar este processo em nossas vidas…
(Sl.27:04) “Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.” Veja que Davi inicia dizendo,  (uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei) a primeira coisa que devemos fazer é pedir ao Senhor, buscar nele aquilo que desejamos. (este buscar é dedicação, interesse..

(Sl.42:1,2) “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?”
Precisamos seguir o exemplo da Corça. Davi sentia que Deus estava distante. Ele expressou seu anseio profundo por Deus comparando-o à sede intensa de uma corça á procura de água durante um período de seca. Todos aqueles que pertencem a Deus passam por momentos em que o Senhor parece ausente principalmente quando passamos pelo deserto.  A sede de Davi era comparada ao anseio de uma corça pela água.
Porque Davi usa esta metáfora da Corça para falar de nossa busca espiritual? Pelo mês por três motivos:

I- A CORÇA É UM ANIMAL QUE CORRE VELOZMENTE EM DIREÇÃO DAS NASCENTES (FONTES) DE ÁGUA.
Devemos correr desesperadamente ao encontro da única substância que pode matar nossa sede. Em apocalipse esta escrito: Cap. 22-17: “AQUELE QUE TEM SEDE VENHA, E QUEM QUIZER RECEBER DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA.
A súplica é urgente! O Senhor não esta cobrando um preço, a água é de graça, é só vir correndo rapidamente para a água da vida que flui direto do trono de Deus.
Precisamos pedir ao Senhor que faça os nossos pés como os da Corça.
O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas”. Habacuque 3:19
Ter os pés como os da Corça nos fala de um senso urgência e intensidade. “A nossa vida pode ser uma correria, mas tudo será em vão se não corrermos em direção às águas da presença de Deus.”
Marta e Maria Lucas 10:38-42
“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

II- A CORÇA É UM ANIMAL QUE NA SUA BUSCA POR ÁGUA SAI DO CONFINAMENTO. A corça é um animal que não suporta o confinamento. Devemos sair dos nossos confinamentos.
Estar confinado é sinônimo de restringir ou limitar. Queremos ficar em nossa zona de conforto. Não queremos fazer nada diferente, não queremos espaço, não queremos expandir...
Estar confinado é sinônimo de acomodação. é o mesmo que ficar isolado em casa,FICAR CONFINADO EM CASA!
Existem coisas que nos prendem e nos impedem de sairmos em busca de água fresca. Pode ser uma pessoa, um patrão, filho, a timidez, o medo..

III- A CORÇA É UM ANIMAL QUE NA SUA BUSCA POR ÁGUA NÃO ACEITA BEBER ÁGUA QUE NÃO SEJA BOA.
A Corça tem uma capacidade tremenda de farejar a água pura. Precisamos de olfato aguçado para ir à fonte certa, que é Jesus Cristo.
“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado”.João 7:38,39
A FONTE DE ÁGUA VIVA É O SENHOR E ÁGUA É O CONSOLADOR!!!
“aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. João 4:14
Existem fontes sem água.
Jeremias 2:13 “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.”  Existem pessoas bebendo em fontes de falsos mestres, que fazem promessas vazias, gerando expectativas frustradas,mas Jesus não, ele é fiel, Ele é á água geradora de vida.
Existem fontes poluídas.
Êxodo 15:22-26 “Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água. Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? Então, Moisés clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou, e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara”.
O que significa essa árvore que transformou a água amarga em água doce? A ação realizada por Moisés tem por base um significado profético muito profundo. Já naquele tempo muito remoto da história de Deus com a humanidade, a árvore foi uma forte referência àquele madeiro do Calvário, onde nosso Salvador nos tirou da miséria do pecado e da perdição. Para Israel, a árvore que Moisés lançou nas águas foi a salvação! Qualquer um que, em sua angústia e aflição, vier até a cruz, experimentará ajuda abundante.
CONCLUSÃO: Se você não tem sentido esta fome e sede por Deus e sua Palavra, peça a Ele que faça brotar este desejo em teu coração.
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração: 12/09/2010

Um comentário:

  1. Caro Pr.

    Acredito sermos parentes, já que possuímos o mesmo sobrenome do senhor. Sou advogado, professor universitário e presbiteriano em Santa Catarina.
    Na verdade eu e minha esposa somos de Poços de Caldas (ela de Campestre) Minas Gerais. Encontrei o seu blog meio que sem querer (eu estava procurando meu novo blog de culinária da nossa família).
    Não sei se já entrou, mas meu pai mantém um site da família (www.rehder.com.br) onde está a árvore geneológica e alguns textos sobre a vinda dos Rehders no Brasil.
    Bom é isso, caso queria entrar em contato meu email é rehder.guilherme@gmail.com

    Abraço

    Guilherme Rehder

    ResponderExcluir