quarta-feira, 15 de setembro de 2010

De Volta ao Primeiro Amor. (parte 2)


“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” Apocalipse 2. 4-5

Você já percebeu que o caminho de volta é sempre mais difícil, complicado. É como numa caminhada. O médico sempre diz aos gordinhos: “você precisa de uma dieta balanceada e fazer uma caminhada diária”. Mas quando se perde o ritmo é difícil voltar, mas não impossível. O caminho de volta é proposto pelo próprio Jesus: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”.
(Apocalipse 2.5) Cristo falou de três passos práticos que devemos dar a fim de voltarmos ao primeiro amor: 1) “Lembra-te”; 2) “Arrepende-te”; 3) “Volta à prática das primeiras obras”.  
O primeiro conselho é um ato de recordação, de lembrança do tempo anterior à perda do primeiro amor. Não há melhor maneira de retomá-lo do que esta... relembrar os primeiros momentos de fé, de experiência com Deus. O profeta Jeremias declarou:  “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. (Lam. 3.21)  Algumas lembranças tem o poder de produzir em nós um caminho de restauração. Muitas vezes não nos damos conta daquilo que temos perdido. E uma boa forma de dimensionar nossas perdas é contrastar aquilo que estamos vivendo hoje com aquilo que já experimentamos antes em Deus. O levita do Salmo 42:4 fala de sua experiência passada como dirigente do louvor: “Lembro-me destas coisas e dentro de mim se me derrama a alma, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.” A nossa atitude de lembrar não pode ser de puro saudosismo. E é aí que entra em ação o segundo passo: O segundo conselho é para arrepender-se. Não basta ter saudade de como as coisas eram antes, é preciso sentir dor por ter perdido o primeiro amor; lamentar, chorar e clamar o perdão de Deus e reconhecer que isto é mais do que desânimo, ou qualquer outra crise emocional. É um pecado de desamor, de desinteresse para com Deus. À semelhança dos profetas do Velho Testamento, Tiago definiu como devemos nos posicionar em arrependimento diante do Senhor. Deve haver choro, lamento e humilhação:  “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4.8-10)   Se você reconhece que tem abandonado seu primeiro amor separe depressa um tempo para orar e chorar em arrependimento perante o Senhor e buscar renovação. Sei que recordar e chorar o passado também não é a cura em si, mas ajuda a alcançá-la. São estágios de preparação, por assim dizer. Mas o terceiro conselho proposto pelo Senhor é um passo prático: “volta à prática das primeiras obras” Seria o mesmo que dizer: confirma o teu arrependimento. Portanto, não basta apenas reviver lembranças e chorar, temos que voltar a fazer aquilo que abandonamos. Estas primeiras obras não são o primeiro amor em si, mas estão atreladas à ele.
As primeiras obras é uma forma de expressar o nosso amor a Deus,
As primeiras obras é uma forma de alimentar o nosso amor por Deus,
As primeiras obras têm haver com a forma como o buscávamos e também a maneira como o servíamos.
Note que Jesus não protestou dizendo que os efésios não o amavam mais, e sim que já não amavam como o faziam antes. Precisamos mais do que reconhecer nossa perda, precisamos voltar a agir como no início da caminhada com Cristo. É tempo de resgatar nosso amor ao Senhor e dar-lhe nada menos que amor total. É o caminho feito pelo Filho pródigo. Arrependimento, confissão, Perdão, Restituição. Volte ao primeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário