sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

EM BUSCA DE UM RENOVO ESPIRITUAL


Texto: Isaías 40.28-31

40.28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.
40.29 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
40.30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,
40.31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Introdução: Gostaria de compartilhar com os irmãos nesta noite algo que Deus tem falado ao meu coração. Trata-se de nossa necessidade de termos de tempos em tempos, um renovo espiritual.
A maioria de nós já experimentou em alguns momentos de nossa vida um nível tão grande de exaustão que achamos que não vamos aguentar em pé. A primeira coisa em que uma pessoa cansada pensa é desistir. A última em que pensará é continuar.
Todos nós, independente de sermos crentes ou não enfrentamos em nosso dia a dia o cansaço físico, mental e até mesmo espiritual.

O cansaço físico- No cansaço físico, há uma sobrecarga sobre o corpo, maior que o corpo pode suportar. Esta sobrecarga pode vir por excesso de trabalho, pelo esforço para se viver a velocidade imposta pelo meio (profissional ou cultural) ou por uma doença limitadora.

Para lidarmos com o cansaço físico, talvez uma boa noite de sono, uma boa alimentação e férias sejam um bom remédio! – “Lembra-te do sábado para o santificar” (Êx, 20:8)

O Cansaço Emocional – A pessoa cansada emocionalmente tem uma dificuldade de lidar com as frustrações e perdas. Sonhos despedaçados, com expectativas não realizadas acabam levando a muitos no fundo do poço. Provérbios 13:12 diz: “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida”.

Para lidarmos com o cansaço emocional precisamos aprender a lidar com as nossas emoções buscando a paz de Deus que excede todo entendimento humano.

(Filipenses 4:6-7)
4.6   Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
4.7   E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

O Cansaço Espiritual- O cansaço espiritual é a soma do cansaço emocional e o cansaço físico. É aquele tipo de cansaço que parece inesgotável e que tem suas raízes fincadas no excesso de batalhas espirituais e nas lutas demasiadamente longas onde a vitória parece remota.

No cansaço espiritual você deixa de orar, de ler a Palavra, de ir a Igreja e de servir a Deus e as pessoas. Você perde o discernimento e a direção de Deus.

Em Mateus 11:28 Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. – Este texto não se refere apenas ao ser humano que não conhece a Jesus,

Quem conhece, ama e serve ao Senhor também cansa.

A tradição antiga acreditava que a águia mantinha toda sua beleza e força porque tinha a capacidade de se renovar. Por isso Isaías diz que precisamos nos renovar à semelhança da águia. 

A águia é umas das mais belas aves que vive 70 anos aproximadamente, mas aos 40 passa por uma difícil decisão: morrer ou se renovar de forma dolorosa.

COMO POSSO EXPERIMENTAR UM RENOVO EM MINHA VIDA ESPIRITUAL?

Através do processo de renovação da Águia, vamos aprender algumas lições para renovação de nossa vida espiritual:

Para ser renovado (a):
1- PARE TUDO E TIRE (SEPARE) UM TEMPO PARA SE RENOVAR
Eclesiastes 3.1   “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”

Depois que toma esta decisão, renovar-se é prioridade. Assim a águia se renova buscando tempo e lugar para se renovar.

O psicólogo Augusto Cury argumenta que a geração moderna sobre de SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. As pessoas são ativistas, mecânicas e não conseguem ficar paradas. Por isso muitas decisões são tomadas sem pensar.

Tempo é uma questão de prioridade. Se você quiser renovar sua vida precisa tirar tempo para isso. Deixe tudo o que está te ocupando desnecessariamente.

Você está disposto a dedicar tempo para sua restauração?

A prioridade em sua vida é sua restauração!

Para ser renovado (a):
2- SUBA A UM ALTO MONTE PARA ESTAR SÓ.

Durante o processo de renovação a águia fica solitária na mais alta montanha onde está protegida e pode descansar passando pelo tratamento.

Precisamos estar acima dos problemas, ir mais alto para perto do Senhor e louvar o seu nome com Jesus ensinou “orarás a teu Pai em secreto” (Mateus 6.7).

O próprio Senhor Jesus se retirava para o monte a fim de orar a Deus sozinho e renovar sua vida de comunhão com o Pai. No alto do monte Ele foi transfigurado em glória (Marcos 9.1-8).

O monte significa um lugar acima dos principados e potestades (Efésios 6.12). Quando estiver num vale de lutas e tribulações, suba ao alto monte da oração para estar acima dos problemas na presença do Senhor e do alto, nas regiões celestiais  contemplar as bênçãos como solução.

Você tem se retirado para oração e santificação?
Só você pode consagrar sua vida na presença de Deus!

Para ser renovado(a):
3- FAÇA O SEU SACRIFÍCIO PARA MUDAR.
12.1   Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
12.2   E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Chega um momento na vida da águia em que ela se sacrifica.
A águia está envelhecida, com o bico gasto, unhas rachadas e penas desgastadas.

Para se renovar ela precisa quebrar o bico, arrancar as unhas e penas para que nasçam tudo de novo.
Para se renovar é preciso sacrificar algo. Assim como a águia precisamos renovar nossos lábios, nossas mãos e nossos pés.

É preciso retirar tudo que está velho em nossa vida. Isso certamente é dolorido. Mas entre a dor do fim iminente e a dor de um processo de cura, este é a melhor opção.

Muitas vezes somos como uma criança que não quer deixar passar remédio na ferida por que vai arder. É preciso enfrentar a dor do tratamento para ser restaurado.

 “tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8.18).

Você está disposto a sacrificar algo em prol de sua vitória?
Abra mão do que for preciso para receber sua bênção!

Para ser renovado(a):
4- APRENDA A ESPERAR PACIENTEMENTE.
Salmo 40.1 “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”.

A águia tem que esperar isolada por 150 dias até o processo de restauração seja completo. Durante este período não é vista por ninguém. Fica sem caçar esperando sua renovação.

Precisamos evitar o imediatismo. Estamos acostumados com coisas automáticas e muitas vezes pensamos que tudo deve ser assim. A vida é como um rio que em alguns trechos corre caudalosamente e em outros escorre rapidamente não adiantando querer apressar ou represar.
Deus em seu infinito poder teria condições de criar tudo em uma única palavra, de uma só vez, mas preferiu fazer aos poucos, gastando sete dias num processo equilibrado.

Se tivesse feito tudo de uma vez seria uma grande desordem. Por isso primeiro criou a água e depois os peixes, primeiro a terra e depois as plantas, assim cada coisa na hora e forma correta.
Tudo tem o seu tempo certo e o tempo da espera é imprescindível se queremos continuar.

Você está disposto a esperar o tempo necessário para ser abençoado por Deus?

- Os que esperam no Senhor...

Para ser renovado(a):
5- APRENDA A VOAR ACIMA DAS TEMPESTADES.
40.31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias,

Deus quer que aprendamos a voar com asas de águias!

Quando enfrenta uma tempestade, a águia sobrevoa acima das nuvens onde pode ver o sol e ficar livre de perigo. Ao passar a tempestade, a águia volta para seu abrigo.

Assim também devemos buscar mais a Deus quando passamos por provações e junto do Senhor ter a proteção.

Nada adianta ficar exposto à tempestade tentando enfrentá-la. É melhor esperar passar e depois continuar. Proteja-se durante as lutas, pois “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91.1).

Quando enfrentar situações de conflito e tiver vontade de fugir, saia um pouco para descansar a cabeça, ore a Deus e assim estará acima das tempestades. Como Moisés quando subiu o monte, ao voltar o seu rosto brilhava (Êxodo 34.35) deste modo você terá forças para continuar de maneira equilibrada e correta sem precipitações.

Você prefere ficar cançado ou sobrevoar acima das tempestades?

Suba acima da tribulação na presença do Senhor!

CONCLUSÃO: 

Após este tempo de renovação, a águia está preparada para viver mais trinta anos com força e vigor de sua juventude.

Se não estivesse disposta a se renovar , sua vida chegaria ao fim precocemente.
Peça ao Senhor para renovar sua vida como a águia. Aceite passar pelos processos necessários para sua restauração. Pare e tire tempo para você, reflita sozinho sobre sua vida, dedique-se à oração e santificação, sacrifique o que for preciso, abra mão do que é desnecessário, seja paciente e saia da mediocridade subindo acima das tempestades de problemas na presença de Deus.
Sua vida será renovada pelo Senhor!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Ministração no último dia da Campanha:
7 quintas-feiras de Clamor

Igreja Metodista em Catalão-GO

14 comentários:

  1. Deus seja Louvado; não creio no acaso; sempre quando vou procurar uma Imagem no Google; O Senhor me surpreende com Palavras que me aquecem e me faz proseguir confiante.

    ResponderExcluir
  2. Gloria a Jesus realmente eu estava prescisando dessa palavra

    ResponderExcluir
  3. RENOVO DO SENHOR E ASSIM MESMO TODOS OS DIAS SE ARREPENDEMOS DAQUILO QUE NOS ARREMETE AO PECADO. JEJUN E ORAÇAO QUERIDOS AMEM E VERDADEIRAMENTA BUSCAR A DEUS

    ResponderExcluir
  4. Para acontecer mudancas tem que ter sofrimento, a vida do crent nao e mar de rosas, e batalha, se quiser continuar como servo tem que sacrificar!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado DEUS pela vida e experiência com o seu servo.

    ResponderExcluir
  7. Como estou necessitada de um renovo espiritual. Palavra edificante.

    ResponderExcluir
  8. Deus abençoe todos os nossos grandes e pequenos em todo o Brasil é no mundo.

    ResponderExcluir
  9. Se Deus é por nós quem será contra nós?q qu a benção de Deus nos acompanhe todos os dias das vidas amea

    ResponderExcluir
  10. Muito bom e edificante Louvado sej Deus.

    ResponderExcluir
  11. Amém que deus continue abençoando esse ministério eu estava precisando ouvir algo assim esse estudo foi muito útil para mim obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Papaizinho nós amou de uma forma incondicional ele é bom o tempo todo , buscai a ele em quanto é tempo.

    ResponderExcluir
  13. depois de 2 anos lendo isto vouu prega sobre me ajudando bastante Deus abençoe

    ResponderExcluir
  14. É uma benção do céu para nossas vidas

    ResponderExcluir