sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CONGREGAR É PRECISO - 1ª PARTE


TEXTO BASE: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.  Hebreus 10.25.    

INTRODUÇÃO: Desde que decidi seguir a Jesus aprendi logo a importância de congregar com outros irmãos, compartilhando e vivendo em comunhão.
Mas o que é congregar?- Congregar é reunir, agregar e juntar. Para nós cristãos, congregar é nos reunirmos em nome de Jesus, para nos edificarmos mutuamente, adorarmos a Deus comunitariamente e nos equiparmos para a evangelização do mundo. Tenho certeza de que é isso que Jesus espera de cada um de nós. “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Mateus 18.20.
1- ONDE DEVEMOS CONGREGAR?
A Igreja se reunia constantemente no templo e nas casas. “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” Atos 2.46.
Guarde isto: Não podemos criar para nós uma forma particular de servir ao Senhor, temos que fazer da maneira de Deus, da maneira bíblica.
Por isso, vamos caminhar sobre duas pernas: congregando nas casas e no templo. Fazendo assim, não seremos uma igreja manca. Vamos andar corretamente na presença de Deus.
2- PORQUE TANTA DIFICULDADE EM CONGREGAR?
Tenho percebido que por vários fatores a igreja tem perdido a alegria e o compromisso em congregar. Há uma propaganda muito forte do inferno para afastar os crentes dos cultos e da comunhão. Escândalos, maledicências, contendas, intolerâncias, pecados e até mesmo a preguiça têm colaborado para isso. Todos nós sabemos que a Igreja (que somos nós) é imperfeita.  Por mais que eu perceba as imperfeições da Igreja, incluindo as minhas, eu também não sei viver sem me congregar. Não tenho nenhuma dúvida que a igreja de Cristo na Terra se refere a mim e a todos os chamados por Cristo, (veja: 1 Pedro 2:9 e 1 Coríntios 6:20), mas não vejo nada que me indique que eu posso viver sozinho, sem me reunir e sem me sujeitar às autoridades que Deus estabelece no meio do Seu povo. Posso discordar de algumas coisas na Igreja e de algumas pessoas, mas não posso discordar de Deus nem da Sua Palavra.

3- PORQUE DEVEMOS CONGREGAR?
Quero apresentar a você neste estudo três razões bíblicas para congregar:

3.1- Congregar é mandamento bíblico.
“Não deixemos de congregar-nos” é talvez a afirmação bíblica mais clara da obrigação do cristão de frequentar uma igreja local. Se somos parte do corpo de Cristo, então devemos nos unir e compartilhar nossa vida com um corpo local de crentes.

3.2- Congregar é um estímulo ao amor e as boas obras.
O mandamento de congregar esta em conexão com o ver. 24 que diz:   “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras”. 
Nós cristãos devemos congregar com o propósito de estimular uns aos outros ao amor e às boas obras. Muitos reduzem o congregar a apenas o frequentar uma igreja cumprindo uma obrigação dominical; mas não é isso que devemos ter em mente.
- Estimulando o amor.
(veja: Efésios 4:15,16; 1 Tess.3:12; 1 João 4:20,21) Deus é quem escolheu as pessoas para fazer parte da igreja (1Co 1.26-27). Ele escolheu pessoas diferentes e complicadas para viverem juntas em amor. As igrejas locais do Novo Testamento produziram uma revolução social: judeus e gentios, homens e mulheres, escravos e livres, congregados por causa de Jesus. Isso é a igreja. A unidade em amor é o maior testemunho que damos ao mundo. (João 13:35).

- Estimulando as boas obras.
William Temple disse: “A Igreja é a única sociedade cooperativa do mundo que existe em benefício dos que não são membros”. A razão principal para que uma congregação seja unida e trabalhe é alcançar o seu bairro, cidade e o mundo para Cristo. Através das boas obras evidenciamos o amor de Deus e podemos fazer muito mais do que isolados. Exemplo: O Projeto Uma Semana Pra Jesus...

3.3- Congregar pela necessidade de ser pastoreado (a).
Você não pode ser crente isolado da comunhão da igreja. “Existem duas coisas que não podemos fazer sozinhos: uma é casar e a outra é ser cristão” [Paul Tournier]. 
A igreja foi criada por Deus para suprir as necessidades dos cristãos. E a maior necessidade de uma ovelha é ser pastoreada (Hebreus 13:7 e 17). Toda ovelha precisa de pastor, de aprisco e da companhia de outras ovelhas. Ovelhas sem pastor é um fenômeno crescente no Brasil. Não quero me ater às razões para abordar este comportamento agora, mas a verdade é que Deus estabeleceu em sua Igreja uma liderança para orientar e conduzir o seu rebanho (veja: Atos 20:28; 1 Pedro 5:2;  Efésios 4:11). Quem rejeita uma autoridade pastoral sobre a sua vida, rejeita a própria ordenação de Deus.

CONCLUSÃO: A trinta e quatro anos que congrego na mesma igreja; a Igreja Metodista. Existem várias coisas que eu não concordo com ela. Nela tive as piores decepções, mas também as maiores alegrias. Apesar de suas imperfeições, aprendi que é necessário criar raízes “se possível” em um lugar somente. Nenhum fruto amadurece se a árvore estiver sendo trocada regularmente de lugar. Floresça e dê frutos onde o Senhor te plantou.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder.
Igreja Metodista em Catalão-GO.

Ministração para a Classe da Mocidade- EBD.  

7 comentários:

  1. Me ajudou bastante. Obrigada pastor. O desânimo chega e necessitamos de textos bons como estes para uma nova consciência. Jesus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Vera! Sei que em algumas circunstâncias as mazelas da Igreja nos desanima. Mas em todo lugar existe irmãos que também nos motiva a prosseguir e que são um exemplo para a nossa fé. Deus abençoe!

      Excluir
  2. Muito importante esse estudo pastor porque tem muitos que acham que mão precisam congregar

    ResponderExcluir
  3. Encontrei aqui a referencia bíblica para dialogar com uma irmã que não está enxergando que pelo fato de não estar congregando e apenas realizando cultos domésticos com a família, está levando-a perder a essência da presença de Deus. Quanto a não concordar com algumas coisas das igrejas, vai ser sempre assim, pois temos muitas insatisfações.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu estudo,me ajudou muito,Deus abençoe sua vida meu irmão.

    ResponderExcluir