segunda-feira, 5 de julho de 2021

SE A SUA PRESENÇA NÃO FOR COMIGO...


Texto:
“Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar”. Êxodo 33:15

Introdução: O livro de Êxodo não destaca somente um tempo quando Deus livra os Israelitas cativos da escravidão no Egito; mas em todo o livro vemos de forma distinta a presença de Deus.

No texto base desta palavra, Moisés estava em um período de crise. Ele subira ao monte a fim de estar com o Senhor, e recebera as tábuas da lei.

Ao voltar para o povo, este havia levantado um bezerro de ouro para adorar. Com a saída de Moisés, eles não conseguiam mais buscar o Deus Invisível , queriam algo que pudessem tocar, ver.

Ele vê aquele bezerro e o destrói. Naquele momento, o Senhor diz a Moisés que faria que eles subissem em paz para a terra que prometera àquele povo, porém O Senhor não estaria mais no meio deles.

Então Moisés faz essa oração: “Se a Tua presença não vai comigo, não me faça subir deste lugar”.

Sabe o que isto significava? Moisés estava dizendo: “Se o Senhor não estiver comigo, não quero terra que mana leite e mel, não quero a prosperidade deste lugar. Se o Senhor não estiver no nosso meio, de nada vale nada disto”.

 E o Senhor atendeu a oração de Moisés. Esteve com ele, e mostrou toda a sua bondade a Moisés.

Qual tem sido a nossa postura? Queremos a terra que mana leite e mel ou queremos o Senhor? Deseja as bênçãos que Deus pode nos dar ou desejamos o Senhor das bênçãos?

A presença de Deus é essencial em nossa vida. Ela é uma realidade que devemos cantar e crer de todo o nosso coração. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento há pelo menos três sentidos básicos e essenciais utilizados para indicar a presença de Deus na Bíblia.

 Em primeiro lugar, temos a presença geral e inescapável de Deus, (conhecida como a Sua Onipresença) como aquela que é descrita no Salmo 139.7-12

 “Para onde me ausentarei do teu Espírito? para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares: ainda lá me haverá de guiar a tua mão e a tua destra me susterá. Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma cousa”.

 Um segundo sentido é o que podemos chamar de presença celestial de Deus. Em Eclesiastes 5.2 lemos:

“Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras”.

 "Céus" aqui é o lugar da habitação de Deus, às vezes denominado "alturas", "alturas dos céus" ou "céus dos céus". Este é o lugar onde habita a glória de Deus. A glória que há neste lugar, às vezes se manifesta em nosso meio!

 Um exemplo disso é quando há pessoas sendo curadas ou salvas por Jesus! Ou quando nós os crentes somos cheios do Espírito Santo.

 O terceiro sentido da presença de Deus refere-se àquela presença especial do Senhor com o seu povo para abençoá-lo à medida que temos comunhão com Deus e vivemos no centro da vontade de Deus!

Existe uma diferença marcante entre a presença de Deus propriamente dita e o estar na presença de Deus. Que Deus está no meio do seu povo para abençoá-lo é indiscutível. Entretanto, estar na presença de Deus é outra coisa.

 Eu posso afirmar com sinceridade e inteireza de coração que "Deus está aqui", mas isso não significa que necessariamente eu esteja na presença de Deus.

Isaías 29:13 “O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu.”

Viver na presença de Deus dia-a-dia e fazer a Sua Vontade deve ser o ideal de todo cristão.

 O próprio Deus havia ordenado a Abraão: "Anda na minha presença e sê perfeito". (Gn.17:1). Aqui Deus revela a Abrão qual é o caminho da perfeição passa pelo andar na Sua Presença.

E, todo o que crê em Jesus e está buscando conhecê-lo mais, também recebe esta verdade, ou seja, a perfeição está em andar na presença de Deus!

 E ao estudarmos o livro do Êxodo como um todo, podemos destacar três benefícios da presença de DEUS na vida do seu povo.

 1- O PRIMEIRO BENEFÍCIO DA PRESENÇA DE DEUS É A LIBERDADE

Quando DEUS manifestou sua presença para seu povo no começo do livro seu objetivo era liberta-los da escravidão e da opressão do Faraó.

- A manifestação da presença de Deus para libertar o povo hebreu se deu em resposta ao seu clamor.

 Êxodo 3:7-9 diz:

7 Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;

8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.

9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.

 - O que significava o Egito para os filhos de Israel?

 O Egito é usado na Bíblia como símbolo de escravidão, jugo e cativeiro deste mundo pecaminoso.

Existe tanta opressão e escravidão neste mundo, mais do que imaginamos.

Quantos são escravos do pecado, de seus instintos, de suas paixões e vícios. Pela sua própria força não conseguem se livrar dessas amarras.

Só mesmo a presença poderosa de Deus é que pode libertar as pessoas da escravidão do pecado, do diabo e do mundo.

O processo de retirada do povo israelita do Egito foi complicado, em vista da resistência do Faraó em autorizar a saída do povo.

Entenda algo importante aqui! O Egito (símbolo deste mundo) opera contra Deus sob as ordens de Faraó (símbolo de Satanás). É por isso que nós não podemos amar o mundo!

“É melhor ter o mundo inteiro contra você do que trocar a presença de Deus pelo amor do mundo”.

“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4

Ser amigo do mundo significa comportar-se da maneira que o mundo se comporta e ter os mesmos valores distorcidos que ele tem. O cristão precisa posicionar-se como servo de Deus e viver para Sua glória.

Deus enviou um total de 10 pragas ao Egito para que o povo fosse livre culminando com a morte dos primogênitos.

O ápice dessa trajetória ocorre diante do Mar Vermelho, quando Senhor fala com Moisés para tocar com o cajado no mar e ele se abre, para o povo passar, já que Faraó, mais uma vez, havia se arrependido e estava com seus soldados atrás, tentando alcança-los para fazê-los voltar escravizados.

“Assim, o Senhor livrou Israel, naquele dia, da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor e em Moisés, seu servo”. Êxodo 14:30,31

E assim também quando DEUS manifesta sua presença em nossas vidas, quando recebemos a JESUS o CRISTO, o filho de DEUS, Sua presença em nossa vida traz a libertação do domínio do pecado. Em CRISTO você é livre!

 2- O SEGUNDO BENEFÍCIO DA PRESENÇA DE DEUS É A DIREÇÃO

A presença de DEUS na vida do seu povo lá no Êxodo era uma presença que guiava, que dava propósito e direção, afinal, eles estavam caminhando para a terra que DEUS havia prometido para seus antepassados.

 Êxodo 13:21,22

21 O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

22 Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

A Bíblia diz que uma nuvem estava sobre o povo. A nuvem é um símbolo da presença de Deus. A ordem era clara: a nuvem se movia, o povo tinha que se mover também, a nuvem parava, o povo tem que parar também.

 Aquela geração aprendeu a ser dirigida pela nuvem da glória do Senhor.

Mas essa certamente não seria uma prática simples. Ser dirigido pela nuvem exigiria abrir mão de coisas, pessoas, situações.

A geração da nuvem, que é aquela que quer ser dirigida pelo Espírito Santo aprende que precisa estar onde Deus quer que ela esteja.

O que faz um lugar bom ou ruim é a presença de Deus.

Lugares lindos podem se tornar terríveis sem a presença de Deus. Mas também lugares que aos olhos dos homens são terríveis podem se tornar o lugar da nossa maior bênção- A Presença de Deus!!!

Quando estamos fora da direção criamos problemas para nós, para nossa família, para nossa igreja e etc.

Foi exatamente isso que aconteceu com o Profeta Jonas quando tomou uma direção oposta à vontade de Deus para a sua vida.

 “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará” (Salmos 32.8-10)

 As colunas de fogo e de nuvem de Deus hoje são diferentes hoje.

As colunas de fogo e de nuvem de Deus hoje podem ser vistas hoje nas páginas da Bíblia sob a orientação do Espírito Santo.

Como você tem relacionado seu dia-a-dia ao novo propósito e direção de vida que DEUS lhe tem dado através de JESUS?

3- TERCEIRO BENEFÍCIO DA PRESENÇA DE DEUS É O COMPROMISSO

A presença de DEUS que se manifesta na parte final do livro é a presença exigente.

DEUS liberta seu povo, dá direção e exige compromisso, isso fica claro através das leis e mandamentos que fazem parte da aliança que foi firmada entre DEUS e seu povo.

Êxodo 34:1,2

1 Então, disse o Senhor a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste.

2 E prepara-te para amanhã, para que subas, pela manhã, ao monte Sinai e ali te apresentes a mim no cimo do monte.

Deus exige de seu povo uma aliança: Êxodo 34:10-15

 

10 Então, disse: Eis que faço uma aliança; diante de todo o teu povo farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma, de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo.

11 Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que lançarei fora da sua presença os amorreus, os cananeus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.

12 Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada.

13 Mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes-ídolos

14 (porque não adorarás outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele);

15 para que não faças aliança com os moradores da terra; não suceda que, em se prostituindo eles com os deuses e lhes sacrificando, alguém te convide, e comas dos seus sacrifícios

A glória de Deus brilhava no rosto de Moisés! Êxodo 34:29

“Quando desceu Moisés do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas do Testemunho, sim, quando desceu do monte, não sabia Moisés que a pele do seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele”.

E do mesmo modo você que tem a salvação por meio de JESUS necessita viver de maneira compromissada com ELE, através da obediência e dedicação à Sua palavra.

Quanto você tem comprometido da sua vida a JESUS?

CONCLUSÃO:

Hoje o Senhor te convida através da Ceia que Ele mesmo instituiu a renovar a sua aliança com Ele.

Jesus ao instituir a Ceia do Senhor disse (Mateus 26:28) “porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.”

O "Novo Testamento" significa literalmente a Nova Aliança, que se cumpre apenas na pessoa e obra de Jesus Cristo.

Jesus deixou bem claro aos que o seguiam que não bastava apenas simpatizar-se com ele ou segui-lo  pelos milagres que operava, mas que era necessário aliança, e aliança no mais elevado e sagrado nível que os judeus conheciam: a aliança de sangue.

 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista Catalão-

Nenhum comentário:

Postar um comentário