segunda-feira, 12 de julho de 2021

NÃO PERCA TEMPO- VOLTE AO PRIMEIRO AMOR


TEXTO: Apocalipse 2:1-7
 
1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
 
Introdução: O Texto que acabamos de ler, faz parte de uma mensagem específica do próprio Senhor Jesus endereçada às 7 Igrejas da Ásia . Esta Carta foi endereçada ao  anjo da igreja de Éfeso (se refere ao Pastor) com o propósito de levar a igreja a enxergar sua verdadeira realidade espiritual.
 
Quantos de nós achamos que estamos muito bem espiritualmente, mas a nossa condição espiritual diante do Senhor é bem diferente. Ele nos conhece bem. Aquele que anda no meio dos candeeiros nos conhece bem. Ele sabe as nossas virtudes, mas conhece também as nossas mazelas, pecados e omissões.
 
Contexto histórico: Éfeso era a cidade mais importante da Ásia sendo uma província romana muito próspera, pois alí havia o principal porto de toda Ásia Menor. (atualmente, parte da Turquia).
 
Éfeso era um centro cultural e religioso: nesta cidade estava localizado o templo da deusa Diana, ou a “Diana dos efésios”, cultuada pelos gregos como “Ártemis” e Diana pelos romanos. Inclusive o templo dedicado a esta divindade era tido como uma das maravilhas do mundo antigo. O templo de Diana era 3 vezes maior que o panteão de Atenas.
 
Segundo alguns comentaristas, “Éfeso era o centro de todas as práticas supersticiosas e era conhecida no mundo todo por suas artes mágicas”. 
 
É digno de nota que a estátua de Diana foi esculpida de um meteorito que caiu do céu. Eles achavam que estas pedras tinham poderes mágicos, algumas pessoas colecionavam estes artefatos dizendo que eles tinham poderes sobrenaturais.
 
 
 
Nela estava também a igreja mais importante da província, pois se tornou uma base missionária estratégica, a partir de onde todos os habitantes da Ásia foram alcançados pela mensagem do Evangelho, e testemunharam dos milagres extraordinários que Deus operava pelas mãos de Paulo (At 19.11-12).  
 
“E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.” Atos 19:11,12
 
Em sua terceira viagem missionária Paulo retornou a Éfeso, onde se estabeleceu por um período de três anos formando ali uma liderança sólida de presbíteros, pastores e bispos (At 20:31).
 
(Veja: Atos 20:28-31)
 
28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
29 Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho.
30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.
31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.
 
Ao lermos um pouco da história da Igreja em Éfeso podemos perceber que ela nasceu através do avivamento espiritual e zelo missionário do apóstolo Paulo e outros de sua equipe.
 
Agora Éfeso recebe uma segunda carta, pois a primeira a igreja recebeu do apóstolo Paulo. Mas esta segunda carta eles a receberam do próprio Jesus.
 
Ao lermos esta pequena mensagem de Jesus a Igreja em Éfeso podemos dividi-la em quatro partes: (1) Elogios (2) A Censura (3) O caminho do Retorno (4) A Recompensa
 
1ª Parte:
JESUS ELOGIA A IGREJA PELAS VIRTUDES ESPIRITUAIS
QUE POSSUÍAM. (VS. 2, 3 E 6)
 
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
 
Este texto nos mostra pelo menos três virtudes:
 
a) Eles tinham boas obras – A igreja de Éfeso era ativa, ocupada no serviço de Deus e favor das pessoas.
 
b) Eles tinham perseverança–A Igreja em Éfeso tinha sido pressionada pela perseguição de homens maus e também pelos apóstatas que tentavam confundi-los, mas eles não se deixaram esmorecer!
 
c) Eles tinham firmeza doutrinária- No vs. 6 diz: “Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio”.
 
Irineu, um dos Pais da Igreja, dizia que os nicolaítas eram seguidores de Nicolau de Antioquia, um dos sete diáconos eleitos em Atos 6.5, e que logo depois se apostatou da fé. Mesmo depois de ter se apostatado, ele ainda exercia grande influência por onde passava. Aliás, Nicolau significa “aquele que conquista o povo” (Nike, raiz do nome Nicolau, vem do grego “conquistar”).
 
Diz-se que Nicolau afirmava que sua missão era dar uma versão moderna ao cristianismo. Com lábia e carisma, ele dizia que o crente poderia viver como o pagão vivia, não precisava haver diferença de vida. Bastava crer e pronto.
 
2ª Parte:
JESUS OS CENSURA POR HAVEREM ABANDONADO O PRINCIPAL: O PRIMEIRO AMOR. (VS. 4)
 
Apesar destas virtudes eles haviam abandonando o seu primeiro amor.
 
4 “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”.
 
A igreja em Éfeso, assim como muitas outras ao longo da história, não resistiu ao fator tempo. Com cerca de sessenta anos de fundação, se encontrava num estado de crise espiritual. Na verdade eles perderam a motivação do amor.
 
Voltando um pouquinho, Jesus é aquele que conhecia as obras deles, eles eram zelosos, perseverantes, mas Jesus sabia exatamente aquilo que os motivava a serem tudo isso, não era mais o amor e sim apenas a religiosidade.
 
Paulo diz em sua carta aos Coríntios, que podemos fazer várias coisas, até mesmo coisas extraordinárias (vide 1Coríntos 13), até mesmo entregar o corpo a ser queimado como um mártir, mas se não tiver amor isso de nada vale.
 
O cristianismo sem amor é uma mera religião qualquer, com seu ritos, dogmas, templos, e apelos. O que nos faz diferentes diante da religiosidade aí fora, é o amor, ele deve ser nossa motivação, para sermos zelosos, perseverantes e doutrinariamente corretos.
 
Voltar ao primeiro amor não significa tão somente voltar ao entusiasmo inicial de nossa caminhada com Jesus. Não é uma empolgação!
 
A palavra grega para “primeiro” é “protos”, se referindo à importância qualitativa e não cronológica.
 
Assim, o “primeiro” significa o “melhor” amor. É dar a Jesus em sua vida um “lugar de honra”, é deixar “que Ele assuma o lugar principal”.
 
Que Jesus ocupe o primeiro lugar em nossas vidas, que Ele ocupe a posição de principal, a posição de prioridade em nós!
 
Quando a nossa paixão e a devoção a Jesus diminuem, o primeiro amor por Ele já foi abandonado.
 
O Senhor encontrou muitas coisas boas entre os cristãos da igreja em Éfeso (cf. Ap 2.2-3), mas Ele em si não era mais o Melhor e Primeiro entre eles.
 
3ª Parte:
JESUS APONTA O CAMINHO DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR. (VS. 5)
 
O caminho de volta é proposto pelo próprio Jesus: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”. (Apocalipse 2.5)
 
Cristo falou de três passos práticos que devemos dar a fim de voltarmos ao primeiro amor: 1) “Lembra-te” de onde caíste; 2) “Arrepende-te”; 3) “Volta à prática das primeiras obras”.
 
A- O PRIMEIRO CONSELHO É UM ATO DE RECORDAÇÃO, “Lembra-te de onde caíste”. Precisamos lembrar-nos de onde nós caímos!
 
Existem algumas situações que podem nos levar a cair. E quando nós identificamos estas situações ou tomamos consciência delas, estamos dando o primeiro passo para voltarmos ao primeiro amor:
 
1- Distrações: O verbo distrair significa “desviar atenção de um ponto”. Lucas 21:34-36
 
34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.
35 Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra.
36 Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.
 
Nesses últimos dias, as pessoas têm andado muito distraídas com a ilusão das riquezas, com a bebedice, a imoralidade e outros pecados e até mesmo com as preocupações da vida.
 
Tais pessoas, se não acordarem das suas distrações a tempo, serão pegas de surpresa naquele grande dia do arrebatamento.
 
2- Orgulho: Orgulho é uma declaração aberta de independência e de autonomia em relação à Deus.
 
“Orgulho é um afastamento de Deus, especificamente para obter satisfação em si mesmo” John Piper
 
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18
 
O orgulho já impediu que muitas pessoas se entregassem a Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal como também muitos crentes de retornar aos caminhos do Senhor!
 
3- Amarguras: A amargura conforme o texto aos Hebreus 12:15, tem uma singularidade. Ela é como uma raiz que não fica exposta aos olhos humanos, pois ela é interna.
 
 “atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” Hebreus 12.15
 
A amargura é aquele sentimento escondido de raiva, de indignação, tristeza e desejo de vingança. Ela pode ser direcionada tanto a pessoas quanto para com Deus.
 
Quando nos deparamos com pessoas críticas, maliciosas, pessimistas e duras, estamos apenas enxergando a árvore, a raiz disso tudo pode ter a origem na amargura.
    
B- O SEGUNDO CONSELHO É PARA ARREPENDER-SE.
“Arrepende-te”
 
Não basta reconhecer o que nos levou a cair, é preciso sentir dor por ter perdido o primeiro amor; lamentar, chorar e clamar o perdão de Deus e reconhecer que isto é mais do que desânimo, ou qualquer outra crise emocional. É um pecado de desamor, de desinteresse para com Deus.
 
Arrependimento é entender que eu estou errado e Deus está certo e agir diante desta realidade. O que marca o arrependimento genuíno não é o choro, e sim a mudança de postura e de conduta.
 
C- MAS O TERCEIRO CONSELHO É PARA VOLTAR.
“volta à prática das primeiras obras”
 
Seria o mesmo que dizer: confirma o teu arrependimento.
 
Portanto, não basta apenas lembrar o que nos fez cair, temos que voltar a fazer aquilo que abandonamos.
 
Estas primeiras obras não são o primeiro amor em si, mas estão atreladas à ele.
 
- As primeiras obras é uma forma de expressar o nosso amor a Deus,
 
- As primeiras obras é uma forma de alimentar o nosso amor por Deus,
 
- As primeiras obras têm haver com a forma como o buscávamos e também a maneira como o servíamos.
 
Note que Jesus não protestou dizendo que os efésios não o amavam mais, e sim que já não amavam como o faziam antes.
 
Precisamos mais do que reconhecer nossa perda, precisamos voltar a agir como no início da caminhada com Cristo.
 
É tempo de resgatar nosso amor ao Senhor e dar-lhe nada menos que amor total.
 
Precisamos refazer o caminho feito pelo Filho pródigo. Arrependimento, confissão, Perdão, Restituição. Volte ao primeiro amor.
 
4ª Parte:
JESUS PROMETE RECOMPENSAR AOS VENCEDORES (VS. 7)
 
7Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
 
O Senhor tem promessa para aqueles que voltam ao primeiro amor! Estes são chamados de vencedores!
 
Não adianta nada sermos vencedores aos olhos humanos em nossa carreira profissional, se não vencermos em nossa caminha com Jesus!
 
Vencer deve ser o alvo de todo o sincero cristão. O povo de Deus é encorajado a vencer todos os males do pecado, para que, ao final, na vinda gloriosa do Senhor, receber a vida eterna e a recompensa!
 
CONCLUSÃO: Voltar ao primeiro amor não é tão simples assim! Creio que esta volta não é instantânea e nem tão pouco fácil. Ela faz parte de um processo gradativo. 
 
Por várias vezes na bíblia encontramos um anseio de Deus pela nossa volta! Pelo nosso arrependimento!
 
Oséias 14:1,2
 
1 Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído.
2 Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

4 comentários:

  1. Louvo a Deus por sua vida PR. Gilberto. Como tenho aprendido através dos teus esboços de sermões. Deus o abençoe ricamente e o recomprense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus minha irmã! Que o Senhor tenha misericórdia de nós e traga o renovo do Seu amor!

      Excluir
  2. Pr. Gilberto, graça e paz!
    Através de uma pesquisa no Google, cheguei a esses esboços.
    Glória a Deus!
    Como tenho aprendido!!!

    Seus sermões tem sido minhas leituras no decorrer das noites.
    Que Deus continue o abençoando para que vidas sejam salvas através de cada leitura.
    Grd abraço.

    ResponderExcluir