terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O que significa confiar em carros e cavalos?


“Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus”. Salmos 20:7

Um dos Salmos de que mais gosto e que tem muito a nos ensinar sobre confiança em Deus é o Salmo 20. Como grande parte dos Salmos, este também foi escrito por Davi em um contexto de tribulação e guerra.
Davi era um homem acostumado a guerra e vencedor nas batalhas como podemos ver em 1 Samuel 29:5 “Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros respondiam nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?
Naquele tempo os grandes exércitos eram compostos por carros (carroças) puxados por cavalos totalmente adestrados para as batalhas. Elas serviam tanto para levar homens à guerra, como também mantimentos aos soldados na batalha; isso possibilitava que tais exércitos fossem recompostos mais rapidamente e que os soldados não desanimassem por falta de mantimento.
Os reis e generais que possuíam esses exércitos confiavam sobremaneira em sua força, pois, facilmente subjugavam outros exércitos que simplesmente não possuíam este aparato militar. Confiar em carros e cavalos em nossos dias significa tão somente confiar na sua própria força, sabedoria e habilidades deixando de depender e atribuir a Deus a razão de nossas conquistas.
Davi também tinha sob seu comando um bom exército; porém não tinha todos esses aparatos militares, mas, a sua confiança não estava no número, nem na força de seus soldados, mas no Senhor. Algo que deve ser comum na vida de todos os que confiam no Senhor, é atribuir a Deus todas as suas vitórias e conquistas como fez Davi. No versículo 6 ele declara: “Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra”.
A cada dia travamos uma batalha pessoal. Lutamos para vencer o desânimo, o pecado e a enfermidade; lutamos contra o diabo e as forças espirituais do mal; lutamos pela nossa família e por nossos irmãos em Cristo.
Nesta luta não estamos sozinhos; como disse Davi no Salmo 18:29: “Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas”.
Concluo esta palavra dizendo que vale a pena confiar em Deus e esperar por Ele. Se o medo rondar o teu coração busque ao Senhor e diga como Davi: “Em me vindo o temor, hei de confiar em ti”. Salmo 56:3.

Em Cristo e Por Cristo!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

10 comentários:

  1. Maravilha, abraços de fé e esperança...

    ResponderExcluir
  2. GLÓRIA A DEUS
    Que o SENHOR NOSSO DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA

    ResponderExcluir
  3. Boa palavra de Deus que conforta a gente é sabe que mesmo passando por lutas Deus nos ajuda a confia mas e isso nos mostra a força de Deus em nossas vidas

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, pela sua explicação. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Oh glória 🖐️ que maravilha poder sentir Deus nesta mensagem 🙏 Deus com lhe abençoando 🙏

    ResponderExcluir
  6. Amém 🙌🙌 palavra poderosa nessa manhã de madrugada 🙌 mensagem vinda direto do trono👏👏Deus em Cristo Jesus continue abençoando sua vida pastor Gilberto Oliveira

    ResponderExcluir
  7. O senhor é o nosso refúgio, a quem devemos recorrer e confiar no momentos difíceis, Deus lhe abençoe Pr.Gilbeeto Oliveira.

    ResponderExcluir
  8. Amém hoje de manhã veio este texto ao coração,vale a pena confiar no Senhor.

    ResponderExcluir