quinta-feira, 27 de novembro de 2014

VENÇA A TENTAÇÃO - Parte 2


TEXTO BASE: “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!”. Mateus 6:13

INTRODUÇÃO: No estudo anterior aprendemos que a tentação não vem de Deus, mas tem sua origem em nossas fraquezas, em nossas próprias cobiças, em nosso caráter vacilante e corrompido. (veja Tiago 1:13,14). Satanás se aproveitando de nossas fraquezas ou de nossa autoconfiança demasiada nos mostra a sua isca, mas não mostra o anzol que nos prenderá e que pode até nos destruir. Para vencer a tentação é preciso:

1- VIGIAR E ORAR: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca". Mt 26 : 41

A) Vigiar no dicionário quer dizer - "observar atentamente, ficar atento, estar de sentinela, precaver-se". É a situação da sentinela em uma guerra: ao avistar o inimigo com maior força e potência, ele não o enfrenta, mas foge para avisar seus amigos.

EXEMPLO POSITIVO: JOSÉ – Leia Gênesis 39:7-12

José sofreu "assédio sexual", durante vários dias e não cedeu (vigiou!). Foi difamado por isto, sofreu um bocado (indo até parar na prisão), mas Deus o honrou e recompensou, colocando-o (após alguns anos) como o homem mais importante de todo o Egito, depois do Faraó (Gn 41:39-41).

EXEMPLO NEGATIVO: DAVI COM BATE-SEBA – Leia 2 Sm 11: 2-5

Davi "bobeou" (não vigiou), acordando tarde, quando deveria estar trabalhando; olhando para a mulher que não deveria estar olhando; escondendo um pecado que deveria ter confessado. Não deu outra: as consequências do seu erro, o acompanharam por muitos anos! (2 Sm 12: 9-14).


MARTINHO LUTERO DISSE: "Não posso impedir que os pássaros voem sobre minha cabeça, mas posso impedir que eles façam ninho nela".  Ser tentado não é pecado. O pecado está em aceitar que a tentação faça "ninho em nossa cabeça"

B) ORAR- Este é o segundo conselho que Jesus nos dá na passagem. É bom lembrar que Jesus, sendo o próprio Filho de Deus, nunca dispensou os momentos de oração. Cristo ansiava pelo tempo a sós com o Pai, e recomendava a prática da oração a seus discípulos.

Por toda a Bíblia, somos ensinados em princípios absolutamente claros, de que a oração leva nosso clamor a Deus, e nos torna mais dependentes do Senhor, para resistirmos às tentações.

A oração juntamente com a meditação na Palavra de Deus nos fortalecerá contra as astutas ciladas do diabo. João Wesley chamou a oração de “fôlego da nossa vida espiritual” e sugeriu que do mesmo modo como uma pessoa não pode parar de respirar, também não pode parar de orar.

2- FUGIR DO PECADO E SEUS CONVITES.
Certos ambientes devem ser evitados a qualquer custo. “Foge, outrossim, das paixões da mocidade.” (2Timóteo 2:22a) Cuidado com o tipo de entretenimento que escolhe, seja ele virtual ou não. “Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero. Não porei cousa injusta diante dos meus olhos.” (Salmo 101:2b-3a).

3- RESISTIR A SATANÁS.
Quando você se sentir atraído por algo que está fora dos limites estabelecidos por Deus, poderá dizer: “Não! Sou filho de Deus. Em nome de Jesus me recuso a pensar nessas coisas.” “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7) Deus abençoará a sua decisão!

4- CONSAGRAR A SUA MENTE AO SENHOR
Provérbios 4:23 diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." O "coração" inclui a mente e tudo que procede dela. Alguém disse que cada pecado que cometemos é cometidos duas vezes, uma vez em nossos pensamentos e novamente quando agimos devido a esses pensamentos. É mais fácil livrar a nossa vida de pecado se o atacarmos quando ainda no início (em nosso pensamento), em vez de esperar que se torne enraizado em nossas vidas por nossas ações e, em seguida, tentar retirá-lo.

5- NÃO DESISTIR SE PERDER UMA BATALHA.
A maioria das pessoas têm recaídas diante de suas fraquezas. Talvez por descuido ou por outro motivo. Se acontecer de você cair diante de uma batalha, não hesite em comparecer perante Deus e buscar o perdão Dele (1 João 1.9). Deus está vendo seu empenho, Ele sabe como tem se esforçado nessa guerra. Peça perdão, levante a cabeça e entre novamente na guerra, mas agora mais revigorado e mais experiente para não mais cair nas mesmas artimanhas do inimigo.

CONCLUSÃO: Jesus Cristo oferece a cada pessoa a possibilidade de uma nova vida, com a capacidade de vencer os pecados e vícios que nos escravizam. É muito difícil vencer as tentações sexuais contando apenas com os nossos esforços. Contudo, O Espírito Santo quer, e pode, vir a qualquer pessoa que Lhe pede, enchendo-o com o poder de Deus e dando-lhe a capacidade para resistir às tentações.

Estudo para a Classe de Jovens
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO




Nenhum comentário:

Postar um comentário