quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ORANDO POR LIBERTAÇÃO


“Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa”. Mateus 12 :43-45.

Quando se fala em libertação, temos a tendência a associarmos libertação com o expulsar demônios. Expulsar demônios pode em alguns casos fazer parte do processo de libertação, mas a libertação em si, somente ocorre, quando a casa que é a nossa própria vida (corpo, alma e espírito) além de limpa se torna realmente habitação do Espírito Santo. Isso só irá acontecer quando a pessoa se entregar realmente a Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador. Por isso não adianta fazer um “exorcismo” sem levar a pessoa a conhecer a verdade que liberta em JESUS. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32; “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. João 8:36.
Quando a casa (o ser humano) não é habitada e selada com o Sangue do Cordeiro, o estado da pessoa fica pior, e para cada demônio que sai, ele volta trazendo mais sete.
Aqui nós temos o primeiro princípio de libertação: Todo processo de libertação começa através do conhecimento da verdade. Não há verdadeira libertação sem a Salvação em Cristo. Alguns acham que libertação é para gente doida, louca; pessoas que já estão literalmente babando; “em quem falta um parafuso”.
Mas libertação trata de ficarmos livres daquilo que nos prende. E, com certeza, muitos crentes, embora conheçam a Jesus, ainda estão presos a diversos maus costumes, vícios, compulsões e etc. E tudo isso tem sua origem no diabo e no pecado. Portanto, a libertação é necessária também ao crente. O cristão deve gozar de plena liberdade, porque alcançou a salvação; e a liberdade do cristão é incompatível com qualquer vício, uma vez que o vício escraviza o homem. Por isso, o cristão sincero e verdadeiro não deve deixar-se dominar por nenhum vício. “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” 1 Cor. 6:12. O apóstolo Paulo falando aos crentes disse: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão”. Gálatas 5:1
Temos então, o segundo princípio de libertação. A libertação é um processo de transformação na vida do crente. Em 1 Co 3:18 diz: “E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Espírito do Senhor”. 
Em Romanos 12:1-2. Paulo está nos diz algo importante sobre esta transformação: A transformação é uma obra de Deus, mas também é obra nossa. Há uma parte que Deus faz, mas há uma parte que nos fazemos. A mais importante, a essencial, é a que Deus faz. A parte de Deus está contida nessa pequena frase: “as misericórdias de Deus”. A nossa parte é a que vem a seguir: “Não vos conformeis a este século, mas transformai-vos por meio da renovação do vosso entendimento,,” (12:2). O apóstolo Paulo coloca aqui uma frase chave para a vida cristã prática, penso que é algo que nós passamos por cima constantemente Diz o texto: “transformai-vos…”, e nos diz como: “…por meio da renovação do vosso entendimento”.
Em minha caminhada pastoral tenho conhecido vários crentes que ainda continuam em algum vício do passado. O processo de transformação ficou interrompido e o Diabo, o pai da mentira os convenceu de que seria impossível largar tal comportamento. Oremos nesta semana por aqueles que precisam de libertação. A boa notícia é que através do poder de Deus tudo é possível: “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê”. Marcos 9.23.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder.   
Ministração na Manhã de Oração
Igreja Metodista em Catalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário