sábado, 13 de dezembro de 2014

A PARÁBOLA DA BÍBLIA PERDIDA


“Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na Casa do SENHOR...” 2 Reis 22:8  

“Uma reflexão para o Dia da Bíblia”

                Certa vez uma bíblia foi dada de presente a um crente novo na fé. No início de sua vida cristã ele se dedicava em conhecê-la! Todos os dias ele tinha um encontro marcado com ela; nas manhãs em seu momento devocional e também à noite antes de dormir. Sempre ao abri-la ele orava dizendo: “Senhor, fala comigo” Ensina-me a tua vontade!   
                Além destes momentos preciosos a sós com a sua bíblia, este crente tinha um grande orgulho em leva-la consigo para as reuniões de sua igreja. Estudá-la na Escola Bíblica Dominical e acompanhar a leitura de suas páginas atentamente durante uma pregação era um compromisso inadiável.
                O desejo de aprender para compartilhar com outras pessoas os seus ensinos era tão grande que este crente sublinhava os textos que mais lhe falavam ao coração e anotava tudo o que aprendia em um caderno. Quando uma oportunidade surgia, logo ele estava compartilhando os seus ensinos para as pessoas a sua volta. Certamente esta bíblia tinha uma grande alegria em pertencer a este crente.  
                Mas chegou o tempo em que aos poucos a bíblia foi sendo esquecida e colocada de lado pelo crente. O entusiasmo e o interesse de lê-la a cada dia foi cedendo espaço para as redes sociais, para a TV e a correria do dia a dia. Com o fim da vida devocional, o compromisso de estuda-la na escola dominical foi também diminuindo aos poucos; afinal de contas, o domingo de manhã dizia o tal crente é o único dia que se tem para dormir até tarde!
                Por um período de sua vida este crente passou a pegar a sua bíblia somente para os cultos de domingo à noite. Durante a pregação do pastor ele já não anotava nada, pelo contrário, ele fixava seus olhos no relógio o tempo todo e dizia em seu coração: “Que culto demorado”! Em outros momentos ele já nem carregava a sua bíblia e ia para os cultos sem ela.  Até que chegou o dia em que o crente também deixou de ir aos cultos regularmente. Em algum canto de sua casa ou até mesmo dentro do templo esta bíblia se perdeu. O final deste conto você já conhece; o crente que perde a sua bíblia ou o interesse de estuda-la perde também direção, fidelidade, alegria e alguns até mesmo sua fé.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário