sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Joio e o Trigo (parte 2)


 “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas,enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se”. Mt 13:24-25


3 - Joio faz o bem a si. Trigo faz o bem ao próximo
Como em todas as pragas, o joio não serve para nada, a não ser para sugar a energia do trigo. O trigo por sua vez vira farinha, que serve de alimento para muitos. O joio só deseja crescer nas costas do trigo. Assim como muitas pessoas que só querem usar os outros para sua sede de conquistas pessoais. Hoje a marca predominante no meio evangélico brasileiro é de uma espiritualidade puramente egoísta e materialista. É a fé em benefício próprio. É a fé em benefício da própria instituição. Pastores e líderes investem muito dinheiro em mega-templos (veja o projeto do Templo de Salomão projetado pela Igreja Universal) com um único objetivo: criar um monumento para o ego humano. O trigo por sua vez entende que a sua fé em Cristo deve levá-lo ao encontro com o ser humano em suas necessidades. É por isso que o apostolo Tiago disse: “Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.“ (Tiago2:15-17) O trigo mostra ao mundo o fruto de sua fé. “Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé”. Tiago 2:18

4 - Joio é uma erva daninha. O Trigo é alimento
O joio é uma erva-daninha, uma praga, que colhida junto com o trigo vai depreciar toda a colheita. O trigo por sua vez é alimento. Podemos dizer então, que o joio é aquela pessoa que não tem um fruto bom. O joio tem uma vida carnal e as suas obras são da carne. O apóstolo Paulo dos dá uma lista destas obras: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (Gálatas 5:19-20). O trigo por sua vez produz o fruto do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”.(Gálatas 5:22-24).
A parábola do trigo e joio é bem atual, pois ninguém pode negar o grande crescimento da Igreja neste final de século. E o crescimento do joio vem junto com o crescimento do trigo. Isto explica uma série de coisas esquisitas que estão acontecendo no meio do cristianismo. Casos de pedofilia, escândalos, modismos, corrupção, heresias, etc..Sabemos que a colheita está próxima. Jesus voltará e separará o joio do trigo. Enquanto isso não acontecer, cabe a nós identificarmos a nossa verdadeira condição espiritual. É tempo de voltarmos para a Palavra de Deus e de manifestarmos ao mundo, o evangelho que transforma o ser humano e que nos torna um bom trigo para alimentar a fome espiritual deste mundo.
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Um comentário:

  1. Pr. Gilberto, obrigado por inserir este post! Ainda hoje pela manhã estava pensando em algumas situações desagradáveis que ocorrem nas igrejas evangélicas, inclusive na qual eu sou pastor e fiquei profundamente abatido. Mas ao ler este post meus olhos se abriram para entender que o joio sempre esteve e sempre estará no meio da igreja e portanto não podemos desaminar ao encontrá-los em nossas Comunidades, pelo contrário, devemos nos alegrar por estarmos tendo discernimento em detectá-los e não sermos manipulados ou influênciados pelos mesmos.

    Suas explicações mostrando algumas diferenças entre o "joio" e o "trigo" são de grande valia! Pretendo fazer um sermão com base neste post e compartilhar com meu rebanho em um culto qualquer dia deste, ok?!?!

    Abraços a você, família e igreja!


    Pr. Téo ;)

    ResponderExcluir